19/05/2011
Esta coleção propõe um trabalho sobre ética e respeito mútuo. Por isso, organizamos as aulas contemplando, inicialmente, um trabalho de conhecimento de si mesmo, pois sabemos da importância de se conhecer para depois conhecer e respeitar o outro – aulas de 1 a 5. Em seguida, organizamos aulas que possibilitam o enriquecimento das crianças no que se refere à percepção da diferença entre seus pares e da valorização e respeito a essas diferenças – aulas 6 a 12. Posteriormente, as aulas auxiliam o/a professor/a a abordar temáticas presentes no cotidiano da escola e que ainda carecem ser trabalhadas como a questão da violência, a construção coletiva de regras e o pensar filosófico – aulas de número 13 a 17. Dando sequência ao trabalho com o grupo, sugerimos que o/a professor/a aborde as temáticas presentes nas demais aulas perpassando por conteúdos referentes a ética na sociedade e explorando a questão da afetividade, solidariedade, amizade e justiça dentre outros valores que podem surgir no decorrer do trabalho – aulas 18 a 23. Encerramos a coleção com 2 aulas que abordam o respeito mútuo para o convívio em sociedade, destacando os cuidados com o meio em que vivemos, ressaltando a importância de ações educativas que visem despertar o sujeito para a responsabilidade com o lugar em que vive.
Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG
relacionamento interpessoal, respeito às diferenças
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
“Meu nome, Meu mundo”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização A construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes própri... 05/11/2008 Quatro estrelas 172 comentário(s) 150531 acesso(s) |
MARCOS SANTOS Universidade Federal do Pará BELEM PA Outros |
2 |
Eu: uma caixinha de surpresa. Explorando as características pessoais a partir da brincadeira.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Objetivos - auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas; - trabalhar as diferenças e semelhanças; - construir a identidade infantil; - explorar o esquema corporal. 26/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 46272 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Uma família parecida com a da gente: descobrindo os diferentes modelos de família da vida moderna
Educação Infantil | Natureza e sociedade - promover a compreensão dos diferentes modelos de organização familiar; - despertar o sentimento de pertencimento a partir da assimilação ao conteúdo da história; - desenvolver o sentimento de respeito quanto ao diferente; - estreitar laços afetivos com a família. 22/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19503 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Meu desejo é: expressando sentimentos e estimulando a fantasia
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade · Desenvolver a imaginação e a fantasia; · Desenvolver o pensamento simbólico; · Expressar sentimentos e desejos. 13/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12429 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Ocupando papéis: construindo sua identidade
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Ocupar diferentes papéis; • Buscar referências para a construção de sua identidade; • Desenvolver capacidades de cuidados com outrem; • Reconhecer letras na escrita de palavras; • Fazer tentativas de escrita; • Contar e representar numericamente. 30/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 7878 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Auto-estima e confiança, trabalhando elementos importantes entre as crianças
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade § Exercitar a confiança nas pessoas; § Melhorar o relacionamento entre as crianças; § Desenvolver a auto-confiança, § Desenvolver lateralidade. 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 34349 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Trabalhando o relacionamento interpessoal entre as crianças e explorando sentimentos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Compreender melhor os próprios sentimentos; Identificar sentimentos parecidos com os seus; Melhorar suas relações com os colegas; Expressar-se e verbalizar sentimentos; Ampliar suas possibilidades de relações; 01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 34723 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
“Pessoas são diferentes”: trabalhando a diferença em sala de aula
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Construir noções corporais; • Perceber-se como diferente do outro; • Respeitar as características de cada um; • Ampliar o conhecimento de letras do alfabeto; 23/06/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 183918 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
"Menina bonita do laço de fita: trabalhando as diferenças na educação infantil"
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Perceber-se e perceber o outro como diferente; Respeitar as diferenças; Desenvolver e potencializar a criatividade. 13/05/2010 Quatro estrelas 19 comentário(s) 311299 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
AUTO-IMAGEM POSITIVA: VER COM OS OLHOS DE DENTRO
Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar comportamentos inadequados à convivência em grupo; Descobrir que uma auto-imagem positiva favorece a convivência em grupo e auxilia a desenvolver o respeito às diferenças individuais; Perceber que as particularidades de cada indivíduo podem promover uma auto-imagem... 15/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14843 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
11 |
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTICA E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Ensino Fundamental Inicial | Ética Respeitar as diferenças individuais presentes na sala de aula; Identificar os possíveis sentimentos das pessoas discriminadas e as conseqüências para suas vidas; Analisar situações em que o próprio aluno ou os colegas agiram de forma discriminatória ou preconceituosa; Reconhec... 16/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9484 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
12 |
TESOURO DE SENTIMENTOS
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Exercitar a expressão de seus sentimentos; 2) Identificar e nomear sensações e emoções; 3) Perceber seus próprios sentimentos e os dos outros; 4) Respeitar os sentimentos dos colegas de sala e de outras pessoas de seu convívio. 24/09/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 21691 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
13 |
FILOSOFIA PARA CRIANÇA: uma aproximação para o pensar reflexivo
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa convivência, baseada na tolerância e respeito ao outro. Ler e interpretar imagens. Exercitar o diálogo como uma atividade cognitiva de se perguntar sobre as questões do cotidiano. Relata... 21/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16829 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
Filosofando com as crianças.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa convivência. 20/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12399 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
15 |
violência escolar: como evitar?
