Aula | Autoria | Acessos | Comentários | Status | Tipo | Excluir |
---|---|---|---|---|---|---|
Descobrindo o Brasil – Infância, brinquedos e brincadeiras no Nordeste: UCA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização 31/05/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 22624 | 2 |
![]() |
![]() |
|
Descobrindo o Brasil – Diferenças dialetais no Nordeste - UCA
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética 31/05/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 12435 | 2 |
![]() |
![]() |
|
Descobrindo o Brasil – origens da população no Nordeste do país: UCA
Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto 31/05/2012 Quatro estrelas 2 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 12498 | 2 |
![]() |
![]() |
|
Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A fauna na região Nordeste
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura 07/05/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 4817 | 0 |
![]() |
![]() |
|
Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Nordeste
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização 07/05/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 7090 | 2 |
![]() |
![]() |
|
Projeto de iniciação científica Discente: Descobrindo o Brasil – O turismo na região Nordeste - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo 07/05/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 11667 | 0 |
![]() |
![]() |
|
Descobrindo o Brasil - Manifestações culturais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical 05/04/2012 Quatro estrelas 2 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 7411 | 2 |
![]() |
![]() |
|
Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Nordeste: músicas e danças
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil 05/04/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 14502 | 2 |
![]() |
![]() |
|
Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Nordeste – a gastronomia
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas 25/03/2012 Cinco estrelas 1 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 20630 | 1 |
![]() |
![]() |
|
Como descobrir algumas das propriedades do ar, por meio da experimentação, sistematização e discussão? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos 16/12/2011 Cinco estrelas 3 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 10656 | 3 |
![]() |
![]() |
|
Como trabalhar a leitura e a escrita por meio da valorização da cultura popular resgatando músicas e poesias antigas? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização 16/12/2011 Quatro estrelas 22 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 61385 | 22 |
![]() |
![]() |
|
Como as histórias em quadrinhos podem contribuir para uma aprendizagem lúdica e significativa? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos 15/12/2011 Quatro estrelas 23 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 111252 | 23 |
![]() |
![]() |
|
Como utilizar a produção de texto na geografia, enquanto um recurso interdisciplinar? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens 15/12/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 8669 | 1 |
![]() |
![]() |
|
SE UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS, COMO UTILIZAR IMAGENS DE JORNAIS PARA PRODUZIR TEXTOS? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto 25/11/2011 Quatro estrelas 2 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 16724 | 2 |
![]() |
![]() |
|
COMO TRABALHAR COM AS CRIANÇAS AS NOVAS CONFIGURAÇÕES E CONCEITOS DE FAMÍLIA? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos 19/11/2011 Quatro estrelas 5 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 24057 | 5 |
![]() |
![]() |
|
COMO A UTILIZAÇÃO DO JORNAL FALADO CONTRIBUI COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NA CRITICIDADE DOS ALUNOS? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura 19/11/2011 Quatro estrelas 2 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 6549 | 2 |
![]() |
![]() |
|
COMO UTILIZAR A LEITURA E A ESCRITA DE CARTAS E E-MAILS COMO RECURSOS NA APRENDIZAGEM? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo 19/11/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 14476 | 0 |
![]() |
![]() |
|
COMO UTILIZAR A VIVÊNCIA COM JOGOS PARA AMPLIAR APRENDIZAGENS? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo 16/10/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 8472 | 0 |
![]() |
![]() |
|
COMO TRABALHAR COM PARLENDAS E TEXTOS INSTRUCIONAIS PARA O APRIMORAMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos 16/10/2011 Quatro estrelas 19 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 161079 | 19 |
![]() |
![]() |
|
COMO TRABALHAR COM AS PROPRIEDADES DO AR POR MEIO DE VIVENCIAS EM SALA DE AULA? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura 13/10/2011 Três estrelas 3 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 27045 | 3 |
![]() |
![]() |
|
COMO UTILIZAR A HISTÓRIA DA DONA BARATINHA PARA ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações 13/10/2011 Cinco estrelas 4 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 21639 | 4 |
![]() |
![]() |
|
COMO TRABALHAR COM O TEMA “ÍNDIOS” UTILIZANDO O TRABAHO DE CAMPO? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos 19/09/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 33010 | 1 |
![]() |
![]() |
|
COMO AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS PODEM CONTRIBUIR PARA INTRODUZIR O CONCEITO DE MORADIA? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida 19/09/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 10999 | 0 |
![]() |
![]() |
|
COMO TRABALHAR TEXTOS JORNALÍSTICOS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização 19/09/2011 Quatro estrelas 9 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 41480 | 9 |
![]() |
![]() |
|
COMO A LITERATURA INFANTIL PODE CONTRIBUIR PARA INSTIGAR A APRENDIZAGEM SOBRE ANIMAIS? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos 18/09/2011 Quatro estrelas 6 Comentário(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO | 6869 | 6 |
![]() |
![]() |