19/12/2011
Esta coleção apresenta mitos e lendas variados, com o objetivo de possibilitar ao aluno o contato com esses dois gêneros textuais, bem como ampliar o repertório de lendas e mitos conhecidos por eles. Para isso, a coleção se inicia com uma aula na qual são explicadas as diferenças e semelhanças entre esses dois gêneros textuais. Nas aulas 2, 3 e 4, diferentes mitos gregos são apresentados, contribuindo tanto para a percepção das características desse gênero textual como para a ampliação do conhecimento dos estudantes acerca da cultura grega. A quinta aula da coleção apresenta a lenda da Iara, comparando-a com as várias histórias de sereias que existem em diferentes culturas. Essa aula funciona como uma resposta à questão norteadora da coleção. As duas aulas seguintes trazem duas versões da lenda da Iara, sendo que a aula 7 possibilita um trabalho interdisciplinar com as questões de preservação ambiental. O meio-ambiente é também o tema da aula 8 que, por meio de duas outras lendas (Tucuxi e Mapinguari), mostra a importância dessa dicussão no contexto escolar. As aulas de 9 a 15 trazem diversas lendas presentes no folclore brasileiro (como a lenda do saci, do boitatá, do negrinho do pastoreio, do bumba-meu-boi, do lobisomem, do curupira) e possibilitam a leitura, interpretação e produção de textos no gênero textual lenda. Nas aulas 16, 17 e 18 são trabalhadas de maneira mais sistemática as características do gênero textual lenda. As estratégias para a produção de textos desse gênero são exploradas nas aulas 19, 20 e 21. Por fim, a coleção é encerrada com três aulas que discutem as questões éticas que subjazem tanto os mitos gregos como as lendas brasileiras, possibilitando uma análise reflexiva acerca do tema.
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
gêneros textuais, mitos, lendas, mitologia grega, lendas indígenas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
UCA - Mito versus lenda
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar – mito e lenda - identificando semelhanças e diferenças – quanto às características formais e funcionais. Ler e analisar mitos e lendas, atentando para a estrutura composicional desses gêneros. 18/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18521 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
Sobre o gênero discursivo - mito
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa conhecer a mitologia de outros povos; reconhecer características estruturais e funcionais do gênero mito; reconhecer a estrutura narrativa presente nos textos míticos; ler textos sobre heróis: míticos, do cinema, dos quadrinhos e de todo dia; produzir e ou recriar mitos. 25/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 73482 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
Pesquisando Monstros Mitológicos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos - Reconhecer que os monstros mitológicos representam o imaginário de outro tempo e outro lugar (pluralidade cultural) -Perceber que os antigos mitos influenciam obras da ... 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5954 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
O CANTO DAS SEREIAS
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Vivenciar um jogo simbólico. Ouvir e recontar uma história. Colaborar com o grupo no jogo simbólico. Expressar através de desenho o que compreendeu da história. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6183 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
Folclore para menores
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Apresentar a lenda mitológica sobre Iara, instigar o imaginário dos alunos com a produção de desenhos, pesquisar outras lendas do folclore brasileiro, criar uma peça de teatro a partir das lendas. 23/04/2009 Três estrelas 7 comentário(s) 54366 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
6 |
A LENDA DA IARA
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Com esta aula, o aluno na faixa etária de cinco anos poderá aprender a: Conhecer a vida e obra de Câmara Cascudo; Conhecer a lenda da Iara; Localizar o Amazonas do mapa mundi e no google earth; Conhecer o encontro das águas dos rios Negros e Solimões; Produzir trabalhos artíst... 08/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 42686 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
Conhecendo a lenda folclórica da Iara (mãe das águas).
