28/06/2011
Esta coleção pode ser desenvolvida na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental com adaptações em ambos os níveis. Propõe um trabalho que situe a criança na compreensão matemática do conteúdo grandezas e medidas. Por isso organizamos as aulas de número 1 a 6 a fim de que as crianças consigam construir esse aprendizado: para que servem os números, as grandezas e as medidas, primeiramente utilizando instrumentos de medidas que sejam familiares à sua compreensão tais como o próprio corpo, os pés, as mãos, para depois caminhar em direção às outras referências de medidas que utilizamos tais como centímetros, metros etc. Juntamente à construção desses conceitos pelas crianças sugerimos que o professor apresente os instrumentos de medidas usados em nossa cultura, levando as crianças a perceberem e entenderem os usos de tais unidades – aulas de número 7 a 11. Posteriormente organizamos aulas que transpõe os conhecimentos adquiridos acerca das medidas ampliando o aprendizado das crianças para a construção de gráficos – 12 a 15. As aulas de número 16 a 19 ampliarão os conhecimentos das crianças acerca desse conceito. As aulas de número 20 a 25 possibilitarão aos alunos o desenvolvimento de habilidades de competências relativas a noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas e compreendendo mais um elemento cultural que utilizamos no dia a dia: o relógio. Finalizamos com uma aula divertida que trabalha com jogos, raciocínio lógico e exercita a capacidade matemática das crianças.
Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG
conhecimento matemático, educação infantil, grandezas e medidas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
MEDIÇÃO E PRODUÇÃO DE UM DINOSSAURO
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Noções de medidas: altura e comprimento. 06/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10678 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
2 |
TUBARÃO: descobrindo o seu tamanho
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão: Familiarizar-se com as características externas do tubarão. 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10033 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Pezinho – explorando ossos, músculos, sensibilidade e noções de tamanho.
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Compreender as funções dos ossos e músculos na constituição do corpo humano; Explorar a sensibilidade através do tato; Comparar o tamanho dos pés e compreender a noção de maior e menor; 26/12/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 11974 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
QUE TAMANHO MEU CORPO TÊM?
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Os alunos poderão: Familiarizar-se com a noção de medida de comprimento tomando como referência sua altura; Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o corpo dos seus pares. 19/06/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 133659 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: medindo com as partes do corpo.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Medir os espaços através de medidas não convencionais, fazendo-as perceberem que houve a necessidade do estabelecimento das medidas padrões, por haver desigualdades nas medidas não convencionais. 21/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7025 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: medindo a altura
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Perceberem que existe uma medida padrão para medirmos a altura das pessoas – o metro; Compararem as alturas através do gráfico. 16/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14266 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
Que surpresa: todo mundo já foi neném!
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade • Perceber-se como sujeito; • Fazer comparações de seu tamanho e do tamanho dos colegas; • Ampliar o vocabulário; • Estreitar os laços com as pessoas de sua família e da escola; • Construir noções iniciais de grandezas e medias. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6548 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
MEDIDAS: realicionar com o cotidiano das crianças
Educação Infantil | Matemática As crianças aprenderão a relacionar, aplicar e comparar objetos, utilizando o centímetro presente na régua, como unidade de medida para medir objetos de tamanhos menores, e o metro, para medir tamanhos maiores. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 19074 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
O girassol Solitário
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade • Compreender a importância do girassol; • Conhecer os diferentes tipos de girassóis; • Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio; • Compreender noções de medidas e grandezas; • Ampliar a linguagem oral e escrita; • Desenvolver valores humanos de amizade e cuidado. 19/10/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 35467 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Quem cresceu mais que eu?: observando medidas
Educação Infantil | Matemática Desenvolver compreensão de tamanhos – maior, menor, mesmo tamanho; Interessar-se por sistemas de medidas; Conhecer outras unidades de medidas. 18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5034 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
Maior, menor: aprendendo com o próprio corpo
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática • Perceber sua altura; • Fazer comparações de medidas; • Aprender medidas; • Escrever numerais; • Brincar e se divertir com a atividade; • Contar e representar numericamente. 20/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 50556 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
PERCEPÇÃO DE MEDIDAS COM RÉGUAS COLORIDAS
Educação Infantil | Matemática Perceber e fazer relação do tamanho dos objetos como: maior, menor e de mesma medida tomando como referência as réguas coloridas. 19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 5919 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
13 |
CONSTRUÇÃO DE OBJETOS COM RÉGUAS COLORIDAS
Educação Infantil | Matemática Desenvolver a habilidade de construir figuras, objetos a partir de uso com réguas coloridas de tamanhos diversos e familiarizar-se com o material e usar da criatividade para construir novos objetos ou representá-los por meio das réguas. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4455 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
ORIENTAÇÃO DE MEDIDAS PELO GRÁFICO
Educação Infantil | Matemática Familiarizar-se com a leitura de gráfico, por meio da análise e da busca. Assim, permitir que as crianças, desde cedo, de se apropriem dessa linguagem de informação, bem como, saibam buscá-las para fim de se comunicar e de se orientar por meio do mesmo. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4470 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
15 |
Brinquedos e Brincadeiras: construindo gráficos, registrando quantidades.
