Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Música e Cinema

 

05/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

A coleção apresenta sugestões de aulas para trabalhar arte, mais especificamente música e arte visual. Nessas aulas a linguagem musical e visual é abordada em diferentes contextos. Em cada sugestão de aula o professor poderá trabalhar os conteúdos da música: ritmo, duração, intensidade, altura, timbre; as características dos instrumentos musicais e a apreciação de obras musicais. Outro aspecto que a coleção traz é a relação da música com outras linguagens, como o movimento e o cinema. A coleção também apresenta sugestões de aulas de como trabalhar esse mesmo conteúdo em outros seguimentos de ensino.

Autoria

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

música, cinema, arte, aprendizagem musical

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Lista de aulas da coleção (20 aulas)
# Aula Autoria
1 Música - Jogos musicais com percussão (copos): percepção de ritmo – aula 2

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos. Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na associação. Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos. Executar, vocalmente, melodia em modo maior.

20/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21890 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

2 Os instrumentos musicais: uma diversidade de sons.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Explorar e conhecer as características externas dos instrumentos musicais. Perceber de que forma o som é produzido nos diferentes instrumentos. Classificar os instrumentos de acordo com o modo de produção sonora: sopro, corda, percussão, eletrônico etc.

17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49571 acesso(s)

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

3 Foi na Loja do Mestre André que eu comprei...

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão: Familiariza-se com os instrumentos musicais de uma bandinha; Desenvolver a linguagem musical; Desenvolver a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;

21/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 36951 acesso(s)

Solange Kátia Epifânio Soares

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 CRIANÇAS COMO APRECIADORAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA:Conhecendo Chico Buarque

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ampliar o repertório das crianças ouvindo e aprendendo a cantar canções de Chico Buarque. Apreciar e se apropriar das músicas do compositor Chico Buarque. Conhecer aspectos da vida do compositor Chico Buarque.

07/08/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 13113 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 Obras musicais de Bia Bedran

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Ouvir com atenção.  Desenvolver a memória musical. Ampliar informações a respeito das obras ouvidas e de seu (sua) compositor (a). Respeitar as opiniões dos colegas.

30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28184 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

6 No ritmo da Bossa Nova

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

 Conhecer as origens na Bossa Nova;  Conhecer os principais representantes do gênero;  Produzir trabalhos artísticos a partir de canções da Bossa Nova.

07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27049 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 APRECIANDO A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: filmes que ensinam

Educação Infantil | Movimento

  Com esta aula as crianças de 5 anos poderão: - apreciar filmes sobre a temática - DANÇA; - elaborar movimentos a partir da música ouvida; - produzir e ilustrar os textos sobre o tema da aula.

30/09/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 15206 acesso(s)

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Natureza e sociedade

8 O pingüim no cinema

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Desenvolver o gosto pela linguagem cinematográfica; assistir com as crianças um filme sobre pingüins; discutir a mensagem e outros elementos do filme; representar de forma plástica o conteúdo do filme.

22/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4510 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 O DESENHO ANIMADO E O CINEMA

Educação Infantil | Arte Visual

Conhecer a origem e evolução do desenho animado no cinema. Conhecer os profissionais que trabalham na produção de desenhos animados.  Conhecer a evolução dos desenhos animados no cinema ( 3D).  Colaborar com os colegas na organização da exposição.

16/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 34330 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

10 Corpos Sonoros

Educação Infantil | Movimento

Descobrir os sons que seu corpo e os objetos/instrumentos musicais podem produzir. Perceber a necessidade de movimento dos corpos para produzirem sons.

17/11/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 25829 acesso(s)

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

11 Música – Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição - aula 1

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Objetivos: Vivenciar a pulsação em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal. Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados. Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

04/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23579 acesso(s)

Kátia Regina Figueiredo Romão

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

12 Brincadeiras com música

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Experienciar atividades rítmicas; Introcuzir atividades com música e movimento de forma lúdica; Estimular a imaginação e a criatividade;

07/12/2009 Quatro estrelas 31 comentário(s) 355456 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 Cara de palhaço, pinta de palhaço, tipo de palhaço!

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de circo (palhaçadas/ clown) os alunos poderão descobrir, criar e exercitar novas formas de linguagem, além da linguagem oral, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e dos próprios movimentos; poderão criar personagens para eles mesmos e brincar com outra ...

03/01/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 44157 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Criando e recriando músicas e gestos

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Experimentar brincadeiras envolvendo músicas e gestos Ampliar as possibilidades expressivas das crianças, experimentando outros movimentos, a partir da inclusão ou não de materiais na brincadeira conhecida. Respeitar as regras construídas para a brincadeira coletiva

07/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 42687 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

15 Jogos e brincadeiras africanas II

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras africanas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras africanas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar a prática desses jogos com seus países de ...

24/08/2010 Quatro estrelas 18 comentário(s) 196608 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

16 Brincando de capoeira como os escravos

Educação Infantil | Movimento

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ...

15/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14275 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

17 A Ginástica: vivências e registros

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

- Vivenciar formas ginásticas que impliquem possibilidades de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar; - Experimentar formas ginásticas que impliquem soluções aos problemas de saltar, equilibrar, rolar, girar, trepar e balançar; - Representar formas ginásticas vive...

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7150 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

18 Desvendando os elementos da música

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer elementos da linguagem musical. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.

07/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 76339 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

19 Música popular brasileira

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Identificar a música como produto cultural e histórico. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.

01/10/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 112982 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

20 Música - Trilha sonora – Projeto e Roteiro

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Desenvolver o projeto de trilha expondo as intenções pretendidas, linha de criação e os recursos necessários para a realização. Pesquisar exemplos de trilhas que consideram interessantes e analisar com a turma. Roteirizar a trilha e pesquisar as maneiras como serão produzidos ...

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 18089 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 31587 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.