24/06/2011
Esta coleção tem como objetivo trabalhar diferentes gêneros textuais publicitários, permitindo que os alunos desenvolvam um olhar crítico sobre os mesmos bem como aprendam a identificar as características desses gêneros, sendo capazes de lê-los, interpretá-los e produzi-los. Para atingir esse objetivo, a coleção inicia-se com a discussão a respeito do que a publicidade e a propaganda. Em seguida, discute-se como ambas estão presentes na vida contemporânea, divulgando produtos, ideias e conceitos. As aulas seguintes (aula 4 a 8) objetivam auxiliar no processo de entendimento das características do gênero textual propaganda, por meio da interpretação de diferentes textos desse gênero e também pela produção de propagandas (escritas e televisivas) por parte dos alunos. Os recursos usados na propaganda (como ambiguidade, metáfora e metonímia) são explorados nas aulas subsequentes. As oito aulas seguintes trabalham os diferentes tipos de anúncio com os quais temos contatos, sejam eles anúncios escritos, anúncios orais ou classificados. Para o trabalho com anúncios são utilizados diferentes recursos, como a manipulação de jornais, revistas, pesquisas em casa, comparação com outros gêneros textuais e livros literários. Ainda buscando contemplar diferentes gêneros publicitários, a coleção inclui aulas sobre cartazes e outdoors. Para finalizar a coleção, realiza-se uma discussão ética envolvendo a propagandas. A duas últimas aulas pretendem ajudar os alunos a se posicionar criticamente diante da variedade de gêneros publicitários aos quais somos expostos diariamente, procurando realizar uma crítica acerca dos mesmos.
Maria Carolina da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais - MG
publicidade, propaganda, anúncios, classificados, cartazes, outdoors
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Ética, Publicidade e Propaganda: Respeito é o que interessa!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Compreender e diferenciar os conceitos básicos de publicidade e propaganda. 2. Conhecer os preceitos éticos da publicidade e propaganda. 3. Reconhecer em anúncios de TV, jornal, revista ou qualquer meio de mídia, as técnicas de publicidade e propaganda utilizadas para seduz... 17/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20941 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
Onde a publicidade não está?
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Reconhecer a publicidade em lugares que supostamente ela não está. - Identificar as diferentes estratégias da publicidade para alcançar um consumidor potencial. - Desenvolver a idéia do consumo consciente e exercer a cidadania. 14/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4415 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
3 |
Propaganda, a alma do negócio
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Ler diversas propagandas retiradas de revistas. b- Analisar os dados contidos em uma propaganda e a partir desses dados montar a sua. c- A partir da leitura de um livro da autora Regina Lucia Pires Nemer criar uma propaganda sobre o mesmo. 30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8417 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Propaganda: leitura e produção de texto.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Identificar finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual; Escrever textos em concordância com a proposta e com o gênero textual. 23/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 82792 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
ENTENDENDO UMA PROPAGANDA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: · Compreenda as características da propaganda. · Desenvolva um olhar mais crítico em relação ao texto da propaganda. 01/12/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 51395 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Persuasão: a criação de uma peça publicitária
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá: - conhecer um formato de texto persuasivo, o anúncio publicitário; - aprender a competir de forma sadia, através de uma eleição da melhor peça publicitária produzida; - conhecer diferentes formas de argumentação e convencimento;... 14/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9789 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
Trabalhando com a oralidade por meio de uma propaganda de brinquedos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Nesta aula, pretendemos que os alunos elaborem uma propaganda para vender determinado produto, com o objetivo de trabalhar a linguagem oral, para isso as crianças deverão: • Usar a língua falada em determinada situação, buscando empregar a variedade lingüística adequada. • Pla... 23/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9610 acesso(s) |
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
A propaganda oral criada a partir de encartes comerciais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa * Ler e escrever propagandas, a partir da aprendizagem das estratégias linguísticas características desse gênero textual. * Utilizar as informações necessárias para caracterizar o objeto da propaganda. * Selecionar... 22/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11589 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
9 |
Filmetes e propagandas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do filmete. Identificar a finalidade do gênero textual filmete. Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um filmete (texto escrito, texto oral, imagens, sons...). Conhecer as práticas sociais de prod... 27/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4650 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
A metáfora na propaganda
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa ler e assistir a propagandas; conceituar metáfora e imagem poética como recurso semântico; reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas nas propagandas; construir imagens poéticas adequadas ao tema/contexto e aos efeitos de sentido pretendidos. 24/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 57086 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
11 |
Sobre metáfora e metonímia
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa conhecer as principais figuras de linguagem: metáfora e metonímia; analisar o emprego dessas figuras em diferentes contextos linguísticos; analisar o emprego de metáforas e metonímia em diferentes tipos de texto, principalmente em textos poéticos e publicitários. 18/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 72677 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
A ambiguidade na construção dos textos da propaganda
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Espera-se, com essa sequência didática, que os alunos desenvolvam habilidades de: entender o que é ambiguidade; perceber a ambiguidade em situações de uso incorreto, como um problema estrutural e semântico; perceber a distinção dos usos da ambiguidade: de um lado o us... 19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 44425 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
13 |
ANÚNCIOS ANIMADOS – TRABALHANDO COM O JORNAL
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer as características de um texto informativo. Escrever um texto informativo, utilizando a linguagem própria deste veículo de comunicação. Articular texto-imagem. Utilizar a escrita como meio de comunicação. 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3798 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
14 |
Anúncio
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais do anúncio. - Identificar a finalidade do gênero textual anúncio. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do anúncio. - Produzir anúncios escritos e orais. 27/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20892 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
15 |
O anúncio publicitário
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os gêneros discursivos fazem parte do dia a dia do homem das mais variadas formas e eles os utilizam para comunicar, divertir, trabalhar, estudar, enfim, interagir com o meio em que vivem. É importante o aluno conhecer as características de alguns desses gêneros e, por meio de... 29/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 41006 acesso(s) |
Isabella Fernandes Pessoa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
16 |
Spot: anúncio oral
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do spot. Identificar a finalidade do gênero textual spot. Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um spot (texto escrito/falado, efeitos sonoros, música de fundo...). Conhecer as práticas sociais de... 05/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7682 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E TEXTO INFORMATIVO: como trabalhar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer alguns animais em extinção, através de anúncio publicitário. Identificar as características do gênero textual anúncio publicitário, através de sua leitura e interpretação. Ler e interpretar textos informativos sobre o tema. Correlacionar as informações contidas nos ... 23/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 61926 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
18 |
Classificado/ anúncio: sua escrita e funções sociais
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura; • Reconhecer as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do gênero e da contextualização do texto; • Produzir compreensão global do texto e do suporte no qual circula esse gênero textual; • Escrever... 01/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4298 acesso(s) |
Fabio Andrade Machado ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
19 |
Aprendendo sobre anúncios e classificados
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender a organização dos classificados; Entender como os anúncios são publicados; Identificar o tipo de texto necessário aos anúncios; Produzir anúncios da turma; Montar um mural escolar de anúncios. 20/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 92529 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
20 |
Classificados em sala de aula: compro, vendo e troco!
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa 1) Identificar a finalidade de textos de gênero anúncio classificado; 2) Reconhecer palavras abreviadas de forma convencional ou não convencional; 3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto do anúncio classificado; 4) Inferir uma informação implícita em um te... 14/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35507 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
21 |
Conhecer e produzir cartazes
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer e aprender a produzir cartazes considerando as características desse gênero textual. 16/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13945 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
22 |
Cartaz
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cartaz. - Identificar a função do gênero textual cartaz. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do cartaz. - Produzir cartazes adequados ao uso social. 27/09/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 31061 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
23 |
Outdoor
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais do outdoor. - Identificar a finalidade do gênero textual outdoor. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do outdoor. - Compreender a relação entre imagem e texto no gênero estudado; - Fazer inferências q... 28/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24424 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
24 |
Outdoor: trabalhando o duplo sentido
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Possibilitar ao aluno reconhecer não só o objetivo comunicativo das propagandas em outdoor, mas também os recursos nela utilizados, como, por exemplo, o duplo sentido, cuja intenção é provocar o humor. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 27237 acesso(s) |
Júlia Maria Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Línguas |
25 |
ÉTICA E PUBLICIDADE INFANTIL.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Reconhecer a propaganda como meio de comunicação de conteúdos éticos e antiéticos. 2. Pesquisar e selecionar propagandas direcionadas às crianças, avaliando os possíveis efeitos em suas vidas. 3. Conhecer a lei que proíbe a publicidade infantil no Brasil e discutir se ela ... 05/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14021 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
26 |
Publicidade para vender produtos e difundir idéias
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Diferenciar formas construtivas de publicidade de outras que nos induzem a querer sempre mais. - Refletir sobre a veracidade ou não das mensagens veiculadas em anúncios publicitários. - Identificar os valores veiculados pelas propagandas. - Assumir uma postura crítica frente... 07/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4445 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
Sem estrelas 0 classificações - 37748 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!