Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Saltar: quais as possibilidades e benefícios da atividade para o corpo?

 

11/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo entender e explorar as possibilidades do saltar enquanto meio para superar obstáculos ou recurso na manutenção da saúde e desenvolvimento do corpo. Partindo do entendimento do que significa o ato e suas formas de ação (1º e 2º temas), a coleção segue explorando os elementos que influenciam no salto, como: o equilíbrio, a força, dentre outros (do 3º ao 6º temas). Resgata algumas brincadeiras que apresentam uma forte vivência da ação (7º e 8º temas) e prossegue fazendo um detalhamento das possibilidades do saltar dentro de dois conteúdos que permitem a sua vivência na forma mais pura: o atletismo e a ginástica (do 9º ao 21º temas). A coleção termina com duas aulas onde se tem a possibilidades de associar o saltar à atividade física e explicar a importância do exercício para a saúde do corpo (22º e 23º temas).

Autoria

WILSON VASSALLO FAGUNDES - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

esportes, jogos, lutas, ginásticas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Lista de aulas da coleção (23 aulas)
# Aula Autoria
1 O saltar e suas possibilidades: O salto vertical

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: Os movimentos corporais associados ao saltar verticalmente; Saltar verticalmente de diferentes formas; O salto vertical e suas possibilidades (em situações diversas); Jogos que envolvam o salto na vertical.

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5277 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

2 O saltar e suas possibilidades: Saltar para bem longe

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: Identificar movimentos corporais associados ao saltar; Saltar horizontalmente de diferentes formas; Jogos de saltos horizontais em “brincadeiras infantis”.

02/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12155 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 O equilíbrio do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: Movimentos corporais associados ao equilibrar; Vivência em equilíbrio estático, dinâmico e recuperado; Relacionar movimentos fundamentais como: Correr, saltar, subir e equilibrar; Jogos que envolvam o equilíbrio do corpo.

01/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10413 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 A história do saltar, desequilibrar, equilibrar e a lateralidade nas aulas de Educação Física.

Educação Infantil | Movimento

Realizar atividades que provoquem o desequilíbrio e o equilíbrio após saltar; Criar e explicar a estratégia utilizada para superar os desafios da atividade proposta; Identificar os lados direito e esquerdo de seu corpo bem como, dentro e fora, acima e abaixo, em diferentes sit...

27/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10020 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

5 Força serve pra que?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de Educação Física os alunos poderão: compreender o conceito de força; perceber os diferentes tipos de atividades das aulas de Educação Física e do cotidiano, que envolvem o trabalho muscular; mobilizar grupos musculares específicos para cada atividade; entender as ...

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7145 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

6 Elevando o corpo: Vamos procurar um lugar mais alto?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: Movimentos corporais associados ao subir; O subir como recurso ou necessidade para atingir um objetivo; Brincadeiras infantis que necessitem do elevar o corpo; Experimentar diferentes tipos de plano (baixo/alto); Associação de conceitos ...

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2688 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

7 Pulando corda

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer e explorar diferentes maneiras de se pular corda. Além de desenvolver sua habilidade de saltar e suas percepções rítmicas.

15/09/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 43218 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Amarelinhas e afins (brincadeiras de pular)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de amarelinha e afins (brincadeira de pular) os alunos terão oportunidade de: criar, recriar e resgatar as brincadeiras de pular como amarelinhas e suas diversas variações, como o caracol; conhecer outros nomes do mesmo jogo pelo mundo e em outros estados brasileiro...

14/09/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 111601 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

9 Correr, saltar e lançar

Educação Infantil | Movimento

- Conhecer um pouco de história do atletismo e dos jogos olímpicos reconhecendo seus o contexto no qual as primeiras modalidades esportivas foram criadas. - Vivenciar algumas das modalidades do atletismo de maneira divertida e lúdica. - Coordenar os movimentos de correr, salta...

