Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Aulas
Aulas do(a) Professor(a) .
Aula Autoria Acessos Comentários Status Tipo Excluir
Descobrindo o Brasil – Infância, brinquedos e brincadeiras no Nordeste: UCA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

31/05/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 22494 2 Aula pública Aula Individual
Descobrindo o Brasil – Diferenças dialetais no Nordeste - UCA

Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

31/05/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 12295 2 Aula pública Aula Individual
Descobrindo o Brasil – origens da população no Nordeste do país: UCA

Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos

Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto

31/05/2012 Quatro estrelas 2 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 12386 2 Aula pública Aula Individual
Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A fauna na região Nordeste

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

07/05/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 4747 0 Aula pública Aula Individual
Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Nordeste

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização

07/05/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 6924 2 Aula pública Aula Individual
Projeto de iniciação científica Discente: Descobrindo o Brasil – O turismo na região Nordeste - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo

07/05/2012 Sem estrelas 0 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 11549 0 Aula pública Aula Individual
Descobrindo o Brasil - Manifestações culturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical

05/04/2012 Quatro estrelas 2 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 7321 2 Aula pública Aula Individual
Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Nordeste: músicas e danças

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil

05/04/2012 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 14391 2 Aula pública Aula Individual
Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Nordeste – a gastronomia

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas

25/03/2012 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 20435 1 Aula pública Aula Individual
Como descobrir algumas das propriedades do ar, por meio da experimentação, sistematização e discussão? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

16/12/2011 Cinco estrelas 3 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 10539 3 Aula pública Aula Individual
Como trabalhar a leitura e a escrita por meio da valorização da cultura popular resgatando músicas e poesias antigas? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos

Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

16/12/2011 Quatro estrelas 22 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 61253 22 Aula pública Aula Individual
Como as histórias em quadrinhos podem contribuir para uma aprendizagem lúdica e significativa? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos

15/12/2011 Quatro estrelas 23 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 110964 23 Aula pública Aula Individual
Como utilizar a produção de texto na geografia, enquanto um recurso interdisciplinar? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens

15/12/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 8550 1 Aula pública Aula Individual
SE UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS, COMO UTILIZAR IMAGENS DE JORNAIS PARA PRODUZIR TEXTOS? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto

25/11/2011 Quatro estrelas 2 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 16574 2 Aula pública Aula Individual
COMO TRABALHAR COM AS CRIANÇAS AS NOVAS CONFIGURAÇÕES E CONCEITOS DE FAMÍLIA? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

19/11/2011 Quatro estrelas 5 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 23914 5 Aula pública Aula Individual
COMO A UTILIZAÇÃO DO JORNAL FALADO CONTRIBUI COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NA CRITICIDADE DOS ALUNOS? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

19/11/2011 Quatro estrelas 2 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 6443 2 Aula pública Aula Individual
COMO UTILIZAR A LEITURA E A ESCRITA DE CARTAS E E-MAILS COMO RECURSOS NA APRENDIZAGEM? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo

19/11/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 14379 0 Aula pública Aula Individual
COMO UTILIZAR A VIVÊNCIA COM JOGOS PARA AMPLIAR APRENDIZAGENS? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo

16/10/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 8372 0 Aula pública Aula Individual
COMO TRABALHAR COM PARLENDAS E TEXTOS INSTRUCIONAIS PARA O APRIMORAMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade

Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos

16/10/2011 Quatro estrelas 19 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 160844 19 Aula pública Aula Individual
COMO TRABALHAR COM AS PROPRIEDADES DO AR POR MEIO DE VIVENCIAS EM SALA DE AULA? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

13/10/2011 Três estrelas 3 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 26910 3 Aula pública Aula Individual
COMO UTILIZAR A HISTÓRIA DA DONA BARATINHA PARA ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações

13/10/2011 Cinco estrelas 4 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 21171 4 Aula pública Aula Individual
COMO TRABALHAR COM O TEMA “ÍNDIOS” UTILIZANDO O TRABAHO DE CAMPO? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

19/09/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 32951 1 Aula pública Aula Individual
COMO AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS PODEM CONTRIBUIR PARA INTRODUZIR O CONCEITO DE MORADIA? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo

Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida

19/09/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 10884 0 Aula pública Aula Individual
COMO TRABALHAR TEXTOS JORNALÍSTICOS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

19/09/2011 Quatro estrelas 9 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 41140 9 Aula pública Aula Individual
COMO A LITERATURA INFANTIL PODE CONTRIBUIR PARA INSTIGAR A APRENDIZAGEM SOBRE ANIMAIS? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos

Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos

18/09/2011 Quatro estrelas 6 Comentário(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO 6756 6 Aula pública Aula Individual
de 2
Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.