12/05/2011
Esta coleção de aulas se utiliza de jogos, brincadeiras e situações pouco comuns na educação musical tradicional para gerar conhecimento na área em questão. Pontos diversos serão abordados, como: dinâmica, ritmo, pulsação, notação, parâmetros do som, arranjo, entre outros. As primeiras 4 aulas servirão apenas como um ponto de partida para o trabalho, visando abrir os trabalhos, aguçar a criatividade dos alunos. Poderão até mesmo, de acordo com a vontade do professor, ser fundidas, gerando menor número de aulas. Na segunda parte se encontram aulas com atividades que abordam tópicos da Educação Musical, mas ainda com predomínio de atividades mais lúdicas, funcionando como uma preparação para a terceira parte, que abordará conteúdos de maneira mais formal, ainda que também se utilize de jogos e brincadeiras em seus procedimentos.
RODRIGO RUSSANO - INTERNATIONAL CHRISTIAN SCHOOL OF RIO DE JANEIRO - ICS - RIO - RJ
música, jogos, ritmo, canto, arte
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
MÚSICA - Oficina 1 - Instrumento musical humano: um exercício de criatividade e composição.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto. 20/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 41487 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
2 |
MÚSICA – Oficina 2: composição com nomes ou outros termos.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto. O aluno irá refletir sobre a difer... 20/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16734 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
3 |
MÚSICA- Oficina 3: paisagem sonora.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá exercitar a audição consciente, despertando o ouvido para os sons que nos rodeiam (paisagem sonora). O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expres... 20/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 21533 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
4 |
MÚSICA – Oficina 4 – O universo do DJ
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno compreenderá – por análise auditiva – os elementos que formam as músicas do estilo conhecido como Funk Carioca, sendo capaz de distinguir o canto, a batida (bateria) e os samples. O aluno conhecerá e/ou aprofundará seus conhecimentos a respeito do papel do DJ. Além dis... 30/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13832 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
5 |
Música - Jogos musicais: “Baralho musical”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Criar personagens a partir do estudo das características de instrumentos musicais diversos. Desenhar as cartas de um baralho com os personagens e suas propriedades. Formular critérios e objetivos para o jogo. Jogar e aperfeiçoar as regras. Desenvolver a criatividade a partir d... 30/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 68711 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
6 |
Música - Jogos musicais: “Pique-música”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar a linguagem musical por meio de associações com uma brincadeira típica do universo infantil Aprender a brincadeira de pique-música Formular novas ideias, regras e jogos Desenvolver a integração e a sociabilidade 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 26543 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
7 |
Música - Jogos musicais: “Futemúsica”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Pesquisar a paisagem sonora de um jogo de futebol Identificar semelhanças entre a dinâmica do jogo e a linguagem artística musical, cênica e coreográfica Relacionar o desenho do campo de futebol a uma partitura musical Executar um jogo de improvisações sonoras a partir dos mov... 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18472 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
8 |
Música - Introdução à notação gráfica – Música e Artes Visuais
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Relacionar o registro musical a elementos da linguagem visual: cores, formas e texturas Realizar jogos de improvisação e interpretações sonoras a partir de pinturas Criar composições musicais sobre elementos visuais 30/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24615 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
9 |
Música - Introdução à notação gráfica - Registro e Composição
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Pesquisar sons com instrumentos musicais e objetos sonoros disponíveis Criar maneiras de registrar as ideias musicais graficamente Conhecer tipos de notações gráficas Organizar um esboço de composição musical em uma ‘partitura’ de notação gráfica 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 34927 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
10 |
Música - Introdução à notação gráfica – Durações e dinâmicas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Executar a música composta a partir da partitura de notação gráfica da aula anterior Acrescentar dinâmicas e durações de cada parte Detalhar o arranjo de cada instrumento Relacionar notação gráfica e notação tradicional 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11782 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
11 |
MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno aprenderá a reconhecer a diferença entre melodia e acompanhamento musical. O aluno participará de uma atividade de prática de conjunto. 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13270 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
12 |
Música – A formação do ouvido polifônico – aula 1
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Reconhecer a diferença entre as texturas monofônica e polifônica através da audição de exemplos musicais. Compreender o conceito de cânone. Executar cânones rítmicos simples através de sons corporais e da fala ritmada. Criar coletivamente cânones rítmicos simples através de so... 07/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19067 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
13 |
Música - Jogos cooperativos - Percepção de timbres
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo Associar o conceito de timbre ao de cor Conhecer e identificar timbres de instrumentos musicais diversos Conhecer pesquisas de timbres produzidos com a boca Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrís... 13/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21678 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
14 |
Jogos cooperativos - Percepção de alturas
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo. Estimular a percepção de alturas nos registros graves, médios e agudos. Associar alturas a movimentos corporais. Cantar alturas expressando desenhos melódicos diversos. Compor, agrupando vozes nos registros gra... 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8433 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
15 |
Músicas - Jogos cooperativos - Desafios rítmicos (parte 1)
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo. Identificar células rítmicas diversas. Executar coletivamente células rítmicas diversas utilizando o próprio corpo e instrumentos de percussão. Desenvolver a capacidade de concentração e controle do som. Apurar... 14/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17986 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
16 |
Música - Jogos cooperativos - Desafios rítmicos (parte 2)
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo. Exercitar a percepção métrica e fraseológica. Improvisar a partir de uma ideia rítmica proposta. Jogar “desafio”: jogo de improvisação envolvendo ritmo e movimento corporal. 21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14125 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
17 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Teresinha de Jesus”): arranjo com sons vocais – aula 8
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Explorar possibilidades de utilização da voz através de jogos musicais. Criar coletivamente um arranjo simples para a música proposta, explorando sons vocais. 23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17017 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
18 |
Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 1
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação e percepção rítmica. Realizar as atividades propostas em aula. 29/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8134 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
19 |
Música - Jogos musicais com percussão (baquetas) - percepção de ritmo - aula 2
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação Realizar as atividades propostas em aula 17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6452 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
20 |
Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 3
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação e criação Adaptar jogos tradicionais para jogos com baquetas de madeira Realizar as atividades propostas em aula 17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9665 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
21 |
Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 4
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação e percepção rítmica Associar gestos a ritmos Realizar as atividades propostas em aula 17/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11512 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
Cinco estrelas 1 classificações - 102025 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/08/2013
Cinco estrelasAs aulas são maravilhosas, ideal para o professor de Arte que não tem sua formação em música, essas aulas ajudam muito. Parabéns!