Ensino Fundamental Inicial | Ética Formas de evitar a violencia no ambiente escolar. 23/02/2011 Quatro estrelas 9 comentário(s) 59822 acesso(s) |
AVILA DE CASIO GONCALVES Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
16 |
REGRAS: PERMITIDO OU PROIBIDO?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Identificar a necessidade de regras para o convívio social. 2. Compreender que as regras servem para orientar nossas ações e possibilitar uma convivência respeitosa entre as pessoas. 3. Analisar e propor mudanças em relação a situações vividas no contexto escolar em que as ... 07/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4422 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
17 |
Direitos e Deveres - Parte 2
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolver habilidades lógicas e linguisticas; bem como conquistar sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento... 07/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 28694 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
18 |
AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar situações de aprendizagem já vividas em que a afetividade estava presente. b) Valorizar situações em que existe um bom vínculo do/a professor/a com seus/suas alunos/as. c) Argumentar com professores/as sobre questões relacionadas ao vínculo professor/a e aluno/a... 01/12/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 34913 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
19 |
O valor da amizade!
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Nesta aula o aluno poderá compreender o que significa a amizade, e qual a sua importância às pessoas. Além disso, estas aulas podem ser profícuas, ainda, para se trabalhar a escrita, a oralidade, a crítica e a sociabilidade dos alunos. 11/12/2009 Quatro estrelas 16 comentário(s) 279266 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
20 |
EDUCANDO SENTIMENTOS NA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar situações em que experimentam diferentes sentimentos, a saber: irritação, solidão, saudade, angústia, preocupação, vergonha, raiva, alegria, decepção, culpa, perdão, amor. b) Valorizar os relacionamentos de amizade e de cuidado com o outro. c) Nomear os próprios s... 15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 43330 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
21 |
SER SOLIDÁRIO: EIS A QUESTÃO
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Entender o significado da palavra solidariedade b) Exercitar situações em que o aluno se coloque no lugar do outro para agir de uma forma solidária. c) Perceber a importância da solidariedade nas relações sociais para uma formação humana pautada na ética e no respeito ao pr... 17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17975 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
22 |
SOLIDARIEDADE: UM VALOR QUE SE CONSTRÓI
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Compreender que a solidariedade não é um valor herdado, mas construído diariamente. b) Distinguir solidariedade de caridade. c) Aprender que cultivar a solidariedade na relação com colegas favorece a harmonia na sala de aula e na escola. d) Identificar colegas e pessoas que... 17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 118427 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
23 |
A JUSTIÇA NA SALA DE AULA
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Respeitar os direitos de cada aluno na sala de aula, promovendo a justiça nesse ambiente. 2) Cumprir os deveres destinados a cada aluno. 3) Discutir sobre a construção de regras e normas na escola e na sala de aula numa perspectiva ética, justa e responsável. 18/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27398 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
24 |
O LIXO QUE VIRA LUXO: APRENDENDO A RECICLAR
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer maneiras diferentes de coletar o lixo. 2) Conscientizar-se da importância da coleta seletiva do lixo para o reaproveitamento dos resíduos. 3) Conhecer o trabalho de indústrias de reciclagem de lixo. 4) Experimentar a prática de reciclagem na escola. 03/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 40082 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
25 |
O LIXO QUE PRODUZIMOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Desenvolver atitudes de preservação do ambiente natural e social através da reciclagem e do reaproveitamento de materiais orgânicos e inorgânicos; Realizar uma campanha sobre a coleta seletiva do lixo; Elaborar panfletos; Vivenciar situações de coleta de material reciclável. 22/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 81202 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 14198 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!