Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O uso da linguagem corporal nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

06/07/2012

Ficha Técnica
Descrição

A coleção objetiva apresentar as contribuições que o trabalho com a linguagem corporal pode propiciar ao Ensino Fundamental Inicial. A sequência de aulas de 1 a 12 trata de questões sobre o corpo, tais como: equilíbrio, partes, imagem, expressão, dramatização e reconhecimento. As aulas de 13 a 17 apresentam as relações entre o corpo e a dança. Por último, a sequência de aulas de 18 a 26 demontra como a música pode influenciar no aprendizado da linguagem corporal. Melhores recursos digitais ligados ao tema: - Corpo Movimentando e recliando http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23285 - Dança Dança dos bancos e careca-cabeludo (Tempo de brincar) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27932 -Música Música e matemática - transcrevendo um ritmo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34512 Coisas boas da minha terra spot 24 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20724 -Movimento Caminhando sobre a linha http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36128

Autoria

Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

linguagem corporal

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Lista de aulas da coleção (26 aulas)
# Aula Autoria
1 Identificando as partes do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

 reconhecer as partes do corpo por meio de jogos quebra-cabeça;  trabalhar através de músicas expressões corporais que contemple o corpo.  

29/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 19765 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 Jogando e representando – Trabalhando a imagem corporal

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

·        Aprender sobre a imagem corporal e suas relações com o meio; ·        Compreender como o simbolismo se apresenta através do corpo; ·        Explorar jogos onde a expressão corporal e o simbolismo estão presentes.

17/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 56317 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 A Violência e as Práticas Corporais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conceituar violência e contextualizá-la no seu dia a dia e nas práticas corporais; Compreender que nas lutas, apesar do contato corporal, não há violência.

29/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6253 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Equilibrando o corpo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprimorar a capacidade de equilíbrio estático e dinâmico dos alunos. Trabalhar a força muscular localizada. Estimular a colaboração entre alunos. Promover o respeito as diferenças de habilidades.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7123 acesso(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

5 Pintura corporal

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Perceber a diferença entre pintura corporal, tatuagem e Body Arte; • Pintar, tendo o corpo como suporte

28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 33642 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

6 Equilibre-se! (circo)

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de atividades de equilíbrio, comuns nas ginásticas e nas atividades circenses, os alunos poderão ampliar suas possibilidades de movimentos pensando tanto em equilibrar-se em diferentes superfícies quanto em equilibrar objetos sobre seus corpos. Alguns objetivos das ...

24/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6008 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

7 A mensagem do corpo

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • O corpo é um importante meio de comunicação e integração entre as pessoas; • A experimentação da linguagem corporal como forma de comunicação; • A criatividade na formação de movimentos corporais; • Expressar-se corporalmente.

12/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 15194 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 As sombras: desvendando seus contornos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com as aulas propostas o aluno poderá observar e conhecer a sombra de cada colega da turma, descobrir a localização da sombra dos alunos da turma devido à posição da luz, observar o contorno das sombras dos alunos em diferentes posições, desenvolver a percepção visual, descobr...

19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 34637 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Dramatizando contos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno desenvolverá a linguagem oral e corporal, expressando-se diante dos colegas para dramatizar um conto lido por eles.

10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10554 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

10 Expressão corporal: jogos de mímica.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conceituar mímica; Transmitir mensagens utilizando a mímica; Verificar se houve compreensão da mensagem transmitida e como o corpo se comportou durante as atividades; Avaliar as dificuldades e os sentimentos vivenciados durante as atividades.

18/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 115100 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

11 Grandes Jogos - Brincando com o Corpo.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Trabalhar o equilíbrio corporal. Desenvolver a organização espaço temporal. Trabalhar diferentes ritmos. Atuar em diferentes grupos e respeitar os colegas.

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7084 acesso(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

12 Autorretrato de corpo inteiro

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Conhecer parte da produção poética da artista plástica, Claudia França; Expressar corporalmente a partir de estímulos sonoros; Trabalhar a linha de contorno corporal por meio de projeção de luz; Instalar uma exposição na qual as...

04/11/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 8062 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

13 Dança: linguagem do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas;  Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem;  Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar;  Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos;  Compor uma dança: escolher os mo...

12/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 217655 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 Dançando Baião

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:  Conhecer a origem do Baião;  Identificar os elementos que caracterizam essa dança (quem dança, onde dança e como dança);  Participar da interpretação, improvisação e co...

07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16033 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

15 O corpo fala através da dança

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de...

23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 30030 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

16 Sambando e criando.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- criar movimentos de dança, experimentando livremente o deslocamento no espaço; - experimentar diferentes formas de organização dos dançarinos no espaço durante as execuções; - conhecer e perceber o ritmo no próprio corpo e nas canções; - expressar sentimentos, sensações, idé...

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3658 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

17 Criança também samba!

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- conhecer algumas histórias do samba; - identificar alguns músicos e compositores importantes para a legitimação do samba como dança brasileira; - analisar o conteúdo das letras de músicas, identificando quais idéias e sentimentos são transmitidos por elas; - criar movimentos...

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23699 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

18 Música – Canções do mundo (“Siyahamba”): canto e percussão corporal – aula 1

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.    Explorar os diversos sons possíveis com as mãos.    Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso de palmas de vários tipos.  

07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26494 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

19 Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 1

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ter contato com diversas manifestações de música corporal, através da observação de vídeos.    Fazer um levantamento de sons possíveis de música corporal.    Criar uma grafia para os sons corporais listados.    Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios d...

07/12/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 55340 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

20 Aliando som e movimento

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Aprofundamento em conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente para se trabalhar dentro da dança; • A criatividade na formação de movimentos corporais, associando a cadência ao movimento; • Consciência corporal dentro do r...

29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6894 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

21 Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 2

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação, improvisação e percepção rítmica.    Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal.  

07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 36851 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

22 Música – Cantando e dançando a ciranda – aula 1

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Cantar a música proposta; Familiarizar-se com o modo menor; Vivenciar a pulsação através do canto, percussão corporal e dança; Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda.

30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6838 acesso(s)

LUCIANO CINTRA SILVEIRA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

23 Música – Cantando e dançando a ciranda – aula 2

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Cantar a música proposta; Familiarizar-se com o modo menor; Vivenciar a pulsação através do canto, da percussão corporal e da dança; Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda.

30/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4436 acesso(s)

LUCIANO CINTRA SILVEIRA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

24 Música - Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 2

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Vivenciar a pulsação em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal; Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados; Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

05/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6625 acesso(s)

Kátia Regina Figueiredo Romão

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

25 Música – Cantando e dançando a ciranda – aula 4

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Cantar a música proposta; Familiarizar-se com o modo menor; Vivenciar a pulsação através do canto, da percussão corporal e da dança; Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda; Executar os passos da ciranda; Cooperar com o professor e os colegas para o bom andamen...

14/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5509 acesso(s)

LUCIANO CINTRA SILVEIRA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

26 Brincando com o ritmo e a musicalidade

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Descobrir possibilidade de movimentação a partir de diferentes ritmos; Expressar corporalmente diferentes sensações/emoções.

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22259 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 35845 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.