11/05/2011
Esta coleção procura analisar os métodos e procedimentos que possibilitam a medição de áreas e volumes de formas geométricas, bem como as seções planas produzidas nos diversos tipos de sólidos. Assim, as sugestões de aula foram organizadas de modo que a complexidade dos conteúdos abordados estivesse em ordem crescente, procurando, no entanto, esgotar a cada etapa trabalhada, todos os aspectos relativos a cada grupo de formas analisadas. Desse modo, as aulas de número 1 a 3 tratam dos mecanismos de aferição das áreas de figuras planas; as aulas de número 4 a 12 propõem atividades que permitem analisar os aspectos que fundamentam a determinação das áreas superficiais e dos volumes dos poliedros, tanto regulares como irregulares. As aulas de número 14 a 16 abordam os processos de obtenção das áreas e o cálculo dos volumes dos principais sólidos de revolução – cilindro, cone e esfera. Emprestando um caráter bastante prático aos conteúdos trabalhados anteriormente, a aula de número 17 propõe uma interessante investigação acerca da relação entre superfície e capacidade volumétrica de um sólido. O último grupo de aulas possui atividades que visam identificar os resultados das seções – ou cortes – produzidos em um sólido quando este é interceptado por um plano. Com esse objetivo, as aulas de número 18 a 24 recorrem à geometria descritiva para analisar, de modo mais preciso, os procedimentos gráficos necessários para delimitar, na superfície do sólido, o contorno da seção. Finalmente, as aulas de número 19 a 23 buscam trabalhar com a determinação da área superficial e o volume das partes do sólido resultantes do processo de seção.
MARCELO DA SILVA BUENO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
áreas, volumes, seções planas, polígonos, curvas, poliedros, sólidos de revolução, tronco de sólido
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Geometria |
# | Aula | Autoria |
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Área e perímetro de retângulos
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Fixar os conceitos de área e perímetro. Conhecer outras formas de calcular área de polígonos, quadriláteros em especial. Estudar relações perímetro e área de retângulos. Praticar contas simples (soma e multiplicação). Visualização de variações de tamanho de acordo com a variaç... 14/08/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 16793 acesso(s) |
Rita Santos Guimarães COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS CAMPINAS SP Matemática |
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Cálculo da área de poligonos de forma não- convencional
Ensino Médio | Matemática •Calcular a área de: triângulos, retângulos, trapézios e paralelogramos utilizando uma forma não-convencional de cálculo: Fórmula de Pick. •Iniciar o estudo da álgebra na substituição dos valores de B e I na fórmula e o cálculo da expressão. 23/03/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8541 acesso(s) |
Wescley Well Vicente Bezerra SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL BRASILIA DF Matemática |
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A área do Círculo como um limite
Ensino Médio | Matemática Nesta aula, o estudante aprenderá a deduzir a fórmula para o cálculo da área de um Círculo, tomando como base o Método da Exaustão e algumas noções intuitivas de Limites, conceito fundamental no estudo do Cálculo Diferencial e Integral. 08/03/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 17362 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
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Geometria Espacial : Poliedros e corpos redondos: Onde estão?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Médio | Matemática Diferenciar e classificar os sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos. Identificar os sólidos geométricos em diferentes situações do cotidiano. 27/01/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 60277 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
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Geometria Espacial: Poliedros e Corpos Redondos: Como São?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Médio | Matemática Classificar os poliedros em pirâmide ou prismas de acordo com suas características. Classificar os corpos redondos em esferas, cones e cilindros de acordo com suas características. 12/01/2011 Três estrelas 4 comentário(s) 93894 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
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Geometria Espacial: cubo e paralelepípedo: como calcular suas áreas.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Planificar os sólidos geométricos: paralelepípedo, cubo e pirâmide. Identificar os polígonos que constituem o cubo e o paralelepípedo. Calcular a área dos polígonos que constituem o cubo e o paralelepípedo. Definir a área do paralelepípedo e do cubo, como sendo a soma das área... 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 44417 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
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Cubo e Paralelepípedo. Volumes Iguais?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Utilizar o material dourado para conceituar volume do cubo e do paralelepípedo. Conceituar volume do cubo e do paralelepípedo. Determinar a sentença matemática que permite calcular o volume do cubo e do paralelepípedo. 27/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17387 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
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Geometria Espacial - Poliedros regulares - Cubo
Ensino Médio | Matemática • Montar o cubo utilizando planificações • Calcular o valor das diagonais do cubo • Calcular área total e volume do cubo • Identificar os diversos tipos de cortes no cubo • Introdução ao uso do software de geometria dinâmica “Calques 3D” (livre) no processo de estudo das trans... 28/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 16262 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
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Geometria Espacial: Prismas
Ensino Médio | Matemática - Identificar e Diferenciar os Prismas de outros sólidos geométricos como Cilindros e Pirâmides; - Reconhecer e resolver problemas que envolvam os elementos de um prisma (base, altura, faces, arestas); - Classificar prismas como retos, oblíquos ou regulares; - Calcular a Área ... 23/06/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43321 acesso(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
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Volume de prismas triangulares
Ensino Médio | Matemática Calcular o volume de um prisma triangular; Introdução ao uso do software de geometria dinâmica “Calques 3D” (livre) no processo de estudo das transformações geométricas, estimulando-se o treinamento e a familiaridade em aulas no laboratório de informática. 24/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34537 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
