Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O debate sobre o tema da SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA nas aulas de educação física escolar.

 

24/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo proporcionar o debate e contextualizar o tema da saúde nas aulas de educação física escolar (efe). As aulas de 1 a 3 introduzem o tema da saúde abordando a importância da atividade física e a aquisição de hábitos saudáveis, para uma melhoria na qualidade de vida. A aula 4 apresenta o IMC (índice de massa corpórea) que é um indicador criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que serve para definir, de maneira simples, se um indivíduo está no seu peso ideal, com sobrepeso ou sofrendo de obesidade. A aula 5 aborda a frequência cardíaca e sua utilização para controle da prática de atividades físicas. As aulas de 6 a 8 abordam o tema do corpo, debatendo padrões de beleza, mídia e estética corporal. As aulas de 9 a 12 apresentam como funciona a máquina do coração e algumas doenças que podem ser controladas com atividades físicas regulares, por exemplo o diabetes. A alimentação saudável é abordada entre as aulas 13 e 15, enquanto o tema da qualidade de vida é contextualizado na aula 16. Na aula 17 o corpo é apresentado com seus diferentes significados no mundo ocidental. A ginástica e algumas de suas variações são apresentadas e debatidas nas aulas de 18 a 20. As aulas 21 e 22 tratam da importância da aquisição e da conscientização de uma boa postura para o adolescente, inclusive, para aperfeiçoar sua concentração nas atividades acadêmicas. A coleção é finalizada com a aula 23 com o debate sobre saúde, qualidade de vida e a prática de atividades físicas regulares. Sugestão de conteúdos multimídia do Portal do Professor: Vida legal [Esporte na escola] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18474 Hábitos saudáveis [Esporte na escola] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18454

Autoria

MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

saúde, atividade física, qualidade de vida, efe, alimentação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Lista de aulas da coleção (23 aulas)
# Aula Autoria
1 A importância da atividade física: vamos todos nos movimentar?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá compreender a importância da prática regular de atividades físicas e seus benefícios para a saúde, a partir de exemplos simples e cotidianos da própria escola e sua casa. Conhecerão e aprenderão como utilizar a escala de percepção subjetiva de esforço.

23/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 17808 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

2 Os primeiros cuidados para iniciar uma atividade física.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Identificar quais são os cuidados necessários para iniciar a prática de uma Atividade Física; Mensurar a frequência cardíaca.

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13362 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

3 Hábitos saudáveis

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum  

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 35511 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

4 IMC: descubra o seu

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Observar o que é e como funciona o cálculo do IMC. Conhecer e compreender como funciona a tabela de IMC.

29/04/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37911 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

5 Frequência Cardíaca: aprenda a medir a sua

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Observar como pode ser feita a medição da frequência cardíaca Aprender como calcular a frequência cardíaca ideal para cada idade Realizar atividades físicas com o objetivo de testar a frequência cardíaca

05/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 56547 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

6 O corpo ao longo da História: padrões de saúde, beleza e estética corporal

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Saúde

Discutir a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia. ·          Saber utilizar diferentes ...

18/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 46945 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

7 Meu corpo é perfeito?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Identificar o modelo de corpo divulgado pela mídia em geral; Discutir a concepção e as características de corpos perfeitos colocados pela sociedade; Repensar sobre como estamos percebendo nosso corpo nesse contexto; Avaliar se a globalização está interferindo em sua identidade...

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6943 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

8 MODA, MÍDIA E JUVENTUDE

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Compreender como a mídia tenta e muitas vezes consegue influenciar nossos desejos.

18/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 18403 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

9 Colesterol x Atividade Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

- Concientizar-se da importância da atividade física para saúde - Entender o que é e como funciona o colesterol em nosso organismo

24/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9053 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

10 Inimigos do coração

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Conhecer alguns dos vilões que trabalham contra o coração. Compreender o que significa infarto.

09/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 21469 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

11 O diabetes e suas implicações

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Ensino Médio | Química

Reconhecer os diferentes tipos de açúcares; Reconhecer os benefícios do uso do açúcar do capim na cura do diabetes; Conceituar o diabetes e identificar seus diferentes tipos;

16/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15671 acesso(s)

MARCO ANTONIO AMARAL

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

12 A máquina do corpo: ações e reações

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir...

04/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14897 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

13 Lanche saudável na Escola

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Analisar o lanche ofertado na cantina escolar. -  Identificar a importância de uma alimentação saudável. - Abordar a relação entre alimentação saudável e exercício físico.

11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30451 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

14 Comer, comer para poder crescer.

Educação Escolar Indígena | Ciências

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

  Refletir sobre o hábito alimentar;   Contribuir para uma mudança de hábito alimentar;   Conhecer a importância de uma alimentação saudável;

24/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16889 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

15 Você corre para comer ou come para correr?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Educação Física

Identificar seu índice de massa corporal; Identificar as bases calóricas dos alimentos consumidos diariamente; Identificar as atividades do cotidiano e quais são as necessidades calóricas para a realização destas atividades.

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11015 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

16 O que é importante saber sobre Qualidade de Vida?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Conceituar qualidade de vida; Identificar o sentido e significado do termo qualidade de vida no seu cotidiano; Conhecer os fatores que caracterizam a noção de Qualidade de Vida e a relação com a sua vida cotidiana.

23/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21391 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

17 Você tem um corpo ou você é um corpo?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano; Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente.

17/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 65704 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

18 A ginástica artística esportiva é saúde?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Construir coletivamente um conceito para saúde; analisar a ginástica artística em sua forma esportiva, dentro de um contexto da saúde; vivenciar alguns movimentos da ginástica artística.

17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6736 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

19 Ginástica laboral: promoção da saúde ou aumento da produtividade?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Reconhecer os motivos que fizeram da prática da ginástica laboral uma rotina em grandes empresas e indústrias; vivenciar a ginástica laboral; relacionar exercícios da ginástica laboral com algumas funções existentes em empresas e indústrias.

21/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4772 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

20 Ginástica ao ar livre: saúde ao alcance de todos?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Reconhecer os aspectos sociais que envolvem a ginástica ao ar livre; constatar de que maneira esse tipo de ginástica promoveria a saúde; vivenciar algumas formas de ginástica ao ar livre.

27/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6447 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

21 Alongando o corpo e melhorando a saúde?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Reconhecer a relação do alongamento com a saúde; compreender que a orientação de execução dos movimentos é importante; vivenciar diversos tipos de alongamento.

17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7817 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

22 Postura corporal, concentração e escola.

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Identificar quais posturas corporais são corretas e quais são prejudiciais à saúde; Identificar os fatores internos e externos que interferem na postura corporal; Conhecer posturas corporais mais adequadas e sua relação com a concentração na escola.

25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 40755 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

23 Saúde é o que interessa...

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Compreender que, independente da ideologia veiculada na mídia, para termos um corpo perfeito o importante é estarmos com saúde.

20/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9102 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 19315 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.