Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A educação inclusiva e os alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular

 

11/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção reúne aulas referentes à educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais. Possibilita ao professor trabalhar o respeito às diferenças, bem como explorar alguns quadros específicos de deficiências presentes na escola regular atual. Além disso, as aulas selecionadas nessa coleção permitem uma discussão em torno das possibilidades de se promover a inclusão por meio de diferentes linguagens artísticas. Assim, as aulas de 1 a 4 abordam o respeito às diferenças de uma maneira geral e as aulas de 5 a 8 referem-se à educação inclusiva e ao trabalho de inclusão propriamente dito. Na sequência, as aulas de 9 a 18 permitem ao aluno conhecer diferentes quadros de deficiência e por fim, as aulas 19 a 25 apontam possibilidade de inclusão escolar por meio de diferentes recursos como esporte, dança, artes visuais e a tecnologia.

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

inclusão escolar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Lista de aulas da coleção (27 aulas)
# Aula Autoria
1 O DIREITO DE SER DIFERENTE

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar diferenças e semelhanças entre colegas da classe. b) Cultivar o respeito às diferenças, a solidariedade, a paz na diversidade. c) Exercitar a reflexão e a tolerância com o diferente.

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 17790 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 IGUAIS OU DIFERENTES?!- SOMOS ESPECIAIS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Reconhecer, compreender e valorizar a diversidade presente em nossa sociedade. b) Perceber que todas as pessoas guardam diferenças entre si sendo que, algumas vezes, existem pessoas que requerem um trabalho diferenciado para superar algumas dificuldades. c) Compreender o si...

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 22662 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 Somos todos iguais?

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Deseja-se que os alunos sejam instigados a refletir sobre o assunto da diversidade, em especial da inclusão social e educacional das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Além disso, esperamos que estas aulas favoreçam a conscientização dos alunos sobre a impo...

19/01/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 23782 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

4 O que seria uma sociedade para todos?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva.

17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 63124 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

5 Como vai a inclusão em nossa escola e em nossa cidade?

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Discutir a discriminação e a inclusão social de pessoas com de necessidade especiais. Compreender o conceito de eqüidade. Conhecer a legislação que assegura direitos às pessoas com deficiências. Analisar as ações da escola e da cidade que promovam a inclusão ou a exclusão dos ...

20/02/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14142 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

6 A importância da amizade na escola Inclusiva

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ensino Médio | Sociologia

Discutir sobre o fato de que o homem é um ser social desde o seu nascimento; Salientar a importância do outro na constituição da identidade pessoal (do Eu) de cada um; Abordar a importância da amizade na vida do ser humano; Salientar que numa sociedade inclusiva, a amizade é u...

14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16035 acesso(s)

Maria Hilda Ruas de Andrade

ZULENKA RAPCHAN PROFA

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP

Língua Portuguesa

7 O que é acessibilidade e porque ela é tão importante?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Discutir sobre o que é acessibilidade e quais são os tipos mais comuns, Refletir e verificar os recursos de acessibilidade disponíveis em  escolas e outros em locais públicos; Pesquisar leis que versam sobre acessibilidade; Pesquisar sobre os métodos necessários para tornar si...

26/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13236 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

8 Como construir uma escola Inclusiva e Acessível para todos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Nesta aula será abordada a existência e a importância de uma Escola Inclusiva, de forma a propiciar a reflexão do aluno para o fato de que todos são iguais, em dignidade e direitos, independente das  limitações e dificuldades que porventura tenham. Além disso, será ressaltado,...

02/06/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12292 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

9 Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar o Bullying: o que é, suas causas e consequências, como ocorrem e o que fazer frente a isso; Abordar o Bullying contra a pessoa com deficiência; Discutir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja vítima de Bu...

17/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 103101 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

10 Aprendendo sobre a Surdocegueira

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar a Surdocegueira: o que é, causas e como lidar com isso; Sobre as dificuldades sociais das pessoas que têm surdocegueira; Compreender a repercussão da surdocegueira na vida social de uma pessoa; O conceito da inclusão da pessoa com discalculia na escola

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13745 acesso(s)

Maria Hilda Ruas de Andrade

ZULENKA RAPCHAN PROFA

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP

Língua Portuguesa

11 Síndrome de Asperger. Vamos entender?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar  a Síndrome de Asperger: o que é, causas, características e tratamento; Aprender sobre as diferenças entre os conceitos de Síndrome, Deficiência e Doença; Aprender sobre a inclusão da criança com Asperger no contexto escolar: sua importância social e educacional, e ...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10623 acesso(s)

Maria Hilda Ruas de Andrade

ZULENKA RAPCHAN PROFA

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP

Língua Portuguesa

12 AS CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Compreender o conceito de altas habilidades. 2) Identificar as principais características de crianças com altas habilidades. 3) Conhecer histórias de vida de crianças com altas habilidades, bem como os principais desafios enfrentados por elas na escola e na vida. 4) Adotar ...

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 26278 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

13 Por que quem tem Dislexia tem dificuldades para ler e escrever?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar a Dislexia: o que é, características e tratamento; Compreender a repercussão da Dislexia na vida social das pessoas disléxicas; Compreender a Dislexia no contexto escolar: as dificuldades da pessoa disléxica, formas de auxiliá-la e minimizar suas dificuldades.

09/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12385 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

14 Discalculia: o que é isso?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar Discalculia: o que é, causas e como lidar com isso; Aprender sobre as dificuldades que as pessoas com discalculia  têm nas disciplinas que fazem uso freqüente do cálculo, como a matemática, física, química; Apreneder sobre a repercussão da discalculia na vida social...

09/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 16298 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

15 As Deficiências Múltiplas na escola

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Nesta aula será trabalhado com os alunos o conceito de Deficiências Múltiplas, ou seja, pessoas com surdocegueira, oudeficiência mental e física entre outras. Além disso, esta aula poderá contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos re...

28/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16021 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

16 A Deficiência Mental na escola

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Mental no contexto escolar, bem como a importância de se conviver com as diferenças, visto que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas características peculiares. Ainda, esta aul...

19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 19606 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

17 A Deficiência Visual na escola

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Nesta aula será trabalhado o conceito de Deficiência Visual no contexto escolar, visando proporcionar a compreensão, por parte do aluno, da necessidade da  inclusão escolar e social de alunos com Deficiência Visual (DV). Também será abordada a utilização do Braille pelo aluno ...

28/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23308 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

18 VENDO ATRAVÉS DAS MÃOS – O sentido do tato (Inclusão)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Compreender como o organismo reconhece o ambiente através do sentido do tato. Valorizar atitudes que possibilitem a INCLUSÃO do deficiente visual.

25/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 58040 acesso(s)

Equipe

Alfredo

19 A Deficiência Física na escola

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Física no contexto escolar, de forma a proporcionar a reflexão dos alunos sobre a importância da inclusão de pessoas com este tipo de deficiência na escola. Além disso, será abordado os benefícios, para todos, de se conviver...

19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34920 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

20 A Deficiência e o Esporte

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Compreender que a pessoa com deficiência pode realizar atividades físicas e praticar esportes; Aprender o conceito de paraolimpíada e a sua finalidade; Conhecer os esportes que são praticados na paraolimpíada; Aprender que a pessoa com deficiência - física, mental ou sensoriai...

08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12824 acesso(s)

Maria Hilda Ruas de Andrade

ZULENKA RAPCHAN PROFA

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP

Língua Portuguesa

21 INCLUSÃO E ESPORTE: O IMPORTANTE É PARTICIPAR

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Reconhecer a importância do esporte como elemento que reúne pessoas de diferentes grupos sociais, culturais, étnicos. b) Refletir sobre o papel do esporte na promoção de atividades recreativas que colaboram com a formação das crianças. c) Conhecer diferentes grupos sociais ...

17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8387 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

22 Esportes Paraolímpicos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

- Conhecer o Histórico dos Esportes Paraolímpicos. - Identificar as modalidades Paraolímpicas. - Vivenciar alguns esportes adaptados.

24/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 55876 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

23 Tenis de Mesa para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer uma modalidade paraolímpica. Aprender a conviver com as diferenças. Cooperar com os colegas Portadores de Necessidades Especiais.

20/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8323 acesso(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

24 Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer a importância do esporte adaptado aos portadores de necessidades especiais. Identificar algumas modalidades esportivas voltadas para deficiência visual. Compreender o Esporte como fator de inclusão.

07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 26574 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

25 DANÇA E INCLUSÃO: ALGUÉM QUER SER MEU PAR?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Conhecer projetos com danças que promovem a inclusão. 2) Reconhecer a dança como instrumento de inclusão. 3) Valorizar dançarinos que apresentam necessidades educacionais especiais. 4) Despertar o gosto pela dança.

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5006 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

26 A INCLUSÃO POR MEIO DA ARTE: VAMOS PINTAR UMA SOCIEDADE DIFERENTE?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Conhecer as obras de artistas plásticos que apresentam deficiências. 2) Valorizar as potencialidades das pessoas para além das deficiências que apresentam. 3) Reconhecer o valor da arte na promoção da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. 4) Sensibili...

05/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12595 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

27 De que forma a Tecnologia facilita a vida da pessoa com Deficiência?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Os benefícios da tecnologia para a vida do homem: na medicina, na educação etc.; Como a tecnologia pode favorecer a inclusão social e escolar das pessoas com deficiência; Compreender de que forma o avanço da tecnologia possibilita que aparelhos como, por exemplo, cadeiras de r...

09/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5392 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6670 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.