14/12/2011
Esta coleção de aulas permite às crianças estabelecer conhecimentos acerca das formas geométricas, identificando as diferenças e semelhanças entre elas, bem como estabelecer relações com outras áreas do conhecimento, a partir da observação e exploração dos materiais presentes no seu cotidiano. As aulas 1 e 2 tratam de identificar e nomear figuras geométricas. A aula de número 3 propõe apreciar formas geométricas em obras de arte. Nas aulas 4, 5 e 6 a criança terá oportunidade de familiarizar-se com as formas geométricas planas. A aula 7 trata de explorar figuras geométricas, reconhecendo as formas por intermédio do toque e da sensação.Nas aulas 8 a 14 será possível trabalhar por meio dos blocos lógicos, os conceitos de seriação e classificação. A aula 15 permite estabelecer relação entre objetos presentes na sala de aula e as formas geométricas. A 16 possibilita criar uma nomenclatura para compreender os sólidos geométricos. As aulas de 16 a 20 propõem identificar e classificar as formas geométricas. Nas aulas de nº 21 a 25 permitem trabalhar construção de jogos e associar as formas geométricas a objetos do seu dia a dia.
Maria Núbia Pessoa - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
formas geométricas, figuras planas, conceitos matemáticos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
DESCREVER OS ATRIBUTOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS: uma linguagem infantil
Educação Infantil | Matemática Identificar e nomear figuras geométricas; e identificar linhas. 18/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12456 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
Conhecendo formas geométricas na educação infantil: o triângulo.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática • Ampliar seu repertório musical; • Conhecer uma forma geométrica (triângulo); • Desenvolver a leitura e a escrita. 15/02/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 39174 acesso(s) |
Melina Brasil Silva Resende ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
GEOMETRIA: fazendo arte com as formas geométricas
Educação Infantil | Matemática Apreciar formas geométricas em obras de arte; desenvolver o gosto estético; realizar releitura de obra de arte. 20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37716 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
REPRESENTANDO O CORPO COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Através do tema sobre o corpo, associado as questões geométricas, as crianças poderão: Vivenciar situações de contagem; Familiarizar-se com as formas geométricas planas (retângulo, círculo); Familiarizar-se com as cores primárias; Familiarizar-se com os tamanhos (grande/pequeno). 19/06/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 17477 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
“As formas geométricas planas”.
Educação Infantil | Matemática Compreender estas imagens através de objetos do cotidiano: CD’s, blocos lógicos, triângulos (lápis triangular), quadros, etc. Relacionar a utilização destas figuras no dia-a-dia e na matemática; Reconhecer as formas geométricas e identificar as diferenças e semelhanças entre e... 26/08/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 49032 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Geometria: figuras geométricas
Educação Infantil | Matemática Conhecer as figuras planas; compreender a diferença entre o objeto e a representação. 20/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5269 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
FORMAS GEOMÉTRICAS - conhecimento sensorial.
