Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social - Por um debate sobre canção brasileira no século XX: música para dançar ou para pensar?

 

19/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção apresentará as diversas expressões da canção popular brasileira em seus contextos de produção e consumo, articulando discussões teóricas sobre a indústria cultural, a etnomusicologia e a sociologia da música. O objetivo desta interpretação visa compreender a arte não apenas como significativa (produto de seu tempo), mas também como elemento performático: uma expressão que cria significado. Na primeira aula os estudantes observarão as transformações na cultura popular brasileira por meio de ritmos musicais do final do XIX e do início do século XX. Nas aulas 2 a 4 os alunos conhecerão os movimentos culturais populares fundamentais para a formação das sociabilidades urbanas no início do século XX, enfatizando a importância do samba na constituição da música popular brasileira dos anos 1920 e 1930. As aulas 5 e 6 aproximarão os estudantes do cenário musical brasileiro da Era Vargas (1930-1945), período marcado pela interferência do Estado na produção artístico-cultural. Aula 7 apresentará o contexto do Brasil nos anos 1950-1960, o impacto da indústria de bens de consumo no cotidiano dos brasileiros e o gênero musical "Bossa Nova". Na aula seguinte os estudantes compreenderão como o movimento musical conhecido como "Jovem Guarda" contribuiu para a ruptura de alguns padrões comportamentais da juventude brasileira da década de 1960. Nas aulas 9 a 12 os alunos se aproximarão dos festivais da canção, fundamentais para a definição da Música Popular Brasileira dentro do contexto da Ditadura Militar (1964-1985). Nas aulas 13 a 15 os estudantes conhecerão outros importantes movimentos musicais na formulação estética, ideológica e musical da MPB: o "Tropicalismo", o "Clube da Esquina" e o "Pessoal do Ceará". Na aula 16 a discussão sobre música brasileira se deslocará para a análise da canção "cafona". A discussão sobre esse gênero permitirá aos estudantes conhecerem a diversidade sonora dos anos 1960, período fortemente marcado por obras de compositores como Chico Buarque, Geraldo Vandré e Edu Lobo, entre outros. Nas aulas 17 e 18 os alunos conhecerão como o processo da “Abertura” foi interpretado pela canção popular e pelo movimento "Punk".

Autoria

Vanessa Maria Rodrigues Viacava - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR

Palavras-chave

arte, canção popular, dança, ideologia, indústria cultural

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Lista de Aulas da Coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 Ritmos Populares Brasileiros urbanos do início do século XX

Ensino Médio | História

Os alunos poderão analisar uma sociedade a partir de alguns de seus elementos culturais. Além disso, poderão perceber as transformações na cultura popular brasileira, conseguindo assim visualizar toda a sua dinâmica e diversidade por meio do resgate de ritmos hoje já não tão p...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2900 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

2 Consolidação do Samba: a sociabilidade urbana no Rio de Janeiro.

Ensino Médio | História

Os alunos perceberão a importância dos movimentos culturais populares na constituição do cenário urbano. Além disso, os alunos compreenderão os processos que originam o mercado fonográfico brasileiro para ter consciência de como se organizava a sociedade no início do século XX.

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1119 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

3 História do Samba

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O aluno irá aprender sobre a história do samba, sua evolução e importância para a música popular brasileira.

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2416 acessos

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

4 Noel Rosa e a vida na sociedade carioca (1920-1930)

Ensino Médio | História

A analisar a sociedade de uma época a partir de canções. Além disso, os alunos poderão ter consciência do rico cenário musical brasileiro na década de 1930, juntamente com a consolidação do samba.

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1506 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

5 Música e cultura popular nas décadas de 1930-40

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

-Analisar a produção musical popular na Era Vargas. -Refletir sobre as pressões exercidas pelo Estado, por meio da censura discográfica, para a veiculação da produção musical popular pelo rádio. - Analisar o incentivo do Estado à criação de musicalidades nacionalistas e patrió...

21/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 4889 acessos

Leila Floresta

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

6 A “Época de Ouro” da Canção Popular e a Era Vargas (1930-1945)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender como ocorreu a consolidação da moderna canção popular brasileira – denominada “Época de Ouro” – como uma manifestação cultural fundamental para a formação da identidade nacional em meio à chamada Era Vargas (1930-1945), período histórico em que o Estado...

17/08/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2392 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

7 Bossa Nova e a modernidade: os anos JK

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

O contexto do Brasil nos anos 1950-1960, o impacto da indústria de bens de consumo no cotidiano dos brasileiros e o gênero musical Bossa Nova.

01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7838 acessos

Vanessa Maria Rodrigues Viacava

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

8 A Jovem Guarda e a revolução comportamental da década de 1960

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender a maneira com a qual o movimento musical conhecido como “Jovem Guarda” contribuiu para com a ruptura de certos padrões comportamentais próprios da juventude brasileira da década de 1960, período de fortes transformações políticas, sociais e artísticas n...

13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3265 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

9 Cultura popular e resistência: o engajamento da MPB durante a ditadura militar

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer os festivais da canção dos anos 1960 e 1970, o conceito de engajamento nas artes e identificar a MPB como trilha sonora da ditadura militar.

01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13325 acessos

Vanessa Maria Rodrigues Viacava

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

10 A canção de protesto e a ditadura militar

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender como foi o embate de forças entre os compositores populares vinculados à chamada “Canção de Protesto” e a ditadura brasileira de 1964.

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3127 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

11 A música brasileira e a ditadura militar

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

perceber o que representou a Ditadura Militar para a classe artística brasileira; conhecer o conceito de música de protesto; interpretar uma música de protesto; empreender uma pesquisa sobre um artista musical (por exemplo: Wilson Simonal); interpretar uma música do mesmo; pro...

16/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 26707 acessos

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 Chico Buarque: canção popular X Ditadura militar.

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre a resistência política promovida pelos compositores populares diante da restrição da liberdade, durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), por meio da obra de Chico Buarque.

16/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 4421 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

13 Tropicália: música, comportamento e atitude no Brasil da década de 1960

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender o que foi o movimento musical conhecido como “Tropicalismo” e  qual foi a sua importância histórica  no cenário artístico, cultural e social brasileiro da década de 1960.

09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5685 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

14 Clube da esquina: canção popular e resistência política

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre as décadas de 1960 e 1970, que passou a ser conhecido como o “Clube da Esquina”. A obra coletiva criada por esses artistas evidenciou o resgate de certos prin...

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1155 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

15 O “Pessoal do Ceará” e a nova cara da canção popular brasileira da década de 1970

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre a trajetória musical de um grupo de jovens compositores originários do Nordeste, na década de 1970, que passou a ser conhecido como o “Pessoal do Ceará”. A obra criada por esses artistas evidenciou o surgimento de uma nova geração de compositores ...

29/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1091 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

16 A canção cafona na Ditadura Militar (1964-1985)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  Os alunos irão aprender sobre as relações entre política e cultura durante o período da Ditadura Militar (1964-1985). Ao relacionar temas políticos com a produção da canção cafona brasileira, os alunos poderão reconhecer diferentes formas de atuação política.

09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3470 acessos

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

17 A canção popular e a abertura política brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre as relações entre política e cultura no processo de Abertura Política Brasileira nos anos 1974-1985. Ao relacionar temas políticos com a produção da canção brasileira, os alunos poderão reconhecer diferentes formas de atuação política para além do...

16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2349 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

18 O Movimento Punk brasileiro como resistência à Ditadura

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno deverá aprender sobre as características do Movimento Punk, não apenas no seu aspecto musical, mas também comportamental e político. Deverá aprender a relacionar o punk com o contexto de Abertura política da Ditadura Civil-Militar, chamando a atenção para a sua dimensã...

02/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3079 acessos

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 14168 acessos

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • NELCY SILVA DO NASCIMENTO, UNIVERSIADADE NOVE DE JULHO , São Paulo - disse:
    nelcynascimento@ig.com.br

    29/04/2012

    Cinco estrelas

    ADOREI ESTE MATERIAL, POIS SERÁ MUITO ÚTIL PARA O PROJETO QUE MEU GRUPO ESTA DESENVOLVENDO PARA O 3º SEMESTRE DE SERVIÇO SOCIAL NA UNINOVE VILA MARIA-SP. AGRADEÇO A VANESSA MARIA PELA DIVULGAÇÃO DESTE TEXTO TÃO RICO.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.