AULA | AUTORIA |
---|---|
UCA- Campeonato digital de Literatura
Ensino Médio | Literatura Utilizar questionários on line sobre Literatura para que os alunos identifiquem seus graus de conhecimentos sobre o assunto; Estimular aos alunos a lerem as obras da Literatura nacional e estrangeira necessárias para o vestibular; 22/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6265 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
O Regionalismo na literatura brasileira
Ensino Médio | Literatura O que é a literatura regionalista; quais os principais escritores que publicaram romances regionalistas no Brasil; qual a relação entre o regionalismo e a segunda fase do modernismo (Romance de 30). 03/12/2013 Quatro estrelas 4 comentário(s) 11465 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Lendo A terceira Margem do Rio
Ensino Médio | Literatura Relacionar a sua subjetividade interpretativa à coletiva. Interpretar literatura por meio da sensibilidade pessoal. Produzir material reflexo da sua leitura. 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7921 acesso(s) |
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O sertão e a literatura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Literatura Os alunos irão aprender como o sertão foi representado na literatura brasileira, conhecendo os principais autores que trataram desta temática, e suas principais obras. 14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15054 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
A Literatura na Grécia Antiga
Ensino Médio | História Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Sociologia - As diversas formas de representação literária na Grécia Antiga: comédia, tragédia, filosofia. - Os principais autores gregos e saber relacioná-los ao contexto histórico em que viveram. - Heródoto e o surgimento da História-conhecimento. - A relação da Literatura com a políti... 08/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9935 acesso(s) |
Bruno Pimenta Starling Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo – Características do Arcadismo no Brasil 2
Ensino Médio | Literatura Reconhecer as características desse movimento; compreender a produção literária árcade no Brasil; interpretar os poemas de Cláudio Manuel da Costa; criticar a importância literária e política da vinda para o Brasil do português Tomás Antônio Gonzaga; analisar as relações na ... 08/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10927 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Quilombo dos Palmares - arte, cultura e luta
Ensino Médio | Literatura Conhecer a história dos afrodescentes e da origem do Brasil. Analisar poemas com elementos históricos. Dominar os recursos do Movie Maker. 20/05/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 6119 acesso(s) |
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
A primeira fase do Modernismo na Literatura Brasileira
Ensino Médio | Literatura Conhecer o período denominado de 1a fase do Modernismo no Brasil. Identificar as principais características desse movimento literário/artístico. Conhecer os autores e obras mais expressivos desse período. 21/06/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19537 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Elementos de continuidade e ruptura na Literatura brasileira
Ensino Médio | Literatura Conhecer os elementos de continuidade e ruptura nas diferentes Escolas Literárias; Identificar os elementos principais que são associados a cada uma das Escolas Literárias; Conhecer as Escolas Literárias no Brasil, desde a Literatura de Formação até o Modernismo. 21/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5263 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
A morte como salvação no Romantismo
Ensino Médio | Literatura Identificar as marcas discursivas e ideológicas dessa poética e seus efeitos de sentido; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar as manifestações do desejo de m... 23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16644 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
A Literatura e o Leão
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Vivenciar momentos com livros de literatura infantil; Identificar os livros de literatura que falam sobre o leão; 29/04/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5299 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
Em nome do pai e do corpo: o período Medieval e a literatura
Ensino Médio | Literatura É desejável que ao fim desta proposta de aulas, o aluno possa: - Identificar a diferença existente entre História da Literatura e a Literatura por si só. - Conhecer alguns legados da produção literária medieval para a sociedade contemporânea. - Aprimorar a capacidade de escrit... 06/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 20002 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo - Momento Histórico - 1
Ensino Médio | Literatura realizar atividades de iniciação científica; pesquisar para compreender a estética dos anos 1700; analisar as relações apresentadas, na Literatura, entre homem e natureza; criticar se a literatura realmente é elo entre homem e natureza na transformação do real em imaginário. 20/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 6092 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Modernismo terceira fase: o conturbado momento histórico e a nova postura artística
