CLASE | AUTORÍA |
---|---|
Projeto de Iniciação Científica Discente - Brinquedos e Brincadeiras- Região Sul - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Buscar as respostas para as questões levantadas; Utilizar diferentes estratégias de pesquisa científica; Construir aprendizagens significativas; Interagir com o grupo envolvido no projeto; Participar de forma ativa do processo de pesquisa; Interpretar informações; Desenvolver ... 01/06/2012 Cinco estrelas 3 comentario(s) 36186 visita(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Praticando resenha por meio da criação de slides interativos com os laptops do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa A sugestão de trabalho veio da formação que participo no grupo do PIBID ,pela Unipampa de Bagé/ RS. O desafio proposto foi de trabalhar a produção de textos com slides, usando um texto publicado na revista Época. Cada professor escolheria o gênero a ser trabalhado e a dinâmic... 04/09/2012 Sem estrelas 0 comentario(s) 3707 visita(s) |
ANA PAULA DE DEUS MESCK ESC MUN ENS FUN ROBERTO MADUREIRA BURNS BAGE RS Língua Portuguesa |
COMO UTILIZAR A LEITURA E A ESCRITA DE CARTAS E E-MAILS COMO RECURSOS NA APRENDIZAGEM? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer o gênero carta. Identificar a estrutura textual do gênero carta. Desenvolver o senso crítico e a responsabilidade com o outro. Elaborar uma carta pessoal/ coletiva. Desenvolver a oralidade e a capacidade de discussão em grupo para deliberação de decisões. Repensar a... 24/11/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 14379 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Descobrindo o Brasil – Infância, brinquedos e brincadeiras no Nordeste: UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ampliar seu repertório de brincadeiras; Realizar pesquisas; Utilizar diferentes estratégias de pesquisa; Interpretar informações; Conhecer a região Nordeste; Perceber as diferentes infâncias; Adquirir visão crítica sobre a situação do trabalho infantil; Construir seus próprios... 01/06/2012 Sem estrelas 0 comentario(s) 22494 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Como as histórias em quadrinhos podem contribuir para uma aprendizagem lúdica e significativa? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural - Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos. - Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade. - Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da norma padrão. - Enriquecer seu vocabulário... 16/12/2011 Quatro estrelas 18 comentario(s) 110964 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Como trabalhar a leitura e a escrita por meio da valorização da cultura popular resgatando músicas e poesias antigas? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Descobrir o prazer pela leitura. Reconhecer a importância do conhecimento acumulado. Valorizar a cultura popular. Ler com compreensão. Ler com entonação e fluência. Interpretar as músicas cantadas. Interpretar as poesias recitadas. Representar por meio de desenhos as músicas c... 19/12/2011 Quatro estrelas 21 comentario(s) 61252 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Trabalhando com receitas: O Bonequinho Doce _ UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Objetivos: Reconhecer o livro enquanto portador de texto; Entender a estrutura textual de uma receita; Utilizar os conhecimentos lógico-matemáticos de parte/todo, mais/menos, muito/pouco, sistema de medidas e quantidades; Conhecer algumas receitas, presentes tanto em alguns si... 06/07/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 59201 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Na “mesa” nada se perde, tudo se transforma - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Objetivos: Conhecer formas de reaproveitar alimentos, que normalmente iriam para o lixo; Pesquisar receitas que promovam esse reaproveitamento; Compartilhar com a família e demais alunos os conhecimentos adquiridos; Reduzir o lixo que produzimos em nosso cotidiano; Enriquecer... 13/07/2011 Uma estrela 1 comentario(s) 4303 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
UCA-Nosso aprendizado, nosso Blog
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Constituir um espaço coletivo das descobertas da turma em relação ao uso de 1 computador por aluno Criar um portfólio coletivo da classe para interação com a família, e a comunidade; Conhecer as diferentes possibilidades de um diário virtual; 06/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 5317 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Descobrindo o Brasil – origens da população no Nordeste do país: UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Fazer pesquisa científica; Utilizar diferentes estratégias de pesquisa; Descobrir o prazer pela leitura; Reconhecer a importância do conhecimento historicamente acumulado; Valorizar a cultura popular; Ler com compreensão; Ler com entonação e fluência; Pesquisar e conhecer aspe... 01/06/2012 Quatro estrelas 2 comentario(s) 12386 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Projeto de Iniciação Científica Discente - Descobrindo o Brasil: A fauna na região Sul - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Realizar pesquisas; Utilizar o trabalho de campo como fonte de pesquisa; Interpretar informações; Identificar a diferença entre animais domésticos e selvagens; Compreender a função social da escrita; Reconhecer os diferentes gêneros textuais; Produzir textos como: relatórios, ... 05/05/2012 Sem estrelas 0 comentario(s) 19585 visita(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Projeto de iniciação científica Discente: Descobrindo o Brasil – O turismo na região Nordeste - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Definir o que é turismo e quais são as maneiras de se fazer turismo; Conhecer os lugares turísticos da região Nordeste; Perceber a necessidade e formas de preservar os locais turísticos; Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática centr... 08/05/2012 Sem estrelas 0 comentario(s) 11549 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
