Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como ler, interpretar e produzir textos nos gêneros mito e lenda?

 

19/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção apresenta mitos e lendas variados, com o objetivo de possibilitar ao aluno o contato com esses dois gêneros textuais, bem como ampliar o repertório de lendas e mitos conhecidos por eles. Para isso, a coleção se inicia com uma aula na qual são explicadas as diferenças e semelhanças entre esses dois gêneros textuais. Nas aulas 2, 3 e 4, diferentes mitos gregos são apresentados, contribuindo tanto para a percepção das características desse gênero textual como para a ampliação do conhecimento dos estudantes acerca da cultura grega. A quinta aula da coleção apresenta a lenda da Iara, comparando-a com as várias histórias de sereias que existem em diferentes culturas. Essa aula funciona como uma resposta à questão norteadora da coleção. As duas aulas seguintes trazem duas versões da lenda da Iara, sendo que a aula 7 possibilita um trabalho interdisciplinar com as questões de preservação ambiental. O meio-ambiente é também o tema da aula 8 que, por meio de duas outras lendas (Tucuxi e Mapinguari), mostra a importância dessa dicussão no contexto escolar. As aulas de 9 a 15 trazem diversas lendas presentes no folclore brasileiro (como a lenda do saci, do boitatá, do negrinho do pastoreio, do bumba-meu-boi, do lobisomem, do curupira) e possibilitam a leitura, interpretação e produção de textos no gênero textual lenda. Nas aulas 16, 17 e 18 são trabalhadas de maneira mais sistemática as características do gênero textual lenda. As estratégias para a produção de textos desse gênero são exploradas nas aulas 19, 20 e 21. Por fim, a coleção é encerrada com três aulas que discutem as questões éticas que subjazem tanto os mitos gregos como as lendas brasileiras, possibilitando uma análise reflexiva acerca do tema.

Autoria

Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

gêneros textuais, mitos, lendas, mitologia grega, lendas indígenas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Lista de aulas da coleção (24 aulas)
# Aula Autoria
1 UCA - Mito versus lenda

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar – mito e lenda - identificando semelhanças e diferenças – quanto às características formais e funcionais. Ler e analisar mitos e lendas, atentando para a estrutura composicional desses gêneros.

18/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18521 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 Sobre o gênero discursivo - mito

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

conhecer a mitologia de outros povos; reconhecer características estruturais e funcionais do gênero mito; reconhecer a estrutura narrativa presente nos textos míticos; ler textos sobre heróis: míticos, do cinema, dos quadrinhos e de todo dia; produzir e ou recriar mitos.

25/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 73482 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Pesquisando Monstros Mitológicos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos - Reconhecer que os monstros mitológicos representam o imaginário de outro tempo e outro lugar (pluralidade cultural)  -Perceber que os antigos mitos influenciam obras da ...

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5954 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 O CANTO DAS SEREIAS

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

 Vivenciar um jogo simbólico. Ouvir e recontar uma história. Colaborar com o grupo no jogo simbólico. Expressar através de desenho o que compreendeu da história.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6183 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 Folclore para menores

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Apresentar a lenda mitológica sobre Iara, instigar o imaginário dos alunos com a produção de desenhos, pesquisar outras lendas do folclore brasileiro, criar uma peça de teatro a partir das lendas.

23/04/2009 Três estrelas 7 comentário(s) 54366 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

6 A LENDA DA IARA

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Com esta aula, o aluno na faixa etária de cinco anos poderá aprender a: Conhecer a vida e obra de Câmara Cascudo; Conhecer a lenda da Iara; Localizar o Amazonas do mapa mundi e no google earth; Conhecer o encontro das águas dos rios Negros e Solimões; Produzir trabalhos artíst...

08/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 42686 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 Conhecendo a lenda folclórica da Iara (mãe das águas).

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- A lenda folclórica da Iara (mãe das águas), compreendendo o sentido da história contada pelo professor. - Entender a importância de preservar os rios e oceanos, para uma melhor qualidade de vida dos seres vivos. - Transferir para o papel o que compreendeu da história, exerci...

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20624 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

8 Tucuxi, Mapinguari e o meio ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Conhecer uma das manifestações da literatura  brasileira: a lenda. Identificar, numa lenda, a necessidade de sua criação.   Apontar o problema denunciado e suas possíveis soluções.

