Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado: A Guerra Fria decretou o fim da história?

 

02/04/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção apresenta as características dos modos de produção capitalista e socialista identificando os embates entre URSS e EUA no contexto da Guerra Fria. Nas aulas 1 a 4 os estudantes conhecerão a formação do pensamento socialista utópico e a implementação desse modo de produção na Rússia e na China. As aulas 5 a 8 discutirão a formação do capitalismo e seus desdobramentos com a Revolução Industrial Inglesa, o Taylorismo e o Fordismo. Nas aulas 9 a 11 os estudantes identificarão os fatos que marcaram a Segunda Guerra Mundial - momento fundamental para o início da Guerra Fria. Nas aulas 12 e 13 os alunos compreenderão a Guerra Fria e a consolidação do Mundo Bipolar como um conflito ideológico entre EUA e URSS. As aulas 14 e 15 possibilitarão a análise das relações entre o Brasil e os EUA no contexto da Guerra Fria. Nas aulas 16 e 17 serão discutidas a formação e a manutenção do bloco comunista no Leste Europeu destacando um evento contrário a esse processo: a Primavera de Praga. As aulas 18 e 19 abordarão os eventos de Maio de 1968 (França) e o Festival de Woodstock (EUA). Embora efêmeros, ambos os movimentos contestavam os valores capitalistas e marcaram a ascensão de novos atores políticos e novas demandas sociais. Na aula 20 os estudantes compreenderão o fim da Guerra Fria com a imagem paradigmática da queda do muro de Berlim. A aula 21 discutirá a polêmica tese de Francis Fukuyama: com o fim da URSS decretou-se o fim do processo dialético e, com isso, o fim da História. Nas aulas 22 e 23 os estudantes compreenderão a formação de um novo arranjo geopolítico, econômico e social nos países com o fim da Guerra Fria. Com essas duas últimas aulas, os estudantes deverão avaliar as ações humanas relacionadas ao excesso de consumo no mundo globalizado. A terceira aula dessa coleção aborda a Revolução Russa de 1917 e a constituiçao da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Nesse momento, o professor pode apresentar o infográfico URSS: Formação e Queda de um Império, disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/index.htm Para discutir a Segunda Guerra Mundial o Portal do Professor oferece material de pesquisa sobre o tema (II Guerra Mundial – 1 e II Guerra Mundial – 2). Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao001/indice.shtml e http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao010/indice.shtml Algumas aulas desta coleção utilizam animações, cartazes, fotografias e histórias em quadrinhos. Com esses recursos os alunos poderão ter uma nova perspectiva sobre o conteúdo e analisar os valores que são veiculados nesses produtos culturais. Para trabalhar com história em quadrinhos acesse em História em Quadrinhos: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de História. Disponível no link http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2262-8.pdf

Autoria

Vanessa Maria Rodrigues Viacava - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR

Palavras-chave

capitalismo, economia, meios de produção, socialismo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Lista de Aulas da Coleção (23 aulas)
# Aula Autoria
1 História das Ideias Socialistas Utópicas na Europa do Século XIX

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  A história da formação dos primeiros ideários socialistas desenvolvidos na Europa do século XIX; Os principais fundamentos destes ideários no que tange a concepções de produção; Os princípios de vida comunitária desenvolvidos e disseminados por estes ideários.

26/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2940 acessos

LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

2 A Revolução Russa de 1905

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  Os ideários e as práticas que impulsionaram os acontecimentos da Revolução Russa de 1905. As formas de poder constituídas pelos revolucionários durante a Revolução Russa de 1905. O imaginário acerca da Revolução Russa de 1905 na iconografia de época. O contexto russo no iníc...

25/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5937 acessos

LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

3 Revolução Russa e o socialismo

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O contexto da Revolução Russa, as modificações impostas pelo governo Bolchevique após 1917 e estabelecer uma comparação entre a realidade capitalista e socialista.

01/08/2012 Sem estrelas 2 comentário(s) 23035 acessos

Vanessa Maria Rodrigues Viacava

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

4 Revolução cultural chinesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O aluno poderá aprender sobre as diferentes propostas políticas revolucionárias que pontuaram o século XX e que apontavam para a transformação radical da estrutura política, econômica, social e cultural dos países.

17/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6307 acessos

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

5 Transição do Feudalismo para o Capitalismo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender com esta aula algumas características sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Além disso, compreenderá como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condições para o nascimento do Capitalismo. 

13/12/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 21239 acessos

Augusto Carvalho Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

6 A Revolução Industrial

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Os alunos irão aprender sobre a Revolução Industrial: -por que ela teve início na Inglaterra; -quais as suas consequências sócio-econômicas e culturais. Percebendo-a como parte de um processo mais amplo de desenvolvimento econômico e social.

10/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 14059 acessos

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

7 O taylorismo e a organização do trabalho na sociedade capitalista industrial - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Conceituar e caracterizar o taylorismo como método de organização do sistema de produção adotado nas sociedades capitalistas industrializadas. Compreender os impactos do taylorismo nas sociedades industrializadas, particularmente para os trabalhadores no sistema de fábrica. Re...

15/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4827 acessos

LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

8 Produção em massa para consumo em massa: o fordismo - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Conceituar e situar historicamente o fordismo como sistema de produção em massa para consumo em massa. Compreender o significado da introdução da linha de montagem na produção, tanto para os trabalhadores quanto para os capitalistas. Caracterizar as principais transformações o...

15/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4493 acessos

LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

9 Segunda Guerra Mundial

Ensino Fundamental Final | História

Interagir com a turma. Identificar os fatos que marcaram o início da Segunda Guerra Mundial e a participação do Brasil na guerra.

06/12/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 18600 acessos

Etyelly Pires Nicoli

EEEFM CEL OLIMPIO CUNHA

CARIACICA ES

História

10 Representações da Segunda Grande Guerra

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  Os alunos poderão desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de fontes mais diversas, dialogando suas interpretações a partir dessas. Além disso, os alunos poderão ter uma nova perspectiva de um conteúdo programático muito explorado. Os alunos, também, terão a oport...

26/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9302 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

11 História em Quadrinhos e Segunda Guerra Mundial

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  Os alunos poderão desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de discursos em um meio pouco trabalhado nas salas de aula: a História em Quadrinhos. Além disso, os alunos poderão ter uma nova perspectiva de um conteúdo programático muito explorado. Os alunos, também, ...

29/08/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 6565 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

12 Guerra Fria: um conflito ideológico

Ensino Médio | Geografia

O aluno deverá entender o contexto que desencadeia a Guerra Fria. E compreender a Guerra Fria e a consolidação do mundo bipolar como um conflito ideológico.

14/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12043 acessos

Rosângela Nasser Ganimi

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

13 Quadrinhos na Guerra Fria

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Com esta aula, o aluno poderá compreender a relação das Histórias em Quadrinhos (também designadas pela sigla HQ) com o cenário internacional da Guerra Fria (período de tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética, após a Segunda Guerra Mundial). O aluno poderá compreen...

29/07/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10369 acessos

Augusto Carvalho Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

14 Guerra Fria e a Era Vargas

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Identificar aspectos gerais do governo  de Getúlio Vargas, analisar as relações Brasil-EUA durante os anos 1930 e 1945 e as implicações econômicas e sociais do alinhamento do Brasil ao bloco capitalista no contexto do Mundo Bipolar.

01/08/2012 Sem estrelas 2 comentário(s) 17390 acessos

Vanessa Maria Rodrigues Viacava

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

15 Animação e Política: Zé Carioca e a Política da Boa Vizinhança (1940-1950)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno irá aprender sobre as relações políticas e culturais entre Brasil e Estados Unidos da América nos anos 1940 e 1950. Irá trabalhar os significados históricos a partir dos elementos políticos e culturais que caracterizam as animações criadas em torno das aventuras do per...

14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3267 acessos

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

16 Comunismo e a Primavera de Praga

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender a formação do bloco comunista do Leste Europeu/Ásia, bem como compreender o contexto histórico do final da década de 1960 no mundo, por meio dos eventos da “Primavera de Praga”. O aluno poderá ainda compreender as formas d...

17/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1779 acessos

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

17 Primavera de Praga e fotografia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  Os alunos poderão analisar um importante componente de constituição de memória de uma sociedade: a fotografia. Além disso, os alunos poderão ter um contato mais próximo com um tema que, por diversas vezes, não é bem trabalhado, como a Primavera de Praga. Os alunos, também, t...

26/09/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 1448 acessos

Augusto Carvalho Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

18 O Maio de 1968 na França

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  - Os principais ideários que mobilizaram estudantes e operários durante os eventos de maio de 1968 em Paris. - As características fundamentais do imaginário social e cultural mobilizado por estudantes e operários franceses durante o maio de 1968 em Paris.

01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1032 acessos

LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

19 Festival de Woodstock e contestação dos valores dominantes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Estudando o Festival de Woodstock, o aluno poderá aprender e refletir sobre a cultura hippie e sua contestação ante os valores dominantes. Poderá, também, compreender o contexto das décadas de 1960 e 1970 e a valorização da paz como forma de mudar o mundo.

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1271 acessos

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

20 Com a queda do muro, foi-se também a Cortina de Ferro

Ensino Fundamental Final | Geografia

O aluno poderá aprender a relacionar os fatos históricos com a sua realidade, analisando e interpretando como  um fato histórico (a queda do muro de Berlim) pode refletir na dinâmica política e econômica mundial.

24/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1334 acessos

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

21 A concepção de “fim da história” em Francis Fukuyama

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender o problema central presente no polêmico artigo publicado no fim da década de 1980 – bem como a sua extensão em livro, publicado no início dos anos 1990. Tal compreensão tem por objetivo demonstrar uma das formas de entusia...

19/12/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 2971 acessos

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

22 Nova ordem ou nova desordem mundial?

Ensino Médio | Geografia

O aluno deverá compreender a formação de um novo arranjo geopolítico, econômico e social nos países. Deverá realizar análises sobre as atuais divergências e desigualdades presentes no novo ordenamento geopolítico e econômico internacional.

21/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 10512 acessos

Rosângela Nasser Ganimi

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

23 Mundo Globalizado e Consumismo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Geografia

O aluno deverá conhecer e analisar as variadas ações humanas com relação ao excesso de consumo no mundo globalizado

02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 12529 acessos

maria cristina soranço miranda

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3226 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.