24/05/2012
Esta coleção tem como objetivo auxiliar os alunos a produzirem textos coerentes e adequados ao gênero textual em que se inserem. Para iniciar a coleção, apresentam-se duas aulas que mostram os diferentes contextos e usos que se faz da escrita, para que o estudante compreenda e valorize a função social da mesma. Nas três aulas seguintes (aulas 3, 4 e 5) são trabalhados elementos que visam à construção da coerência e da sequência lógica do texto. A produção de textos descritivos é o tema das aulas 6, 7 e 8 que abordam essa temática ora focando na descrição de aspectos físicos, ora na descrição de aspectos subjetivos. A reescrita de uma história infantil conhecida (Chapeuzinho Vermelho) é explorada nas três aulas seguintes. Em seguida (aulas 12 a 17), são trabalhadas a reescrita e a produção autônoma de fábulas, lendas, parábolas e apólogos. Espera-se que, com esse trabalho, o aluno compreenda e seja capaz de produzir textos em gêneros narrativos diversos, garantindo os elementos básicos de cada um deles. Das aulas 18 a 22, são trabalhados diferentes gêneros textuais instrucionais. Bulas, receitas, instrução de experimentos, regras de jogo e instruções para construir brinquedos são apresentadas e criam-se situações em que seja necessário produzir textos adequados a esses gêneros textuais. A produção de textos argumentativos é o tema das três aulas seguintes. O trabalho com jornal, por sua vez, é realizado das aulas 26 a 29. Assim, os diferentes gêneros presentes nesse suporte (tais como notícias, reportagens, manchetes, legendas entre outros) são trabalhados pelas aulas apresentadas. Para finalizar a coleção, são apresentadas duas aulas que sistematizam as questões de revisão do texto que, embora presentes em diferentes aulas da coleção, exigem um trabalho mais específico para que o aluno seja capaz de produzir textos com mais segurança e autonomia. Para enriquecer o trabalho, sugere-se a utilização de três recursos educacionais: Viagem no tempo – Partes 1 e 2 (que apresentam diferentes versões da história da Chapeuzinho Vermelho) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9682 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16072 e Vamos escrever, que apresenta um software para estimular a escrita http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21490
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
alfabetização, produção de textos, gêneros textuais, revisão de textos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
CONHECENDO ALGUMAS FUNÇÕES DA ESCRITA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Reconheçam alguns usos e funções da escrita no espaço urbano e valorizem a cultura escrita. · Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor... 28/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8755 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Porque a leitura e a escrita? Onde ela esta presente em nossa vida?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar conhecimentos sobre os usos sociais da escrita e sobre o papel da escola nessa aprendizagem. Valorizar o uso da escrita no cotidiano, na sociedade. 16/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7276 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Literatura Infantil e reescrita: uma história sobre gatos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler uma história infantil com desenvoltura e fluência. Reescrever a história infantil relatando as principais partes. Reconhecer e registrar a estruturação das frases (constituídas de palavras) e dos textos (constituídos de frases). 18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21030 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
4 |
Trabalhando a sequência lógica do texto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa identificar a sequência coerente de um texto; localizar os recursos linguísticos e outras marcas de paragrafação do texto, como o recuo do espaço na folha, o uso do travessão e da letra maiúscula; produzir texto informativo, com sequência lógica e coerente; realizar pesquisa e... 29/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 25566 acesso(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
Estudando a sequência de textos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir sobre a sequência de textos; Utilizar elementos de coesão; ordenar excertos. 21/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8845 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
6 |
O uso do texto descritivo em atividades lúdicas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer e compreender o que caracteriza uma descrição (oral e escrita). Compreender e relacionar informações implícitas e explícitas. Planejar, elaborar e revisar a escrita seguindo critérios apropriados aos objetivos. 16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 28392 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
Produção de texto - descrição
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os elementos que constituem um texto descritivo literário ou não; perceber que nesse texto predominam verbos de estado, adjetivos e locuções adjetivas e que é um “retrato verbal" que caracteriza pessoas, ambientes, objetos e paisagens; usar figuras de linguagem: como ... 19/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 108281 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
PRODUÇÃO DE TEXTOS DESCRITIVOS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Construir a leitura e escrita. Conhecer a cultura Grega. Aprender a escrever um texto descritivo. Pesquisar personagens da mitologia grega. 31/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16831 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
9 |
As versões de Chapeuzinho Vermelho: Um trabalho de reescrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer as características dos contos infantis; Produzir textos; Estabelecer relação entre as partes lidas das diversas versões do mesmo conto; Desenvolver a habilidade de revisar textos; Ler e ouvir uma história; Interpretar a história. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17248 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
10 |
REESCRITAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS - FORMANDO ESCRITORES
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Estimular a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado ao professor. Produzir textos orais com base na linguagem escrita de contos. Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem. Observar algumas regras gramaticais e o... 02/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19826 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
11 |
Oficina de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; · Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo... 23/02/2011 Quatro estrelas 19 comentário(s) 146758 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
12 |
REESCRITAS DE LENDAS INDÍGENAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina; Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas; Expandir a competência de produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero. ... 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28942 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
13 |
Reescrita – um trabalho de produção de textos.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Construir a escrita, buscando aprimoramento através da prática. Construir o repertório linguístico. Escrever textos com propósitos definidos, pensando no gênero e no leitor. Reescrever textos partindo de uma história conhecida. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 49459 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
14 |
O texto e os discursos éticos através do gênero fábula
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Espera-se que os alunos sejam capazes de: 1)Reconhecer a estrutura das fábulas, bem como os recursos utilizados para criar efeitos de sentido; 2)Reconhecer nos textos lidos, diferentes recursos discursivos, tais como inserção de vozes, uso de conectivos argumentativos, entre o... 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9885 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
15 |
Trabalhando noções de produção e revisão de texto a partir das fábulas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender e explorar a estrutura do gênero fábulas com ênfase nos aspectos relativos à introdução e ao desenvolvimento da narrativa. 06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21705 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
16 |
Parábola
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais da parábola. Diferenciar parábola de fábulas. Identificar a finalidade do gênero textual parábola. Conhecer as práticas sociais de produção e de circulação de parábolas. 19/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 62087 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
Apólogo
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do apólogo. Identificar a finalidade do gênero textual apólogo. Conhecer as práticas sociais de produção e de circulação do apólogo. Trabalhar a revisão de textos produzidos pelos alunos. 10/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 43761 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
18 |
Produção de textos: Produção de uma BULA para um remédio diferente
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: - Aprenda algumas características do gênero textual ‘bula’ e a sua função social; - Avance na aprendizagem da construção do texto obedecendo às convenções gráficas do sistema de escrita; - Avance na aprendizagem da revisão ... 18/06/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 33847 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
19 |
Receitas culinárias: reconhecendo o gênero
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Reconhecer o gênero receitas culinárias, através de atividades relacionadas. Ler e interpretar uma história a respeito de receitas culinárias. Produzir uma receita culinária demonstrando dominar as especificidades desse gênero. 24/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27105 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
20 |
Conhecer e trabalhar com gênero receita
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer e aprender a escrever receitas culinárias. 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 48120 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
21 |
Como conhecer, compreender, construir e utilizar o texto instrucional como meio para falar e escrever melhor?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender a estrutura de um texto instrucional; Produzir texto instrucional; Confeccionar um brinquedo e/ou um jogo a partir de um texto de instrução; Expressar ideias, conceitos e juízos a respeito do que lê; Dialogar e respeitar diferentes pontos de vista; Produzir um text... 19/10/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11001 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
22 |
Como trabalhar com texto instrucional em Ciências? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as características do gênero textual trabalhado; Realizar atividade experimental a partir das orientações do texto; Comprovar as hipóteses levantadas e registrá-las. 14/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8875 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
23 |
Produções de texto a partir de situações problemas do cotidiano.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender e elaborar situações problemas. Ser capaz de discutir e argumentar as soluções apresentadas para o problema em discussão. Escrever textos que respondam às questões problemas. 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13525 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
24 |
Aprendendo a escrever textos de opinião
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções do gênero texto de opinião e a forma como ele se organiza; ·Aprenda a produzir textos de opinião, planejando e revisando a escrita de acordo com os seus objetivos, seu destinatário, seu tema central e se... 29/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49600 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
25 |
Editorial
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do editorial. Identificar a finalidade do gênero textual editorial. Ler e interpretar editoriais. Produzir textos argumentativos dentro do gênero editorial. Produzir textos argumentativos orais. 17/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 36190 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
26 |
SE UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS, COMO UTILIZAR IMAGENS DE JORNAIS PARA PRODUZIR TEXTOS? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Realizar leituras de imagens; Criar um texto para o jornal a partir de uma imagem; Ampliar o vocabulário; Ler e apresentar o texto produzido para seus colegas; Selecionar textos jornalísticos, de seu interesse para montar o Jornal mural da sala; Perceber alguns danos ambientai... 26/11/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16797 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
27 |
O gênero notícia: leitura e produção
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa ler notícias da web; exercitar a oralidade em situação de interação na sala de aula; identificar os elementos estruturais de uma notícia; conhecer as características da manchete; produzir notícias a partir de fatos ocorridos na escola, no bairro ou na cidade; publicar as notíc... 14/10/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 297581 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
28 |
Reportagem
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais da reportagem. Identificar a finalidade do gênero textual reportagem. Ler e interpretar reportagens. Produzir reportagens no contexto escolar. 17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 187020 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
29 |
Jornal ambiental: meio ambiente e produção textual.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização · Ampliar a habilidade de interpretação textual; · Trabalhar a capacidade de leitura e produção de um texto jornalístico; · Produzir textos em concordância com a proposta e gênero textual. · Discutir questões ambientais. 23/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15085 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
30 |
Produção de finais diferentes para a história lida/ ouvida
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: - Aprenda a escrever histórias, respeitando seu tema central e desdobramentos. - Aprofunde o aprendizado das habilidades de planejar e revisar o texto de acordo com o tema e o gênero, no caso a narrativa. 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9988 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
31 |
REVISÃO DE TEXTOS - UM TRABALHO ALÉM DA CORREÇÃO
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Estabelecer com os alunos a importância da revisão dos textos. Compreender a importância de algumas regras ortográficas e gramaticais dentro do sentido do texto. Desenvolver a importância de refletir sobre o sentido do texto quando se faz a revisão. Inves... 14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26680 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
Cinco estrelas 1 classificações - 17113 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2012
Cinco estrelasMuito rico o material, nos auxilia até com os nossos próprios filhos. Incentivo de leitura e escrita.