31/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7230 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

9 FOLCLORE: Introduzindo o tema

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Realizar uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema. - Assistir a um filme e reconhecer informações referentes ao tema. - Realizar a leitura de pequenos textos informativos relacionados ao tema. - Ler e interpretar um texto que retrata o folclore em uma região do país.

17/08/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 52765 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

10 Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara: conhecendo os personagens do folclore brasileiro

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

pesquisar as origens e a história de Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara, personagens do folclore brasileiro; conhecer os personagens folclóricos da cultura brasileira; produzir uma narrativa ficcional que possua os personagens folclóricos em questão como personagens princ...

13/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17942 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 Explicando o significado da palavra folclore e contextualizando algumas lendas.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- o significado da palavra folclore, resgatando algumas lendas folclóricas das culturas regionais brasileiras.                    - a lenda folclórica do negrinho do pastoreiro, e compreender seu valor histórico.                 - brincadeiras lúdicas com o tema trabalhado.

17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 26579 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

12 Mitos que vem da Mata

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolver a linguagem oral e escrita. Localizar informações no texto e copiá-las. Basear-se nos gêneros de texto lidos para escrever e reescrever um texto.

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3304 acesso(s)

Carla Fernandes Lott Primola

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

13 Anotando de diferentes maneiras – Técnicas de anotação

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

◦ Conhecer um dos mitos do folclore brasileiro: o Saci-Pererê. ◦ Identificar um mito como um ser sem local nem época definidos, com forças sobrenaturais. ◦ Registrar informações utilizando diferentes técnicas de anotação.

28/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11628 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

14 Estandarte Folclórico

Ensino Fundamental Inicial | Artes

- Pesquisar lendas do folclore brasileiro e regional; - Entender e construir estandartes como suporte para a representação destas lendas coletadas;

02/02/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12865 acesso(s)

Renata Oliveira Caetano

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

15 Lendas do Folclore e o Bumba-meu-boi

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Diversas manifestações do Folclore Brasileiro; O que são lendas; Sobre a lenda do Bumba-meu-boi (contada de forma teatralizada); Criar um Bumba-meu-boi com dobradura;  

11/02/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 108065 acesso(s)

Renata Oliveira Caetano

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

16 MISTÉRIOS E CRENÇAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

         Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: Conhecer algumas lendas e fábulas; Desenvolver o gosto pelas leitura de histórias; Identificar as crenças e valores presentes nestas narrativas; Inferir a estru...

17/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6361 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

17 Lendas Brasileiras

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Pesquisar sobre os mitos do nosso folclore.  - Ler e ouvir lendas brasileiras. - Reescrever uma lenda respeitando as características do gênero.

22/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34946 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

18 LENDAS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade. - Reconhecer lendas que fazem parte da cultura brasileira. - Reconhecer a diversidade da cultura brasileira.

17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 79480 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

19 Textos enciclopédicos e lendas: conhecendo a cultura africana

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda as características centrais do gêneros: textos enciclopédicos e lendas.    Construa a compreensão global dos textos lidos.    Planeje, revise e corrija a própria escrita considerando o tema central e possíveis desdo...

17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 25389 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

20 Textos míticos” e “textos enciclopédicos”: comparação de dois gêneros textuais

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Identifique as características centrais dos gêneros textuais: “lendas” e “textos enciclopédicos”; Leia e compreenda os textos: “lenda” e “texto enciclopédico”

17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 24913 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

21 REESCRITAS DE LENDAS INDÍGENAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina;   Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas; Expandir a competência de produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero. ...

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28886 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

22 Mitos (personagens folclóricos)

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

– Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos textos acerca dos mitos. – Identificar a finalidade de tais textos. – Identificar aspectos explícitos e implícitos do texto (intertextualidade). – Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte,...

28/06/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19569 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

23 Ética e Folclore: “É verdade que existe lobisomem?”

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender o significado do folclore como expressão da herança histórica e cultural de um povo. Conhecer algumas lendas do folclore brasileiro, procurando identificar os valores morais subjacentes a elas. Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas ...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16470 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

24 Abrindo a Caixa de Pandora nos dias de hoje....

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-  Reconhecer que os mitos apresentam o pensamento, o imaginário, costumes, religião de outro tempo e outro lugar (pluralidade cultural)   - Reconhecer a influência do mito na modernidade, identificando expressões utilizadas na língua portuguesa derivadas do mito (Exemplos : “...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9679 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 14464 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.