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 20467 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 Os Saltos do Atletismo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer as modalidades de saltos do Atletismo; Vivenciar, através de jogos e brincadeiras, as modalidades de salto com vara, salto em altura, salto em distância e salto triplo; Compreender os objetivos nos diferentes tipos de saltos do Atletismo.

14/05/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 45753 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 Os saltos verticais no Atletismo

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer as regras que incidem sobre as modalidades Salto em Altura e Salto com Vara no Atletismo; Apropriar das técnicas e estratégias mais utilizadas para o Salto em Altura e Salto com Vara; Identificar as várias técnicas para os saltos verticais no decorrer da história.

18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12604 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 Os saltos horizontais no Atletismo

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer as regras que incidem sobre as modalidades Salto em Distância e Salto Triplo no Atletismo; Apropriar das técnicas e estratégias mais utilizadas para o Salto em Distância e Salto Triplo no Atletismo.

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13130 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 Transpondo os Objetos: vivenciado os saltos em altura e em distância

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Nessa aula propomos que os alunos: conheçam e aprendam novas formas de saltar e transpor barreiras; vivenciem o salto em altura e o salto em distância; aprendam como o corpo se comporta nas diferentes formas de saltar; ampliem suas experiências de movimentos relacionados aos s...

07/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14876 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Aula 11: Vivenciando o salto em distância e o salto triplo no CAp-UFRJ.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar diferentes formas de saltos: em distância e triplo; Coordenar movimentos dos membros superiores conjugados com membros inferiores para a execução dos saltos; Identificar situações do dia a dia onde são utilizados saltos, em que são necessários uma boa coordenação par...

29/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18510 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

15 Iniciação ao salto com vara.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar o salto com vara adaptado. Vivenciar a possibilidade de transposição do corpo a um obstáculo com auxílio de um implemento. Conhecer o salto com vara como uma das modalidades do atletismo.

15/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20476 acesso(s)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

16 A nossa corrida de obstáculos

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Com essa aula o aluno poderá conhecer um pouco mais da modalidade do atletismo “corrida de obstáculos”, além de desenvolver sua criatividade e ressignificar o espaço escolar na medida em que o transforma para sua prática esportiva. A corrida de obstáculos proporciona a vivênci...

25/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20239 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

17 A ginástica faz parte do nosso mundo 1

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Identificar diferentes tipos de ginástica na atualidade. Descobrir possibilidades de movimentos a partir dos fundamentos da ginástica (saltar, trepar, balançar/embalar, equilibrar e rolar/girar). Refletir sobre o que é de ginástica.

30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10145 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

18 Conhecendo a Ginástica Rítmica e introduzindo o elemento corda (aula 1)

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer o histórico da modalidade, Ginástica Rítmica, através de uma explanação do tema feito pelo professor. Vivenciar o elemento corda e suas especificidades através das atividades desenvolvidas nas aulas. Criar movimentos diferenciados, percebendo as dificuldades na execuç...

16/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5749 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

19 Brincando com o elemento corda da Ginástica Rítmica (aula 2)

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Identificar e perceber o ritmo correto da “batida” da corda. Observar e compreender que o movimento de rodar a corda não está no braço e sim no punho. Realizar uma pesquisa em casa sobre os movimentos possíveis de se executar com a corda em uma apresentação de Ginástica Rítmica.

17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11277 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

20 Ginástica Artística – Saltos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar diversos tipos de saltos. Desenvolver a noção espacial Promover as capacidades de raciocínio e tempo de reação rápidos. Promover o respeito as diferenças de habilidades. Trabalhar em grupo

31/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 135749 acesso(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

21 As provas da Ginástica Artística: A mesa de saltos

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer as exigências técnicas da mesa de saltos na ginástica artística feminina;        Relacionar aspectos matemáticos e físicos relacionados a esta prova (funções e transferência de energia); Construir, com materiais alternativos, aparelhos adaptados para as vivências.

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8464 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

22 O que é atividade física?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Conceituar o tema atividade física; Planejar, vivenciar e avaliar a prática de algumas atividades físicas.

14/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12108 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

23 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...

02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38783 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 15645 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.