Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Produção autônoma de textos

 

24/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo auxiliar os alunos a produzirem textos coerentes e adequados ao gênero textual em que se inserem. Para iniciar a coleção, apresentam-se duas aulas que mostram os diferentes contextos e usos que se faz da escrita, para que o estudante compreenda e valorize a função social da mesma. Nas três aulas seguintes (aulas 3, 4 e 5) são trabalhados elementos que visam à construção da coerência e da sequência lógica do texto. A produção de textos descritivos é o tema das aulas 6, 7 e 8 que abordam essa temática ora focando na descrição de aspectos físicos, ora na descrição de aspectos subjetivos. A reescrita de uma história infantil conhecida (Chapeuzinho Vermelho) é explorada nas três aulas seguintes. Em seguida (aulas 12 a 17), são trabalhadas a reescrita e a produção autônoma de fábulas, lendas, parábolas e apólogos. Espera-se que, com esse trabalho, o aluno compreenda e seja capaz de produzir textos em gêneros narrativos diversos, garantindo os elementos básicos de cada um deles. Das aulas 18 a 22, são trabalhados diferentes gêneros textuais instrucionais. Bulas, receitas, instrução de experimentos, regras de jogo e instruções para construir brinquedos são apresentadas e criam-se situações em que seja necessário produzir textos adequados a esses gêneros textuais. A produção de textos argumentativos é o tema das três aulas seguintes. O trabalho com jornal, por sua vez, é realizado das aulas 26 a 29. Assim, os diferentes gêneros presentes nesse suporte (tais como notícias, reportagens, manchetes, legendas entre outros) são trabalhados pelas aulas apresentadas. Para finalizar a coleção, são apresentadas duas aulas que sistematizam as questões de revisão do texto que, embora presentes em diferentes aulas da coleção, exigem um trabalho mais específico para que o aluno seja capaz de produzir textos com mais segurança e autonomia. Para enriquecer o trabalho, sugere-se a utilização de três recursos educacionais: Viagem no tempo – Partes 1 e 2 (que apresentam diferentes versões da história da Chapeuzinho Vermelho) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9682 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16072 e Vamos escrever, que apresenta um software para estimular a escrita http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21490

Autoria

Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

alfabetização, produção de textos, gêneros textuais, revisão de textos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Lista de aulas da coleção (31 aulas)
# Aula Autoria
1 CONHECENDO ALGUMAS FUNÇÕES DA ESCRITA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Reconheçam alguns usos e funções da escrita no espaço urbano e valorizem a cultura escrita. ·         Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor...

28/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8755 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 Porque a leitura e a escrita? Onde ela esta presente em nossa vida?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ampliar conhecimentos sobre os usos sociais da escrita e sobre o papel da escola nessa aprendizagem.   Valorizar o uso da escrita no cotidiano, na sociedade.  

16/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7276 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Literatura Infantil e reescrita: uma história sobre gatos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler uma história infantil com desenvoltura e fluência. Reescrever a história infantil relatando as principais partes. Reconhecer e registrar a estruturação das frases (constituídas de palavras) e dos textos (constituídos de frases).

18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21030 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

4 Trabalhando a sequência lógica do texto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

identificar a sequência coerente de um texto; localizar os recursos linguísticos e outras marcas de paragrafação do texto, como o recuo do espaço na folha, o uso do travessão e da letra maiúscula; produzir texto informativo, com sequência lógica e coerente; realizar pesquisa e...

29/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 25566 acesso(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 Estudando a sequência de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Refletir sobre a sequência de textos; Utilizar elementos de coesão; ordenar excertos.

21/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8845 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

6 O uso do texto descritivo em atividades lúdicas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

   Conhecer e compreender o que caracteriza uma descrição (oral e escrita).  Compreender e relacionar informações implícitas e explícitas.   Planejar, elaborar e revisar a escrita seguindo critérios apropriados aos objetivos.  

16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 28392 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 Produção de texto - descrição

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer os elementos que constituem um texto descritivo literário ou não; perceber que nesse texto predominam verbos de estado, adjetivos e locuções adjetivas e que é um “retrato verbal" que caracteriza pessoas, ambientes, objetos e paisagens; usar figuras de linguagem: como ...

19/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 108281 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 PRODUÇÃO DE TEXTOS DESCRITIVOS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Construir a leitura e escrita.            Conhecer a cultura Grega.            Aprender a escrever um texto descritivo. Pesquisar personagens da mitologia grega.

31/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16831 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

9 As versões de Chapeuzinho Vermelho: Um trabalho de reescrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Reconhecer as características dos contos  infantis;  Produzir textos; Estabelecer relação entre as partes lidas das diversas versões do mesmo conto; Desenvolver a habilidade de revisar textos; Ler e ouvir uma história; Interpretar a história.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17248 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

10 REESCRITAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS - FORMANDO ESCRITORES

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Estimular a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado ao professor.          Produzir  textos orais com base na linguagem escrita de contos.           Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem. Observar algumas regras gramaticais e o...

02/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19826 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

11 Oficina de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; ·          Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo...

23/02/2011 Quatro estrelas 19 comentário(s) 146758 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

12 REESCRITAS DE LENDAS INDÍGENAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina;   Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas; Expandir a competência de produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero. ...

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28942 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

13 Reescrita – um trabalho de produção de textos.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Construir  a escrita, buscando aprimoramento através da prática.            Construir o repertório linguístico.           Escrever textos com propósitos definidos, pensando no gênero e no leitor. Reescrever textos partindo de uma história conhecida.