Educação Infantil | Matemática - Realizar, com ajuda do professor, leitura de listas; - familiarizar-se com as primeiras noções de gráficos; - realizar contagem na sequência numérica; - relacionar numerais à quantidades. 10/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11710 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
O NÚMERO E SUA FUNÇÃO DE MEDIDA
Educação Infantil | Matemática Utilizar os números para registrar o próprio tamanho e o crescimento de plantas; saber qual a função de medida do tempo dos relógios; Identificar em relógios a hora de início e término da aula na escola. 11/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 25724 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
17 |
“Os opostos e a matemática para crianças: grande/pequeno, macio/duro, grosso/ fino, largo/ estreito, etc.”.
Educação Infantil | Matemática Reconhecer os opostos; Identificar direções e sentidos diferentes; Estimular a exploração matemática através de uma aproximação intencional e direcionada ao mundo das formas e das quantidades. 26/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 20911 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
18 |
Matemática das embalagens
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os/as alunos/as perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o/a aluno/a poderá: aplicar de forma concreta alguns conceit... 19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 22176 acesso(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
19 |
Descobrindo sistema de medidas
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ampliar o conhecimento das unidades de medidas de comprimento. Compreender que o metro é a unidade de medida padrão. Aplicar os múltiplos e submúltiplos mais usuais do metro 03/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23836 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
20 |
NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: Diagnosticando o conhecimento inicial
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Os alunos da Educação Infantil na faixa etária de 5 anos, poderão expressar o que sabem e interagir com os saberes dos colegas, percebendo as idéias semelhantes e as idéias diferentes. 28/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5004 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
21 |
NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: Como motivar as crianças
Educação Infantil | Matemática Durante a aula os alunos da Educação Infantil na faixa etária de 5 anos, poderão: Discutir sobre o objeto de estudo; envolver-se com suas produções; brincar e fazer de conta que o relógio de papel marca a hora de suas atividades. 28/07/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8806 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: medir o tempo das atividades.
Educação Infantil | Matemática A partir desta aula, os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 anos, poderão: Perceber que o relógio é um instrumento que mede o tempo; Controlar o tempo da atividade desenvolvida, contando os minutos no relógio; Desenvolver a noção do tempo vivido. 17/08/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 16876 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
23 |
Construindo um relógio: conhecendo os números e entendendo sua função
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Matemática Aprenderem a identificar os números até 12; Compreenderem a função do relógio; Auxiliarem na construção da rotina da sala; Construírem a noção de tempo. 19/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 37113 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
24 |
Tic Tac – Parte 1
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática As atividades aqui propostas possibilitarão ao/à aluno/a o desenvolvimento de habilidades linguísticas, lógicas e corporais; de competências relativas a noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas; o enriquecimento do vocabulário por meio da e... 19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13285 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
25 |
Tic Tac – Parte 2
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática As atividades aqui propostas possibilitam ao/à aluno/a o desenvolvimento das habilidades linguística, lógica e corporal. O trabalho sugerido permite o enriquecimento do vocabulário por meio da expressão oral e a conscientização dos cuidados com o meio ambiente. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 18468 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
26 |
Torre de Hanói – estratégia e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão desenvolver a coordenação motora, estabelecer uma relação entre ordem crescente e decrescente, entre maior e menor. De uma maneira lúdica as crianças poderão criar diferentes estratégias para res... 07/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11391 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Cinco estrelas 1 classificações - 39192 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/10/2013
Cinco estrelasAdorei são muito boas sugestões. Parabéns!