Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


As lutas: seus rituais e seus princípios filosóficos e culturais

 

18/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

A luta como fenômeno sócio-cultural presente na sociedade desde os mais remotos tempos é dotada de significados que estão presentes em seus rituais e princípios. Com base nesta diversidade apresentamos esta coleção que tem como objetivo apresentar aulas que possibilitem ao professor ampliar a discussão sobre questões relacionadas às culturas de vários povos e como estas culturas influenciaram e/ou influenciam a cultura nacional. A primeira aula apresenta mecanismos que possibilitam diagnosticar o que os alunos entendem por filosofia. Nas aulas 2 a 7 são tratados os aspectos sociais, culturais, históricos e conceituais relacionados com as lutas. Nas aulas de 8 a 22 o objetivo é mostrar como, a partir de raízes distintas, as lutas apresentam diferentes princípios filosóficos e culturais que podem ser estudados em conjunto, para um maior entendimento da diversidade cultural global.

Autoria

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palavras-chave

lutas, princípios filosóficos, cultura, história

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Lista de Aulas da Coleção (22 aulas)
# Aula Autoria
1 Introdução à Filosofia

Ensino Médio | Filosofia

Nesta atividade de introdução ao estudo da Filosofia os estudantes vão poder distinguir o pensamento filosófico do senso comum, estabelecendo relações com o seu cotidiano. Compreender o conceito de filosofia e sua importância na história da humanidade.

01/09/2008 Quatro estrelas 32 comentário(s) 75940 acessos

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

2 A luta enquanto fenômeno social.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conceituar o que é Luta; Identificar as formas como a luta se manifesta no contexto social; Identificar os aspectos históricos, sociais e culturais das lutas; Analisar as transformações históricas das lutas.

14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5115 acessos

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

3 Refletindo sobre luta, briga e violência

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Identificar as diferenças entre luta e briga; Construir coletivamente um conceito para lutas; Compreender os elementos que caracterizam as luta: as regras, as técnicas, o uso de equipamentos e espaços específicos para sua prática.

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4810 acessos

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Refletindo sobre a origem das lutas

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Refletir sobre quais as necessidades do homem na antiguidade que os levavam a lutar; Identificar as razões pelas quais as pessoas lutam na atualidade; Vivenciar, através de brincadeiras, situações de lutas na antiguidade.

18/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 1988 acessos

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

5 A cultura das lutas na Idade Média.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Pesquisar o contexto social, cultural, político e tecnológico existente na Idade Média; Identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores; Comparar as lutas praticadas na Idade Média com as lutas praticadas na atualidade.

14/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 6204 acessos

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

6 Lutas Indígenas

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre a história e as peculiaridades culturais de algumas etnias indígenas brasileiras. - Aprender sobre os sentidos e significados da lutas corporais de algumas etnias indígenas. - Aprender os movimentos básicos das lutas corporais indígenas de maneira lúdica.  

26/08/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 10716 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

7 Lutas e os movimentos gerais: golpes e torções

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer as técnicas de golpes e torções que estão presentes em diversas formas de lutas (movimentos gerais), mas com execuções diferentes. Aproximaremos do judô, jiu-jitsu e akidô nas atividades das aulas. Reconhecer os movimentos das lutas como culturalmente desenvolvidos pe...

11/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 8242 acessos

OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 A capoeira em debate: esporte, luta ou arte?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá compreender um pouco mais sobre os conceitos de esporte, luta e arte, e conseguirá formar um pensamento crítico a respeito desta manifestação cultural que é a capoeira. Além disso, estará desenvolvendo suas capacidades de argumentação e comunicação.

15/09/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 5153 acessos

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

9 Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira.

01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10376 acessos

Vanessa Maria Rodrigues Viacava

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

10 HABILIDADE 9 DO ENEM: Arte e cultura na vida do brasileiro.

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as contribuições do fenômeno capoeira na arte e cultura do brasileiro; Reconhecer interferências cotidianas e sociais da manifestação corporal capoeira, identificando pensadores e fatos históricos que contribuíram para a atual realidade sobre este fenômeno; Vivenci...

24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2750 acessos

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 A capoeira: manifestação afrodescendente

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Compreender dimensões histórico-sociais e culturais da capoeira. Discutir a pluralidade cultural na formação do Brasil. Discutir aspectos da afrodescendência no Brasil tais como a capoeira.

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4239 acessos

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

12 Capoeira: quem não luta, joga...quem não joga, dança! UCA

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Pesquisar sobre as principais manifestações da capoeira e sua inserção no Brasil; Contextualizar a Capoeira na cultura africana, enfocando seus elementos constitutivos; Debater aspectos ligados à cultura africana, para que os alunos elaborem cantigas para as rodas praticadas n...

03/07/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4089 acessos

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

13 Tae kwon do - arte e esporte

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Através de conversas e de experimentações dos movimentos do Taekwon-do, os alunos poderão, entre outras coisas: conhecer os princípios filosóficos adotados por essa luta como norteadores de suas práticas; refletir sobre as diferenças entre “o brigar” e “o lutar”; aprender os f...

03/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2361 acessos

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Brincadeiras com o Taekwon-do

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Através de conversas e de experimentações dos movimentos do Taekwon-do, os alunos poderão, entre outras coisas: conhecer os princípios filosóficos adotados por essa luta como norteadores de suas práticas; aprender sobre suas origens; refletir sobre as diferenças entre “o briga...

19/10/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 12127 acessos

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

15 O Judô Dentro da Escola

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender os princípios elementares das regras e o histórico da manifestação de lutas denominada Judô; Vivenciar jogos reconhecendo as principais ações exigidas na prática do Judô.

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1299 acessos

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

16 Aprendendo sobre o judô

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

§  Conhecer as principais características do judô; §  Conhecer os fundamentos básicos de técnicas do judô; §  Vivenciar jogos de luta baseados no judô; §  Vivenciar algumas técnicas corporais do judô.

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3471 acessos

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

17 Tai chi chuan

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula do conteúdo Lutas (artes marciais), propomos o trabalho com o Tai chi chuan, tendo os seguintes objetivos: conhecer a história e os princípios básicos do Tai chi chuan; ampliar o repertório do conteúdo lutas, problematizando essa modalidade; experimentar os moviment...

21/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 9501 acessos

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

18 Conhecendo novas lutas: o boxe chinês

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer a história do boxe chinês; compreender de que forma o boxe chinês se difundiu em nosso país; vivenciar o boxe chinês.

03/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2126 acessos

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

19 Conhecendo novas lutas: o bugei.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer a história do bugei; compreender de que forma o bugei se difundiu em nosso país; vivenciar o bugei.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1329 acessos

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

20 Conhecendo novas lutas: o hapkidô.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer a história do hapkidô; compreender de que forma o hapkidô se difundiu em nosso país; vivenciar o hapkidô.

13/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 1911 acessos

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

21 Conhecendo novas lutas: o kenpo.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer a história do kenpo; compreender de que forma o kenpo se difundiu em nosso país; vivenciar o kenpo.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2150 acessos

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

22 Conhecendo novas lutas: o sambô.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer a história do sambô; compreender de que forma o sambô se difundiu em nosso país; vivenciar o sambô.

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3169 acessos

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 9656 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.