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 49459 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

14 O texto e os discursos éticos através do gênero fábula

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Espera-se que os alunos sejam capazes de: 1)Reconhecer a estrutura das fábulas, bem como os recursos utilizados para criar efeitos de sentido; 2)Reconhecer nos textos lidos, diferentes recursos discursivos, tais como inserção de vozes, uso de conectivos argumentativos, entre o...

29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9885 acesso(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

15 Trabalhando noções de produção e revisão de texto a partir das fábulas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender e explorar a estrutura do gênero fábulas com ênfase nos aspectos relativos à introdução e ao desenvolvimento da narrativa.

06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21705 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

16 Parábola

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais da parábola. Diferenciar parábola de fábulas. Identificar a finalidade do gênero textual parábola. Conhecer as práticas sociais de produção e de circulação de parábolas.

19/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 62087 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 Apólogo

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do apólogo. Identificar a finalidade do gênero textual apólogo. Conhecer as práticas sociais de produção e de circulação do apólogo. Trabalhar a revisão de textos produzidos pelos alunos.

10/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 43761 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

18 Produção de textos: Produção de uma BULA para um remédio diferente

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: - Aprenda algumas características do gênero textual ‘bula’ e a sua função social;    - Avance na aprendizagem da construção do texto obedecendo às convenções gráficas do sistema de escrita; -  Avance na aprendizagem da revisão ...

18/06/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 33847 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

19 Receitas culinárias: reconhecendo o gênero

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Reconhecer o gênero receitas culinárias, através de atividades relacionadas. Ler e interpretar uma história a respeito de receitas culinárias. Produzir uma receita culinária demonstrando dominar  as especificidades desse gênero.

24/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27105 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

20 Conhecer e trabalhar com gênero receita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer e  aprender a escrever receitas culinárias.  

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 48120 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

21 Como conhecer, compreender, construir e utilizar o texto instrucional como meio para falar e escrever melhor?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender a estrutura de um texto instrucional; Produzir texto instrucional; Confeccionar um brinquedo e/ou um jogo a partir de um texto de instrução; Expressar ideias, conceitos e juízos a respeito do que lê; Dialogar e respeitar diferentes pontos de vista; Produzir um text...

19/10/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11001 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

22 Como trabalhar com texto instrucional em Ciências? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar as características do gênero textual trabalhado; Realizar atividade experimental a partir das orientações do texto; Comprovar as hipóteses levantadas e registrá-las.

14/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8875 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

23 Produções de texto a partir de situações problemas do cotidiano.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender e elaborar situações problemas.   Ser capaz de discutir e argumentar as soluções apresentadas para o problema em discussão. Escrever textos que respondam às questões problemas.

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13525 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

24 Aprendendo a escrever textos de opinião

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções do gênero texto de opinião e a forma como ele se organiza;  ·Aprenda a produzir textos de opinião, planejando e revisando a escrita de acordo com os seus objetivos, seu destinatário, seu tema central e se...

29/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49600 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

25 Editorial

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do editorial. Identificar a finalidade do gênero textual editorial. Ler e interpretar editoriais. Produzir textos argumentativos dentro do gênero editorial. Produzir textos argumentativos orais.

17/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 36190 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

26 SE UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS, COMO UTILIZAR IMAGENS DE JORNAIS PARA PRODUZIR TEXTOS? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Realizar leituras de imagens; Criar um texto para o jornal a partir de uma imagem; Ampliar o vocabulário; Ler e apresentar o texto produzido para seus colegas; Selecionar textos jornalísticos, de seu interesse para montar o Jornal mural da sala; Perceber alguns danos ambientai...

26/11/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16797 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

27 O gênero notícia: leitura e produção

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

ler notícias da web; exercitar a oralidade em situação de interação na sala de aula; identificar os elementos estruturais de uma notícia; conhecer as características da manchete; produzir notícias a partir de fatos ocorridos na escola, no bairro ou na cidade; publicar as notíc...

14/10/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 297581 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

28 Reportagem

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais da reportagem. Identificar a finalidade do gênero textual reportagem. Ler e interpretar reportagens. Produzir reportagens no contexto escolar.

17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 187020 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

29 Jornal ambiental: meio ambiente e produção textual.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

·        Ampliar a habilidade de interpretação textual;  ·        Trabalhar a capacidade de leitura e produção de um texto jornalístico;  ·        Produzir textos em concordância com a proposta e gênero textual.  ·        Discutir questões ambientais.

23/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15085 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

30 Produção de finais diferentes para a história lida/ ouvida

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:   -  Aprenda a escrever histórias, respeitando seu tema central e desdobramentos. - Aprofunde o aprendizado das habilidades de planejar e revisar o texto de acordo com o tema  e o gênero, no caso a narrativa.

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9988 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

31 REVISÃO DE TEXTOS - UM TRABALHO ALÉM DA CORREÇÃO

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Estabelecer com os alunos a importância da revisão dos textos.            Compreender a importância  de algumas regras ortográficas e gramaticais dentro do sentido do texto.          Desenvolver a  importância de refletir sobre o sentido do texto quando se faz a revisão. Inves...

14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26680 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 17113 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Zilda Hoffmann, EEEM CECILIANO ABEL DE ALMEIDA , Espírito Santo - disse:
    zildah@hotmail.com

    25/10/2012

    Cinco estrelas

    Muito rico o material, nos auxilia até com os nossos próprios filhos. Incentivo de leitura e escrita.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.