Ensino Médio | Literatura Analisar a obra dos poetas modernistas frente às transformações profundas vividas no mundo; certificar-se de como os Modernistas da 3ª fase aproveitaram as conquistas das fases anteriores; identificar os autores envolvidos com denúncias sociais; conhecer o Regionalismo. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14258 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Grande sertão: veredas como releitura de Os sertões em imagem de Arlindo Daibert
Ensino Médio | Literatura Objetivos: 1. Ler trechos de Os sertões e Grande sertão: veredas 2. Conhecer o trabalho do artista plástico mineiro Arlindo Daibert 3. Identificar as relações estabelecidas pelo artista plástico entre as obras de Guimarães Rosa e Euclides da Cunha 4. Produzir uma crítica compa... 06/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6212 acesso(s) |
Elza de Sá Nogueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Literatura |
Literatura e transplante uma combinação possível
Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Estrangeira Entender o que é um transplante e quais são suas implicações; Utilizar recursos em inglês para informar-se; Utilizar técnicas teatrais para expressar o que aprenderam; Adaptar roteiros partindo de clássicos da Literatura. 21/03/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3368 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Quinhentismo brasileiro
Ensino Médio | Literatura Interpretar textos modernos; compreender as manifestações artísticas ocorridas no Brasil no século XVI; interpretar a literatura de informação; compreender a literatura dos jesuítas. 06/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 57145 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Literatura de Cordel
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Conhecer a riqueza da Literatura de Cordel; Aprender técnicas para se fazer uma xilogravura; Fazer um livro interativo sobre uma produção de Literatura de Cordel. 27/09/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 97442 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
A poesia trovadoresca, a música regional e a literatura de cordel
Ensino Médio | Literatura analisar as composições trovadorescas identificando as respectivas características. reconhecer a importância do artista regional no cenário literário nacional. relacionar as características das cantigas de amor e de amigo à música contemporânea. identificar na literatura de c... 05/02/2012 Cinco estrelas 5 comentário(s) 31912 acesso(s) |
GILEUZA RITA SANTOS DA SILVA EE - COLEGIO ESTADUAL FELIX MENDONCA ITABUNA BA Língua Portuguesa |
Interpretando a vida: literatura contemporânea brasileira
Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa interpretar poemas da literatura contemporânea brasileira; construir significados abstratos e filosóficos a partir de poemas contemporâneos; produzir textos orais e escritos a partir de poemas contemporâneos. 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27304 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Literando: Carlos Drummond de Andrade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Literatura conhecer a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade identificar as principais poemas compreender a sua importância para a literatura nacional 29/04/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20121 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
O amor proibido de Romeu e Julieta
Ensino Médio | Literatura O aluno terá a oportunidade de enriquecer a sua bagagem cultural por meio da leitura de um clássico da literatura inglesa. Conhecerá aspectos da vida de Shakespeare e o contexto histórico em que viveu. Vai aprender características do texto dramático: componentes, falas, a dupl... 14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 37217 acesso(s) |
Marilene de Mattos Salles Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Shakespeare em comédia: “A megera domada”
Ensino Médio | Literatura O aluno terá a oportunidade de enriquecer a sua bagagem cultural por meio da leitura de um clássico da literatura inglesa. Conhecerá aspectos da vida de Shakespeare e do contexto histórico em que viveu. Vai aprender características do texto dramático: componentes, falas, a dup... 14/07/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 35914 acesso(s) |
Marilene de Mattos Salles Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Alterações ocorridas na exploração da língua literária no Brasil e em Portugal
Ensino Médio | Literatura Conceituar literatura. Reconhecer a influência de toda a Europa na literatura portuguesa e a influência dessa na literatura brasileira. Analisar textos escritos de autoria portuguesa e brasileira. Explorar a matéria-prima usada na literatura. Conhecer as principais figuras de ... 30/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8213 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Realismo: literatura e outras artes
Ensino Médio | Literatura Contextualizar Realismo na Literatura com outras formas de arte produzidas nesse período; reconhecer a diferença entre o romance realista e o naturalista; conhecer a obra de dramaturgos do período Realista. 07/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 71893 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |