23/04/2012
Desenvolver habilidades de leitura com os alunos é o objetivo desta coleção. Inicia-se o trabalho por meio de aulas que procuram despertar o gosto pela leitura e atitudes favoráveis ao desenvolvimento dessa prática. Assim, a primeira aula trabalha contos de fada, estabelecendo com esse gênero textual relações afetivas importantes para que os alunos aprendam que a leitura é um ato prazeroso. Em seguida, apresenta-se uma história de susto, também com o objetivo de que o aluno perceba a leitura literária como fruição. Diferentes gêneros textuais narrativos são o tema da aula 3, que permite a escuta de histórias variadas. Uma sistematização acerca das funções da leitura literária é apresentada na aula 4 e, nas duas aulas seguintes, trabalham-se rodas de leitura para que os alunos possam trocar informações sobre livros lidos, compartilhando, assim, suas experiências como leitor. A leitura de imagens por meio de livros que não têm textos e por meio de histórias em quadrinhos e tirinhas é o tema das três aulas seguintes, visando ao desenvolvimento da criatividade e do gosto por textos desse tipo. Estratégias para que os alunos aprendam a ler com autonomia e também para que ganhem fluência na leitura são o tema das aulas 10, 11 e 12, nas quais alunos em diferentes estágios de desenvolvimento da leitura são estimulados a lerem juntos para que se auxiliem mutuamente. Antecipar conteúdos de leitura, elaborar hipóteses sobre textos levando em consideração o seu suporte e confirmar as hipóteses elaboradas são as habilidades que se espera que as crianças desenvolvam por meio das aulas 13, 14, 15 e 16. Revistas infantis, suplementos de jornal, textos enciclopédicos e folhetos informativos são trabalhados nas cinco aulas seguintes. Espera-se, por meio dessas aulas, que o aluno aprenda outra função fundamental da leitura: a busca de informações. A articulação entre a função informativa da leitura e a função prazerosa é feita por meio das aulas 22 e 23, nas quais se mostram as funções da biblioteca, a organização desse espaço e os diferentes gêneros textuais ali presentes. Para finalizar a coleção, duas habilidades fundamentais para se formar um bom leitor são trabalhadas: a localização de informações explícitas em textos (aulas 24 e 25) e a localização de informações implícitas, por meio de inferências (aulas 26 e 27). Para complementar o trabalho, são apresentados três recursos complementares. O primeiro chama-se Leitura e Interpretação e trabalha a busca de informações explícitas em textos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21584 . O segundo é uma tirinha animada que, além de mostrar o gosto pela leitura, trabalha a inferência: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21292 Por fim, a história do livro é contada no recurso http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1332
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
leitura, leitura literária, textos informativos, inferências, localização de informações, textos jornalísticos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Conhecer e trabalhar com Conto de Fadas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Aspectos composicionais dos contos de fadas (como se iniciam, personagens, estrutura usual – início, meio e fim etc.) Reconto/ reescrita 16/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23647 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Livro de literatura infantil: O susto
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Escutar textos lidos, apreciando a leitura gravada. Interessar-se pela leitura de histórias. Desenvolver a imaginação e a criatividade. Familiarizar-se com a escrita de textos, mesmo de forma não convencional. 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11658 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
3 |
Despertando o gosto pela leitura
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização É fundamental que a educadora leia em voz alta os diferentes gêneros de textos. Através da leitura desses textos as crianças aprendem os usos e as funções da escrita, as características que distinguem os gêneros e as diferenças entre o oral e o escrito. E com isso se fa... 02/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 29630 acesso(s) |
Beatriz Rocha Gonçalves ESC EST ENS FUN ALM ALVARO ALBERTO MOTTA E SILVA PORTO ALEGRE RS Alfabetização |
4 |
Alfabetização e como fica a leitura?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los; Pesquisar sobre a importância da linguagem oral; Elaborar fichas de leitura p... 23/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12887 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
5 |
Leitura literária: lemos, gostamos e recomendamos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: . Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos. . Aprenda a escolher e a recomendar uma obra literária. 17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18408 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
RODA DE LEITURA: UMA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Desenvolver o hábito da leitura de textos literários; Narrar os textos lidos; Construir materiais escritos sobre os livros lidos. 19/11/2010 Quatro estrelas 15 comentário(s) 106758 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
Trabalhando o livro de imagens: História de amor
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Com esta aula, o aluno poderá aprender a: * desenvolver um tipo de imaginação e criatividade complexos e duradouros, diferentes daqueles advindos do cinema e da televisão, através da observação, interpretação, discussão e verbalização da sequência d... 15/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17845 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
8 |
LEITURA COMPARTILHADA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Utilizar as imagens para construir o sentido do texto. - Produzir texto de autoria ditando para professor ou colegas e, quando possível de próprio punho. - Apreciar a leitura das histórias em quadrinhos e conhecer algumas de suas convenções- (orientação dos quadrinhos, uso d... 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11717 acesso(s) |
Carla Fernandes Lott Primola ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
Tirinhas da turma da Mônica: leitura e interpretação da imagem como texto
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Reconhecer e compreender a imagem/ilustração como um texto; Reconhecer a diferença entre a escrita alfabética e outras representações gráficas; Desenvolver a habilidade de ler e interpretar as imagens das histórias em quadrinhos e relacioná-las ao texto escrito. 02/12/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 115550 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
LEITURA EM DUPLA DE UMA PARLENDA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula: - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita; - Trocar conhecimento com o colega de sua dupla; - Valorizar o trabalho em parceria; - Descobrir o que está escrito e onde; - Desenvolver estratégias... 15/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13431 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