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - A lenda folclórica da Iara (mãe das águas), compreendendo o sentido da história contada pelo professor. - Entender a importância de preservar os rios e oceanos, para uma melhor qualidade de vida dos seres vivos. - Transferir para o papel o que compreendeu da história, exerci... 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20624 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
8 |
Tucuxi, Mapinguari e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer uma das manifestações da literatura brasileira: a lenda. Identificar, numa lenda, a necessidade de sua criação. Apontar o problema denunciado e suas possíveis soluções. 31/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7230 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
FOLCLORE: Introduzindo o tema
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Realizar uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema. - Assistir a um filme e reconhecer informações referentes ao tema. - Realizar a leitura de pequenos textos informativos relacionados ao tema. - Ler e interpretar um texto que retrata o folclore em uma região do país. 17/08/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 52765 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
10 |
Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara: conhecendo os personagens do folclore brasileiro
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa pesquisar as origens e a história de Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara, personagens do folclore brasileiro; conhecer os personagens folclóricos da cultura brasileira; produzir uma narrativa ficcional que possua os personagens folclóricos em questão como personagens princ... 13/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17942 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
Explicando o significado da palavra folclore e contextualizando algumas lendas.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - o significado da palavra folclore, resgatando algumas lendas folclóricas das culturas regionais brasileiras. - a lenda folclórica do negrinho do pastoreiro, e compreender seu valor histórico. - brincadeiras lúdicas com o tema trabalhado. 17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 26579 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
12 |
Mitos que vem da Mata
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolver a linguagem oral e escrita. Localizar informações no texto e copiá-las. Basear-se nos gêneros de texto lidos para escrever e reescrever um texto. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3304 acesso(s) |
Carla Fernandes Lott Primola ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
13 |
Anotando de diferentes maneiras – Técnicas de anotação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa ◦ Conhecer um dos mitos do folclore brasileiro: o Saci-Pererê. ◦ Identificar um mito como um ser sem local nem época definidos, com forças sobrenaturais. ◦ Registrar informações utilizando diferentes técnicas de anotação. 28/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11628 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
14 |
Estandarte Folclórico
Ensino Fundamental Inicial | Artes - Pesquisar lendas do folclore brasileiro e regional; - Entender e construir estandartes como suporte para a representação destas lendas coletadas; 02/02/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12865 acesso(s) |
Renata Oliveira Caetano COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
15 |
Lendas do Folclore e o Bumba-meu-boi
Ensino Fundamental Inicial | Artes Diversas manifestações do Folclore Brasileiro; O que são lendas; Sobre a lenda do Bumba-meu-boi (contada de forma teatralizada); Criar um Bumba-meu-boi com dobradura; 11/02/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 108065 acesso(s) |
Renata Oliveira Caetano COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
16 |
MISTÉRIOS E CRENÇAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: Conhecer algumas lendas e fábulas; Desenvolver o gosto pelas leitura de histórias; Identificar as crenças e valores presentes nestas narrativas; Inferir a estru... 17/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6361 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
17 |
Lendas Brasileiras
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Pesquisar sobre os mitos do nosso folclore. - Ler e ouvir lendas brasileiras. - Reescrever uma lenda respeitando as características do gênero. 22/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34946 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
18 |
LENDAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade. - Reconhecer lendas que fazem parte da cultura brasileira. - Reconhecer a diversidade da cultura brasileira. 17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 79480 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
19 |
Textos enciclopédicos e lendas: conhecendo a cultura africana
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda as características centrais do gêneros: textos enciclopédicos e lendas. Construa a compreensão global dos textos lidos. Planeje, revise e corrija a própria escrita considerando o tema central e possíveis desdo... 17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 25389 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
20 |
Textos míticos” e “textos enciclopédicos”: comparação de dois gêneros textuais
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Identifique as características centrais dos gêneros textuais: “lendas” e “textos enciclopédicos”; Leia e compreenda os textos: “lenda” e “texto enciclopédico” 17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 24913 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
21 |
REESCRITAS DE LENDAS INDÍGENAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina; Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas; Expandir a competência de produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero. ... 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28886 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
22 |
Mitos (personagens folclóricos)
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa – Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos textos acerca dos mitos. – Identificar a finalidade de tais textos. – Identificar aspectos explícitos e implícitos do texto (intertextualidade). – Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte,... 28/06/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19569 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
23 |
Ética e Folclore: “É verdade que existe lobisomem?”
Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender o significado do folclore como expressão da herança histórica e cultural de um povo. Conhecer algumas lendas do folclore brasileiro, procurando identificar os valores morais subjacentes a elas. Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas ... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16470 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
24 |
Abrindo a Caixa de Pandora nos dias de hoje....
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Reconhecer que os mitos apresentam o pensamento, o imaginário, costumes, religião de outro tempo e outro lugar (pluralidade cultural) - Reconhecer a influência do mito na modernidade, identificando expressões utilizadas na língua portuguesa derivadas do mito (Exemplos : “... 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9679 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 14464 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!