AULA | AUTORIA |
---|---|
Texto descritivo e História em quadrinhos: Elaborando o nosso livro do Garfield
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça o personagem Garfield e as suas características. Compreenda as características do texto descritivo. Compreenda o modo de organização do gênero textual: “histórias em quadrinhos”. Produza um livro, obedecendo o modo de ... 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 40568 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
PRODUÇÃO DE TEXTOS DESCRITIVOS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Construir a leitura e escrita. Conhecer a cultura Grega. Aprender a escrever um texto descritivo. Pesquisar personagens da mitologia grega. 31/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16778 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
Texto descritivo: quem são os personagens da obra de Ruth Rocha?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça os personagens da obra de Ruth Rocha. Compreenda as características do texto descritivo. 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18277 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
O uso do texto descritivo em atividades lúdicas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer e compreender o que caracteriza uma descrição (oral e escrita). Compreender e relacionar informações implícitas e explícitas. Planejar, elaborar e revisar a escrita seguindo critérios apropriados aos objetivos. 16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 28341 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Texto descritivo: descrições técnicas e literárias
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Nesta aula, pretendemos levar os alunos à compreensão das funções e características de fragmentos descritivos, aprimorando a sua habilidade de leitura e de produção de textos desse tipo. 30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16169 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Construindo a identidade: produção de texto
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Compreender o significado da palavra identidade; • produzir texto descritivo. 21/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 85015 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O texto expositivo
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Analisar textos expositivos em gêneros diversos. Produzir textos expositivos por meio da criação de murais informativos. 19/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 52269 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Caracterizar é, antes de tudo, construir a imagem.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa - perceber a importância da caracterização buscando representar uma realidade; - identificar os elems constituintes do texto descritivo, tanto na construção da imagem espacial, quanto na construção de personagens; - produzir textos descritivos. 28/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9487 acesso(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Estrutura do texto de opinião
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar qual a estrutura básica do texto de opinião. Compreender quais as formas possíveis de construção de um texto de opinião. 20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 5862 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Rememorando os ataques terroristas de 11 de setembro: texto de opinião
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer vídeo sobre os ataques. Ler vários textos sobre o ataque terrorista. Opinar sobre o terrorismo. Produzir texto de opinião sobre os ataques de 11 de setembro. 16/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7449 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Os diferentes tipos de argumentos nos textos de opinião
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os diferentes tipos de argumentos presentes nos textos opinativos. Compreender os mecanismos de convencimento presentes em cada tipo de argumento. 19/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 43833 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O papel das descrições nas crônicas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer trechos descritivos nas crônicas. Perceber diferentes funções da descrição em crônicas. 17/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4463 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
BOLSA FAMÍLIA: TEXTO DE OPINIÃO
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer diferentes opiniões sobre o Programa Bolsa família. Entrevistar professores da escola sobre o assunto. Produzir textos de opinião sobre o Bolsa família. 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 3648 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Diferentes formas de introduzir textos dissertativos-argumentativos
Ensino Médio | Língua Portuguesa Aprender como fazer a introdução de um texto dissertativo-argumentativo. 21/10/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17630 acesso(s) |
ROGERIO DE CASTRO ANGELO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Uma proposta de produção de texto: explorando o gênero cardápio
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com essa sequência de aulas, o aluno deverá se tornar capaz de: Refletir sobre a forma textual, reconhecendo características do gênero ‘cardápio’. Produzir textos a partir do gênero em estudo. Pensar criticamente sobre textos informativos e técnicos, relacionados à alimenta... 18/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 87688 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Leitura e produção textual: um estudo de reportagens e textos literários
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Relacionar a narrativa ficcional “Nhola dos anjos e a cheia do Corumbá” à enchentes reais do cenário nacional; Avaliar reportagens que tratam de casos de enchentes, fazendo distinções entre o texto literário e informativo; Desenvolver a capacidade crítica, de análise, de refle... 04/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 18617 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
UCA - Refazendo textos (a refacção)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Exercitar a leitura de jornais reconhecendo-os como fonte de conhecimentos gerais; reconhecer a organização estrutural do jornal; produzir textos para diferentes sessões; refazer seus próprios textos para aprimorar conhecimentos. 05/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9047 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Leitura e escrita de Texto de Opinião
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar textos de opinião. reconhecer a estrutura do texto de opinião. produzir texto de opinião. 16/07/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 8923 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
A conclusão em um texto dissertativo
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer um texto dissertativo. Reconhecer que a conclusão não é um simples parágrafo, mas o parágrafo que fecha o texto. Conhecer o que já ensinava Pe. Vieira sobre a conclusão de um texto. Analisar conclusões para avaliar se se adequam a introduções apresentadas. Conhecer ... 29/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24614 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Focalização e modalização textual: a elaboração de um texto narrativo a partir da Ópera
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Elaborar um texto descritivo-narrativo a partir da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, utilizando o foco narrativo em terceira pessoa onisciente. Utilizar marcas de subjetividade no texto a ser escrito, como indicador de presença de enunciador no texto. Explicar o processo de f... 13/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9130 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
A música brasileira e a ditadura militar
Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa perceber o que representou a Ditadura Militar para a classe artística brasileira; conhecer o conceito de música de protesto; interpretar uma música de protesto; empreender uma pesquisa sobre um artista musical (por exemplo: Wilson Simonal); interpretar uma música do mesmo; pro... 16/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 53751 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Articulação dos sentidos do texto e os fatores de textualidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Analisar os fatores de textualidade e a articulação de sentido do texto. Analisar a importância do título e a sua função estratégica na articulação do texto. Desenvolver e rever o texto, pelas ideias veiculadas a partir do título. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16823 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
O texto narrativo e o dramático: qual é a diferença?
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Perceber as diferenças entre o texto narrativo e o texto escrito para ser encenado; interagir em grupos; encenar trechos de uma obra. 27/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16613 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Leitura e escrita: textos narrativos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa O aluno poderá desenvolver habilidades de leitura de textos narrativos; despertar a sensibilidade para o texto literário; desenvolver a habilidade de interpretação escrita. 26/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 107431 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Tirinhas da turma da Mônica: leitura e interpretação da imagem como texto
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Reconhecer e compreender a imagem/ilustração como um texto; Reconhecer a diferença entre a escrita alfabética e outras representações gráficas; Desenvolver a habilidade de ler e interpretar as imagens das histórias em quadrinhos e relacioná-las ao texto escrito. 02/12/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 115948 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |