Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Gêneros textuais publicitários: propagandas, anúncios, classificados, cartazes e outdoors

 

24/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo trabalhar diferentes gêneros textuais publicitários, permitindo que os alunos desenvolvam um olhar crítico sobre os mesmos bem como aprendam a identificar as características desses gêneros, sendo capazes de lê-los, interpretá-los e produzi-los. Para atingir esse objetivo, a coleção inicia-se com a discussão a respeito do que a publicidade e a propaganda. Em seguida, discute-se como ambas estão presentes na vida contemporânea, divulgando produtos, ideias e conceitos. As aulas seguintes (aula 4 a 8) objetivam auxiliar no processo de entendimento das características do gênero textual propaganda, por meio da interpretação de diferentes textos desse gênero e também pela produção de propagandas (escritas e televisivas) por parte dos alunos. Os recursos usados na propaganda (como ambiguidade, metáfora e metonímia) são explorados nas aulas subsequentes. As oito aulas seguintes trabalham os diferentes tipos de anúncio com os quais temos contatos, sejam eles anúncios escritos, anúncios orais ou classificados. Para o trabalho com anúncios são utilizados diferentes recursos, como a manipulação de jornais, revistas, pesquisas em casa, comparação com outros gêneros textuais e livros literários. Ainda buscando contemplar diferentes gêneros publicitários, a coleção inclui aulas sobre cartazes e outdoors. Para finalizar a coleção, realiza-se uma discussão ética envolvendo a propagandas. A duas últimas aulas pretendem ajudar os alunos a se posicionar criticamente diante da variedade de gêneros publicitários aos quais somos expostos diariamente, procurando realizar uma crítica acerca dos mesmos.

Autoria

Maria Carolina da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Palavras-chave

publicidade, propaganda, anúncios, classificados, cartazes, outdoors

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Lista de aulas da coleção (26 aulas)
# Aula Autoria
1 Ética, Publicidade e Propaganda: Respeito é o que interessa!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Compreender e diferenciar os conceitos básicos de publicidade e propaganda. 2. Conhecer os preceitos éticos da publicidade e propaganda. 3. Reconhecer em anúncios de TV, jornal, revista ou qualquer meio de mídia, as técnicas de publicidade e propaganda utilizadas para seduz...

17/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20941 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 Onde a publicidade não está?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Reconhecer a publicidade em lugares que supostamente ela não está. - Identificar as diferentes estratégias da publicidade para alcançar um consumidor potencial. - Desenvolver a idéia do consumo consciente e exercer a cidadania.

14/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4415 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

3 Propaganda, a alma do negócio

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Ler diversas propagandas retiradas de revistas. b- Analisar os dados contidos em uma propaganda e a partir desses dados montar a sua. c- A partir da leitura de um livro da autora Regina Lucia Pires Nemer criar uma propaganda sobre o mesmo.

30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8417 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Propaganda: leitura e produção de texto.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Identificar finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual; Escrever textos em concordância com a proposta e com o gênero textual.

23/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 82792 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 ENTENDENDO UMA PROPAGANDA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: ·         Compreenda as características da propaganda. ·         Desenvolva um olhar mais crítico em relação ao texto da propaganda. 

01/12/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 51395 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Persuasão: a criação de uma peça publicitária

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá: - conhecer um formato de texto persuasivo, o anúncio publicitário; - aprender a competir de forma sadia, através de uma eleição da melhor peça publicitária produzida; - conhecer diferentes formas de argumentação e convencimento;...

14/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9789 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

7 Trabalhando com a oralidade por meio de uma propaganda de brinquedos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Nesta aula, pretendemos que os alunos elaborem uma propaganda para vender determinado produto, com o objetivo de trabalhar a linguagem oral, para isso as crianças deverão: • Usar a língua falada em determinada situação, buscando empregar a variedade lingüística adequada. • Pla...

23/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9610 acesso(s)

PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 A propaganda oral criada a partir de encartes comerciais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

                               * Ler e escrever propagandas, a partir da aprendizagem das estratégias linguísticas características desse gênero textual.                 * Utilizar as informações necessárias para caracterizar o objeto da propaganda.                 * Selecionar...

22/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11589 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

9 Filmetes e propagandas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do filmete. Identificar a finalidade do gênero textual filmete. Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um filmete (texto escrito, texto oral, imagens, sons...). Conhecer as práticas sociais de prod...

27/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4650 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 A metáfora na propaganda

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

ler e assistir a propagandas; conceituar metáfora e imagem poética como recurso semântico; reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas nas propagandas; construir imagens poéticas adequadas ao tema/contexto e aos efeitos de sentido pretendidos.

