AULA | AUTORIA |
---|---|
ONDE EU ENCONTRO ESSA PALAVRA?
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ao final da aula o professor identificará: a) Se a compreensão sequencial das consoantes e vogais para encontrar vocábulos no dicionário está satisfatória para idade e maturidade do estudante. b) A performance interpretativa do(a) aluno(a) para a escolha do significado ideal d... 10/08/2016 Sem estrelas 0 comentário(s) 53787 acesso(s) |
SOLIMAR FERREIRA INSTITUTO DE ENSINO DOM BOSCO DO TOCANTINS LTDA PALMAS TO Línguas |
“Taca-le pau, Marco veio”. O sotaque, a cultura e o pertencimento ao lugar
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa - Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira. - Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira. - Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que ... 27/05/2015 Quatro estrelas 3 comentário(s) 50122 acesso(s) |
IZABEL CASTANHA GIL Faculdades Adamantinenses Integradas ADAMANTINA SP Geografia |
As diferentes estratégias de coesão referencial
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Aprender os diferentes tipos existentes de coesão referencial. Perceber as diferenças semânticas da utilização de uma ou outra forma de referenciação. 25/11/2014 Quatro estrelas 5 comentário(s) 103454 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Os modalizadores nos artigos de opinião
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Compreender o que são os modalizadores e como eles são utilizados em artigos de opinião. Aprender qual a função da utilização de modalizadores na construção textual. 25/11/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 52149 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O lugar-comum nos textos de opinião
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Compreender o que são lugares-comuns e como eles são utilizados em textos escritos. Perceber que efeito a utilização dos lugares-comuns traz aos textos. 25/11/2014 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9080 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
As conjunções nos artigos de opinião
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Perceber a importância das conjunções como elementos articuladores na constituição dos artigos de opinião. Aprender a reconhecer e se utilizar dos diversos tipos de conjunções. 25/11/2014 Quatro estrelas 4 comentário(s) 26703 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Eufemismo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Identificar e interpretar eufemismos. Produzir eufemismos. 24/11/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18458 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
CURIOSIDADES SOBRE AS LÍNGUAS DO BRASIL
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer informações sobre o tema. Refletir sobre as línguas do Brasil. Encontrar ideias principais em textos lidos. Pesquisar palavras com prefixos e sufixos latinos e gregos. 24/11/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12253 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Férias: como aproveitá-las ao máximo?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Ler, analisar e compreender textos escritos; (Re)conhecer o significado de férias; Produzir um texto escrito. 24/11/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5897 acesso(s) |
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Estrangeira |
LENDO TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - conhecer texto informativo sobre o assunto. - reconhecer as ideias principais do texto. - retirar informações sugeridas pelo professor. - pesquisar imagens dos animais extintos. - fazer cartazes com as imagens dos animais. 24/11/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 38157 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Fato versus opinião em Artigos de opinião
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | Língua Portuguesa • Compreender a diferença entre fato e opinião. • Perceber como os autores mesclam fatos e opinião em seus textos. • Atentar para o fato do alinhamento entre os fatos elencados e a opinião defendida pelo autor do texto. 24/11/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 39475 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
PRODUZINDO TEXTO DISSERTATIVO SOBRE "PUBLICIDADE INFANTIL"
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer informações novas sobre a publicidade infantil no Brasil. Apreender informações de um vídeo sobre o tema. Produzir um texto dissertativo sobre a publicidade infantil. 24/11/2014 Cinco estrelas 4 comentário(s) 14950 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
CONHECENDO PROVÉRBIOS POPULARES
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Informar-se por meio de textos variados, sobre os provérbios populares. Conhecer cem provérbios populares e compreendê-los. Criar situações que expliquem os provérbios. Escrever textos que explicam os provérbios. 21/11/2014 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23371 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Recado: um gênero também on-line
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Produzir um recado. Conhecer as características de um recado. Conhecer as funções das partes de uma situação discursiva que envolvem a comunicação eletrônica. 18/11/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22988 acesso(s) |
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
LENDO E ESCREVENDO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Informar-se sobre a diversidade cultural no Brasil. Divulgar, por meio de cartazes, informações variadas sobre a diversidade brasileira. Produzir texto de opinião sobre o preconceito com a diversidade. 17/11/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 19074 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Reconhecendo minicontos
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Definir minicontos. Identificar minicontos. Interpretar minicontos. Produzir minicontos. 22/10/2014 Quatro estrelas 5 comentário(s) 47301 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Poemas de forma fixa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Perceber que existem alguns tipos de poema que apresentam uma forma fixa. Aprender a nomear os poemas de acordo com sua estrutura. 21/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 15890 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O poema como um instrumento de crítica social
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Perceber como os poemas podem servir de instrumentos de crítica social. Compreender os diferentes tipos de crítica social que são feitos por meio de poemas. 20/10/2014 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26556 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
LENDO TEXTOS DE TEMAS DIFERENTES: POLÍTICA E SAÚDE
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa conhecer mais sobre os diferentes temas. extrair informações de textos. concordar ou discordar de opiniões. escrever um texto sobre um dos temas. 20/10/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4693 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Debatendo a eutanásia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Defender uma posição sobre a prática da eutanásia, por meio de argumentos fundamentados e consistentes. 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4696 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
"Rosa de Hiroshima", de Vinícius de Moraes
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Relacionar a imagem de um rosa à da bomba de Hiroshima. Refletir sobre o poema por meio de imagens. Contextualizar historicamente o evento que tornou base da obra de Vinícius de Moraes. Interpretar o poema "Rosa de Hiroshima". Representar o poema estudado por meio de imagens. 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 26457 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Poemas sob medida
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Aprender como escrever poemas obedecendo a uma determinada métrica. Perceber como a métrica pode influenciar na maneira como o poema é lido. 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 20591 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Leitura e produção de poemas visuais
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Conhecer poemas visuais. Perceber a forma de organização desses poemas; 20/10/2014 Cinco estrelas 2 comentário(s) 68023 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
A estreita relação entre Poema e Música
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Perceber a estreita relação entre poema e música. Compreender os recursos sonoros utilizados na produção de poemas. 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 9453 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Variação Linguística
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Identificar e classificar os tipos de variação linguística. Conhecer as diferenças nas variações linguísticas da língua portuguesa. Identificar o que se chama de preconceito linguístico. Produzir textos escritos e falados utilizando a variedade linguística das diferentes regiõ... 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 19846 acesso(s) |
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |