Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Modos de leitura

 

23/04/2012

Ficha Técnica
Descrição

Desenvolver habilidades de leitura com os alunos é o objetivo desta coleção. Inicia-se o trabalho por meio de aulas que procuram despertar o gosto pela leitura e atitudes favoráveis ao desenvolvimento dessa prática. Assim, a primeira aula trabalha contos de fada, estabelecendo com esse gênero textual relações afetivas importantes para que os alunos aprendam que a leitura é um ato prazeroso. Em seguida, apresenta-se uma história de susto, também com o objetivo de que o aluno perceba a leitura literária como fruição. Diferentes gêneros textuais narrativos são o tema da aula 3, que permite a escuta de histórias variadas. Uma sistematização acerca das funções da leitura literária é apresentada na aula 4 e, nas duas aulas seguintes, trabalham-se rodas de leitura para que os alunos possam trocar informações sobre livros lidos, compartilhando, assim, suas experiências como leitor. A leitura de imagens por meio de livros que não têm textos e por meio de histórias em quadrinhos e tirinhas é o tema das três aulas seguintes, visando ao desenvolvimento da criatividade e do gosto por textos desse tipo. Estratégias para que os alunos aprendam a ler com autonomia e também para que ganhem fluência na leitura são o tema das aulas 10, 11 e 12, nas quais alunos em diferentes estágios de desenvolvimento da leitura são estimulados a lerem juntos para que se auxiliem mutuamente. Antecipar conteúdos de leitura, elaborar hipóteses sobre textos levando em consideração o seu suporte e confirmar as hipóteses elaboradas são as habilidades que se espera que as crianças desenvolvam por meio das aulas 13, 14, 15 e 16. Revistas infantis, suplementos de jornal, textos enciclopédicos e folhetos informativos são trabalhados nas cinco aulas seguintes. Espera-se, por meio dessas aulas, que o aluno aprenda outra função fundamental da leitura: a busca de informações. A articulação entre a função informativa da leitura e a função prazerosa é feita por meio das aulas 22 e 23, nas quais se mostram as funções da biblioteca, a organização desse espaço e os diferentes gêneros textuais ali presentes. Para finalizar a coleção, duas habilidades fundamentais para se formar um bom leitor são trabalhadas: a localização de informações explícitas em textos (aulas 24 e 25) e a localização de informações implícitas, por meio de inferências (aulas 26 e 27). Para complementar o trabalho, são apresentados três recursos complementares. O primeiro chama-se Leitura e Interpretação e trabalha a busca de informações explícitas em textos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21584 . O segundo é uma tirinha animada que, além de mostrar o gosto pela leitura, trabalha a inferência: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21292 Por fim, a história do livro é contada no recurso http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1332

Autoria

Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

leitura, leitura literária, textos informativos, inferências, localização de informações, textos jornalísticos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Lista de aulas da coleção (27 aulas)
# Aula Autoria
1 Conhecer e trabalhar com Conto de Fadas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

 Aspectos composicionais dos contos de fadas (como se iniciam, personagens, estrutura usual – início, meio e fim etc.)  Reconto/ reescrita

16/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23647 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 Livro de literatura infantil: O susto

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Escutar textos lidos, apreciando a leitura gravada. Interessar-se pela leitura de histórias. Desenvolver a imaginação e a criatividade. Familiarizar-se com a escrita de textos, mesmo de forma não convencional.

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11658 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

3 Despertando o gosto pela leitura

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

       É fundamental que a educadora leia em voz alta os diferentes gêneros de textos. Através da leitura desses textos as crianças aprendem os usos e as funções da escrita, as características que distinguem os gêneros e as diferenças entre o oral e o escrito. E com isso se fa...

02/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 29630 acesso(s)

Beatriz Rocha Gonçalves

ESC EST ENS FUN ALM ALVARO ALBERTO MOTTA E SILVA

PORTO ALEGRE RS

Alfabetização

4 Alfabetização e como fica a leitura?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los;   Pesquisar sobre a importância da linguagem oral;  Elaborar fichas de leitura p...

23/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12887 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

5 Leitura literária: lemos, gostamos e recomendamos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: . Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos. . Aprenda a escolher e a recomendar uma obra literária.

17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18408 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 RODA DE LEITURA: UMA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   Desenvolver o hábito da leitura de textos literários; Narrar os textos lidos;   Construir materiais escritos sobre os livros lidos.

19/11/2010 Quatro estrelas 15 comentário(s) 106758 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 Trabalhando o livro de imagens: História de amor

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

             Com esta aula, o aluno poderá aprender a:                * desenvolver um tipo de imaginação e criatividade complexos e duradouros, diferentes daqueles advindos do cinema e da televisão, através da observação, interpretação, discussão e verbalização da sequência d...

15/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17845 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

8 LEITURA COMPARTILHADA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

- Utilizar as imagens para construir o sentido do texto. - Produzir texto de autoria ditando para professor ou colegas e, quando possível de próprio punho. - Apreciar a leitura das histórias em quadrinhos e conhecer algumas de suas convenções- (orientação dos quadrinhos, uso d...

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11717 acesso(s)

Carla Fernandes Lott Primola

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 Tirinhas da turma da Mônica: leitura e interpretação da imagem como texto

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Reconhecer e compreender a imagem/ilustração como um texto;  Reconhecer a diferença entre a escrita alfabética e outras representações gráficas; Desenvolver a habilidade de ler e interpretar as imagens das histórias em quadrinhos e relacioná-las ao texto escrito.  

02/12/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 115550 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 LEITURA EM DUPLA DE UMA PARLENDA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula:     - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita; - Trocar conhecimento com o colega de sua dupla; - Valorizar o trabalho em parceria; - Descobrir o que está escrito e onde; - Desenvolver estratégias...

15/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13431 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

11 LENDO COM QUEM AINDA NÃO SABE LER: LEITURA COLETIVA DE UMA MÚSICA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a possibilidade de: - Desenvolver a linguagem escrita; - Descobrir o que está escrito e onde; - Refletir sobre as características do sistema alfabético; - Valorizar o trabalho em parceria.

01/09/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 16162 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

12 Alfabetização: Leitura a partir de textos conhecidos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Ampliar os conhecimentos sobre a correspondência fonológica;   Desenvolver o uso das estratégias de leitura  (seleção ,  antecipação, inferência e verificação); Construir a compreensão da natureza e o funcionamento do sistema alfabético.   Fazer inferências

18/11/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 44361 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

13 Lendo e escrevendo com quem ainda não sabe ler e escrever: leitura em dupla do texto "o jogo de futebol do menino maluquinho"

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

As crianças na faixa etária de seis anos de idade com esta aula terão a possibilitar de: - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita; - Trocar conhecimento com o colega de sua dupla; - Valorizar o trabalho em parceria; - Desenvolver o gosto de ler texto literário; - D...

15/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7540 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

14 A caixa mágica: antecipação de conteúdos de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolver disposições favoráveis para  a leitura.   Antecipar conteúdos e confirmar (ou não) as hipóteses.   Adquirir conhecimento sobre autores e suas obras.

17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 33037 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

15 A exploração das capas de livros e revistas: elementos de “entrada” para a compreensão dos textos que veiculam.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam;  Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos.  

03/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 40425 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

16 Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita com a primeira página do jornal

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolver as habilidades de leitura e escrita, criar o hábito da leitura do jornal, estimular a autoria. 

26/08/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 13519 acesso(s)

katia Zanvettor Ferreira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

17 TRABALHO DE LEITURA E ESCRITA, ATRAVÉS DE REVISTAS INFANTIS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

* Desenvolver no aluno a noção  entre a  realidade da sala de aula e a realidade fora dela. *Conhecer as partes de uma revista.           *Desenvolver nos alunos a prática da leitura por inferência, principalmente nos alunos que ainda não lêem convencionalmente. *Desenvolver o...

16/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 10589 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

18 A leitura de folhetos informativos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos. Compreenda as características centrais do gênero textual ‘folheto informativo’.

17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 88290 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

19 Compreensão de textos e identificação de informações.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Planejar a fala, expor opiniões e interpretar o texto aos colegas e ao professor.   Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipóteses sobre o texto lido.   Identificar finalidade e função da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da...

09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20400 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

20 Descobrindo a leitura com o jornal!

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolvimento de competências ligadas à escrita e à leitura. Estas são aulas para serem trabalhadas tanto com o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental Inicial como com a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em processo de alfabetização. Identificar os usos e como fu...

10/09/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 7975 acesso(s)

katia Zanvettor Ferreira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

21 Textos de jornal: aprender a relacionar título, texto e imagem.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Trabalhar a observação das relações existentes entre título, texto e imagem de textos jornalísticos.  

02/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19608 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

22 Leitura e exploração dos gêneros textuais da Biblioteca da escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:  Desenvolva atitudes e disposições favoráveis à leitura, por meio do uso orientado dos materiais da biblioteca da escola; Identifique finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do suporte e do gênero textual, e...

17/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27628 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

23 BIBLIOTECA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno irá exercitar habilidades de leitura, interpretação de texto e expressão de idéias. Além disso, será desafiado a usar diferentes estratégias de reconto.

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2657 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

24 TRABALHANDO A LEITURA EM SALA DE AULA - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ler com autonomia  atribuindo significado ao texto. Interpretar os textos identificando as informações principais.          Descobrir nos textos informações através de estratégias de leitura.

02/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 35310 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

25 LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Compreendam as funções sociais do texto informativo. ·         Construam estratégias de leitura e compreensão de textos.

06/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 45630 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

26 Lendo tirinhas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Fazer inferências no gênero tirinhas. Ler e interpretar textos. Expor e argumentar suas idéias. Trabalhar em grupos.

06/11/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 51237 acesso(s)

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

27 Lendo piadas na sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ler e interpretar textos. Fazer inferências. Desenvolver a capacidade de apresentar textos orais para diferentes públicos.

05/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 88657 acesso(s)

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 16185 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Nadira Pereira, C. E. I. Favo de Mel , Rio de Janeiro - disse:
    sempredannad@gmail.com

    25/03/2013

    Cinco estrelas

    O conteúdo é rico de informações, e através dele pude ter mais ideias de formas de trabalhar Literatura com minha turma. Obrigada!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.