Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Educação física escolar e os conceitos de atividade física e saúde

 

13/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo desta coleção é apresentar um planejamento contextualizando temas relacionados à ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE que podem ser discutidos e, analisados pelos alunos nas aulas de educação física escolar, em especial, no ensino médio, além de, problematizar os benefícios e malefícios relacionados a práticas de atividade física, buscando ampliar o debate sobre o significado de qualidade de vida para a sociedade.

Autoria

MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

atividade física, qualidade de vida

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Lista de aulas da coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr...

17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14464 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

2 O que é qualidade de vida?

Ensino Médio | Educação Física

Construir coletivamente um conceito de qualidade de vida.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5046 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 Discutindo a qualidade de vida

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar as diversas dimensões que permeiam a noção de qualidade de vida, bem como a sua relação com a atividade física.

02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7524 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 A importância da atividade física para o sistema circulatório.

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Compreender o funcionamento do sistema circulatório; Conhecer as adaptações que as atividades físicas oferecem ao sistema circulatório; Contribuir para aula fazendo colocações e questionamentos que valorizem o tema; Elaborar um texto sobre o sistema circulatório e as atividade...

19/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 39032 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

5 Autonomia da prática de atividades físicas - Aferição e utilização da Frequência Cardíaca (FC).

Ensino Médio | Educação Física

Compreender o conceito sobre Frequência Cardíaca (FC) e sua aplicação na prática das atividades físicas; Adquirir conhecimentos básicos sobre aferição da FC: onde aferir e como aferir; Identificar os tipos de FC e suas aplicações; Auxiliar os colegas na aferição da FC buscando...

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17266 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 Frequencímetro - Usando o batimento cardíaco para controlar exercício

Ensino Médio | Educação Física

Entender o funcionamento do frequencímetro Aprender a medir a intensidade de uma atividade Conhecer e aprimorar o uso do frequencímetro Construir um gráfico de esforço

11/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4822 acesso(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

7 Praticando a Caminhada

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas.

23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10950 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Caminhar – uma atividade física saudável e econômica.

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a importância do valor da caminhada no dia a dia do ser humano como atividade física econômica e de fácil execução; Valorizar a caminhada como atividade física aliada ao desenvolvimento sustentável; Caminhar em grupo como forma de atividade social; Identificar os b...

30/10/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 11411 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

9 Iniciando na corrida – corrida intervalada: caminhando e correndo

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a diferença entre caminhada e corrida utilizando intervalos de tempos entre as atividades; Conhecer os limites pessoais e determinar a intensidade da sua prática; Realizar a aferição da Freqüência Cardíaca (FC) e determinar a zona de intensidade da sua prática; Viv...

30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4169 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

10 Doping! A droga no Esporte...

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Química

- Conhecer dados referentes ao doping na História. - Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping. - Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas.

24/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 48962 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

11 NÃO AS DROGAS: Efeitos da utilização indiscriminada dos esteróides anabolizantes na adolescência.

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer sobre a definição do tema anabolizante; Debater e refletir sobre os malefícios da utilização dos esteróides anabólicos; Organizar um trabalho informativo para a comunidade escolar sobre a utilização dos esteróides anabólicos e suas conseqüências negativas à saúde e ao...

08/02/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 20216 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

12 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...

02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38391 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

13 Colesterol alto - propensão genética ou dieta inadequada?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Química

Identificar os alimentos que originam o colesterol e as suas consequências. Compreender a importância que o colesterol tem para o organismo, bem como os riscos que podem representar se ingeridos em excesso. Analisar dietas a fim de reconhecer as que podem ser perigosas para o ...

28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6609 acesso(s)

Equipe

Andrea

14 Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes.      - Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos).      - Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para ...

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14941 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

15 Exercícios Físicos versus Colesterol

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar a estrutura do colesterol e a sua forma de transporte pelo organismo. - Refletir sobre a influência do exercício físico no controle do colesterol. - Analisar os riscos da má alimentação.

14/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13804 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

16 Aspectos fisiológicos das atividades físicas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca.

06/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8402 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

17 Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 3)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários; Organizar grupos de trabalho e dividir tarefas com os colegas de turma para desenvolver atividades na pesquisa; Identificar as etapas de um projeto d...

10/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6512 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

18 Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 4)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários; Aplicar o questionário elaborado em três diferentes grupos na escola – alunos, professores e funcionários; Identificar diferentes formas/técnicas par...

10/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6582 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

19 Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 5)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa; Organizar uma apresentação para ser exposta na feira de ciências ou outro evento escolar; Identificar as etapas de um projeto de pesquisa.

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6408 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

20 Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 6)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa; Comparar os dados obtidos na pesquisa realizada na escola com outras pesquisas semelhantes – que apresentem as mesmas questões de estudo – realizadas com diferentes grupos no Brasil; Organizar uma apresentação para...

10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8510 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

21 Organização do seminário sobre “Atividade Física e Saúde”.

Ensino Médio | Educação Física

Participar da organização do seminário- “Atividade Física e saúde” - sobre o tema escolhido; Selecionar dados que sistematizem a organização do seminário; Participar da divisão de tarefas com os demais colegas de grupo na organização e apresentação do trabalho; Avaliar a parti...

08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5840 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3914 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.