Educação Infantil | Matemática Explorar figuras geométricas e reconhecer as formas por intermédio do toque e da sensação. 02/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 12879 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
Geometria: usando os blocos lógicos nas noções básicas de conceitos matemáticos
Educação Infantil | Matemática Objetivos: • Brincar com os blocos lógicos; • vivenciar noções básicas de conceitos matemáticos; • resolver situações problemas com a mediação da professora. 20/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6582 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
GEOMETRIA: brincando com os blocos lógicos
Educação Infantil | Matemática Identificar formas geométricas; criar objetos com peças dos blocos lógicos; registrar através do desenho. 20/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7859 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
10 |
SEQUÊNCIA COM BLOCOS
Educação Infantil | Matemática Fazer sequencias mediante a regularidade dos atributos observados nas figuras geométricas. 29/08/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3732 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
BLOCOS LÓGICOS: classificação
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Escolher um fundamento classificatório dos blocos lógicos. Agrupar peças de blocos lógicos com base no fundamento classificatório. Fazer a divisão das peças dos blocos lógicos com base nas características de distinção e reagrupá-las por atributos comuns; Representar o jogo ... 26/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7934 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
12 |
IDENTIFICAÇÃO DE PEÇAS DE BLOCOS LÓGICOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Procurar nas peças de manipulação, as propriedades destacadas nos blocos lógicos e incluí-los no grupo identificado. Identificar os triângulos pelos atributos essências; Identificar os quadriláteros pelas propriedades essenciais. 03/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20154 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
13 |
LEITURA DE TABELA DOS BLOCOS LÓGICOS
Educação Infantil | Matemática Realizar as operações lógicas de dividir figuras geométricas por critérios de distinção e agrupar por critérios de semelhanças para aprender a classificar. 04/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5950 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
BLOCOS LÓGICOS: etiquetar com nomes
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Etiquetar peças do bloco lógico. Fazer leituras do nome de formas geométricas em etiquetas; Colocar etiquetas em cada peça; Desenhar formas geométricas a partir da indicação de etiquetas. Completar tabela de acordo com a indicação na etiqueta. 26/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4843 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
15 |
Geometria: desenhando e escrevendo
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Estabelecer relação entre objetos presentes na sala de aula e as formas geométricas; representar e nomear estes objetos; vivenciar práticas de escrita. 20/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3744 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM
Educação Infantil | Matemática Criar uma nomeclatura para compreender os sólidos geométricas Analisar embalagens e compreendê-las como sólidos geométricos; Identificar os sólidos que estão no seu entorno; 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26707 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
17 |
Figuras Geométricas, Noções, Conceitos e Formas: você é capaz de identificá-lo?
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática _ Identificar as formas geométricas; _ Classificar círculo, quadrado, retângulo e triangulo. _ Perceber e representar as formas dos objetos observados, principalmente à presença dessas formas geométricas nas construções arquitetônicas. 03/01/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 24867 acesso(s) |
Andreza S. Ferreira EM NAZIRA ANACHE CAMPO GRANDE MS Informação e Comunicação |
18 |
CUBOS : A identificação desde a educação infantil.
Educação Infantil | Matemática Definir um cubo pelas suas características; aplicar o conceito de cubo na construção de um esqueleto de um cubo; identificar um cubo. 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13658 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
19 |
CILINDRO: brincando e aprendendo.
Educação Infantil | Matemática Tansformar retângulo em cilindro; Reconhecer um cilindro pelas suas características; usar a imaginação para explorar o cilindro em construção. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7216 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
20 |
POLIEDROS: vivências de planificação
Educação Infantil | Matemática Analisar o todo e as partes; Identificar o paralelepípedo pelas suas características; Procurar nos objetos as características dos paralelepípedos e dos cubos; Transforrmar sólidos geométricos em figuras planas; Transformar figuras planas em sólidos geométricos; Aprender a cort... 19/10/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 6725 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
21 |
AS FORMAS GEOMETRICAS: é brincando que se aprende.
Educação Infantil | Matemática Aprender a destacar as diferentes propriedades das formas geométricas e compará-las para buscar as propriedades comuns. 04/09/2009 Três estrelas 5 comentário(s) 30932 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
Vamos jogar boliche das formas geométricas?
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento Associar as formas geométricas a objetos do dia-a-dia; Construir um jogo de boliche com formas geométricas; Adquirir noções matemáticas como direita-esquerda, cheio-vazio, largo-estreito e leve-pesado. 14/06/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13046 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL |
23 |
Turma da Mônica e as formas geométricas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar as formas geométricas encontradas no ambiente. Propiciar a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das formas. 21/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21802 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
24 |
A BOLA: UM SÓLIDO GEOMÉTRICO
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula: • Reconhecer a bola como sólido geométrico. 15/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15812 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
25 |
Geometria: criando com TANGRAN
Educação Infantil | Matemática Desenvolver a habilidade de ouvir história; criar objetos a partir do TANGRAN; registrar através do desenho. 20/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 8021 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 17960 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!