Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Oficina e jogos musicais

 

12/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção de aulas se utiliza de jogos, brincadeiras e situações pouco comuns na educação musical tradicional para gerar conhecimento na área em questão. Pontos diversos serão abordados, como: dinâmica, ritmo, pulsação, notação, parâmetros do som, arranjo, entre outros. As primeiras 4 aulas servirão apenas como um ponto de partida para o trabalho, visando abrir os trabalhos, aguçar a criatividade dos alunos. Poderão até mesmo, de acordo com a vontade do professor, ser fundidas, gerando menor número de aulas. Na segunda parte se encontram aulas com atividades que abordam tópicos da Educação Musical, mas ainda com predomínio de atividades mais lúdicas, funcionando como uma preparação para a terceira parte, que abordará conteúdos de maneira mais formal, ainda que também se utilize de jogos e brincadeiras em seus procedimentos.

Autoria

RODRIGO RUSSANO - INTERNATIONAL CHRISTIAN SCHOOL OF RIO DE JANEIRO - ICS - RIO - RJ

Palavras-chave

música, jogos, ritmo, canto, arte

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Lista de aulas da coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 MÚSICA - Oficina 1 - Instrumento musical humano: um exercício de criatividade e composição.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.

20/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 41487 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

2 MÚSICA – Oficina 2: composição com nomes ou outros termos.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto. O aluno irá refletir sobre a difer...

20/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16734 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

3 MÚSICA- Oficina 3: paisagem sonora.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

O aluno deverá exercitar a audição consciente, despertando o ouvido para os sons que nos rodeiam (paisagem sonora). O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expres...

20/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 21533 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

4 MÚSICA – Oficina 4 – O universo do DJ

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

O aluno compreenderá – por análise auditiva – os elementos que formam as músicas do estilo conhecido como Funk Carioca, sendo capaz de distinguir o canto, a batida (bateria) e os samples. O aluno conhecerá e/ou aprofundará seus conhecimentos a respeito do papel do DJ. Além dis...

30/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13832 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

5 Música - Jogos musicais: “Baralho musical”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Criar personagens a partir do estudo das características de instrumentos musicais diversos. Desenhar as cartas de um baralho com os personagens e suas propriedades. Formular critérios e objetivos para o jogo. Jogar e aperfeiçoar as regras. Desenvolver a criatividade a partir d...

30/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 68711 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

6 Música - Jogos musicais: “Pique-música”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar a linguagem musical por meio de associações com uma brincadeira típica do universo infantil Aprender a brincadeira de pique-música Formular novas ideias, regras e jogos Desenvolver a integração e a sociabilidade

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 26543 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

7 Música - Jogos musicais: “Futemúsica”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Pesquisar a paisagem sonora de um jogo de futebol Identificar semelhanças entre a dinâmica do jogo e a linguagem artística musical, cênica e coreográfica Relacionar o desenho do campo de futebol a uma partitura musical Executar um jogo de improvisações sonoras a partir dos mov...

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18472 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

8 Música - Introdução à notação gráfica – Música e Artes Visuais

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Relacionar o registro musical a elementos da linguagem visual: cores, formas e texturas Realizar jogos de improvisação e interpretações sonoras a partir de pinturas Criar composições musicais sobre elementos visuais

30/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24615 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

9 Música - Introdução à notação gráfica - Registro e Composição

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Pesquisar sons com instrumentos musicais e objetos sonoros disponíveis Criar maneiras de registrar as ideias musicais graficamente Conhecer tipos de notações gráficas Organizar um esboço de composição musical em uma ‘partitura’ de notação gráfica

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 34927 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

10 Música - Introdução à notação gráfica – Durações e dinâmicas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Executar a música composta a partir da partitura de notação gráfica da aula anterior Acrescentar dinâmicas e durações de cada parte Detalhar o arranjo de cada instrumento Relacionar notação gráfica e notação tradicional

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11782 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

11 MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

O aluno aprenderá a reconhecer a diferença entre melodia e acompanhamento musical. O aluno participará de uma atividade de prática de conjunto.

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13270 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

12 Música – A formação do ouvido polifônico – aula 1

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Reconhecer a diferença entre as texturas monofônica e polifônica através da audição de exemplos musicais. Compreender o conceito de cânone. Executar cânones rítmicos simples através de sons corporais e da fala ritmada. Criar coletivamente cânones rítmicos simples através de so...

07/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19067 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

13 Música - Jogos cooperativos - Percepção de timbres

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo Associar o conceito de timbre ao de cor Conhecer e identificar timbres de instrumentos musicais diversos Conhecer pesquisas de timbres produzidos com a boca Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrís...

13/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21678 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

14 Jogos cooperativos - Percepção de alturas

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo. Estimular a percepção de alturas nos registros graves, médios e agudos. Associar alturas a movimentos corporais. Cantar alturas expressando desenhos melódicos diversos. Compor, agrupando vozes nos registros gra...

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8433 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

15 Músicas - Jogos cooperativos - Desafios rítmicos (parte 1)

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo. Identificar células rítmicas diversas. Executar coletivamente células rítmicas diversas utilizando o próprio corpo e instrumentos de percussão. Desenvolver a capacidade de concentração e controle do som. Apurar...

14/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17986 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

16 Música - Jogos cooperativos - Desafios rítmicos (parte 2)

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo. Exercitar a percepção métrica e fraseológica. Improvisar a partir de uma ideia rítmica proposta. Jogar “desafio”: jogo de improvisação envolvendo ritmo e movimento corporal.

21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14125 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

17 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Teresinha de Jesus”): arranjo com sons vocais – aula 8

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Explorar possibilidades de utilização da voz através de jogos musicais. Criar coletivamente um arranjo simples para a música proposta, explorando sons vocais.

23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17017 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

18 Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 1

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação e percepção rítmica. Realizar as atividades propostas em aula.

29/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8134 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

19 Música - Jogos musicais com percussão (baquetas) - percepção de ritmo - aula 2

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação Realizar as atividades propostas em aula

17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6452 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

20 Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 3

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação e criação Adaptar jogos tradicionais para jogos com baquetas de madeira Realizar as atividades propostas em aula

17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9665 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

21 Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 4

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação e percepção rítmica Associar gestos a ritmos Realizar as atividades propostas em aula

17/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11512 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 102025 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SIMONE FERREIRA, NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMSUL , Paraná - disse:
    artenre@gmail.com

    07/08/2013

    Cinco estrelas

    As aulas são maravilhosas, ideal para o professor de Arte que não tem sua formação em música, essas aulas ajudam muito. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.