21/09/2011
Esta coleção de aulas permite às crianças construir conhecimentos acerca da origem e história do nosso sistema numérico. Com as aulas 1 e 2 podem perceber que a humanidade levou milhões de anos para chegar à construção do sistema de numeração que temos hoje. As aulas de número 3 a 10 apresentam a história da criação do sistema numérico e sua forma de representação em diferentes civilizações (egípcia, suméria, babilônica, hindu, árabe, romana), bem como a história da descoberta do zero e sua importância no nosso sistema numérico. A aula de número 12 trabalha os algarismos que usamos na nossa cultura; as de números 13, 14 e 15 apresentam propostas de atividades nas quais as crianças podem vivenciar formas de utilização do sistema numérico em suas vidas cotidianas, destacando algumas funções dos números. As aulas 16, 17 e 18 apresentam propostas de trabalho com sequências numéricas; as 19 e 20, com quantificação e, por fim, a última aula permite às crianças a construção de um relógio e a descoberta da utilização dos números na contagem do tempo.
Maria de Fátima Araújo - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
sistema numérico, história dos números, algarismos indo-arábicos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: contando e representando os objetos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Conhecer a história da origem do número, percebendo que a humanidade levou milhões de anos para construir o processo do sistema de numeração; 30/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5123 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
A História do Número
Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer a história do número nas civilizações antigas. Compreender o uso e a função do número nas civilizações antigas Perceber o sistema de numeração nas civilizações antigas. Construir uma linha do tempo. 18/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 52847 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Os egípcios e o sistema de numeração decimal
Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer o modo como os egípcios registravam o número. Identificar os símbolos do sistema numérico dos egípcios. Perceber a base 10 no sistema de numeração dos egípcios. Registrar os números dos egípcios. Conhecer o modo de vida dos egípcios. 27/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 41887 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
UCA - Os egípcios e o sistema de numeração decimal
Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Conhecer o modo como os egípcios registravam o número. Segundo Objetivo Identificar os símbolos do sistema numérico dos egípcios. Terceiro Objetivo Perceber a base 10 (dez) no sistema de numeração dos egípcios. ... 28/03/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15555 acesso(s) |
JAQUELINE MAISSIAT Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Informação e Comunicação |
5 |
O sistema de númeração dos sumérios
Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer a história dos sumérios em um determinado tempo histórico. Conhecer o sistema de numeração usado pelos sumérios. Representar através do desenho os símbolos usados pelos sumérios. Realizar somas usando o sistema númerico dos sumérios. 18/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 52562 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
O Sistema indo arábico
Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer a origem do sistema de representação indo arábico. Identificar os usos e funções do sistema indo arábico através da cultura e modo de vida dos árabes. Conhecer a representação e a transformação do sistema de numeração indo arábico. Perceber a base 10 como o modo de f... 25/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 104639 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
Números Babilônicos.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática O objetivo desta aula é propor ao aluno trabalhar em outro sistema de numeração. Envolve também uma relação histórica da Matemática, pois faz referência a outras culturas de números. 13/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11089 acesso(s) |
THAIS DE OLIVEIRA Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Matemática |
8 |
A descoberta do zero.
Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer a história da descoberta do zero. Identificar a função e uso do zero no sistema decimal. Usar o ábaco para efetuar contagens. Realizar agrupamentos de 10 em 10. Perceber a função do zero na escrita dos números Ler e interpretar textos e imagens. 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16552 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
O Zero- importante num sistema de numeração ou não?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática A importância do zero num sistema posicional como o nosso e a sua não necessidade num sistema não posicional como o dos egípcios. 05/10/2009 Uma estrela 1 comentário(s) 8129 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Indo por quê?Arábico por quê?Indo-arábico por quê?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ Conhecerá a origem do sistema de numeração indo-arábico. 20/11/2009 Uma estrela 1 comentário(s) 3348 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
Numeração Egípcia, Numeração Romana e a Numeração Indo-arábica
Ensino Fundamental Inicial | Matemática O aluno poderá identificar semelhanças e diferenças no registro de uma mesma quantidade nos diferentes sistemas de numeração e refletir sobre a lógica de cada um. 20/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 20914 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
ALGARISMOS
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento Entender que os algarismos são simbolos que servem para indicar os números em sistemas de numerais. Relacionar os algarismos com a posição dos números na representação numérica de uma coleção; Conhecer quantos simbolos têm em um determinado número cardinal. 03/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23291 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
13 |
OS NÚMEROS EM NOSSA VIDA
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Consideramos que esta aula poderá ser utilizada pelos/as professores/as do ensino fundamental inicial de 9 anos, com crianças das séries iniciais e também pelos/as professores/as da EJA. Ela possibilitará ao/à aluno/a construir conceitos matemáticos a partir de atividades sign... 29/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 54800 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
UTILIDADE DOS NÚMEROS
Educação Infantil | Matemática Discutir os usos e as funções dos números na sociedade atual; Identificar as diferentes funções dos números (ordenar, contar, medir e codificar). 08/02/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 53346 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
15 |
Números no cotidiano
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Reconhecer que os números estão presentes em situações do dia a dia. - Identificar números no espaço escolar e o que representam em cada contexto. - Levantar números nas embalagens de produtos e o que significam. 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 51322 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
16 |
BRINCAR COM OS NÚMEROS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento Aprender a fazer a sequência numérica; Identificar o número cardinal. 18/12/2009 Quatro estrelas 16 comentário(s) 347500 acesso(s) |
Maria José Campos Ferreira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
17 |
Aprendendo a sequência numérica por meio de atividades representacionais
Educação Infantil | Matemática Esta aula é uma maneira de desenvolver o conhecimento sobre sequência numérica, operação matemática da adição e as habilidades para resolução de problemas. Trabalhando os números por meio do Jogo Matemática na Educação Infantil, que exercita o conhecimento do aluno em relação ... 08/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17650 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
18 |
O NÚMERO COM A FUNÇÃO DE ORDENAR
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento Localizar uma pessoa pela ordem que ocupa na fila; Ordenar os dias da semana, começando pelo domingo; Ordenar objetos pelo tamanho. 14/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22438 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
19 |
Identificando numerais: trabalhando quantidades e reconhecendo números de forma concreta, lúdica e inclusiva
Educação Infantil | Matemática Reconhecer números no contexto diário; Relacionar numerais às quantidades correspondentes; Fazer contagem recitativa; Desenvolver o raciocínio lógico. 11/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 166885 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
20 |
SÉRIES ADITIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil | Matemática Desenvolver habilidades de a atenção e concentração, de tolerância, de interpretar mensagem, de raciocinar mediante séries aditivas; fazer leituras de números; identificar números; Fazer contagem e criar situações numéricas. 15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7447 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
21 |
Construindo um relógio: conhecendo os números e entendendo sua função
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Matemática Aprenderem a identificar os números até 12; Compreenderem a função do relógio; Auxiliarem na construção da rotina da sala; Construírem a noção de tempo. 19/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 37171 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 3714 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!