05/04/2011
A coleção apresenta sugestões de aulas para trabalhar arte, mais especificamente música e arte visual. Nessas aulas a linguagem musical e visual é abordada em diferentes contextos. Em cada sugestão de aula o professor poderá trabalhar os conteúdos da música: ritmo, duração, intensidade, altura, timbre; as características dos instrumentos musicais e a apreciação de obras musicais. Outro aspecto que a coleção traz é a relação da música com outras linguagens, como o movimento e o cinema. A coleção também apresenta sugestões de aulas de como trabalhar esse mesmo conteúdo em outros seguimentos de ensino.
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
música, cinema, arte, aprendizagem musical
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Música - Jogos musicais com percussão (copos): percepção de ritmo – aula 2
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos. Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na associação. Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos. Executar, vocalmente, melodia em modo maior. 20/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21890 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
2 |
Os instrumentos musicais: uma diversidade de sons.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Explorar e conhecer as características externas dos instrumentos musicais. Perceber de que forma o som é produzido nos diferentes instrumentos. Classificar os instrumentos de acordo com o modo de produção sonora: sopro, corda, percussão, eletrônico etc. 17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49571 acesso(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
3 |
Foi na Loja do Mestre André que eu comprei...
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão: Familiariza-se com os instrumentos musicais de uma bandinha; Desenvolver a linguagem musical; Desenvolver a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos; 21/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 36951 acesso(s) |
Solange Kátia Epifânio Soares NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
CRIANÇAS COMO APRECIADORAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA:Conhecendo Chico Buarque
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Ampliar o repertório das crianças ouvindo e aprendendo a cantar canções de Chico Buarque. Apreciar e se apropriar das músicas do compositor Chico Buarque. Conhecer aspectos da vida do compositor Chico Buarque. 07/08/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 13113 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
Obras musicais de Bia Bedran
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Ouvir com atenção. Desenvolver a memória musical. Ampliar informações a respeito das obras ouvidas e de seu (sua) compositor (a). Respeitar as opiniões dos colegas. 30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28184 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
No ritmo da Bossa Nova
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Conhecer as origens na Bossa Nova; Conhecer os principais representantes do gênero; Produzir trabalhos artísticos a partir de canções da Bossa Nova. 07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27049 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
APRECIANDO A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: filmes que ensinam
Educação Infantil | Movimento Com esta aula as crianças de 5 anos poderão: - apreciar filmes sobre a temática - DANÇA; - elaborar movimentos a partir da música ouvida; - produzir e ilustrar os textos sobre o tema da aula. 30/09/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 15206 acesso(s) |
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Natureza e sociedade |
8 |
O pingüim no cinema
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Desenvolver o gosto pela linguagem cinematográfica; assistir com as crianças um filme sobre pingüins; discutir a mensagem e outros elementos do filme; representar de forma plástica o conteúdo do filme. 22/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4510 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
O DESENHO ANIMADO E O CINEMA
Educação Infantil | Arte Visual Conhecer a origem e evolução do desenho animado no cinema. Conhecer os profissionais que trabalham na produção de desenhos animados. Conhecer a evolução dos desenhos animados no cinema ( 3D). Colaborar com os colegas na organização da exposição. 16/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 34330 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
10 |
Corpos Sonoros
Educação Infantil | Movimento Descobrir os sons que seu corpo e os objetos/instrumentos musicais podem produzir. Perceber a necessidade de movimento dos corpos para produzirem sons. 17/11/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 25829 acesso(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
11 |
Música – Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição - aula 1
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Objetivos: Vivenciar a pulsação em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal. Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados. Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula. 04/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23579 acesso(s) |
Kátia Regina Figueiredo Romão COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
12 |
Brincadeiras com música
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Experienciar atividades rítmicas; Introcuzir atividades com música e movimento de forma lúdica; Estimular a imaginação e a criatividade; 07/12/2009 Quatro estrelas 31 comentário(s) 355456 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
Cara de palhaço, pinta de palhaço, tipo de palhaço!
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de circo (palhaçadas/ clown) os alunos poderão descobrir, criar e exercitar novas formas de linguagem, além da linguagem oral, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e dos próprios movimentos; poderão criar personagens para eles mesmos e brincar com outra ... 03/01/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 44157 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Criando e recriando músicas e gestos
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Experimentar brincadeiras envolvendo músicas e gestos Ampliar as possibilidades expressivas das crianças, experimentando outros movimentos, a partir da inclusão ou não de materiais na brincadeira conhecida. Respeitar as regras construídas para a brincadeira coletiva 07/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 42687 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
15 |
Jogos e brincadeiras africanas II
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras africanas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras africanas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar a prática desses jogos com seus países de ... 24/08/2010 Quatro estrelas 18 comentário(s) 196608 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
16 |
Brincando de capoeira como os escravos
Educação Infantil | Movimento Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ... 15/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14275 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
17 |
A Ginástica: vivências e registros
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento - Vivenciar formas ginásticas que impliquem possibilidades de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar; - Experimentar formas ginásticas que impliquem soluções aos problemas de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar; - Representar formas ginásticas vive... 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7150 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
18 |
Desvendando os elementos da música
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer elementos da linguagem musical. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum. 07/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 76339 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
19 |
Música popular brasileira
Ensino Fundamental Inicial | Artes Identificar a música como produto cultural e histórico. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum. 01/10/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 112982 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
20 |
Música - Trilha sonora – Projeto e Roteiro
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Desenvolver o projeto de trilha expondo as intenções pretendidas, linha de criação e os recursos necessários para a realização. Pesquisar exemplos de trilhas que consideram interessantes e analisar com a turma. Roteirizar a trilha e pesquisar as maneiras como serão produzidos ... 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 18089 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Sem estrelas 0 classificações - 31587 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!