24/05/2011
Essa coleção é composta por 21 aulas que têm por objetivo tratar os direitos e deveres da criança. A 1ª aula apresenta o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. As aulas seguem trabalhando os direitos da criança contidos nesse documento, trabalhando mais especificamente o direito à Educação. A partir da aula 6, são trabalhados além dos direitos, também os deveres que a criança possui como cidadão e diante da sociedade. Algumas aulas da coleção discutem sobre “O que é ser criança?”, seus hábitos, brincadeiras e trabalha a Declaração Universal dos Direitos da Criança, questionando se seus direitos estão sendo respeitados. A coleção é encerrada com 3 aulas sobre o trabalho infantil, buscando identificar os motivos que geram essa realidade e confrontando essa prática com o que diz o ECA. Vale ressaltar que as aulas se complementam, apresentando atividades variadas, contemplando assim o estudo do tema.
Amanda Barros Teixeira - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
direitos, deveres, criança, adolescente, estatuto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
# | Aula | Autoria |
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1 |
Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer o que é e para que serve o ECA, a partir de uma história. Aprimorar a linguagem oral, fazendo a interpretação de alguns itens do estatuto. Elaborar, de forma coerente, pequenos textos e frases simples tendo como base o ECA. 06/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 43588 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
2 |
Estudando os direitos das crianças e dos adolescentes
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “entrevista”, "história em quadrinhos" e “apresentação em público”; Leia e compreenda textos. Aprenda a planejar, elaborar e revisar textos orais e es... 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16347 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Direito à Educação
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Os alunos poderão aprender com estas aulas a importância das pessoas conhecerem seus direitos, principalmente o direito que todos têm à educação - desde as crianças até os idosos e pessoas que possuem alguma Necessidade Educacional Especial. Espera-se que ao final destas aulas... 27/03/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 17228 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
4 |
Educação de Qualidade: Direito da Criança e do Adolescente
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Refletir sobre a importância do Direito à Educação, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. Reconhecer as falhas contidas no Estatuto em relação ao Direito à Educação. 3. Colaborar com propostas de ações que possam garantir o Direito à Educação de qualidade. 01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9774 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
5 |
Reconhecendo o direito das crianças através de diferentes gêneros textuais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer, através de discussão oral, o documento de declaração dos direitos das crianças, como importante para a preservação da infância Interpretar e produzir imagens sobre itens da declaração, demonstrando reconhecer os direitos por ele garantidos Compreender a importância... 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9098 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
6 |
Direitos e deveres como recurso no processo de leitura e escrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer seus direitos e deveres Ouvir a leitura de aspectos relevantes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); Criar as regras de convivência da sala; Criar desenhos que representem situações de respeito ao ECA; Fazer a tentativa da escrita de palavras significativas ... 17/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15773 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Direitos e Deveres - Parte 1
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguisticas; bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhe... 07/12/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 106660 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
Direitos e Deveres - Parte 2
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolver habilidades lógicas e linguisticas; bem como conquistar sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento... 07/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 28715 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
Crianças na escola e seus deveres - um trabalho de linguagem oral e escrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Aprimorar a linguagem oral a partir de uma discussão sobre os deveres do aluno em relação à escola. Produzir um texto coletivo com os pontos levantados demonstrando conhecimento sobre o tema. Demonstrar atitudes e hábitos de responsabilidade a partir de estudos solicitados. ... 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14893 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
10 |
SER CRIANÇA NÃO É BRINCADEIRA: DIREITOS E DEVERES NA INFÂNCIA
Ensino Fundamental Inicial | Ética Refletir sobre os seus direitos e deveres na infância. Argumentar e reivindicar os seus direitos tanto nos espaços escolares quanto em diferentes espaços. Identificar situações vividas durante a infância em que os direitos previstos em lei são violados/negados como nos casos d... 17/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10349 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
11 |
Ética e Direitos Humanos: Temos direito a todos os direitos!
Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Compreender que a declaração trata dos valores fundamentais para todo ser humano. Elaborar uma cartilha ilustrada sobre os direitos humanos e divulgá-la no espaço escolar e no entorno da escola. 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 105067 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
12 |
Ética e Direitos Humanos: Celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos na escola.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer os direitos humanos como condição básica para a promoção da cidadania, do respeito mútuo e da ética. Identificar situações cotidianas em que os direitos humanos não estão sendo reconhecidos e nem aplicados. Relacionar situações de violação de direitos com os respect... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25610 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
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Os direitos das crianças nas canções
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Ler e interpretar letras de músicas lidas, ouvidas e cantadas. Identificar o tema comum existente nas músicas cantadas. Debater sobre os direitos das crianças expressos em cada canção 24/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 20601 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Estatuto da Criança e do Adolescente: uma proposta interdisciplinar
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Ouvir história; Identificar o gênero “contos de fadas”; Identificar no conto de fada os direitos que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), defende e que não são respeitados; Relacionar o perfil de família do contexto da história e a estrutura de família que conhec... 17/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21180 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
ECA- jornalistas mirins
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Aprender sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes; Discutir sobre os mecanismos que protegem as crianças e adolescentes dos diversos tipos de exploração; Trabalhar com texto jornalístico; Criar materiais de alerta a outros alunos; Trabalhar em grupo. 23/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7670 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
16 |
Ética e Infância: “Criança feliz, feliz a cantar...” SERÁ?
Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer documentos oficiais relativos à criança, como a Declaração dos Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Identificar situações reais em que os direitos das crianças são respeitados. Resgatar histórias de vida de crianças em que os direitos ga... 14/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18077 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
17 |
VIDA DE CRIANÇA É VIDA BOA?!
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Perceber que nem todas as crianças vivem o período da infância de forma saudável e feliz. b) Entender que a infância é uma etapa muito importante na vida das pessoas e por isso deve ser preservada. c) Refletir sobre o trabalho infantil e as conseqüências prejudiciais do mes... 06/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6092 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
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Criança não trabalha! Brincar, estudar, ou trabalhar?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Interpretar gráficos. Relatar os direitos das crianças desrespeitados a partir das análises de um gráfico de barras. Criar solução para a situação-problema apresentada no gráfico. 28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4229 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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TRABALHO INFANTIL: O QUE DIZ O ECA?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Conhecer o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente a respeito do trabalho infantil. 2. Analisar situações de trabalho infantil, com base nos princípios do ECA. 3. Pesquisar as proposições atuais relativas ao trabalho infantil. 4. Propor alternativas relacionadas ao q... 05/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 36317 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
20 |
A criança: entre a brincadeira e o trabalho infantil
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Saúde Conhecer o estatuto da criança e do adolescente (ECA) Discutir sobre o trabalho infantil Interpretar situações do cotidiano dos alunos com relação ao trabalho infantil 19/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 73950 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
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EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: DURA REALIDADE!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1.Conceituar o que se entende por exploração do trabalho infantil. 2.Identificar os motivos que levam à exploração do trabalho de crianças. 3. Analisar relatos de crianças trabalhadoras em diferentes situações de trabalho. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13983 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 7822 acesso(s)
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