Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


De que maneira pode-se trabalhar as formas geométricas planas na Educação Infantil?

 

14/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção de aulas permite às crianças estabelecer conhecimentos acerca das formas geométricas, identificando as diferenças e semelhanças entre elas, bem como estabelecer relações com outras áreas do conhecimento, a partir da observação e exploração dos materiais presentes no seu cotidiano. As aulas 1 e 2 tratam de identificar e nomear figuras geométricas. A aula de número 3 propõe apreciar formas geométricas em obras de arte. Nas aulas 4, 5 e 6 a criança terá oportunidade de familiarizar-se com as formas geométricas planas. A aula 7 trata de explorar figuras geométricas, reconhecendo as formas por intermédio do toque e da sensação.Nas aulas 8 a 14 será possível trabalhar por meio dos blocos lógicos, os conceitos de seriação e classificação. A aula 15 permite estabelecer relação entre objetos presentes na sala de aula e as formas geométricas. A 16 possibilita criar uma nomenclatura para compreender os sólidos geométricos. As aulas de 16 a 20 propõem identificar e classificar as formas geométricas. Nas aulas de nº 21 a 25 permitem trabalhar construção de jogos e associar as formas geométricas a objetos do seu dia a dia.

Autoria

Maria Núbia Pessoa - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

formas geométricas, figuras planas, conceitos matemáticos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Lista de aulas da coleção (25 aulas)
# Aula Autoria
1 DESCREVER OS ATRIBUTOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS: uma linguagem infantil

Educação Infantil | Matemática

Identificar e nomear figuras geométricas; e identificar linhas.

18/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12456 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 Conhecendo formas geométricas na educação infantil: o triângulo.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

• Ampliar seu repertório musical; • Conhecer uma forma geométrica (triângulo); • Desenvolver a leitura e a escrita.

15/02/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 39174 acesso(s)

Melina Brasil Silva Resende

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 GEOMETRIA: fazendo arte com as formas geométricas

Educação Infantil | Matemática

Apreciar formas geométricas em obras de arte; desenvolver o gosto estético; realizar releitura de obra de arte.

20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37716 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 REPRESENTANDO O CORPO COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Através do tema sobre o corpo, associado as questões geométricas, as crianças poderão: Vivenciar situações de contagem; Familiarizar-se com as formas geométricas planas (retângulo, círculo); Familiarizar-se com as cores primárias; Familiarizar-se com os tamanhos (grande/pequeno).

19/06/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 17477 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 “As formas geométricas planas”.

Educação Infantil | Matemática

Compreender estas imagens através de objetos do cotidiano: CD’s, blocos lógicos, triângulos (lápis triangular), quadros, etc. Relacionar a utilização destas figuras no dia-a-dia e na matemática; Reconhecer as formas geométricas e identificar as diferenças e semelhanças entre e...

26/08/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 49032 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 Geometria: figuras geométricas

Educação Infantil | Matemática

Conhecer as figuras planas; compreender a diferença entre o objeto e a representação.

20/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5269 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 FORMAS GEOMÉTRICAS - conhecimento sensorial.

Educação Infantil | Matemática

Explorar figuras geométricas e reconhecer as formas por intermédio do toque e da sensação.  

02/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 12879 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

8 Geometria: usando os blocos lógicos nas noções básicas de conceitos matemáticos

Educação Infantil | Matemática

Objetivos: • Brincar com os blocos lógicos; • vivenciar noções básicas de conceitos matemáticos; • resolver situações problemas com a mediação da professora.

20/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6582 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 GEOMETRIA: brincando com os blocos lógicos

Educação Infantil | Matemática

Identificar formas geométricas; criar objetos com peças dos blocos lógicos; registrar através do desenho.  

20/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7859 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

10 SEQUÊNCIA COM BLOCOS

Educação Infantil | Matemática

Fazer sequencias mediante a regularidade dos atributos observados nas figuras geométricas.

29/08/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3732 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 BLOCOS LÓGICOS: classificação

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Escolher um fundamento classificatório dos blocos lógicos.   Agrupar peças de blocos lógicos com base no fundamento classificatório. Fazer a divisão das peças dos blocos lógicos com base nas características de distinção e reagrupá-las  por atributos comuns; Representar o jogo ...

26/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7934 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

12 IDENTIFICAÇÃO DE PEÇAS DE BLOCOS LÓGICOS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Procurar nas peças de manipulação, as propriedades destacadas nos blocos lógicos e incluí-los no grupo identificado. Identificar os triângulos pelos atributos essências;  Identificar os quadriláteros pelas propriedades essenciais.  

03/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20154 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

13 LEITURA DE TABELA DOS BLOCOS LÓGICOS

Educação Infantil | Matemática

Realizar as operações lógicas de dividir figuras geométricas por critérios de distinção e agrupar por critérios de semelhanças  para aprender a classificar.

04/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5950 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 BLOCOS LÓGICOS: etiquetar com nomes

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

 Etiquetar peças do bloco lógico. Fazer leituras do nome de formas geométricas em etiquetas; Colocar etiquetas em cada peça; Desenhar formas geométricas a partir da indicação de etiquetas. Completar tabela de acordo com a indicação na etiqueta.

26/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4843 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

15 Geometria: desenhando e escrevendo

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Estabelecer relação entre objetos presentes na sala de aula e as formas geométricas; representar e nomear estes objetos; vivenciar práticas de escrita.

20/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3744 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM

Educação Infantil | Matemática

Criar uma nomeclatura para compreender os sólidos geométricas Analisar embalagens e compreendê-las como sólidos geométricos; Identificar os sólidos que estão no seu entorno;

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26707 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

17 Figuras Geométricas, Noções, Conceitos e Formas: você é capaz de identificá-lo?

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

_ Identificar as formas geométricas; _ Classificar círculo, quadrado, retângulo e triangulo. _ Perceber e representar as formas dos objetos observados, principalmente à presença dessas formas geométricas nas construções arquitetônicas.

03/01/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 24867 acesso(s)

Andreza S. Ferreira

EM NAZIRA ANACHE

CAMPO GRANDE MS

Informação e Comunicação

18 CUBOS : A identificação desde a educação infantil.

Educação Infantil | Matemática

Definir um cubo pelas suas características; aplicar o conceito de cubo na construção de um esqueleto de um cubo; identificar um cubo.

19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13658 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

19 CILINDRO: brincando e aprendendo.

Educação Infantil | Matemática

Tansformar retângulo em cilindro; Reconhecer um cilindro pelas suas características; usar a imaginação para explorar o cilindro em construção.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7216 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

20 POLIEDROS: vivências de planificação

Educação Infantil | Matemática

Analisar o todo e as partes; Identificar o paralelepípedo pelas suas características; Procurar nos objetos as características dos paralelepípedos e dos cubos; Transforrmar sólidos geométricos em figuras planas; Transformar figuras planas em sólidos geométricos; Aprender a cort...

19/10/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 6725 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

21 AS FORMAS GEOMETRICAS: é brincando que se aprende.

Educação Infantil | Matemática

Aprender a destacar as diferentes propriedades das formas geométricas e compará-las para buscar as propriedades comuns.

04/09/2009 Três estrelas 5 comentário(s) 30932 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

22 Vamos jogar boliche das formas geométricas?

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

Associar as formas geométricas a objetos do dia-a-dia; Construir um jogo de boliche com formas geométricas; Adquirir noções matemáticas como direita-esquerda, cheio-vazio, largo-estreito e leve-pesado.

14/06/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13046 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL

23 Turma da Mônica e as formas geométricas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Identificar as formas geométricas encontradas no ambiente. Propiciar a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das formas.

21/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21802 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

24 A BOLA: UM SÓLIDO GEOMÉTRICO

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula: • Reconhecer a bola como sólido geométrico.

15/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15812 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

25 Geometria: criando com TANGRAN

Educação Infantil | Matemática

Desenvolver a habilidade de ouvir história; criar objetos a partir do TANGRAN; registrar através do desenho.

20/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 8021 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 17960 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.