Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 4365 aulas para Texto descriti (1.793 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
Texto descritivo e História em quadrinhos: Elaborando o nosso livro do Garfield

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça o personagem Garfield e as suas características. Compreenda as características do texto descritivo. Compreenda o modo de organização do gênero textual: “histórias em quadrinhos”. Produza um livro, obedecendo o modo de ...

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 40568 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

PRODUÇÃO DE TEXTOS DESCRITIVOS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Construir a leitura e escrita.            Conhecer a cultura Grega.            Aprender a escrever um texto descritivo. Pesquisar personagens da mitologia grega.

31/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16778 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

Texto descritivo: quem são os personagens da obra de Ruth Rocha?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça os personagens da obra de Ruth Rocha.    Compreenda as características do texto descritivo.

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18277 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

O uso do texto descritivo em atividades lúdicas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

   Conhecer e compreender o que caracteriza uma descrição (oral e escrita).  Compreender e relacionar informações implícitas e explícitas.   Planejar, elaborar e revisar a escrita seguindo critérios apropriados aos objetivos.  

16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 28341 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Texto descritivo: descrições técnicas e literárias

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Nesta aula, pretendemos levar os alunos à compreensão das funções e características de fragmentos descritivos, aprimorando a sua habilidade de leitura e de produção de textos desse tipo.

30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16169 acesso(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Construindo a identidade: produção de texto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Compreender o significado da palavra identidade; • produzir texto descritivo.

21/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 85015 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O texto expositivo

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Analisar textos expositivos em gêneros diversos.   Produzir textos expositivos por meio da criação de murais informativos.

19/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 52269 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Caracterizar é, antes de tudo, construir a imagem.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- perceber a importância da caracterização buscando representar uma realidade; - identificar os elems constituintes do texto descritivo, tanto na construção da imagem espacial, quanto na construção de personagens; - produzir textos descritivos.

28/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9487 acesso(s)

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Estrutura do texto de opinião

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar qual a estrutura básica do texto de opinião. Compreender quais as formas possíveis de construção de um texto de opinião.

20/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 5862 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Rememorando os ataques terroristas de 11 de setembro: texto de opinião

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer vídeo sobre os ataques. Ler vários textos sobre o ataque terrorista. Opinar sobre o terrorismo. Produzir texto de opinião sobre os ataques de 11 de setembro.

16/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7449 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Os diferentes tipos de argumentos nos textos de opinião

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar os diferentes tipos de argumentos presentes nos textos opinativos. Compreender os mecanismos de convencimento presentes em cada tipo de argumento.

19/06/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 43833 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O papel das descrições nas crônicas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer trechos descritivos nas crônicas. Perceber diferentes funções da descrição em crônicas.

17/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4463 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

BOLSA FAMÍLIA: TEXTO DE OPINIÃO

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer diferentes opiniões sobre o Programa Bolsa família. Entrevistar professores da escola sobre o assunto. Produzir textos de opinião sobre o Bolsa família.

20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 3648 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Diferentes formas de introduzir textos dissertativos-argumentativos

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Aprender como fazer a introdução de um texto dissertativo-argumentativo.

21/10/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17630 acesso(s)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Uma proposta de produção de texto: explorando o gênero cardápio

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Com essa sequência de aulas, o aluno deverá se tornar capaz de:  Refletir sobre a forma textual, reconhecendo características do gênero ‘cardápio’.  Produzir textos a partir do gênero em estudo.  Pensar criticamente sobre textos informativos e técnicos, relacionados à alimenta...

18/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 87688 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Leitura e produção textual: um estudo de reportagens e textos literários

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Relacionar a narrativa ficcional “Nhola dos anjos e a cheia do Corumbá” à enchentes reais do cenário nacional; Avaliar reportagens que tratam de casos de enchentes, fazendo distinções entre o texto literário e informativo; Desenvolver a capacidade crítica, de análise, de refle...

04/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 18617 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

UCA - Refazendo textos (a refacção)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Exercitar a leitura de jornais reconhecendo-os como fonte de conhecimentos gerais; reconhecer a organização estrutural do jornal; produzir textos para diferentes sessões; refazer seus próprios textos para aprimorar conhecimentos.

05/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9047 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Leitura e escrita de Texto de Opinião

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar textos de opinião. reconhecer a estrutura do texto de opinião. produzir texto de opinião.

16/07/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 8923 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

A conclusão em um texto dissertativo

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer um texto dissertativo. Reconhecer que a conclusão não é um simples parágrafo, mas o parágrafo que fecha o texto. Conhecer o que já ensinava Pe. Vieira sobre a conclusão de um texto. Analisar conclusões para avaliar se se adequam a introduções apresentadas. Conhecer ...

29/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24614 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Focalização e modalização textual: a elaboração de um texto narrativo a partir da Ópera

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Elaborar um texto descritivo-narrativo a partir da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, utilizando o foco narrativo em terceira pessoa onisciente. Utilizar marcas de subjetividade no texto a ser escrito, como indicador de presença de enunciador no texto. Explicar o processo de f...

13/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9130 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

A música brasileira e a ditadura militar

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

perceber o que representou a Ditadura Militar para a classe artística brasileira; conhecer o conceito de música de protesto; interpretar uma música de protesto; empreender uma pesquisa sobre um artista musical (por exemplo: Wilson Simonal); interpretar uma música do mesmo; pro...

16/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 53751 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Articulação dos sentidos do texto e os fatores de textualidade

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Analisar os fatores de textualidade e a articulação de sentido do texto. Analisar a importância do título e a sua função estratégica na articulação do texto. Desenvolver e rever o texto, pelas ideias veiculadas a partir do título.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16823 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

O texto narrativo e o dramático: qual é a diferença?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Perceber as diferenças entre o texto narrativo e o texto escrito para ser encenado; interagir em grupos; encenar trechos de uma obra.

27/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16613 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Leitura e escrita: textos narrativos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

O aluno poderá desenvolver habilidades de leitura de textos narrativos; despertar a sensibilidade para o texto literário; desenvolver a habilidade de interpretação escrita.

26/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 107431 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Tirinhas da turma da Mônica: leitura e interpretação da imagem como texto

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Reconhecer e compreender a imagem/ilustração como um texto;  Reconhecer a diferença entre a escrita alfabética e outras representações gráficas; Desenvolver a habilidade de ler e interpretar as imagens das histórias em quadrinhos e relacioná-las ao texto escrito.  

02/12/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 115948 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.