COMO A UTILIZAÇÃO DO JORNAL FALADO CONTRIBUI COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NA CRITICIDADE DOS ALUNOS? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar a estrutura de um texto jornalístico; Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico; Diferenciar o texto jornalístico de outros gêneros textuais; Enriquecer o vocabulário por meio da linguagem oral e escrita; Adquirir fluência na leitura; Ler e ouvir de forma crí... 24/11/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 6443 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Descobrindo o Brasil – Diferenças dialetais no Nordeste - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Realizar pesquisas; Utilizar diferentes estratégias de pesquisa; Interpretar informações; Conhecer a região Nordeste; Identificar as diferenças dialetais da região Nordeste; Construir seus próprios conhecimentos; Interagir com as linguagens de diferentes culturas; Evoluir nas ... 01/06/2012 Sem estrelas 0 comentario(s) 12295 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Distância entre dois pontos - UCA
Ensino Médio | Matemática A calcular a distância entre dois pontos 09/03/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 24489 visita(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
Idéias para uma São Paulo melhor - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Analisar por meio de dados estatísticos e entrevistas com a comunidade do entorno os principais desafios encontrados na cidade de São Paulo Analisar alternativas já divulgadas na mídia para melhoria das condições de vida na cidade de São Paulo Organizar um guia com as melhores... 15/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16954 visita(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
Região Sudeste - O berço da indústria Brasileira - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Compreender como se deu a evolução do processo de industrialização na região sudeste. Comparar diferentes períodos da industrialização na região sudeste com o cenário atual. Identificar as principais indústrias localizadas na região sudeste e sua relevância para a economia loc... 19/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 14172 visita(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
SE UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS, COMO UTILIZAR IMAGENS DE JORNAIS PARA PRODUZIR TEXTOS? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Realizar leituras de imagens; Criar um texto para o jornal a partir de uma imagem; Ampliar o vocabulário; Ler e apresentar o texto produzido para seus colegas; Selecionar textos jornalísticos, de seu interesse para montar o Jornal mural da sala; Perceber alguns danos ambientai... 26/11/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 16574 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
UCA- Juro que vi- pérolas no nosso folclore
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Resgatar junto aos familiares às histórias do folclore brasileiro; Socializar pesquisas realizadas pelos alunos; Fazer um livro digital das histórias da classe sobre o folclore; 20/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 5965 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
O mundo aos seus dedos, também tem seus segredos: Cyberbullyings - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer alguns perigos encontrados na web e formas de evitá-los, sem restringir a liberdade virtual ou a acessibilidade; Perceber os constrangimentos e dificuldades que as crianças podem vivenciar se não forem bem orientadas; Conscientizar da inadequação de determinadas atitu... 15/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 14081 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
UCA- Nossas Brincadeiras favoritas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Criar um livro digital das brincadeiras favoritas da turma; Realizar um sarau de brincadeiras com os familiares compartilhando suas brincadeiras favoritas; Utilizar as regras de um jogo para reflexão da escrita; 17/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 14348 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Minha turma: identidade coletiva - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Objetivos: Refletir e apontar, por meio de escolhas livres, alguns nomes que possam simbolizar nossa turma; Utilizar o processo democrático para a escolha do nome da turma; Criar uma identidade coletiva; Trabalhar características físicas, individuais e coletivas; Brincar com ... 06/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 9913 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Rugby e mídia: como praticar na escola? UCA
Ensino Fundamental Final | Educação Física Adquirir conhecimentos sobre o Rugby como fenômeno esportivo e histórico; Identificar semelhanças e diferenças do Rugby com outros esportes; Refletir sobre a relação dessa prática esportiva com as diferentes formas de mídia; 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 3876 visita(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
Criando e recriando com formas geométricas em nossa escola - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática Primeiro Objetivo Nomear as figuras geométricas trabalhadas; Segundo Objetivo Identificar, comparar, modelar, descrever e classificar as formas planas com especial atenção ao quadrado, retângulo, círculo e triângulo; Terceiro Objetivo Reconhecer e apreciar as figuras geométr... 24/03/2011 Quatro estrelas 10 comentario(s) 236947 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
UCA- Desafio em grupo- A nova história da Cinderela
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Objetivos: Discutir a contemporaneidade dos jovens, seus costumes e anseios, etc. Construir coletivamente uma história que traga o conto para o tempo atual. Elaborar uma animação a partir do texto coletivo desenvolvido na atividade. 22/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 5512 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |