Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 532 aulas para Literatura e (1.168 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
UCA- Campeonato digital de Literatura

Ensino Médio | Literatura

Utilizar questionários on line sobre Literatura para que os alunos identifiquem seus graus de conhecimentos sobre o assunto; Estimular aos alunos a lerem as obras da Literatura nacional e estrangeira necessárias para o vestibular;

22/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6265 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

O Regionalismo na literatura brasileira

Ensino Médio | Literatura

O que é a literatura regionalista; quais os principais escritores que publicaram romances regionalistas no Brasil; qual a relação entre o regionalismo e a segunda fase do modernismo (Romance de 30).

03/12/2013 Quatro estrelas 4 comentário(s) 11465 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Lendo A terceira Margem do Rio

Ensino Médio | Literatura

Relacionar a sua subjetividade interpretativa à coletiva. Interpretar literatura por meio da sensibilidade pessoal. Produzir material reflexo da sua leitura.

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7921 acesso(s)

ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O sertão e a literatura

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Literatura

Os alunos irão aprender como o sertão foi representado na literatura brasileira, conhecendo os principais autores que trataram desta temática, e suas principais obras.

14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15054 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

A Literatura na Grécia Antiga

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Sociologia

- As diversas formas de representação literária na Grécia Antiga: comédia, tragédia, filosofia. - Os principais autores gregos e saber relacioná-los ao contexto histórico em que viveram. - Heródoto e o surgimento da História-conhecimento. - A relação da Literatura com a políti...

08/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9935 acesso(s)

Bruno Pimenta Starling

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo – Características do Arcadismo no Brasil 2

Ensino Médio | Literatura

  Reconhecer as características desse movimento; compreender a produção literária árcade no Brasil; interpretar os poemas de Cláudio Manuel da Costa; criticar a importância literária e política da vinda para o Brasil do português Tomás Antônio Gonzaga; analisar as relações na ...

08/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10927 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Quilombo dos Palmares - arte, cultura e luta

Ensino Médio | Literatura

Conhecer a história dos afrodescentes e da origem do Brasil. Analisar poemas com elementos históricos. Dominar os recursos do Movie Maker.

20/05/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 6119 acesso(s)

ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

A primeira fase do Modernismo na Literatura Brasileira

Ensino Médio | Literatura

Conhecer o período  denominado de 1a fase do Modernismo no Brasil. Identificar as principais características desse movimento literário/artístico. Conhecer os autores e obras mais expressivos desse período.

21/06/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19537 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Elementos de continuidade e ruptura na Literatura brasileira

Ensino Médio | Literatura

Conhecer  os elementos de continuidade e ruptura nas diferentes Escolas Literárias; Identificar os elementos principais que são associados a cada uma das Escolas Literárias; Conhecer  as Escolas Literárias no Brasil, desde a Literatura de Formação até o Modernismo.

21/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5263 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

A morte como salvação no Romantismo

Ensino Médio | Literatura

Identificar as marcas discursivas e ideológicas dessa poética e seus efeitos de sentido; relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar as manifestações do desejo de m...

23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16644 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

A Literatura e o Leão

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Vivenciar momentos com livros de literatura infantil; Identificar os livros de literatura que falam sobre o leão;

29/04/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5299 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Em nome do pai e do corpo: o período Medieval e a literatura

Ensino Médio | Literatura

É desejável que ao fim desta proposta de aulas, o aluno possa: - Identificar a diferença existente entre História da Literatura e a Literatura por si só. - Conhecer alguns legados da produção literária medieval para a sociedade contemporânea. - Aprimorar a capacidade de escrit...

06/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 20002 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo - Momento Histórico - 1

Ensino Médio | Literatura

realizar atividades de iniciação científica; pesquisar para compreender a estética dos anos 1700; analisar as relações apresentadas, na Literatura, entre homem e natureza; criticar se a literatura realmente é elo entre homem e natureza na transformação do real em imaginário.  

20/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 6092 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Modernismo terceira fase: o conturbado momento histórico e a nova postura artística

Ensino Médio | Literatura

Analisar a obra dos poetas modernistas frente às transformações profundas vividas no mundo; certificar-se de como os Modernistas da 3ª fase aproveitaram as conquistas das fases anteriores; identificar os autores envolvidos com denúncias sociais; conhecer o Regionalismo.  

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14258 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Grande sertão: veredas como releitura de Os sertões em imagem de Arlindo Daibert

Ensino Médio | Literatura

Objetivos: 1. Ler trechos de Os sertões e Grande sertão: veredas 2. Conhecer o trabalho do artista plástico mineiro Arlindo Daibert 3. Identificar as relações estabelecidas pelo artista plástico entre as obras de Guimarães Rosa e Euclides da Cunha 4. Produzir uma crítica compa...

06/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6212 acesso(s)

Elza de Sá Nogueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Literatura

Literatura e transplante uma combinação possível

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Entender o que é um transplante e quais são suas implicações; Utilizar recursos em inglês para informar-se; Utilizar técnicas teatrais para expressar o que aprenderam; Adaptar roteiros partindo de clássicos da Literatura.

21/03/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3368 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

Quinhentismo brasileiro

Ensino Médio | Literatura

Interpretar textos modernos; compreender as manifestações artísticas ocorridas no Brasil no século XVI; interpretar a literatura de informação; compreender a literatura dos jesuítas.

06/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 57145 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Literatura de Cordel

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Conhecer a riqueza da Literatura de Cordel; Aprender técnicas para se fazer uma xilogravura; Fazer um livro interativo sobre uma produção de Literatura de Cordel.

27/09/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 97442 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

A poesia trovadoresca, a música regional e a literatura de cordel

Ensino Médio | Literatura

analisar as composições trovadorescas identificando as respectivas características. reconhecer a importância do artista regional no cenário literário nacional. relacionar as características das cantigas de amor e de amigo à  música contemporânea. identificar na literatura de c...

05/02/2012 Cinco estrelas 5 comentário(s) 31912 acesso(s)

GILEUZA RITA SANTOS DA SILVA

EE - COLEGIO ESTADUAL FELIX MENDONCA

ITABUNA BA

Língua Portuguesa

Interpretando a vida: literatura contemporânea brasileira

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

interpretar poemas da literatura contemporânea brasileira; construir significados abstratos e filosóficos a partir de poemas contemporâneos; produzir textos orais e escritos a partir de poemas contemporâneos.

11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27304 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Literando: Carlos Drummond de Andrade

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Literatura

conhecer a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade identificar as principais poemas compreender a sua importância para a literatura nacional

29/04/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20121 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

O amor proibido de Romeu e Julieta

Ensino Médio | Literatura

O aluno terá a oportunidade de enriquecer a sua bagagem cultural por meio da leitura de um clássico da literatura inglesa. Conhecerá aspectos da vida de Shakespeare e o contexto histórico em que viveu. Vai aprender características do texto dramático: componentes, falas, a dupl...

14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 37217 acesso(s)

Marilene de Mattos Salles

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Shakespeare em comédia: “A megera domada”

Ensino Médio | Literatura

O aluno terá a oportunidade de enriquecer a sua bagagem cultural por meio da leitura de um clássico da literatura inglesa. Conhecerá aspectos da vida de Shakespeare e do contexto histórico em que viveu. Vai aprender características do texto dramático: componentes, falas, a dup...

14/07/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 35914 acesso(s)

Marilene de Mattos Salles

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Alterações ocorridas na exploração da língua literária no Brasil e em Portugal

Ensino Médio | Literatura

Conceituar literatura. Reconhecer a influência de toda a Europa na literatura portuguesa e a influência dessa na literatura brasileira. Analisar textos escritos de autoria portuguesa e brasileira. Explorar a matéria-prima usada na literatura. Conhecer as principais figuras de ...

30/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8213 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Realismo: literatura e outras artes

Ensino Médio | Literatura

Contextualizar Realismo na Literatura com outras formas de arte produzidas nesse período; reconhecer a diferença entre o romance realista e o naturalista; conhecer a obra de dramaturgos do período Realista.

07/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 71893 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.