Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.






RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 1304 aulas para | (1.544 segundos)
AULA AUTORIA
ONDE EU ENCONTRO ESSA PALAVRA?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ao final da aula o professor identificará: a) Se a compreensão sequencial das consoantes e vogais para encontrar vocábulos no dicionário está satisfatória para idade e maturidade do estudante. b) A performance interpretativa do(a) aluno(a) para a escolha do significado ideal d...

10/08/2016 Sem estrelas 0 comentário(s) 53787 acesso(s)

SOLIMAR FERREIRA

INSTITUTO DE ENSINO DOM BOSCO DO TOCANTINS LTDA

PALMAS TO

Línguas

“Taca-le pau, Marco veio”. O sotaque, a cultura e o pertencimento ao lugar

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

- Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira. - Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira. - Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que ...

27/05/2015 Quatro estrelas 3 comentário(s) 50122 acesso(s)

IZABEL CASTANHA GIL

Faculdades Adamantinenses Integradas

ADAMANTINA SP

Geografia

As diferentes estratégias de coesão referencial

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Aprender os diferentes tipos existentes de coesão referencial. Perceber as diferenças semânticas da utilização de uma ou outra forma de referenciação.

25/11/2014 Quatro estrelas 5 comentário(s) 103454 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Os modalizadores nos artigos de opinião

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Compreender o que são os modalizadores e como eles são utilizados em artigos de opinião. Aprender qual a função da utilização de modalizadores na construção textual.

25/11/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 52149 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O lugar-comum nos textos de opinião

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Compreender o que são lugares-comuns e como eles são utilizados em textos escritos. Perceber que efeito a utilização dos lugares-comuns traz aos textos.

25/11/2014 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9080 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

As conjunções nos artigos de opinião

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Perceber a importância das conjunções como elementos articuladores na constituição dos artigos de opinião. Aprender a reconhecer e se utilizar dos diversos tipos de conjunções.

25/11/2014 Quatro estrelas 4 comentário(s) 26703 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Eufemismo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

  Identificar e interpretar eufemismos. Produzir eufemismos.

24/11/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18458 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

CURIOSIDADES SOBRE AS LÍNGUAS DO BRASIL

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer informações sobre o tema. Refletir sobre as línguas do Brasil. Encontrar ideias principais em textos lidos. Pesquisar palavras com prefixos e sufixos latinos e gregos.

24/11/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12253 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Férias: como aproveitá-las ao máximo?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ler, analisar e compreender textos escritos; (Re)conhecer o significado de férias; Produzir um texto escrito. 

24/11/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5897 acesso(s)

SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Estrangeira

LENDO TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- conhecer texto informativo sobre o assunto. - reconhecer as ideias principais do texto. - retirar informações sugeridas pelo professor. - pesquisar imagens dos animais extintos. - fazer cartazes com as imagens dos animais.

24/11/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 38157 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Fato versus opinião em Artigos de opinião

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | Língua Portuguesa

•    Compreender a diferença entre fato e opinião. •    Perceber como os autores mesclam fatos e opinião em seus textos. •    Atentar para o fato do alinhamento entre os fatos elencados e a opinião defendida pelo autor do texto.

24/11/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 39475 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

PRODUZINDO TEXTO DISSERTATIVO SOBRE "PUBLICIDADE INFANTIL"

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer informações novas sobre a publicidade infantil no Brasil. Apreender informações de um vídeo sobre o tema. Produzir um texto dissertativo sobre a publicidade infantil.

24/11/2014 Cinco estrelas 4 comentário(s) 14950 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

CONHECENDO PROVÉRBIOS POPULARES

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Informar-se por meio de textos variados, sobre os provérbios populares. Conhecer cem provérbios populares e compreendê-los. Criar situações que expliquem os provérbios. Escrever textos que explicam os provérbios.

21/11/2014 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23371 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Recado: um gênero também on-line

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Produzir um recado. Conhecer as características de um recado. Conhecer as funções das partes de uma situação discursiva que envolvem a comunicação eletrônica.

18/11/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22988 acesso(s)

ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

LENDO E ESCREVENDO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Informar-se  sobre a diversidade cultural no Brasil. Divulgar, por meio de cartazes, informações variadas sobre a diversidade brasileira. Produzir texto de opinião sobre o preconceito com a diversidade.

17/11/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 19074 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Reconhecendo minicontos

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

  Definir minicontos. Identificar minicontos. Interpretar minicontos. Produzir minicontos.

22/10/2014 Quatro estrelas 5 comentário(s) 47301 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Poemas de forma fixa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Perceber que existem alguns tipos de poema que apresentam uma forma fixa. Aprender a nomear os poemas de acordo com sua estrutura.

21/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 15890 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O poema como um instrumento de crítica social

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Perceber como os poemas podem servir de instrumentos de crítica social. Compreender os diferentes tipos de crítica social que são feitos por meio de poemas.

20/10/2014 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26556 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

LENDO TEXTOS DE TEMAS DIFERENTES: POLÍTICA E SAÚDE

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

conhecer mais sobre os diferentes temas. extrair informações de textos. concordar ou discordar de opiniões. escrever um texto sobre um dos temas.

20/10/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4693 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Debatendo a eutanásia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Defender uma posição sobre a prática da eutanásia, por meio de argumentos fundamentados e consistentes.

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4696 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

"Rosa de Hiroshima", de Vinícius de Moraes

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Relacionar a imagem de um rosa à da bomba de Hiroshima. Refletir sobre o poema por meio de imagens. Contextualizar historicamente o evento que tornou base da obra de Vinícius de Moraes. Interpretar o poema "Rosa de Hiroshima". Representar o poema estudado por meio de imagens.

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 26457 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Poemas sob medida

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Aprender como escrever poemas obedecendo a  uma determinada métrica. Perceber como a métrica pode influenciar na maneira como o poema é lido.

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 20591 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Leitura e produção de poemas visuais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Conhecer  poemas visuais. Perceber a forma de organização desses poemas;

20/10/2014 Cinco estrelas 2 comentário(s) 68023 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

A estreita relação entre Poema e Música

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Perceber a estreita relação entre poema e música. Compreender os recursos sonoros utilizados na produção de poemas.

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 9453 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Variação Linguística

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Identificar e classificar os tipos de variação linguística. Conhecer as diferenças nas variações linguísticas da língua portuguesa. Identificar o que se chama de preconceito linguístico. Produzir textos escritos e falados utilizando a variedade linguística das diferentes regiõ...

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 19846 acesso(s)

ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.