06/04/2011
Esta coleção tem como objetivo organizar uma sequencia de aulas relacionadas à apropriação do sistema de escrita. As aulas desta coleção foram selecionadas visando propor situações didáticas para que os alunos possam identificar pelo nome as letras do alfabeto, reconhecer os diferentes tipos de grafia das letras, identificar o valor sonoro das partes iniciais e/ou finais de palavras e estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas. Com essa premissa, a aula 1 tem uma proposta que permeará toda a sequência de atividades, organizando-se portifólios dos alunos sobre o processo de apropriação do sistema de escrita. A aula 2 oportunizará o trabalho com o alfabeto a partir de uma música. Da 3ª à 9ª aula o trabalho será focado no estabelecimento de relações entre as unidades sonoras e suas representações por meio de situações diversas, tais como o trabalho com os nomes dos alunos da turma, nomes de personagens de histórias e listas diversas. A 10ª aula apresentará a oportunidade para os alunos trabalharem com os diferentes tipos de grafia das letras. Da 11ª aula a 20ª aula a exploração das rimas em diferentes contextos (parlendas, cantigas, poemas, literatura de cordel) favorecerá a identificação do valor sonoro das partes finais de palavras, reconhecendo como unidades fonológicas as rimas, sílabas, início e término de palavras. A 21 e 22ª aula possibilitarão situações de escrita integrando imagem e texto na produção de legendas, favorecendo que os alunos ponham em jogo todas as construções efetivadas sobre a escrita alfabética em textos de autoria própria.
Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo - SP
sistema de escrita, letras do alfabeto, escrita alfabética
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O uso do portifólio como recurso de registro e avaliação da alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno desenvolverá sua capacidade de escrever segundo princípio alfabético e avaliar a evolução da própria aprendizagem. 16/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 30151 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Brincando com o alfabeto.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar/introduzir o conhecimento das letras do alfabeto de forma lúdica; Trabalhar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita; 14/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 46257 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Gincana com nomes da nossa turma
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Trabalhar o reconhecimento de nome dos colegas da turma, bem com a organização desta escrita. 16/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7976 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Lista de sobrenomes: observando e escrevendo palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Entender a origem dos sobrenomes de cada pessoa - Usar a escrita alfabética - Ler e escrever palavras corretamente - Reconhecer um tipo de texto: lista - Desenvolver a observação e reflexão sobre a escrita das palavras 20/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13069 acesso(s) |
Araci Rodrigues Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
JOGO DE DOMINÓ
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Avancem no processo de apropriação do sistema de escrita. · Reconheçam globalmente as palavras apresentadas. 06/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19275 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
CONHECENDO DIVERSAS FRUTAS- POMAR
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Reconhecimento de rimas. • Identificação/ leitura de palavras. • Escrita de palavras. 15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 47496 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
Escrevendo uma lista de compras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Organização e compreensão da estrutura do gênero lista. • Compreensão dos diversos usos e funções do gênero lista no nosso cotidiano. • Compreensão do gênero entrevista. 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 52207 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
Nossas histórias, nossos amigos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda a natureza alfabética do sistema de escrita, ou seja, reconheça que nosso sistema de escrita representa sons ou fonemas e não sílabas. 15/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7723 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
Conhecendo os diferentes tipos de letras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Identifique as letras do alfabeto em seus diferentes tipos (letra de fôrma minúscula e maiúscula e letra cursiva maiúscula e minúscula); ·Faça a distinção entre letra de fôrma e letra cursiva (maiúsculas e minúsculas); ·Leia p... 15/05/2010 Três estrelas 6 comentário(s) 70430 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA ESCRITA DE PERSONAGENS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Relacionar os nomes das personagens com outras palavras escritas e elaborar novas escritas. Produzir textos com características dos personagens para a composição da galeria. Escrever textos a partir das próprias hipóteses de escrita. Ilustrar as personage... 02/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20469 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
11 |
TRABALHANDO COM RIMAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer nos textos palavras que rimam. Desenvolver a consciência fonológica por parte das crianças. Comparar a grafia de palavras que se repetem. Identificar as rimas nas palavras. 31/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 117054 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
12 |
Rimas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno deverá ser capaz de reconhecer unidades fonológicas como rimas e terminações de palavras. Produzir oralmente uma palavra a ser rimada com outras palavras. Articular a oralidade e a escrita por meio de diferentes seqüências de sons. 27/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9267 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
13 |
Ler e escrever com Parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Realizar antecipações e interpretações durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver habilidades de expressão escrita e oral; desenvolver a atitude de colaboração. 22/09/2008 Quatro estrelas 149 comentário(s) 171423 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
14 |
APRENDENDO A LER E ESCREVER COM TEXTOS DAS CANTIGAS DE RODA.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reescrever as cantigas com as hipóteses de escrita que cada aluno dispõe. Pesquisar a cultura popular. Escrever textos de memória, aumentando a possibilidade de reflexões sobre o código. Aprender a ler e a escrever a partir dos textos. 30/11/2010 Cinco estrelas 9 comentário(s) 35037 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
15 |
RESGATANDO OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Reconhecimento de rimas. • Escrita de palavras. 15/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 31976 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
16 |
CANTIGAS DE RODA - ESCREVER, BRINCAR E CANTAR
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Reconhecer: rimas, terminações e inícios de palavras 15/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 52859 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
17 |
Trabalhando com músicas: ampliação da consciência fonológica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Trabalhar a consciência de sons através das rimas da música; Ouvir com atenção as palavras e através da percepção do ritmo, formular hipóteses da composição sonora das palavras para prever rimas; 25/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27234 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
18 |
VOCÊ TROCA? UMA PROPOSTA DE ESCRITA A PARTIR DE UM TEXTO LITERÁRIO
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Produzir textos de forma lúdica. Conhecer o livro " Quem troca" da escritora Eva Furnari.?. Apropriar-se do código escrito. Escrever textos com uma característica específica. 18/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22085 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
19 |
Conhecendo e criando musica com nomes e sobrenomes
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Reconhecer sílabas e rimas. • Avançar na compreensão das relações entre os sons da língua e sua representação da escrita. • Ler pequenas frases com fluência. • Participar das interações em sala da aula, expondo suas opiniões nos debates com os colegas e com o professor (dese... 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6120 acesso(s) |
Araci Rodrigues Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
20 |
Literatura de cordel na Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Avance no processo de apropriação do sistema de escrita . Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “literatura de cordel”. Leia, compreendendo globalmente as palavras. 01/09/2010 Quatro estrelas 16 comentário(s) 97345 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
21 |
Usos e funções das legendas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Compreender as funções das legendas e os seus vários contextos de uso; - Aprender a escrever legendas. 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15306 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
22 |
PAINEL DE FOTOS – UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE IMAGEM E ESCRITA.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Com esta aula o aluno aprenderá como se produz uma legenda, as características deste tipo de texto, além de trabalhar com a escrita de forma contextualizada trazendo motivação ao grupo. Desenvolverá procedimentos de escrita e correção e a percepção da relação texto-imagem. 10/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4340 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 16462 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!