Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Grandezas e medidas

 

28/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção pode ser desenvolvida na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental com adaptações em ambos os níveis. Propõe um trabalho que situe a criança na compreensão matemática do conteúdo grandezas e medidas. Por isso organizamos as aulas de número 1 a 6 a fim de que as crianças consigam construir esse aprendizado: para que servem os números, as grandezas e as medidas, primeiramente utilizando instrumentos de medidas que sejam familiares à sua compreensão tais como o próprio corpo, os pés, as mãos, para depois caminhar em direção às outras referências de medidas que utilizamos tais como centímetros, metros etc. Juntamente à construção desses conceitos pelas crianças sugerimos que o professor apresente os instrumentos de medidas usados em nossa cultura, levando as crianças a perceberem e entenderem os usos de tais unidades – aulas de número 7 a 11. Posteriormente organizamos aulas que transpõe os conhecimentos adquiridos acerca das medidas ampliando o aprendizado das crianças para a construção de gráficos – 12 a 15. As aulas de número 16 a 19 ampliarão os conhecimentos das crianças acerca desse conceito. As aulas de número 20 a 25 possibilitarão aos alunos o desenvolvimento de habilidades de competências relativas a noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas e compreendendo mais um elemento cultural que utilizamos no dia a dia: o relógio. Finalizamos com uma aula divertida que trabalha com jogos, raciocínio lógico e exercita a capacidade matemática das crianças.

Autoria

Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

conhecimento matemático, educação infantil, grandezas e medidas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Lista de aulas da coleção (26 aulas)
# Aula Autoria
1 MEDIÇÃO E PRODUÇÃO DE UM DINOSSAURO

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Noções de medidas: altura e comprimento.

06/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4291 acesso(s)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

2 TUBARÃO: descobrindo o seu tamanho

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão: Familiarizar-se com as características externas do tubarão.

19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 3964 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 Pezinho – explorando ossos, músculos, sensibilidade e noções de tamanho.

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Compreender as funções dos ossos e músculos na constituição do corpo humano; Explorar a sensibilidade através do tato; Comparar o tamanho dos pés e compreender a noção de maior e menor;

26/12/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 4051 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 QUE TAMANHO MEU CORPO TÊM?

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Os alunos poderão: Familiarizar-se com a noção de medida de comprimento tomando como referência sua altura; Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o corpo dos seus pares.

19/06/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 12052 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: medindo com as partes do corpo.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:  Medir os espaços através de medidas não convencionais, fazendo-as perceberem que houve a necessidade do estabelecimento das medidas padrões, por haver desigualdades nas medidas não convencionais.

21/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 2809 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: medindo a altura

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:  Perceberem que existe uma medida padrão para medirmos a altura das pessoas – o metro;  Compararem as alturas através do gráfico.

16/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5869 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 Que surpresa: todo mundo já foi neném!

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Perceber-se como sujeito; • Fazer comparações de seu tamanho e do tamanho dos colegas; • Ampliar o vocabulário; • Estreitar os laços com as pessoas de sua família e da escola; • Construir noções iniciais de grandezas e medias.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1679 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 MEDIDAS: realicionar com o cotidiano das crianças

Educação Infantil | Matemática

As crianças aprenderão a relacionar, aplicar e comparar objetos, utilizando o centímetro presente na régua, como unidade de medida  para medir objetos de tamanhos menores, e o metro, para medir tamanhos maiores.

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9125 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 O girassol Solitário

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Compreender a importância do girassol; • Conhecer os diferentes tipos de girassóis; • Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio; • Compreender noções de medidas e grandezas; • Ampliar a linguagem oral e escrita; • Desenvolver valores humanos de amizade e cuidado.

19/10/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 10474 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Quem cresceu mais que eu?: observando medidas

Educação Infantil | Matemática

Desenvolver compreensão de tamanhos – maior, menor, mesmo tamanho; Interessar-se por sistemas de medidas; Conhecer outras unidades de medidas.

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2050 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 Maior, menor: aprendendo com o próprio corpo

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

• Perceber sua altura; • Fazer comparações de medidas; • Aprender medidas; • Escrever numerais; • Brincar e se divertir com a atividade; • Contar e representar numericamente.

20/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4692 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 PERCEPÇÃO DE MEDIDAS COM RÉGUAS COLORIDAS

Educação Infantil | Matemática

Perceber  e fazer relação do tamanho  dos objetos como: maior, menor e de mesma medida tomando como referência as réguas coloridas.

