06/07/2012
A coleção objetiva apresentar as contribuições que o trabalho com a linguagem corporal pode propiciar ao Ensino Fundamental Inicial. A sequência de aulas de 1 a 12 trata de questões sobre o corpo, tais como: equilíbrio, partes, imagem, expressão, dramatização e reconhecimento. As aulas de 13 a 17 apresentam as relações entre o corpo e a dança. Por último, a sequência de aulas de 18 a 26 demontra como a música pode influenciar no aprendizado da linguagem corporal. Melhores recursos digitais ligados ao tema: - Corpo Movimentando e recliando http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23285 - Dança Dança dos bancos e careca-cabeludo (Tempo de brincar) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27932 -Música Música e matemática - transcrevendo um ritmo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34512 Coisas boas da minha terra spot 24 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20724 -Movimento Caminhando sobre a linha http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36128
Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
linguagem corporal
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Identificando as partes do corpo
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização reconhecer as partes do corpo por meio de jogos quebra-cabeça; trabalhar através de músicas expressões corporais que contemple o corpo. 29/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 23610 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
Jogando e representando – Trabalhando a imagem corporal
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física · Aprender sobre a imagem corporal e suas relações com o meio; · Compreender como o simbolismo se apresenta através do corpo; · Explorar jogos onde a expressão corporal e o simbolismo estão presentes. 17/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 66992 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
A Violência e as Práticas Corporais
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conceituar violência e contextualizá-la no seu dia a dia e nas práticas corporais; Compreender que nas lutas, apesar do contato corporal, não há violência. 29/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8156 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Equilibrando o corpo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprimorar a capacidade de equilíbrio estático e dinâmico dos alunos. Trabalhar a força muscular localizada. Estimular a colaboração entre alunos. Promover o respeito as diferenças de habilidades. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9182 acesso(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
5 |
Pintura corporal
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Perceber a diferença entre pintura corporal, tatuagem e Body Arte; • Pintar, tendo o corpo como suporte 28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 37692 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
6 |
Equilibre-se! (circo)
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de atividades de equilíbrio, comuns nas ginásticas e nas atividades circenses, os alunos poderão ampliar suas possibilidades de movimentos pensando tanto em equilibrar-se em diferentes superfícies quanto em equilibrar objetos sobre seus corpos. Alguns objetivos das ... 24/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8025 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
7 |
A mensagem do corpo
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • O corpo é um importante meio de comunicação e integração entre as pessoas; • A experimentação da linguagem corporal como forma de comunicação; • A criatividade na formação de movimentos corporais; • Expressar-se corporalmente. 12/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 18137 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
As sombras: desvendando seus contornos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com as aulas propostas o aluno poderá observar e conhecer a sombra de cada colega da turma, descobrir a localização da sombra dos alunos da turma devido à posição da luz, observar o contorno das sombras dos alunos em diferentes posições, desenvolver a percepção visual, descobr... 19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 57965 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
Dramatizando contos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno desenvolverá a linguagem oral e corporal, expressando-se diante dos colegas para dramatizar um conto lido por eles. 10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12334 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
10 |
Expressão corporal: jogos de mímica.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conceituar mímica; Transmitir mensagens utilizando a mímica; Verificar se houve compreensão da mensagem transmitida e como o corpo se comportou durante as atividades; Avaliar as dificuldades e os sentimentos vivenciados durante as atividades. 18/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 145049 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
11 |
Grandes Jogos - Brincando com o Corpo.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Trabalhar o equilíbrio corporal. Desenvolver a organização espaço temporal. Trabalhar diferentes ritmos. Atuar em diferentes grupos e respeitar os colegas. 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9086 acesso(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
12 |
Autorretrato de corpo inteiro
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Conhecer parte da produção poética da artista plástica, Claudia França; Expressar corporalmente a partir de estímulos sonoros; Trabalhar a linha de contorno corporal por meio de projeção de luz; Instalar uma exposição na qual as... 04/11/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 10301 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
13 |
Dança: linguagem do corpo
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas; Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem; Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar; Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos; Compor uma dança: escolher os mo... 12/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 301670 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
Dançando Baião
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: Conhecer a origem do Baião; Identificar os elementos que caracterizam essa dança (quem dança, onde dança e como dança); Participar da interpretação, improvisação e co... 07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19923 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
15 |
O corpo fala através da dança
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de... 23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35473 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
16 |
Sambando e criando.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - criar movimentos de dança, experimentando livremente o deslocamento no espaço; - experimentar diferentes formas de organização dos dançarinos no espaço durante as execuções; - conhecer e perceber o ritmo no próprio corpo e nas canções; - expressar sentimentos, sensações, idé... 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5108 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
17 |
Criança também samba!
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - conhecer algumas histórias do samba; - identificar alguns músicos e compositores importantes para a legitimação do samba como dança brasileira; - analisar o conteúdo das letras de músicas, identificando quais idéias e sentimentos são transmitidos por elas; - criar movimentos... 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30427 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
18 |
Música – Canções do mundo (“Siyahamba”): canto e percussão corporal – aula 1
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas. Explorar os diversos sons possíveis com as mãos. Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso de palmas de vários tipos. 07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 30607 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
19 |
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 1
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ter contato com diversas manifestações de música corporal, através da observação de vídeos. Fazer um levantamento de sons possíveis de música corporal. Criar uma grafia para os sons corporais listados. Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios d... 07/12/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 61506 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
20 |
Aliando som e movimento
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Aprofundamento em conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente para se trabalhar dentro da dança; • A criatividade na formação de movimentos corporais, associando a cadência ao movimento; • Consciência corporal dentro do r... 29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8758 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
21 |
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 2
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação, improvisação e percepção rítmica. Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal. 07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 44344 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
22 |
Música – Cantando e dançando a ciranda – aula 1
Ensino Fundamental Inicial | Artes Cantar a música proposta; Familiarizar-se com o modo menor; Vivenciar a pulsação através do canto, percussão corporal e dança; Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda. 30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 8706 acesso(s) |
LUCIANO CINTRA SILVEIRA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
23 |
Música – Cantando e dançando a ciranda – aula 2
Ensino Fundamental Inicial | Artes Cantar a música proposta; Familiarizar-se com o modo menor; Vivenciar a pulsação através do canto, da percussão corporal e da dança; Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda. 30/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5848 acesso(s) |
LUCIANO CINTRA SILVEIRA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
24 |
Música - Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 2
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Vivenciar a pulsação em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal; Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados; Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula. 05/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8974 acesso(s) |
Kátia Regina Figueiredo Romão COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
25 |
Música – Cantando e dançando a ciranda – aula 4
Ensino Fundamental Inicial | Artes Cantar a música proposta; Familiarizar-se com o modo menor; Vivenciar a pulsação através do canto, da percussão corporal e da dança; Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda; Executar os passos da ciranda; Cooperar com o professor e os colegas para o bom andamen... 14/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7010 acesso(s) |
LUCIANO CINTRA SILVEIRA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
26 |
Brincando com o ritmo e a musicalidade
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Descobrir possibilidade de movimentação a partir de diferentes ritmos; Expressar corporalmente diferentes sensações/emoções. 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32618 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Cinco estrelas 1 classificações - 41812 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/12/2014
Cinco estrelasEXCELENTE!