24/05/2012
Esta coleção tem como objetivo proporcionar o debate e contextualizar o tema da saúde nas aulas de educação física escolar (efe). As aulas de 1 a 3 introduzem o tema da saúde abordando a importância da atividade física e a aquisição de hábitos saudáveis, para uma melhoria na qualidade de vida. A aula 4 apresenta o IMC (índice de massa corpórea) que é um indicador criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que serve para definir, de maneira simples, se um indivíduo está no seu peso ideal, com sobrepeso ou sofrendo de obesidade. A aula 5 aborda a frequência cardíaca e sua utilização para controle da prática de atividades físicas. As aulas de 6 a 8 abordam o tema do corpo, debatendo padrões de beleza, mídia e estética corporal. As aulas de 9 a 12 apresentam como funciona a máquina do coração e algumas doenças que podem ser controladas com atividades físicas regulares, por exemplo o diabetes. A alimentação saudável é abordada entre as aulas 13 e 15, enquanto o tema da qualidade de vida é contextualizado na aula 16. Na aula 17 o corpo é apresentado com seus diferentes significados no mundo ocidental. A ginástica e algumas de suas variações são apresentadas e debatidas nas aulas de 18 a 20. As aulas 21 e 22 tratam da importância da aquisição e da conscientização de uma boa postura para o adolescente, inclusive, para aperfeiçoar sua concentração nas atividades acadêmicas. A coleção é finalizada com a aula 23 com o debate sobre saúde, qualidade de vida e a prática de atividades físicas regulares. Sugestão de conteúdos multimídia do Portal do Professor: Vida legal [Esporte na escola] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18474 Hábitos saudáveis [Esporte na escola] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18454
MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
saúde, atividade física, qualidade de vida, efe, alimentação
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
A importância da atividade física: vamos todos nos movimentar?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física O aluno poderá compreender a importância da prática regular de atividades físicas e seus benefícios para a saúde, a partir de exemplos simples e cotidianos da própria escola e sua casa. Conhecerão e aprenderão como utilizar a escala de percepção subjetiva de esforço. 23/11/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 17831 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
2 |
Os primeiros cuidados para iniciar uma atividade física.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar quais são os cuidados necessários para iniciar a prática de uma Atividade Física; Mensurar a frequência cardíaca. 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13387 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
3 |
Hábitos saudáveis
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhoria da saúde individual e coletiva Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 35551 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
4 |
IMC: descubra o seu
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Observar o que é e como funciona o cálculo do IMC. Conhecer e compreender como funciona a tabela de IMC. 29/04/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 37931 visita(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
5 |
Frequência Cardíaca: aprenda a medir a sua
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Observar como pode ser feita a medição da frequência cardíaca Aprender como calcular a frequência cardíaca ideal para cada idade Realizar atividades físicas com o objetivo de testar a frequência cardíaca 05/05/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 56624 visita(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
6 |
O corpo ao longo da História: padrões de saúde, beleza e estética corporal
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Saúde Discutir a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia. · Saber utilizar diferentes ... 18/11/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 47090 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
7 |
Meu corpo é perfeito?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar o modelo de corpo divulgado pela mídia em geral; Discutir a concepção e as características de corpos perfeitos colocados pela sociedade; Repensar sobre como estamos percebendo nosso corpo nesse contexto; Avaliar se a globalização está interferindo em sua identidade... 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6967 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
8 |
MODA, MÍDIA E JUVENTUDE
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Compreender como a mídia tenta e muitas vezes consegue influenciar nossos desejos. 18/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 18435 visita(s) |
Equipe Maura Barros |
9 |
Colesterol x Atividade Física
Ensino Fundamental Final | Educação Física - Concientizar-se da importância da atividade física para saúde - Entender o que é e como funciona o colesterol em nosso organismo 24/01/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9081 visita(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
10 |
Inimigos do coração
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Conhecer alguns dos vilões que trabalham contra o coração. Compreender o que significa infarto. 09/05/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 21499 visita(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
11 |
O diabetes e suas implicações
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Química Reconhecer os diferentes tipos de açúcares; Reconhecer os benefícios do uso do açúcar do capim na cura do diabetes; Conceituar o diabetes e identificar seus diferentes tipos; 16/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 15709 visita(s) |
MARCO ANTONIO AMARAL SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
12 |
A máquina do corpo: ações e reações
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir... 04/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 14953 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
13 |
Lanche saudável na Escola
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Analisar o lanche ofertado na cantina escolar. - Identificar a importância de uma alimentação saudável. - Abordar a relação entre alimentação saudável e exercício físico. 11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 30496 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
14 |
Comer, comer para poder crescer.
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Refletir sobre o hábito alimentar; Contribuir para uma mudança de hábito alimentar; Conhecer a importância de uma alimentação saudável; 24/07/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16915 visita(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
15 |
Você corre para comer ou come para correr?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Educação Física Identificar seu índice de massa corporal; Identificar as bases calóricas dos alimentos consumidos diariamente; Identificar as atividades do cotidiano e quais são as necessidades calóricas para a realização destas atividades. 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 11041 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
16 |
O que é importante saber sobre Qualidade de Vida?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Conceituar qualidade de vida; Identificar o sentido e significado do termo qualidade de vida no seu cotidiano; Conhecer os fatores que caracterizam a noção de Qualidade de Vida e a relação com a sua vida cotidiana. 23/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21430 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
17 |
Você tem um corpo ou você é um corpo?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano; Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente. 17/12/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 65804 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
18 |
A ginástica artística esportiva é saúde?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Construir coletivamente um conceito para saúde; analisar a ginástica artística em sua forma esportiva, dentro de um contexto da saúde; vivenciar alguns movimentos da ginástica artística. 17/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6754 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
19 |
Ginástica laboral: promoção da saúde ou aumento da produtividade?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Reconhecer os motivos que fizeram da prática da ginástica laboral uma rotina em grandes empresas e indústrias; vivenciar a ginástica laboral; relacionar exercícios da ginástica laboral com algumas funções existentes em empresas e indústrias. 21/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 4792 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
20 |
Ginástica ao ar livre: saúde ao alcance de todos?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Reconhecer os aspectos sociais que envolvem a ginástica ao ar livre; constatar de que maneira esse tipo de ginástica promoveria a saúde; vivenciar algumas formas de ginástica ao ar livre. 27/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6468 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
21 |
Alongando o corpo e melhorando a saúde?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Reconhecer a relação do alongamento com a saúde; compreender que a orientação de execução dos movimentos é importante; vivenciar diversos tipos de alongamento. 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7837 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
22 |
Postura corporal, concentração e escola.
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar quais posturas corporais são corretas e quais são prejudiciais à saúde; Identificar os fatores internos e externos que interferem na postura corporal; Conhecer posturas corporais mais adequadas e sua relação com a concentração na escola. 25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 40795 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
23 |
Saúde é o que interessa...
Ensino Fundamental Final | Educação Física Compreender que, independente da ideologia veiculada na mídia, para termos um corpo perfeito o importante é estarmos com saúde. 20/10/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 9139 visita(s) |
Equipe Maura Barros |
Sem estrelas 0 calificaciones - 19331 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!