02/04/2012
Esta coleção apresenta as características dos modos de produção capitalista e socialista identificando os embates entre URSS e EUA no contexto da Guerra Fria. Nas aulas 1 a 4 os estudantes conhecerão a formação do pensamento socialista utópico e a implementação desse modo de produção na Rússia e na China. As aulas 5 a 8 discutirão a formação do capitalismo e seus desdobramentos com a Revolução Industrial Inglesa, o Taylorismo e o Fordismo. Nas aulas 9 a 11 os estudantes identificarão os fatos que marcaram a Segunda Guerra Mundial - momento fundamental para o início da Guerra Fria. Nas aulas 12 e 13 os alunos compreenderão a Guerra Fria e a consolidação do Mundo Bipolar como um conflito ideológico entre EUA e URSS. As aulas 14 e 15 possibilitarão a análise das relações entre o Brasil e os EUA no contexto da Guerra Fria. Nas aulas 16 e 17 serão discutidas a formação e a manutenção do bloco comunista no Leste Europeu destacando um evento contrário a esse processo: a Primavera de Praga. As aulas 18 e 19 abordarão os eventos de Maio de 1968 (França) e o Festival de Woodstock (EUA). Embora efêmeros, ambos os movimentos contestavam os valores capitalistas e marcaram a ascensão de novos atores políticos e novas demandas sociais. Na aula 20 os estudantes compreenderão o fim da Guerra Fria com a imagem paradigmática da queda do muro de Berlim. A aula 21 discutirá a polêmica tese de Francis Fukuyama: com o fim da URSS decretou-se o fim do processo dialético e, com isso, o fim da História. Nas aulas 22 e 23 os estudantes compreenderão a formação de um novo arranjo geopolítico, econômico e social nos países com o fim da Guerra Fria. Com essas duas últimas aulas, os estudantes deverão avaliar as ações humanas relacionadas ao excesso de consumo no mundo globalizado. A terceira aula dessa coleção aborda a Revolução Russa de 1917 e a constituiçao da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Nesse momento, o professor pode apresentar o infográfico URSS: Formação e Queda de um Império, disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/index.htm Para discutir a Segunda Guerra Mundial o Portal do Professor oferece material de pesquisa sobre o tema (II Guerra Mundial – 1 e II Guerra Mundial – 2). Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao001/indice.shtml e http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao010/indice.shtml Algumas aulas desta coleção utilizam animações, cartazes, fotografias e histórias em quadrinhos. Com esses recursos os alunos poderão ter uma nova perspectiva sobre o conteúdo e analisar os valores que são veiculados nesses produtos culturais. Para trabalhar com história em quadrinhos acesse em História em Quadrinhos: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de História. Disponível no link http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2262-8.pdf
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
capitalismo, economia, meios de produção, socialismo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
História das Ideias Socialistas Utópicas na Europa do Século XIX
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História A história da formação dos primeiros ideários socialistas desenvolvidos na Europa do século XIX; Os principais fundamentos destes ideários no que tange a concepções de produção; Os princípios de vida comunitária desenvolvidos e disseminados por estes ideários. 26/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12174 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
2 |
A Revolução Russa de 1905
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os ideários e as práticas que impulsionaram os acontecimentos da Revolução Russa de 1905. As formas de poder constituídas pelos revolucionários durante a Revolução Russa de 1905. O imaginário acerca da Revolução Russa de 1905 na iconografia de época. O contexto russo no iníc... 25/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14108 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
3 |
Revolução Russa e o socialismo
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O contexto da Revolução Russa, as modificações impostas pelo governo Bolchevique após 1917 e estabelecer uma comparação entre a realidade capitalista e socialista. 01/08/2012 Sem estrelas 2 comentário(s) 57924 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
4 |
Revolução cultural chinesa
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O aluno poderá aprender sobre as diferentes propostas políticas revolucionárias que pontuaram o século XX e que apontavam para a transformação radical da estrutura política, econômica, social e cultural dos países. 17/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14106 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
5 |
Transição do Feudalismo para o Capitalismo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender com esta aula algumas características sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Além disso, compreenderá como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condições para o nascimento do Capitalismo. 13/12/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 66478 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
6 |
A Revolução Industrial
Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Os alunos irão aprender sobre a Revolução Industrial: -por que ela teve início na Inglaterra; -quais as suas consequências sócio-econômicas e culturais. Percebendo-a como parte de um processo mais amplo de desenvolvimento econômico e social. 10/12/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 61919 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
7 |
O taylorismo e a organização do trabalho na sociedade capitalista industrial - UCA
Ensino Fundamental Final | História Conceituar e caracterizar o taylorismo como método de organização do sistema de produção adotado nas sociedades capitalistas industrializadas. Compreender os impactos do taylorismo nas sociedades industrializadas, particularmente para os trabalhadores no sistema de fábrica. Re... 15/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11755 acesso(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
8 |
Produção em massa para consumo em massa: o fordismo - UCA
Ensino Fundamental Final | História Conceituar e situar historicamente o fordismo como sistema de produção em massa para consumo em massa. Compreender o significado da introdução da linha de montagem na produção, tanto para os trabalhadores quanto para os capitalistas. Caracterizar as principais transformações o... 15/07/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12948 acesso(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
9 |
Segunda Guerra Mundial
