13/04/2011
O objetivo desta coleção é apresentar um planejamento contextualizando temas relacionados à ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE que podem ser discutidos e, analisados pelos alunos nas aulas de educação física escolar, em especial, no ensino médio, além de, problematizar os benefícios e malefícios relacionados a práticas de atividade física, buscando ampliar o debate sobre o significado de qualidade de vida para a sociedade.
MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
atividade física, qualidade de vida
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr... 17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14464 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
O que é qualidade de vida?
Ensino Médio | Educação Física Construir coletivamente um conceito de qualidade de vida. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5046 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
Discutindo a qualidade de vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar as diversas dimensões que permeiam a noção de qualidade de vida, bem como a sua relação com a atividade física. 02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7524 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
A importância da atividade física para o sistema circulatório.
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Compreender o funcionamento do sistema circulatório; Conhecer as adaptações que as atividades físicas oferecem ao sistema circulatório; Contribuir para aula fazendo colocações e questionamentos que valorizem o tema; Elaborar um texto sobre o sistema circulatório e as atividade... 19/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 39032 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
5 |
Autonomia da prática de atividades físicas - Aferição e utilização da Frequência Cardíaca (FC).
Ensino Médio | Educação Física Compreender o conceito sobre Frequência Cardíaca (FC) e sua aplicação na prática das atividades físicas; Adquirir conhecimentos básicos sobre aferição da FC: onde aferir e como aferir; Identificar os tipos de FC e suas aplicações; Auxiliar os colegas na aferição da FC buscando... 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17266 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
6 |
Frequencímetro - Usando o batimento cardíaco para controlar exercício
Ensino Médio | Educação Física Entender o funcionamento do frequencímetro Aprender a medir a intensidade de uma atividade Conhecer e aprimorar o uso do frequencímetro Construir um gráfico de esforço 11/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4822 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
7 |
Praticando a Caminhada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas. 23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10950 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
Caminhar – uma atividade física saudável e econômica.
Ensino Médio | Educação Física Compreender a importância do valor da caminhada no dia a dia do ser humano como atividade física econômica e de fácil execução; Valorizar a caminhada como atividade física aliada ao desenvolvimento sustentável; Caminhar em grupo como forma de atividade social; Identificar os b... 30/10/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 11411 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
9 |
Iniciando na corrida – corrida intervalada: caminhando e correndo
Ensino Médio | Educação Física Compreender a diferença entre caminhada e corrida utilizando intervalos de tempos entre as atividades; Conhecer os limites pessoais e determinar a intensidade da sua prática; Realizar a aferição da Freqüência Cardíaca (FC) e determinar a zona de intensidade da sua prática; Viv... 30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4169 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
10 |
Doping! A droga no Esporte...
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Química - Conhecer dados referentes ao doping na História. - Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping. - Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas. 24/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 48962 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
11 |
NÃO AS DROGAS: Efeitos da utilização indiscriminada dos esteróides anabolizantes na adolescência.
Ensino Médio | Educação Física Conhecer sobre a definição do tema anabolizante; Debater e refletir sobre os malefícios da utilização dos esteróides anabólicos; Organizar um trabalho informativo para a comunidade escolar sobre a utilização dos esteróides anabólicos e suas conseqüências negativas à saúde e ao... 08/02/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 20216 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
12 |
A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento... 02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38391 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
13 |
Colesterol alto - propensão genética ou dieta inadequada?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Química Identificar os alimentos que originam o colesterol e as suas consequências. Compreender a importância que o colesterol tem para o organismo, bem como os riscos que podem representar se ingeridos em excesso. Analisar dietas a fim de reconhecer as que podem ser perigosas para o ... 28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6609 acesso(s) |
Equipe Andrea |
14 |
Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física - Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes. - Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos). - Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para ... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14941 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
15 |
Exercícios Físicos versus Colesterol
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Identificar a estrutura do colesterol e a sua forma de transporte pelo organismo. - Refletir sobre a influência do exercício físico no controle do colesterol. - Analisar os riscos da má alimentação. 14/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13804 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
16 |
Aspectos fisiológicos das atividades físicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca. 06/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8402 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
17 |
Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 3)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários; Organizar grupos de trabalho e dividir tarefas com os colegas de turma para desenvolver atividades na pesquisa; Identificar as etapas de um projeto d... 10/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6512 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
18 |
Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 4)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários; Aplicar o questionário elaborado em três diferentes grupos na escola – alunos, professores e funcionários; Identificar diferentes formas/técnicas par... 10/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6582 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
19 |
Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 5)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa; Organizar uma apresentação para ser exposta na feira de ciências ou outro evento escolar; Identificar as etapas de um projeto de pesquisa. 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6408 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
20 |
Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 6)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa; Comparar os dados obtidos na pesquisa realizada na escola com outras pesquisas semelhantes – que apresentem as mesmas questões de estudo – realizadas com diferentes grupos no Brasil; Organizar uma apresentação para... 10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8510 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
21 |
Organização do seminário sobre “Atividade Física e Saúde”.
Ensino Médio | Educação Física Participar da organização do seminário- “Atividade Física e saúde” - sobre o tema escolhido; Selecionar dados que sistematizem a organização do seminário; Participar da divisão de tarefas com os demais colegas de grupo na organização e apresentação do trabalho; Avaliar a parti... 08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5840 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 3914 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!