Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 21 aulas para Coes�o e (0.75 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
Coesão textual no interior dos períodos compostos

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

reconhecer a importância do uso dos conectivos como estabelecedores de coerência e coesão; estabelecer relações sintático-semânticas na construção do período composto; identificar as relações de significado estabelecidas pelos conectivos; produzir textos explorando os elemento...

24/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 39895 acesso(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

As orações coordenadas na construção do texto

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer os valores semânticos das orações coordenadas; reconhecer o valor estético das orações coordenadas na construção do texto; analisar o emprego de orações coordenadas, principalmente em noticiários televisivos.

10/05/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 134515 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

A expressão visual: lendo “História de Amor”, de Regina Coeli Rennó

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

analisar a obra “História de Amor”; interpretar as imagens da obra. produzir, de maneira coesa e coerente, texto semelhante à obra analisada.

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20013 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

A CRIAÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS: EXERCITANDO A ARTICULAÇÃO TEXTUAL

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Os alunos aprenderão com essa dinâmica as diferenças entre um texto escrito e um texto oral. Perceberão que os recursos de articulação de um texto escrito são diferentes na fala e que para se escrever um texto bem  articulado é preciso conhecer bem os elementos coesivos dispon...

26/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11723 acesso(s)

LUCILENE HOTZ BRONZATO

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Referenciação dêitica e mal-entendidos

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Os objetivos dessa aula são discutir o conceito de referenciação dêitica e analisar em que medida uma interpretação equivocada de expressões referenciais é responsável pela geração de mal-entendidos.

25/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 20000 acesso(s)

Marilene de Mattos Salles

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

ADOLESCÊNCIA: MOMENTO DE TRANSIÇÃO

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Os alunos aprenderão que a adolescência é um momento de transição importante a ponto de muitas culturas estabelecerem insólitos ritos de passagem. Eles terão a oportunidade de, a partir do tema proposto, redigirem um texto coletivo, bem articulado e fundamentado em suas própri...

02/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6362 acesso(s)

LUCILENE HOTZ BRONZATO

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

A preposição na construção do texto

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

conceituar preposição e  reconhecer o seu valor semântico; reconhecer o valor semântico-estilístico da preposição e de complementos verbais na construção do texto; observar e empregar aspectos discursivos relacionados ao valor semântico das preposições em situações concretas d...

10/05/2010 Quatro estrelas 16 comentário(s) 98843 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Utilizando o hipertexto como uma ferramenta na produção textual

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

# Desenvolver o gosto pela leitura # Produzir textos escritos # Diferenciar textos de hipertextos # Criar hipertextos # Buscar por si mesmo suas fontes de conhecimentos através da pesquisa e da observação

20/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9257 acesso(s)

GISLENE DE FREITAS OLIVEIRA

COLEGIO ESTADUAL RUI BARBOSA

INHUMAS GO

Literatura

A articulação entre as ideias no texto

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

exercitar a coerência e a coesão textual  nos níveis da frase, do parágrafo e do texto; conhecer e exercitar a conectividade como princípio de coerência e coesão textuais; conhecer e empregar conectivos – conjunções, locuções conjuntivas, preposições – na construção da coerênc...

19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 27452 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

UCA - Produzindo resumos

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

  Resumir  textos; entender a  finalidade de resumir textos; entender que sintetizar é ótimo hábito para  auxiliar no estudo de todas as disciplinas;    verificar se as ideias apresentadas no resumo estão claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas;  analisar se os conce...

05/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3533 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Ler e escrever com coerência: elaboração de frases

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; Reconhecer palavras e frases; Ler com ritmo, clareza e pontuação; Produzir frases com coerência e coesão; Refletir sobre a pontuação usada em diferentes frases.

11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18104 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Progressão textual: prática de leitura e de escrita

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Nesta sequência didática, o aluno poderá adquirir a noção de que um texto coeso e coerente apresenta, geralmente, uma progressão temática; saber reconhecer a função de cada parágrafo de um texto canônico, na ordem: introdução, desenvolvimento e conclusão; saber diferenciar tem...

29/10/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 33322 acesso(s)

Igor Caixeta Trindade Guimarães

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Qual a referência textual?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Estabelecer relações associativas e conceituais em busca da referência; aprender as noções de anáfora e catáfora; conhecer quais classes de palavras podem servir como formas referenciais e sua implicação semântica; identificar elementos de coesão referencial; calcular o sentid...

02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24297 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Elaboração de frases

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Produzir frases a partir de questões, tais como: Quem é? Como é? O que usa? O que gosta de fazer?; Exercitar a criatividade e a fluência verbal; Registrar frases a partir de instruções recebidas; Empregar as palavras de forma coesa para formação de frases; Desenvolver a sequen...

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 61493 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

A importância dos elos coesivos na produção e compreensão de textos

Educação Profissional | Informação e Comunicação

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer a importância do emprego correto dos recursos vocabulares de que a língua dispõe para estabelecer a coesão textual. Saber que a repetição de palavras pode ser evitada pelo uso de elementos coesivos. Perceber que elementos tais como: conjunções, locuções conjuntivas ...

30/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11860 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

A conjunção na construção do texto

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer e identificar as conjunções e seus respectivos valores semânticos; verificar a função semântico-estilistica da conjunção e do período composto na construção do texto; verificar que as relações estabelecidas pelas conjunções constituem um dos fatores  responsáveis  p...

14/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 91453 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Os pronomes e a coesão textual

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

□ Apropriar-se do conceito de pronome;  Reconhecer os pronomes em situações reais concretas; □ Verificar, por meio de questões propostas, o papel dos pronomes na construção dos sentidos do texto; □ Empregar adequadamente pronomes a fim de permitir a coesão textual; □ Identifi...

19/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 31678 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Reforma Ortográfica - Conhecer para Adaptar

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Demonstrar capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem; Conhecer a cultura e as tradições brasileiras e de países de língua portuguesa;        Interatuar com os colegas por meio de atividade oral e escrita; Utilizar a linguagem como instrumento para o exerc...

20/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4587 acesso(s)

Celma Raimundo Souza

EEEF - PROF AMELIA TOLEDO DO ROSARIO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES

Outros

Construindo a argumentação: falar, ler, viver e escrever da realidade para a ficção

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que o aluno torne-se capaz de: 1) identificar o gênero textual argumentativo; 2) apresentar e defender uma tese, assimilando competências básicas, tais como fundamentar, provar, justificar, explicar, demonstrar, convencer e persuadir, em defesa de um ponto...

18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 106871 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Assemblagens a partir de obras de Alexandre França

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Conhecer parte da produção poética de Alexandre França; Exercitar a leitura de imagem de obra do artista Alexandre França; Reconhecer objetos cotidianos que, ao serem visualizados provoquem a identificação com a casa de moradia;...

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8439 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

Artigo de opinião e suas características textuais

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

·         Ler artigos de opinião, identificando o posicionamento do autor e os argumentos apresentados. ·         Reconhecer e usar as fases ou etapas do discurso em um texto de opinião. ·         Distinguir fato de opinião em um texto. ·          Reconhecer e usar mecanismos ...

19/11/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 114313 acesso(s)

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.