Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Qual a origem e história do nosso sistema numérico?

 

21/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção de aulas permite às crianças construir conhecimentos acerca da origem e história do nosso sistema numérico. Com as aulas 1 e 2 podem perceber que a humanidade levou milhões de anos para chegar à construção do sistema de numeração que temos hoje. As aulas de número 3 a 10 apresentam a história da criação do sistema numérico e sua forma de representação em diferentes civilizações (egípcia, suméria, babilônica, hindu, árabe, romana), bem como a história da descoberta do zero e sua importância no nosso sistema numérico. A aula de número 12 trabalha os algarismos que usamos na nossa cultura; as de números 13, 14 e 15 apresentam propostas de atividades nas quais as crianças podem vivenciar formas de utilização do sistema numérico em suas vidas cotidianas, destacando algumas funções dos números. As aulas 16, 17 e 18 apresentam propostas de trabalho com sequências numéricas; as 19 e 20, com quantificação e, por fim, a última aula permite às crianças a construção de um relógio e a descoberta da utilização dos números na contagem do tempo.

Autoria

Maria de Fátima Araújo - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

sistema numérico, história dos números, algarismos indo-arábicos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Lista de Aulas da Coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: contando e representando os objetos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:  Conhecer a história da origem do número, percebendo que a humanidade levou milhões de anos para construir o processo do sistema de numeração;

30/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1901 acessos

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 A História do Número

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Conhecer a história do número nas civilizações antigas. Compreender o uso e a função do número nas civilizações antigas Perceber o sistema de numeração nas civilizações antigas.  Construir uma linha do tempo.

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11808 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 Os egípcios e o sistema de numeração decimal

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Conhecer o modo como os egípcios registravam o número. Identificar os símbolos do sistema numérico dos egípcios. Perceber a base 10 no sistema de  numeração dos egípcios. Registrar os números dos egípcios. Conhecer o modo de vida dos egípcios.

27/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16468 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 UCA - Os egípcios e o sistema de numeração decimal

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Conhecer o modo como os egípcios registravam o número. Segundo Objetivo Identificar os símbolos do sistema numérico dos egípcios. Terceiro Objetivo Perceber a base 10 (dez) no sistema de  numeração dos egípcios. ...

28/03/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7070 acessos

JAQUELINE MAISSIAT

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Informação e Comunicação

5 O sistema de númeração dos sumérios

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Conhecer a história dos sumérios em um determinado tempo histórico.  Conhecer o sistema de numeração usado pelos sumérios.  Representar através do desenho os símbolos usados pelos sumérios.  Realizar somas usando o sistema númerico dos sumérios.

18/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14412 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 O Sistema indo arábico

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Conhecer a origem do sistema de representação  indo arábico. Identificar os usos e funções do sistema indo arábico através da cultura e modo de vida dos árabes. Conhecer a representação e a transformação do sistema de numeração indo arábico. Perceber a base 10 como o modo de f...

25/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 48276 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 Números Babilônicos.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

O objetivo desta aula é propor ao aluno trabalhar em outro sistema de numeração. Envolve também uma relação histórica da Matemática, pois faz referência a outras culturas de números.

13/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6376 acessos

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

8 A descoberta do zero.

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Conhecer a história da descoberta do zero.  Identificar a função e uso do zero no sistema decimal.  Usar o ábaco para efetuar contagens.  Realizar agrupamentos de 10 em 10.  Perceber a função do zero na escrita dos números  Ler e interpretar textos e imagens.

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5473 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 O Zero- importante num sistema de numeração ou não?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

A importância do zero num sistema posicional como o nosso e a sua não necessidade num sistema não posicional como o dos egípcios.

05/10/2009 Uma estrela 1 comentário(s) 3889 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Indo por quê?Arábico por quê?Indo-arábico por quê?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

◦ Conhecerá a origem do sistema de numeração indo-arábico.

20/11/2009 Uma estrela 1 comentário(s) 1523 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

11 Numeração Egípcia, Numeração Romana e a Numeração Indo-arábica

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

O aluno poderá identificar semelhanças e diferenças no registro de uma mesma quantidade nos diferentes sistemas de numeração e refletir sobre a lógica de cada um.

20/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 9516 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 ALGARISMOS

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

Entender que os algarismos são simbolos que servem para indicar  os números em sistemas de numerais. Relacionar os algarismos com a posição dos  números na representação numérica de uma coleção; Conhecer quantos simbolos têm em um determinado número cardinal.

03/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10407 acessos

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

13 OS NÚMEROS EM NOSSA VIDA

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Consideramos que esta aula poderá ser utilizada pelos/as professores/as do ensino fundamental inicial de 9 anos, com crianças das séries iniciais e também pelos/as professores/as da EJA. Ela possibilitará ao/à aluno/a construir conceitos matemáticos a partir de atividades sign...

29/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 9434 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 UTILIDADE DOS NÚMEROS

Educação Infantil | Matemática

Discutir os usos e as funções dos números  na sociedade atual; Identificar as diferentes funções dos números (ordenar, contar, medir e codificar).

08/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10219 acessos

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

15 Números no cotidiano

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 -  Reconhecer que os números estão presentes em situações do dia a dia.  - Identificar números no espaço escolar e o que representam em cada contexto.  - Levantar números nas embalagens de produtos e o que significam.

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6531 acessos

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

16 BRINCAR COM OS NÚMEROS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

Aprender a fazer a sequência numérica; Identificar o número cardinal.

18/12/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 36130 acessos

Maria José Campos Ferreira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

17 Aprendendo a sequência numérica por meio de atividades representacionais

Educação Infantil | Matemática

Esta aula é uma maneira de desenvolver o conhecimento sobre sequência numérica, operação matemática da adição e as habilidades para resolução de problemas. Trabalhando os números por meio do Jogo Matemática na Educação Infantil, que exercita o conhecimento do aluno em relação ...

08/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10772 acessos

Dina Mara Pinheiro Dantas

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

18 O NÚMERO COM A FUNÇÃO DE ORDENAR

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

Localizar uma pessoa pela ordem que ocupa na fila; Ordenar os dias da semana, começando pelo domingo; Ordenar objetos pelo tamanho.

14/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4426 acessos

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

19 Identificando numerais: trabalhando quantidades e reconhecendo números de forma concreta, lúdica e inclusiva

Educação Infantil | Matemática

Reconhecer números no contexto diário; Relacionar numerais às quantidades correspondentes; Fazer contagem recitativa; Desenvolver o raciocínio lógico.

11/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11641 acessos

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

20 SÉRIES ADITIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil | Matemática

Desenvolver habilidades de a atenção e concentração, de tolerância, de interpretar mensagem, de raciocinar mediante séries aditivas; fazer leituras de números; identificar números; Fazer contagem e criar situações numéricas.

15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3009 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

21 Construindo um relógio: conhecendo os números e entendendo sua função

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Matemática

 Aprenderem a identificar os números até 12;  Compreenderem a função do relógio;  Auxiliarem na construção da rotina da sala;  Construírem a noção de tempo.  

19/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11869 acessos

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 1351 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.