AULA | AUTORIA |
---|---|
Coesão textual no interior dos períodos compostos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa reconhecer a importância do uso dos conectivos como estabelecedores de coerência e coesão; estabelecer relações sintático-semânticas na construção do período composto; identificar as relações de significado estabelecidas pelos conectivos; produzir textos explorando os elemento... 24/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 39895 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
As orações coordenadas na construção do texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa reconhecer os valores semânticos das orações coordenadas; reconhecer o valor estético das orações coordenadas na construção do texto; analisar o emprego de orações coordenadas, principalmente em noticiários televisivos. 10/05/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 134515 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
A expressão visual: lendo “História de Amor”, de Regina Coeli Rennó
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa analisar a obra “História de Amor”; interpretar as imagens da obra. produzir, de maneira coesa e coerente, texto semelhante à obra analisada. 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20013 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
A CRIAÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS: EXERCITANDO A ARTICULAÇÃO TEXTUAL
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os alunos aprenderão com essa dinâmica as diferenças entre um texto escrito e um texto oral. Perceberão que os recursos de articulação de um texto escrito são diferentes na fala e que para se escrever um texto bem articulado é preciso conhecer bem os elementos coesivos dispon... 26/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11723 acesso(s) |
LUCILENE HOTZ BRONZATO Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Referenciação dêitica e mal-entendidos
Ensino Médio | Língua Portuguesa Os objetivos dessa aula são discutir o conceito de referenciação dêitica e analisar em que medida uma interpretação equivocada de expressões referenciais é responsável pela geração de mal-entendidos. 25/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 20000 acesso(s) |
Marilene de Mattos Salles Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
ADOLESCÊNCIA: MOMENTO DE TRANSIÇÃO
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os alunos aprenderão que a adolescência é um momento de transição importante a ponto de muitas culturas estabelecerem insólitos ritos de passagem. Eles terão a oportunidade de, a partir do tema proposto, redigirem um texto coletivo, bem articulado e fundamentado em suas própri... 02/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6362 acesso(s) |
LUCILENE HOTZ BRONZATO Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
A preposição na construção do texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa conceituar preposição e reconhecer o seu valor semântico; reconhecer o valor semântico-estilístico da preposição e de complementos verbais na construção do texto; observar e empregar aspectos discursivos relacionados ao valor semântico das preposições em situações concretas d... 10/05/2010 Quatro estrelas 16 comentário(s) 98843 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Utilizando o hipertexto como uma ferramenta na produção textual
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa # Desenvolver o gosto pela leitura # Produzir textos escritos # Diferenciar textos de hipertextos # Criar hipertextos # Buscar por si mesmo suas fontes de conhecimentos através da pesquisa e da observação 20/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9257 acesso(s) |
GISLENE DE FREITAS OLIVEIRA COLEGIO ESTADUAL RUI BARBOSA INHUMAS GO Literatura |
A articulação entre as ideias no texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa exercitar a coerência e a coesão textual nos níveis da frase, do parágrafo e do texto; conhecer e exercitar a conectividade como princípio de coerência e coesão textuais; conhecer e empregar conectivos – conjunções, locuções conjuntivas, preposições – na construção da coerênc... 19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 27452 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
UCA - Produzindo resumos
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Resumir textos; entender a finalidade de resumir textos; entender que sintetizar é ótimo hábito para auxiliar no estudo de todas as disciplinas; verificar se as ideias apresentadas no resumo estão claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas; analisar se os conce... 05/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3533 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Ler e escrever com coerência: elaboração de frases
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; Reconhecer palavras e frases; Ler com ritmo, clareza e pontuação; Produzir frases com coerência e coesão; Refletir sobre a pontuação usada em diferentes frases. 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18104 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Progressão textual: prática de leitura e de escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Nesta sequência didática, o aluno poderá adquirir a noção de que um texto coeso e coerente apresenta, geralmente, uma progressão temática; saber reconhecer a função de cada parágrafo de um texto canônico, na ordem: introdução, desenvolvimento e conclusão; saber diferenciar tem... 29/10/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 33322 acesso(s) |
Igor Caixeta Trindade Guimarães ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Qual a referência textual?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Estabelecer relações associativas e conceituais em busca da referência; aprender as noções de anáfora e catáfora; conhecer quais classes de palavras podem servir como formas referenciais e sua implicação semântica; identificar elementos de coesão referencial; calcular o sentid... 02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24297 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Elaboração de frases
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Produzir frases a partir de questões, tais como: Quem é? Como é? O que usa? O que gosta de fazer?; Exercitar a criatividade e a fluência verbal; Registrar frases a partir de instruções recebidas; Empregar as palavras de forma coesa para formação de frases; Desenvolver a sequen... 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 61493 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
A importância dos elos coesivos na produção e compreensão de textos
Educação Profissional | Informação e Comunicação Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer a importância do emprego correto dos recursos vocabulares de que a língua dispõe para estabelecer a coesão textual. Saber que a repetição de palavras pode ser evitada pelo uso de elementos coesivos. Perceber que elementos tais como: conjunções, locuções conjuntivas ... 30/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11860 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
A conjunção na construção do texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa reconhecer e identificar as conjunções e seus respectivos valores semânticos; verificar a função semântico-estilistica da conjunção e do período composto na construção do texto; verificar que as relações estabelecidas pelas conjunções constituem um dos fatores responsáveis p... 14/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 91453 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Os pronomes e a coesão textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa □ Apropriar-se do conceito de pronome; Reconhecer os pronomes em situações reais concretas; □ Verificar, por meio de questões propostas, o papel dos pronomes na construção dos sentidos do texto; □ Empregar adequadamente pronomes a fim de permitir a coesão textual; □ Identifi... 19/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 31678 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Reforma Ortográfica - Conhecer para Adaptar
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Demonstrar capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem; Conhecer a cultura e as tradições brasileiras e de países de língua portuguesa; Interatuar com os colegas por meio de atividade oral e escrita; Utilizar a linguagem como instrumento para o exerc... 20/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4587 acesso(s) |
Celma Raimundo Souza EEEF - PROF AMELIA TOLEDO DO ROSARIO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES Outros |
Construindo a argumentação: falar, ler, viver e escrever da realidade para a ficção
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que o aluno torne-se capaz de: 1) identificar o gênero textual argumentativo; 2) apresentar e defender uma tese, assimilando competências básicas, tais como fundamentar, provar, justificar, explicar, demonstrar, convencer e persuadir, em defesa de um ponto... 18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 106871 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Assemblagens a partir de obras de Alexandre França
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Conhecer parte da produção poética de Alexandre França; Exercitar a leitura de imagem de obra do artista Alexandre França; Reconhecer objetos cotidianos que, ao serem visualizados provoquem a identificação com a casa de moradia;... 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8439 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
Artigo de opinião e suas características textuais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa · Ler artigos de opinião, identificando o posicionamento do autor e os argumentos apresentados. · Reconhecer e usar as fases ou etapas do discurso em um texto de opinião. · Distinguir fato de opinião em um texto. · Reconhecer e usar mecanismos ... 19/11/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 114313 acesso(s) |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |