Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Direitos e deveres da criança

 

24/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção é composta por 21 aulas que têm por objetivo tratar os direitos e deveres da criança. A 1ª aula apresenta o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. As aulas seguem trabalhando os direitos da criança contidos nesse documento, trabalhando mais especificamente o direito à Educação. A partir da aula 6, são trabalhados além dos direitos, também os deveres que a criança possui como cidadão e diante da sociedade. Algumas aulas da coleção discutem sobre “O que é ser criança?”, seus hábitos, brincadeiras e trabalha a Declaração Universal dos Direitos da Criança, questionando se seus direitos estão sendo respeitados. A coleção é encerrada com 3 aulas sobre o trabalho infantil, buscando identificar os motivos que geram essa realidade e confrontando essa prática com o que diz o ECA. Vale ressaltar que as aulas se complementam, apresentando atividades variadas, contemplando assim o estudo do tema.

Autoria

Amanda Barros Teixeira - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palavras-chave

direitos, deveres, criança, adolescente, estatuto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Lista de aulas da coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer o que é e para que serve o ECA, a partir de uma história. Aprimorar a linguagem oral, fazendo a interpretação de alguns itens do estatuto. Elaborar, de forma coerente, pequenos textos e frases simples tendo como base o ECA.

06/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 43539 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

2 Estudando os direitos das crianças e dos adolescentes

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “entrevista”, "história em quadrinhos" e “apresentação em público”;    Leia e compreenda textos.    Aprenda a planejar, elaborar e revisar textos orais e es...

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16328 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Direito à Educação

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Os alunos poderão aprender com estas aulas a importância das pessoas conhecerem seus direitos, principalmente o direito que todos têm à educação - desde as crianças até os idosos e pessoas que possuem alguma Necessidade Educacional Especial. Espera-se que ao final destas aulas...

27/03/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 17213 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

4 Educação de Qualidade: Direito da Criança e do Adolescente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Refletir sobre a importância do Direito à Educação, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. Reconhecer as falhas contidas no Estatuto em relação ao Direito à Educação. 3. Colaborar com propostas de ações que possam garantir o Direito à Educação de qualidade.

01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9761 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

5 Reconhecendo o direito das crianças através de diferentes gêneros textuais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer, através de discussão oral, o documento de declaração dos direitos das crianças, como importante para a preservação da infância Interpretar e produzir imagens sobre itens da declaração, demonstrando reconhecer os direitos por ele garantidos Compreender a importância...

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9089 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

6 Direitos e deveres como recurso no processo de leitura e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer seus direitos e deveres Ouvir a leitura de aspectos relevantes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); Criar as regras de convivência da sala; Criar desenhos que representem situações de respeito ao  ECA; Fazer a tentativa da escrita de palavras significativas ...

17/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15759 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Direitos e Deveres - Parte 1

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguisticas; bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhe...

07/12/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 106598 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 Direitos e Deveres - Parte 2

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolver habilidades lógicas e linguisticas; bem como conquistar sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento...

07/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 28694 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Crianças na escola e seus deveres - um trabalho de linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Aprimorar a linguagem oral a partir de uma discussão sobre os deveres do aluno em relação à escola. Produzir um texto coletivo com os pontos levantados demonstrando conhecimento sobre o tema. Demonstrar  atitudes e hábitos de responsabilidade a partir de estudos solicitados.  ...

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14882 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

10 SER CRIANÇA NÃO É BRINCADEIRA: DIREITOS E DEVERES NA INFÂNCIA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Refletir sobre os seus direitos e deveres na infância. Argumentar e reivindicar os seus direitos tanto nos espaços escolares quanto em diferentes espaços. Identificar situações vividas durante a infância em que os direitos previstos em lei são violados/negados como nos casos d...

17/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10340 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

11 Ética e Direitos Humanos: Temos direito a todos os direitos!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Compreender que a declaração trata dos valores fundamentais para todo ser humano. Elaborar uma cartilha ilustrada sobre os direitos humanos e divulgá-la no espaço escolar e no entorno da escola.

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 104936 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 Ética e Direitos Humanos: Celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos na escola.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer os direitos humanos como condição básica para a promoção da cidadania, do respeito mútuo e da ética. Identificar situações cotidianas em que os direitos humanos não estão sendo reconhecidos e nem aplicados. Relacionar situações de violação de direitos com os respect...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25583 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

13 Os direitos das crianças nas canções

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ler e interpretar letras de músicas lidas, ouvidas e cantadas. Identificar o tema comum existente nas músicas cantadas. Debater sobre os direitos das crianças expressos em cada canção

24/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 20579 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

14 Estatuto da Criança e do Adolescente: uma proposta interdisciplinar

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

 Ouvir história;  Identificar o gênero “contos de fadas”;  Identificar no conto de fada os direitos que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente),  defende e que não são respeitados;  Relacionar o perfil de família do contexto da história e a estrutura de família que conhec...

17/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21171 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 ECA- jornalistas mirins

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Aprender sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes; Discutir sobre os mecanismos que protegem as crianças e adolescentes dos diversos tipos de exploração; Trabalhar com texto jornalístico; Criar materiais de alerta a outros alunos; Trabalhar em grupo.

23/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7645 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

16 Ética e Infância: “Criança feliz, feliz a cantar...” SERÁ?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer documentos oficiais relativos à criança, como a Declaração dos Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Identificar situações reais em que os direitos das crianças são respeitados. Resgatar histórias de vida de crianças em que os direitos ga...

14/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18038 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

17 VIDA DE CRIANÇA É VIDA BOA?!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Perceber que nem todas as crianças vivem o período da infância de forma saudável e feliz. b) Entender que a infância é uma etapa muito importante na vida das pessoas e por isso deve ser preservada. c) Refletir sobre o trabalho infantil e as conseqüências prejudiciais do mes...

06/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6077 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

18 Criança não trabalha! Brincar, estudar, ou trabalhar?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Interpretar gráficos. Relatar os direitos das crianças desrespeitados a partir das análises de um gráfico de barras. Criar solução para a situação-problema apresentada no gráfico.

28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4216 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

19 TRABALHO INFANTIL: O QUE DIZ O ECA?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Conhecer o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente a respeito do trabalho infantil. 2. Analisar situações de trabalho infantil, com base nos princípios do ECA. 3. Pesquisar as proposições atuais relativas ao trabalho infantil. 4. Propor alternativas relacionadas ao q...

05/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 36286 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

20 A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Conhecer o estatuto da criança e do adolescente (ECA) Discutir sobre o trabalho infantil Interpretar situações do cotidiano dos alunos com relação ao trabalho infantil

19/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 73937 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

21 EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: DURA REALIDADE!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Conceituar o que se entende por exploração do  trabalho infantil. 2.Identificar os motivos que levam à exploração do trabalho de crianças. 3. Analisar relatos de crianças trabalhadoras em diferentes situações de trabalho.  

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13974 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7817 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.