19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 2322 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 CONSTRUÇÃO DE OBJETOS COM RÉGUAS COLORIDAS

Educação Infantil | Matemática

Desenvolver a habilidade de construir figuras, objetos a partir de uso com réguas coloridas de tamanhos diversos e familiarizar-se com o material e usar da criatividade para construir novos objetos ou representá-los por meio das réguas.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1989 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 ORIENTAÇÃO DE MEDIDAS PELO GRÁFICO

Educação Infantil | Matemática

Familiarizar-se com a leitura de gráfico, por meio da análise e da busca. Assim, permitir que as crianças, desde cedo, de se apropriem dessa linguagem de informação, bem como, saibam buscá-las para fim de se comunicar e de se orientar por meio do mesmo.

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1685 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

15 Brinquedos e Brincadeiras: construindo gráficos, registrando quantidades.

Educação Infantil | Matemática

- Realizar, com ajuda do professor, leitura de listas; - familiarizar-se com as primeiras noções de gráficos; - realizar contagem na sequência numérica; - relacionar numerais à quantidades.

10/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4084 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 O NÚMERO E SUA FUNÇÃO DE MEDIDA

Educação Infantil | Matemática

Utilizar  os números para registrar o próprio tamanho e o crescimento de plantas; saber qual a função de medida do tempo dos relógios; Identificar em relógios a hora de início e término da aula na escola.

11/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12871 acesso(s)

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

17 “Os opostos e a matemática para crianças: grande/pequeno, macio/duro, grosso/ fino, largo/ estreito, etc.”.

Educação Infantil | Matemática

Reconhecer os opostos; Identificar direções e sentidos diferentes;         Estimular a exploração matemática através de uma aproximação intencional e direcionada ao mundo das formas e das quantidades.

26/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3544 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

18 Matemática das embalagens

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os/as alunos/as perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o/a aluno/a poderá: aplicar de forma concreta alguns conceit...

19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 8670 acesso(s)

PATRICIA CARVALHO PACHECO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

19 Descobrindo sistema de medidas

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ampliar o conhecimento das unidades de medidas de comprimento. Compreender que o metro é a unidade de medida padrão. Aplicar os múltiplos e submúltiplos mais usuais do metro

03/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5152 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

20 NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: Diagnosticando o conhecimento inicial

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

 Os alunos da Educação Infantil na faixa etária de 5 anos, poderão expressar o que sabem e interagir com os saberes dos colegas, percebendo as idéias semelhantes e as idéias diferentes.

28/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2119 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

21 NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: Como motivar as crianças

Educação Infantil | Matemática

Durante a aula os alunos da Educação Infantil na faixa etária de 5  anos, poderão: Discutir sobre o objeto de estudo; envolver-se com suas produções; brincar e fazer de conta que o relógio de papel  marca  a hora  de suas atividades.

28/07/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3757 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

22 NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: medir o tempo das atividades.

Educação Infantil | Matemática

A partir desta aula, os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 anos, poderão: Perceber que o relógio é um instrumento que mede o tempo; Controlar o tempo da atividade desenvolvida, contando os minutos no relógio; Desenvolver a noção do tempo vivido.

17/08/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7633 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

23 Construindo um relógio: conhecendo os números e entendendo sua função

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Matemática

 Aprenderem a identificar os números até 12;  Compreenderem a função do relógio;  Auxiliarem na construção da rotina da sala;  Construírem a noção de tempo.  

19/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12268 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

24 Tic Tac – Parte 1

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

As atividades aqui propostas possibilitarão ao/à aluno/a o desenvolvimento de habilidades linguísticas, lógicas e corporais; de competências relativas a noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas; o enriquecimento do vocabulário por meio da e...

19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7297 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

25 Tic Tac – Parte 2

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

As atividades aqui propostas possibilitam ao/à aluno/a o desenvolvimento das habilidades linguística, lógica e corporal. O trabalho sugerido permite o enriquecimento do vocabulário por meio da expressão oral e a conscientização dos cuidados com o meio ambiente.

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10665 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

26 Torre de Hanói – estratégia e aprendizagem

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão desenvolver a coordenação motora, estabelecer uma relação entre ordem crescente e decrescente, entre maior e menor. De uma maneira lúdica as crianças poderão criar diferentes estratégias para res...

07/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4606 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 9447 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sandra Q. R. W, Prefeitura Rio Preto , São Paulo - disse:
    sandrajuniorwenceslau@gmail.com

    04/10/2013

    Cinco estrelas

    Adorei são muito boas sugestões. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.