Ensino Fundamental Final | História Interagir com a turma. Identificar os fatos que marcaram o início da Segunda Guerra Mundial e a participação do Brasil na guerra. 06/12/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 72136 acesso(s) |
Etyelly Pires Nicoli EEEFM CEL OLIMPIO CUNHA CARIACICA ES História |
10 |
Representações da Segunda Grande Guerra
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos poderão desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de fontes mais diversas, dialogando suas interpretações a partir dessas. Além disso, os alunos poderão ter uma nova perspectiva de um conteúdo programático muito explorado. Os alunos, também, terão a oport... 26/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11853 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
11 |
História em Quadrinhos e Segunda Guerra Mundial
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos poderão desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de discursos em um meio pouco trabalhado nas salas de aula: a História em Quadrinhos. Além disso, os alunos poderão ter uma nova perspectiva de um conteúdo programático muito explorado. Os alunos, também, ... 29/08/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17617 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
12 |
Guerra Fria: um conflito ideológico
Ensino Médio | Geografia O aluno deverá entender o contexto que desencadeia a Guerra Fria. E compreender a Guerra Fria e a consolidação do mundo bipolar como um conflito ideológico. 14/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 35625 acesso(s) |
Rosângela Nasser Ganimi COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
13 |
Quadrinhos na Guerra Fria
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Com esta aula, o aluno poderá compreender a relação das Histórias em Quadrinhos (também designadas pela sigla HQ) com o cenário internacional da Guerra Fria (período de tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética, após a Segunda Guerra Mundial). O aluno poderá compreen... 29/07/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 27346 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
14 |
Guerra Fria e a Era Vargas
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Identificar aspectos gerais do governo de Getúlio Vargas, analisar as relações Brasil-EUA durante os anos 1930 e 1945 e as implicações econômicas e sociais do alinhamento do Brasil ao bloco capitalista no contexto do Mundo Bipolar. 01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 39757 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
15 |
Animação e Política: Zé Carioca e a Política da Boa Vizinhança (1940-1950)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno irá aprender sobre as relações políticas e culturais entre Brasil e Estados Unidos da América nos anos 1940 e 1950. Irá trabalhar os significados históricos a partir dos elementos políticos e culturais que caracterizam as animações criadas em torno das aventuras do per... 14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12494 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
16 |
Comunismo e a Primavera de Praga
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender a formação do bloco comunista do Leste Europeu/Ásia, bem como compreender o contexto histórico do final da década de 1960 no mundo, por meio dos eventos da “Primavera de Praga”. O aluno poderá ainda compreender as formas d... 17/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5568 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
17 |
Primavera de Praga e fotografia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos poderão analisar um importante componente de constituição de memória de uma sociedade: a fotografia. Além disso, os alunos poderão ter um contato mais próximo com um tema que, por diversas vezes, não é bem trabalhado, como a Primavera de Praga. Os alunos, também, t... 26/09/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4312 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
18 |
O Maio de 1968 na França
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História - Os principais ideários que mobilizaram estudantes e operários durante os eventos de maio de 1968 em Paris. - As características fundamentais do imaginário social e cultural mobilizado por estudantes e operários franceses durante o maio de 1968 em Paris. 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4955 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
19 |
Festival de Woodstock e contestação dos valores dominantes
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Estudando o Festival de Woodstock, o aluno poderá aprender e refletir sobre a cultura hippie e sua contestação ante os valores dominantes. Poderá, também, compreender o contexto das décadas de 1960 e 1970 e a valorização da paz como forma de mudar o mundo. 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3871 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
20 |
Com a queda do muro, foi-se também a Cortina de Ferro
Ensino Fundamental Final | Geografia O aluno poderá aprender a relacionar os fatos históricos com a sua realidade, analisando e interpretando como um fato histórico (a queda do muro de Berlim) pode refletir na dinâmica política e econômica mundial. 24/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4105 acesso(s) |
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
21 |
A concepção de “fim da história” em Francis Fukuyama
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender o problema central presente no polêmico artigo publicado no fim da década de 1980 – bem como a sua extensão em livro, publicado no início dos anos 1990. Tal compreensão tem por objetivo demonstrar uma das formas de entusia... 19/12/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 8766 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
22 |
Nova ordem ou nova desordem mundial?
Ensino Médio | Geografia O aluno deverá compreender a formação de um novo arranjo geopolítico, econômico e social nos países. Deverá realizar análises sobre as atuais divergências e desigualdades presentes no novo ordenamento geopolítico e econômico internacional. 21/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27981 acesso(s) |
Rosângela Nasser Ganimi COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
23 |
Mundo Globalizado e Consumismo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Geografia O aluno deverá conhecer e analisar as variadas ações humanas com relação ao excesso de consumo no mundo globalizado 02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19523 acesso(s) |
maria cristina soranço miranda COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
Sem estrelas 0 classificações - 9495 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!