24/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 57086 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

11 Sobre metáfora e metonímia

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

conhecer as principais figuras de linguagem: metáfora e metonímia; analisar o emprego dessas figuras  em diferentes contextos linguísticos; analisar o emprego de metáforas e metonímia em diferentes tipos de texto, principalmente em textos poéticos e publicitários.

18/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 72677 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 A ambiguidade na construção dos textos da propaganda

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

         Espera-se, com essa sequência didática, que os alunos desenvolvam habilidades de: entender o que é ambiguidade; perceber a ambiguidade em situações de uso incorreto, como um problema estrutural e semântico; perceber a distinção dos usos da ambiguidade: de um lado o us...

19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 44425 acesso(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

13 ANÚNCIOS ANIMADOS – TRABALHANDO COM O JORNAL

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer as características de um texto informativo. Escrever um texto informativo, utilizando a linguagem própria deste veículo de comunicação. Articular texto-imagem. Utilizar a escrita como meio de comunicação.

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3798 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

14 Anúncio

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do anúncio. - Identificar a finalidade do gênero textual anúncio. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do anúncio. - Produzir anúncios escritos e orais.

27/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20892 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

15 O anúncio publicitário

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Os gêneros discursivos fazem parte do dia a dia do homem das mais variadas formas e eles os utilizam para comunicar, divertir, trabalhar, estudar, enfim, interagir com o meio em que vivem. É importante o aluno conhecer as características de alguns desses gêneros e, por meio de...

29/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 41006 acesso(s)

Isabella Fernandes Pessoa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

16 Spot: anúncio oral

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do spot. Identificar a finalidade do gênero textual spot. Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um spot (texto escrito/falado, efeitos sonoros, música de fundo...). Conhecer as práticas sociais de...

05/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7682 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E TEXTO INFORMATIVO: como trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer alguns animais em extinção, através de anúncio publicitário. Identificar as características do gênero textual anúncio publicitário, através de sua leitura e interpretação. Ler e interpretar textos informativos sobre o tema. Correlacionar as informações contidas nos ...

23/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 61926 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

18 Classificado/ anúncio: sua escrita e funções sociais

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura; • Reconhecer as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do gênero e da contextualização do texto; • Produzir compreensão global do texto e do suporte no qual circula esse gênero textual; • Escrever...

01/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4298 acesso(s)

Fabio Andrade Machado

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

19 Aprendendo sobre anúncios e classificados

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Compreender a organização dos classificados;   Entender como os anúncios são publicados;   Identificar o tipo de texto necessário aos anúncios;   Produzir anúncios da turma;   Montar um mural escolar de anúncios.

20/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 92529 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

20 Classificados em sala de aula: compro, vendo e troco!

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

1) Identificar a finalidade de textos de gênero anúncio classificado; 2) Reconhecer palavras abreviadas de forma convencional ou não convencional; 3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto do anúncio classificado; 4) Inferir uma informação implícita em um te...

14/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35507 acesso(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

21 Conhecer e produzir cartazes

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer e aprender a produzir cartazes considerando as características desse gênero textual.  

16/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13945 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

22 Cartaz

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cartaz. - Identificar a função do gênero textual cartaz. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do cartaz. - Produzir cartazes adequados ao uso social.

27/09/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 31061 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

23 Outdoor

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do outdoor. - Identificar a finalidade do gênero textual outdoor. - Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do outdoor. - Compreender a relação entre imagem e texto no gênero estudado; - Fazer inferências q...

28/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24424 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

24 Outdoor: trabalhando o duplo sentido

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Possibilitar ao aluno reconhecer não só o objetivo comunicativo das propagandas em outdoor, mas também os recursos nela utilizados, como, por exemplo, o duplo sentido, cuja intenção é provocar o humor.

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 27237 acesso(s)

Júlia Maria Cerqueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Línguas

25 ÉTICA E PUBLICIDADE INFANTIL.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Reconhecer a propaganda como meio de comunicação de conteúdos éticos e antiéticos. 2. Pesquisar e selecionar propagandas direcionadas às crianças, avaliando os  possíveis efeitos em suas vidas. 3. Conhecer a lei que proíbe a publicidade infantil no Brasil e discutir se ela ...

05/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14021 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

26 Publicidade para vender produtos e difundir idéias

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Diferenciar formas construtivas de publicidade de outras que nos induzem a querer sempre mais. - Refletir sobre a veracidade ou não das mensagens veiculadas em anúncios publicitários. - Identificar os valores veiculados pelas propagandas. - Assumir uma postura crítica frente...

07/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4445 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 37748 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.