18/11/2011
A luta como fenômeno sócio-cultural presente na sociedade desde os mais remotos tempos é dotada de significados que estão presentes em seus rituais e princípios. Com base nesta diversidade apresentamos esta coleção que tem como objetivo apresentar aulas que possibilitem ao professor ampliar a discussão sobre questões relacionadas às culturas de vários povos e como estas culturas influenciaram e/ou influenciam a cultura nacional. A primeira aula apresenta mecanismos que possibilitam diagnosticar o que os alunos entendem por filosofia. Nas aulas 2 a 7 são tratados os aspectos sociais, culturais, históricos e conceituais relacionados com as lutas. Nas aulas de 8 a 22 o objetivo é mostrar como, a partir de raízes distintas, as lutas apresentam diferentes princípios filosóficos e culturais que podem ser estudados em conjunto, para um maior entendimento da diversidade cultural global.
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
lutas, princípios filosóficos, cultura, história
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Introdução à Filosofia
Ensino Médio | Filosofia Nesta atividade de introdução ao estudo da Filosofia os estudantes vão poder distinguir o pensamento filosófico do senso comum, estabelecendo relações com o seu cotidiano. Compreender o conceito de filosofia e sua importância na história da humanidade. 01/09/2008 Quatro estrelas 35 comentario(s) 161923 visita(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
2 |
A luta enquanto fenômeno social.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conceituar o que é Luta; Identificar as formas como a luta se manifesta no contexto social; Identificar os aspectos históricos, sociais e culturais das lutas; Analisar as transformações históricas das lutas. 14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 15430 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
3 |
Refletindo sobre luta, briga e violência
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar as diferenças entre luta e briga; Construir coletivamente um conceito para lutas; Compreender os elementos que caracterizam as luta: as regras, as técnicas, o uso de equipamentos e espaços específicos para sua prática. 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 20504 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Refletindo sobre a origem das lutas
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Refletir sobre quais as necessidades do homem na antiguidade que os levavam a lutar; Identificar as razões pelas quais as pessoas lutam na atualidade; Vivenciar, através de brincadeiras, situações de lutas na antiguidade. 18/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 9676 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
A cultura das lutas na Idade Média.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Pesquisar o contexto social, cultural, político e tecnológico existente na Idade Média; Identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores; Comparar as lutas praticadas na Idade Média com as lutas praticadas na atualidade. 14/01/2011 Três estrelas 2 comentario(s) 23833 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
6 |
Lutas Indígenas
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a história e as peculiaridades culturais de algumas etnias indígenas brasileiras. - Aprender sobre os sentidos e significados da lutas corporais de algumas etnias indígenas. - Aprender os movimentos básicos das lutas corporais indígenas de maneira lúdica. 26/08/2010 Três estrelas 4 comentario(s) 92586 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
7 |
Lutas e os movimentos gerais: golpes e torções
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer as técnicas de golpes e torções que estão presentes em diversas formas de lutas (movimentos gerais), mas com execuções diferentes. Aproximaremos do judô, jiu-jitsu e akidô nas atividades das aulas. Reconhecer os movimentos das lutas como culturalmente desenvolvidos pe... 11/11/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 17052 visita(s) |
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
A capoeira em debate: esporte, luta ou arte?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá compreender um pouco mais sobre os conceitos de esporte, luta e arte, e conseguirá formar um pensamento crítico a respeito desta manifestação cultural que é a capoeira. Além disso, estará desenvolvendo suas capacidades de argumentação e comunicação. 15/09/2009 Cinco estrelas 6 comentario(s) 11686 visita(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
9 |
Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentario(s) 25128 visita(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
10 |
HABILIDADE 9 DO ENEM: Arte e cultura na vida do brasileiro.
Ensino Médio | Educação Física Identificar as contribuições do fenômeno capoeira na arte e cultura do brasileiro; Reconhecer interferências cotidianas e sociais da manifestação corporal capoeira, identificando pensadores e fatos históricos que contribuíram para a atual realidade sobre este fenômeno; Vivenci... 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8902 visita(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
A capoeira: manifestação afrodescendente
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Compreender dimensões histórico-sociais e culturais da capoeira. Discutir a pluralidade cultural na formação do Brasil. Discutir aspectos da afrodescendência no Brasil tais como a capoeira. 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9380 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
12 |
Capoeira: quem não luta, joga...quem não joga, dança! UCA
Ensino Fundamental Final | Educação Física Pesquisar sobre as principais manifestações da capoeira e sua inserção no Brasil; Contextualizar a Capoeira na cultura africana, enfocando seus elementos constitutivos; Debater aspectos ligados à cultura africana, para que os alunos elaborem cantigas para as rodas praticadas n... 03/07/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 13521 visita(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
13 |
Tae kwon do - arte e esporte
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Através de conversas e de experimentações dos movimentos do Taekwon-do, os alunos poderão, entre outras coisas: conhecer os princípios filosóficos adotados por essa luta como norteadores de suas práticas; refletir sobre as diferenças entre “o brigar” e “o lutar”; aprender os f... 03/01/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4758 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Brincadeiras com o Taekwon-do
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Através de conversas e de experimentações dos movimentos do Taekwon-do, os alunos poderão, entre outras coisas: conhecer os princípios filosóficos adotados por essa luta como norteadores de suas práticas; aprender sobre suas origens; refletir sobre as diferenças entre “o briga... 19/10/2009 Quatro estrelas 9 comentario(s) 40081 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
15 |
O Judô Dentro da Escola
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender os princípios elementares das regras e o histórico da manifestação de lutas denominada Judô; Vivenciar jogos reconhecendo as principais ações exigidas na prática do Judô. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5064 visita(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
16 |
Aprendendo sobre o judô
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física § Conhecer as principais características do judô; § Conhecer os fundamentos básicos de técnicas do judô; § Vivenciar jogos de luta baseados no judô; § Vivenciar algumas técnicas corporais do judô. 18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14501 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
17 |
Tai chi chuan
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula do conteúdo Lutas (artes marciais), propomos o trabalho com o Tai chi chuan, tendo os seguintes objetivos: conhecer a história e os princípios básicos do Tai chi chuan; ampliar o repertório do conteúdo lutas, problematizando essa modalidade; experimentar os moviment... 21/02/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 32320 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
18 |
Conhecendo novas lutas: o boxe chinês
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer a história do boxe chinês; compreender de que forma o boxe chinês se difundiu em nosso país; vivenciar o boxe chinês. 03/02/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6092 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
19 |
Conhecendo novas lutas: o bugei.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Conhecer a história do bugei; compreender de que forma o bugei se difundiu em nosso país; vivenciar o bugei. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4844 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
20 |
Conhecendo novas lutas: o hapkidô.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Conhecer a história do hapkidô; compreender de que forma o hapkidô se difundiu em nosso país; vivenciar o hapkidô. 13/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 5824 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
21 |
Conhecendo novas lutas: o kenpo.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Conhecer a história do kenpo; compreender de que forma o kenpo se difundiu em nosso país; vivenciar o kenpo. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6543 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
22 |
Conhecendo novas lutas: o sambô.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Conhecer a história do sambô; compreender de que forma o sambô se difundiu em nosso país; vivenciar o sambô. 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9269 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 calificaciones - 24808 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!