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Área da Pirâmide de Base Quadrada. Como será?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática Planificar a pirâmide de base quadrada. Identificar os polígonos que constituem a pirâmide quadrada. Definir a área da pirâmide como sendo a soma das áreas dos polígonos que a formam. Diferenciar área lateral de área total. Calcular área lateral e área total. 27/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 52674 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
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Geometria Espacial: Volume da Pirâmide.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática Definir a Sentença Matemática que permite calcular o Volume da Pirâmide. Calcular o volume de uma pirâmide. 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 17548 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
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Geometria Espacial: O cilindro e sua área.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática § Planificar o cilindro. § Identificar as formas geométricas que constituem o cilindro. § Calcular a área das formas geométricas planas que constituem o cilindro. § Definir a área lateral e total do cilindro. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11667 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
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Geometria Espacial: Compreendendo a área do cone
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática Planificar o cone. Conceituar e identificar um setor circular. Identificar as formas geométricas que constituem o cone. Calcular a área das formas geométricas que constituem o cone. Definir a área lateral e total do cone. Calcular área lateral e total do cone. 12/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15374 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
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Geometria Espacial: volume do cilindro e do cone.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática § Definir a sentença Matemática que permite calcular o volume do cilindro, a partir da conceituação de volume e de experimentação. § Calcular volume do cone e do cilindro. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10227 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
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Geometria espacial - Esfera
Ensino Médio | Matemática • Calcular a área superficial da esfera • Calcular o volume da esfera • Determinar o círculo máximo da esfera • Criar uma secção plana de uma esfera • Introdução ao uso do software de geometria dinâmica “Calques 3D” (livre) no processo de estudo das transformações geométricas,... 28/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12270 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
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Volume x Área Superficial uma Questão de Economia
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Trabalhar com os conceitos de função, área superficial e volume; Demonstrar como a relação volume x área superficial pode afetar uma questão de economia; Demonstrar como pode ser feita uma análise que busca a otimização de recursos na produção de embalagens; Reconhecer a impor... 04/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20693 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
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Seções planas de poliedros irregulares
Ensino Médio | Matemática Identificar as características dos poliedros regulares. Analisar os polígonos obtidos a partir das seções produzidas, por planos projetantes, em prismas e pirâmides. Executar a representação em épura das seções produzidas, por planos projetantes, em prismas e pirâmides. Execut... 26/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6255 acesso(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
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TRONCOS DE PIRÂMIDES
Ensino Médio | Matemática O aluno aprenderá que pode usar semelhança de triângulos para garantir resultados práticos: o cáculo do volume de TRONCOS DE PIRÂMIDES 04/02/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4229 acesso(s) |
THAIS DE OLIVEIRA Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Matemática |
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Seções planas de poliedros regulares
Ensino Médio | Matemática Analisar os polígonos obtidos a partir das seções produzidas, por planos projetantes, em poliedros regulares, priorizando exemplos que envolvam tetraedros, hexaedros e octaedros. Executar a representação em épura das seções produzidas, por planos projetantes, em poliedros regu... 15/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6682 acesso(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
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Seções planas de superfícies de revolução: cilindro
Ensino Médio | Matemática Analisar as formas obtidas a partir das seções produzidas, por planos projetantes, em cilindros retos de diretriz circular. Analisar como a variação do ângulo formado entre plano secante e o eixo do cone interfere no produto da seção. Executar a representação em épura das seçõ... 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7835 acesso(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
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Seções planas de superfícies de revolução: cone
Ensino Médio | Matemática Analisar as formas obtidas a partir das seções produzidas, por planos projetantes, em cones retos de diretriz circular. Analisar como a variação do ângulo formado entre plano secante e o eixo do cone interfere no produto da seção. Executar a representação em épura das seções a... 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6498 acesso(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
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Tronco de cone
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática Calcular área do tronco de cone Construir um tronco de cone 24/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10415 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
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Seções planas de superfícies de revolução: esfera
Ensino Médio | Matemática Analisar a inexistência de variação de forma nas seções produzidas, por qualquer tipo de plano, nas esferas. Executar a representação em épura de seções produzidas, por planos projetantes, em esferas. Executar os procedimentos gráficos para a obtenção da verdadeira grandeza da... 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5262 acesso(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
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16/09/2012
Quatro estrelasPessoal Boa noite. Neste endereço tem um aplicativo para celulares que rodam java (.jar) muito bom para calculos de area e volume e o melhor: é gratuito Baixem...... http://www.softterra.com.br/index.php?pagina=1099856703_01