Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Respeito Mútuo

 

19/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção propõe um trabalho sobre ética e respeito mútuo. Por isso, organizamos as aulas contemplando, inicialmente, um trabalho de conhecimento de si mesmo, pois sabemos da importância de se conhecer para depois conhecer e respeitar o outro – aulas de 1 a 5. Em seguida, organizamos aulas que possibilitam o enriquecimento das crianças no que se refere à percepção da diferença entre seus pares e da valorização e respeito a essas diferenças – aulas 6 a 12. Posteriormente, as aulas auxiliam o/a professor/a a abordar temáticas presentes no cotidiano da escola e que ainda carecem ser trabalhadas como a questão da violência, a construção coletiva de regras e o pensar filosófico – aulas de número 13 a 17. Dando sequência ao trabalho com o grupo, sugerimos que o/a professor/a aborde as temáticas presentes nas demais aulas perpassando por conteúdos referentes a ética na sociedade e explorando a questão da afetividade, solidariedade, amizade e justiça dentre outros valores que podem surgir no decorrer do trabalho – aulas 18 a 23. Encerramos a coleção com 2 aulas que abordam o respeito mútuo para o convívio em sociedade, destacando os cuidados com o meio em que vivemos, ressaltando a importância de ações educativas que visem despertar o sujeito para a responsabilidade com o lugar em que vive.

Autoria

Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

relacionamento interpessoal, respeito às diferenças

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Lista de aulas da coleção (25 aulas)
# Aula Autoria
1 “Meu nome, Meu mundo”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

A construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes própri...

05/11/2008 Quatro estrelas 172 comentário(s) 63864 acesso(s)

MARCOS SANTOS

Universidade Federal do Pará

BELEM PA

Outros

2 Eu: uma caixinha de surpresa. Explorando as características pessoais a partir da brincadeira.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

  Objetivos - auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas; - trabalhar as diferenças e semelhanças; - construir a identidade infantil; - explorar o esquema corporal.

26/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9306 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Uma família parecida com a da gente: descobrindo os diferentes modelos de família da vida moderna

Educação Infantil | Natureza e sociedade

- promover a compreensão dos diferentes modelos de organização familiar; - despertar o sentimento de pertencimento a partir da assimilação ao conteúdo da história; - desenvolver o sentimento de respeito quanto ao diferente; - estreitar laços afetivos com a família.

22/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5366 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Meu desejo é: expressando sentimentos e estimulando a fantasia

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

·        Desenvolver a imaginação e a fantasia; ·        Desenvolver o pensamento simbólico; ·        Expressar sentimentos e desejos.

13/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5405 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Ocupando papéis: construindo sua identidade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Ocupar diferentes papéis; • Buscar referências para a construção de sua identidade; • Desenvolver capacidades de cuidados com outrem; • Reconhecer letras na escrita de palavras; • Fazer tentativas de escrita; • Contar e representar numericamente.

30/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 2851 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 Auto-estima e confiança, trabalhando elementos importantes entre as crianças

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§         Exercitar a confiança nas pessoas; §         Melhorar o relacionamento entre as crianças; §         Desenvolver a auto-confiança, §         Desenvolver lateralidade.

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5210 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Trabalhando o relacionamento interpessoal entre as crianças e explorando sentimentos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Compreender melhor os próprios sentimentos; Identificar sentimentos parecidos com os seus; Melhorar suas relações com os colegas; Expressar-se e verbalizar sentimentos; Ampliar suas possibilidades de relações;

01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7830 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 “Pessoas são diferentes”: trabalhando a diferença em sala de aula

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Construir noções corporais; • Perceber-se como diferente do outro; • Respeitar as características de cada um; • Ampliar o conhecimento de letras do alfabeto;

23/06/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 44926 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 "Menina bonita do laço de fita: trabalhando as diferenças na educação infantil"

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Perceber-se e perceber o outro como diferente; Respeitar as diferenças; Desenvolver e potencializar a criatividade.

13/05/2010 Quatro estrelas 15 comentário(s) 65784 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 AUTO-IMAGEM POSITIVA: VER COM OS OLHOS DE DENTRO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar comportamentos inadequados à convivência em grupo; Descobrir que uma auto-imagem positiva favorece a convivência em grupo e auxilia a desenvolver o respeito às diferenças individuais; Perceber que as particularidades de cada indivíduo podem promover uma auto-imagem...

15/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7553 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

11 A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTICA E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Respeitar as diferenças individuais presentes na sala de aula; Identificar os possíveis sentimentos das pessoas discriminadas e as conseqüências para suas vidas; Analisar situações em que o próprio aluno ou os colegas agiram de forma discriminatória ou preconceituosa; Reconhec...

16/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4454 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 TESOURO DE SENTIMENTOS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Exercitar a expressão de seus sentimentos; 2) Identificar e nomear sensações e emoções; 3) Perceber seus próprios sentimentos e os dos outros; 4) Respeitar os sentimentos dos colegas de sala e de outras pessoas de seu convívio.

24/09/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 10929 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

13 FILOSOFIA PARA CRIANÇA: uma aproximação para o pensar reflexivo

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa convivência, baseada na tolerância e respeito ao outro. Ler e interpretar imagens. Exercitar o diálogo como uma atividade cognitiva de se perguntar sobre as questões do cotidiano.  Relata...

21/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5627 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 Filosofando com as crianças.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa convivência.

20/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5183 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

15 violência escolar: como evitar?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Formas de evitar a violencia no ambiente escolar.

23/02/2011 Quatro estrelas 9 comentário(s) 23820 acesso(s)

AVILA DE CASIO GONCALVES

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

16 REGRAS: PERMITIDO OU PROIBIDO?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Identificar a necessidade de regras para o convívio social. 2. Compreender que as regras servem para orientar nossas ações e possibilitar uma convivência respeitosa entre as pessoas. 3. Analisar e propor mudanças em relação a situações vividas no contexto escolar em que as ...

07/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1847 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

17 Direitos e Deveres - Parte 2

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolver habilidades lógicas e linguisticas; bem como conquistar sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento...

07/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 17804 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

18 AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar situações de aprendizagem já vividas em que a afetividade estava presente. b) Valorizar situações em que existe um bom vínculo do/a professor/a com seus/suas alunos/as. c) Argumentar com professores/as sobre questões relacionadas ao vínculo professor/a e aluno/a...

01/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19394 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

19 O valor da amizade!

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Nesta aula o aluno poderá compreender o que significa a amizade, e qual a sua importância às pessoas. Além disso, estas aulas podem ser profícuas, ainda, para se trabalhar a escrita, a oralidade, a crítica e a sociabilidade dos alunos.

11/12/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 39372 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

20 EDUCANDO SENTIMENTOS NA ESCOLA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar situações em que experimentam diferentes sentimentos, a saber: irritação, solidão, saudade, angústia, preocupação, vergonha, raiva, alegria, decepção, culpa, perdão, amor. b) Valorizar os relacionamentos de amizade e de cuidado com o outro. c) Nomear os próprios s...

15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 4180 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

21 SER SOLIDÁRIO: EIS A QUESTÃO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Entender o significado da palavra solidariedade b) Exercitar situações em que o aluno se coloque no lugar do outro para agir de uma forma solidária. c) Perceber a importância da solidariedade nas relações sociais para uma formação humana pautada na ética e no respeito ao pr...

17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4305 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

22 SOLIDARIEDADE: UM VALOR QUE SE CONSTRÓI

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Compreender que a solidariedade não é um valor herdado, mas construído diariamente. b) Distinguir solidariedade de caridade. c) Aprender que cultivar a solidariedade na relação com colegas favorece a harmonia na sala de aula e na escola. d) Identificar colegas e pessoas que...

17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13470 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

23 A JUSTIÇA NA SALA DE AULA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Respeitar os direitos de cada aluno na sala de aula, promovendo a justiça nesse ambiente. 2) Cumprir os deveres destinados a cada aluno. 3) Discutir sobre a construção de regras e normas na escola e na sala de aula numa perspectiva ética, justa e responsável.

18/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6895 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

24 O LIXO QUE VIRA LUXO: APRENDENDO A RECICLAR

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Conhecer maneiras diferentes de coletar o lixo. 2) Conscientizar-se da importância da coleta seletiva do lixo para o reaproveitamento dos resíduos. 3) Conhecer o trabalho de indústrias de reciclagem de lixo. 4) Experimentar a prática de reciclagem na escola.

03/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15791 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

25 O LIXO QUE PRODUZIMOS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Desenvolver atitudes de preservação do ambiente natural e social através da reciclagem e do reaproveitamento de materiais orgânicos e inorgânicos; Realizar uma campanha sobre a coleta seletiva do lixo;  Elaborar panfletos; Vivenciar situações de coleta de material reciclável.  

22/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 32341 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3735 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.