11 |
LENDO COM QUEM AINDA NÃO SABE LER: LEITURA COLETIVA DE UMA MÚSICA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a possibilidade de: - Desenvolver a linguagem escrita; - Descobrir o que está escrito e onde; - Refletir sobre as características do sistema alfabético; - Valorizar o trabalho em parceria. 01/09/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 16162 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
12 |
Alfabetização: Leitura a partir de textos conhecidos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar os conhecimentos sobre a correspondência fonológica; Desenvolver o uso das estratégias de leitura (seleção , antecipação, inferência e verificação); Construir a compreensão da natureza e o funcionamento do sistema alfabético. Fazer inferências 18/11/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 44361 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
13 |
Lendo e escrevendo com quem ainda não sabe ler e escrever: leitura em dupla do texto "o jogo de futebol do menino maluquinho"
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização As crianças na faixa etária de seis anos de idade com esta aula terão a possibilitar de: - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita; - Trocar conhecimento com o colega de sua dupla; - Valorizar o trabalho em parceria; - Desenvolver o gosto de ler texto literário; - D... 15/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7540 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
14 |
A caixa mágica: antecipação de conteúdos de leitura
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolver disposições favoráveis para a leitura. Antecipar conteúdos e confirmar (ou não) as hipóteses. Adquirir conhecimento sobre autores e suas obras. 17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 33037 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
15 |
A exploração das capas de livros e revistas: elementos de “entrada” para a compreensão dos textos que veiculam.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam; Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos. 03/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 40425 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
16 |
Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita com a primeira página do jornal
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolver as habilidades de leitura e escrita, criar o hábito da leitura do jornal, estimular a autoria. 26/08/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 13519 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
17 |
TRABALHO DE LEITURA E ESCRITA, ATRAVÉS DE REVISTAS INFANTIS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização * Desenvolver no aluno a noção entre a realidade da sala de aula e a realidade fora dela. *Conhecer as partes de uma revista. *Desenvolver nos alunos a prática da leitura por inferência, principalmente nos alunos que ainda não lêem convencionalmente. *Desenvolver o... 16/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 10589 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
18 |
A leitura de folhetos informativos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos. Compreenda as características centrais do gênero textual ‘folheto informativo’. 17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 88290 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
19 |
Compreensão de textos e identificação de informações.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Planejar a fala, expor opiniões e interpretar o texto aos colegas e ao professor. Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipóteses sobre o texto lido. Identificar finalidade e função da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da... 09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20400 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
20 |
Descobrindo a leitura com o jornal!
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolvimento de competências ligadas à escrita e à leitura. Estas são aulas para serem trabalhadas tanto com o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental Inicial como com a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em processo de alfabetização. Identificar os usos e como fu... 10/09/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 7975 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
21 |
Textos de jornal: aprender a relacionar título, texto e imagem.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Trabalhar a observação das relações existentes entre título, texto e imagem de textos jornalísticos. 02/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19608 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
22 |
Leitura e exploração dos gêneros textuais da Biblioteca da escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Desenvolva atitudes e disposições favoráveis à leitura, por meio do uso orientado dos materiais da biblioteca da escola; Identifique finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do suporte e do gênero textual, e... 17/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27628 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
23 |
BIBLIOTECA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno irá exercitar habilidades de leitura, interpretação de texto e expressão de idéias. Além disso, será desafiado a usar diferentes estratégias de reconto. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2657 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
24 |
TRABALHANDO A LEITURA EM SALA DE AULA - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ler com autonomia atribuindo significado ao texto. Interpretar os textos identificando as informações principais. Descobrir nos textos informações através de estratégias de leitura. 02/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 35310 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
25 |
LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Compreendam as funções sociais do texto informativo. · Construam estratégias de leitura e compreensão de textos. 06/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 45630 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
26 |
Lendo tirinhas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Fazer inferências no gênero tirinhas. Ler e interpretar textos. Expor e argumentar suas idéias. Trabalhar em grupos. 06/11/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 51237 acesso(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
27 |
Lendo piadas na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ler e interpretar textos. Fazer inferências. Desenvolver a capacidade de apresentar textos orais para diferentes públicos. 05/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 88657 acesso(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Cinco estrelas 1 classificações - 16185 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/03/2013
Cinco estrelasO conteúdo é rico de informações, e através dele pude ter mais ideias de formas de trabalhar Literatura com minha turma. Obrigada!!!!