AULA | AUTORIA |
---|---|
Esportes Radicais, Probabilidades e Geometria: Um diálogo possível
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática Cálculo das probabilidades relacionadas às áreas de figuras planas. Aplicar probabilidade condicional na resolução de problemas. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12102 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Probabilidade no jogo dos discos - Jogo dos Discos - Matemática na Prática
Ensino Médio | Matemática Esta é uma segunda aula idealizada a partir de experimentos envolvendo o lançamento aleatório de discos em quadriculados ou ladrilhados planos, pertinente ao primeiro módulo do Matem@tica na Pr@tica, um curso de especialização em matemática inserido no Plano de Ações Articulad... 06/07/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 17195 acesso(s) |
Paulo Antonio Silvani Caetano Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Matemática |
Probabilidade em jogos e loterias
Ensino Fundamental Final | Matemática Desenvolver vocabulários relacionados à probabilidade; Contextualizar probabilidade e análise combinatória; Desenvolver o raciocínio combinatório, analisando quais e quantas são as possibilidades de algo ocorrer e resolver situações-problema que envolvam a ideia de possibili... 13/04/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 27868 acesso(s) |
Alexandre Ramos Nogueira EMEF PROF IRINEU ANTONIO DRESCH JI-PARANA RO Matemática |
Quer ganhar a MEGA-SENA? Conhecendo as possibilidades de se tornar um ganhador.
Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver as competências da área 7 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras... 18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 10547 acesso(s) |
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Aula 4: A escolha de Ali Kwazur- Probabilidade
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - O aluno aprenderá que a ideia de chance faz parte do cotidiano. - Usando a lógica, o aluno pensará na impossibilidade ou possibilidade de um fato e, neste caso, na sua probabilidade ou no fato de ser possível, mas improvável. - O aluno perceberá que é possível a medida de um... 21/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4272 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Lançando CD’s no chão da escola para estudar probabilidade - Jogo dos Discos - Matemática na Prática
Ensino Médio | Matemática Esta é uma primeira aula idealizada a partir de experimentos envolvendo o lançamento aleatório de discos em quadriculados ou ladrilhados planos, pertinente ao primeiro módulo do Matem@tica na Pr@tica, um curso de especialização em matemátida inserido no Plano de Ações Articula... 06/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6350 acesso(s) |
Paulo Antonio Silvani Caetano Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Matemática |
Distribuição Binomial com Apoio de Planilha Eletrônica
Ensino Médio | Matemática Utilizar Excel para resolver problemas de distribuição binomial 14/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11350 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Probabilidade do aniversário
Ensino Médio | Matemática Determinar a probabilidade de um evento em um espaço amostral equiprovável finito, independente da experimentação. Conceituar experimento aleatório, espaço amostral e evento. 17/03/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7186 acesso(s) |
Hosana Jéssica Batista SARRION MONSENHOR PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
Confeccionando e Distribuindo Cartões de Natal - Uma aula dinâmica para estudar o Princípio Fundamental da Contagem
Ensino Médio | Matemática Princípio fundamental da contagem; Permutação simples; Combinação; Probabilidade. 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6765 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
A Probabilidade e os Jogos de Azar
Ensino Médio | Matemática - Identificar e resolver situações-problema que envolvam Probabilidade Simples e Condicional; - Organizar dados em tabelas e fazer interpretações a partir dos mesmos. 19/12/2008 Quatro estrelas 3 comentário(s) 38929 acesso(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
Probabilidades: será que meu time ganha?
Ensino Médio | Matemática - Compreender o conceito para o cálculo de Probabilidades. - Desenvolver o cálculo mental aproximado na resolução de problemas probabilísticos. 29/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7031 acesso(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
Matemática nas eleições
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática § Reconhecer a aplicação de dados estatísticos no mundo em que vivemos. § Compreender o funcionamento da matemática das eleições. § Interpretar dados estatísticos referentes às eleições. 11/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10187 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Noções Probabilísticas a partir de um Jogo da Cultura Popular
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática História e aplicabilidade da teoria das probabilidades. Tabelas de dupla entrada. Determinar a probabilidade de ganhos em um jogo. Calcular a probabilidade da união, interseção e diferença de dois eventos. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 24435 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática na Bolsa de Valores
Ensino Médio | Matemática - Identificar as aplicações da matemática e da probabilidade nos diversos ramos da atividade humana. - Compreender o funcionamento da bolsa de valores. - Reconhecer e interpretar dados da bolsa de valores, por meio da resolução de problemas. 18/06/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15685 acesso(s) |
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Construindo Árvores de Possibilidades no futebol
Ensino Médio | Matemática - O Princípio Multiplicativo ou Princípio Fundamental de Contagem; - Compreender a construção da árvore de possibilidades para chegar ao Princípio Multiplicativo; - Encontrar as possibilidades existentes, através da árvore de possibilidades, e, conseqüentemente, a probabilidad... 19/12/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 20148 acesso(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
A Probabilidade do Bozó
Ensino Médio | Matemática -Análise Combinatória; Múltiplos de um número natural; 21/01/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 33441 acesso(s) |
Enio Freire de Paula PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
Incidentes na Estatística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática § Analisar diferentes contextos onde se apresentam incidentes estatísticos. § Explorar inesperados eventos estatísticos. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14153 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Probabilidades: história e conceito
Ensino Médio | Matemática - Compreender o conceito fundamental para o cálculo de Probabilidades. - Desenvolver o cálculo mental aproximado na resolução de problemas probabilísticos. - Conhecer fatos históricos sobre o surgimento da Teoria das Probabilidades. 21/11/2008 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29618 acesso(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
Calculando as chances
Ensino Médio | Matemática Efetuar cálculos de probabilidades 10/07/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6780 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
A estatística dos acidentes
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Língua Estrangeira Ensino Médio | Matemática Compreender, pela leitura e análise de dados, as possibilidades de ocorrerem acidentes de trânsito. 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19870 acesso(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
Lançando Moedas e Explorando a Árvore das Possibilidades da Ocorrência de Cara ou de Coroa
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática O espaço amostral do evento relativo aos lançamentos sucessivos de uma moeda. Interpretar e resolver problemas por meio da árvore das possibilidades. 14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 32393 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Sustentabilidade: um tema de matemáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática - Compreender a matemática como instrumento de análise da ação do homem no mundo, visando à sustentabilidade. - Desenvolver tratamento numérico, analítico e gráfico de situações-problema contextualizadas. 07/07/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 50530 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Medidas de Tendência Central: média, mediana e moda
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática - Representar e analisar dados em tabelas e gráficos. - Interpretar e resolver situações-problema que envolvam média aritmética, moda e mediana. 29/06/2010 Quatro estrelas 22 comentário(s) 137821 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Aproximando Educação Física e Matemática a partir das questões do ENEM
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Matemática 1. Familiarizar-se com as questões do ENEM que envolvem a interdisciplinaridade entre Educação Física e a Matemática. 2. Desenvolver o raciocínio lógico e utilizar conhecimentos algébricos/geométricos. 3. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações... 27/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 8507 acesso(s) |
SILENE RODOLFO CAJUELLA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Interpretação de tabelas de frequência a partir de resultados de pesquisas escolares
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver as competências das áreas 6 e 7 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente: Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência,... 20/06/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11432 acesso(s) |
MARIO LUCIO ALEXANDRE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |