AULA | AUTORIA |
---|---|
Biodiversidade do Brasil: Amazônia
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Refletir acerca do conceito de biodiversidade. Compreender o conceito de fauna e flora. I dentificar algumas plantas e animais típicos da floresta Amazônica. Ler e interpretar textos. Compreender a importância da preservação ambiental. 28/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 27795 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
O solo e a biodiversidade
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Conhecer a importância do solo para a biodiversidade. Investigar a biodiversidade em relação às características do solo de um determinado lugar. Produzir uma apresentação no Power Point para promover a discussão e a capacidade de argumentação. 19/09/2014 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4846 acesso(s) |
VANESSA FONSECA GONCALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Biodiversidade animal e a preservação da natureza
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Perceber a necessidade da preservação da natureza; Conhecer o que é biodiversidade; Descobrir a importância da biodiversidade para a vida dos seres humanos e dos animais; Identificar a relevância da cadeia alimentar para o próprio ciclo da natureza; Desenvolver o hábito de col... 02/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 42764 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Biodiversidade do Brasil: Mata Atlântica
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Conhecer a fauna e flora da Mata Atlântica. Descrever ambientes a partir da observação de imagens. Compreender a importância da preservação ambiental. Organizar um mapa da biodiversidade da Mata Atlântica. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 22392 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Entendo a Biodiversidade e sua importância
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de saber o que é biodiversidade e qual sua importância para o meio ambiente e seres humanos. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos: Compreender o que é biodiversidade; Compreender a importância da ... 03/10/2010 Cinco estrelas 7 comentário(s) 81717 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
Mudanças climáticas e biodiversidade
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Caracterizar as mudanças climáticas, bem como analisar suas consequências para a biodiversidade. Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas referentes as mudanças climáticas. Avaliar propostas de alcance individual e/ou coletivo, identific... 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4388 acesso(s) |
VANESSA FONSECA GONCALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Biomas Brasileiros - UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais -Conhecer e analisar diferentes tipos de biomas e sua relevância para a vida no planeta; -Conhecer e perceber as diferenças entre os principais biomas brasileiros, dentre eles: a floresta amazônica, a mata atlântica, a caatinga, o cerrado, os campos e o pantanal; -Conhecer o c... 25/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25493 acesso(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
A biodiversidade no jornal. Descobrindo a importância econômica da biodiversidade.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Língua Portuguesa Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre relação entre a biodiversidade e o crescimento econômico dos países. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos: - Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes; - Língua escrita (elaboração de um texto... 25/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6436 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
O sapo não lava o pé... não lava porque... o clima mudou! Investigando os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade.
Ensino Médio | Biologia Relacionar fatores naturais e antrópicos que contribuem para alterações no clima do planeta. Identificar os impactos decorrentes das mudanças climáticas sobre a biodiversidade. Investigar o papel dos anfíbios como bioindicadores das mudanças climáticas. Elaborar relatórios de ... 20/06/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 8467 acesso(s) |
Ariane de Souza Siqueira Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências |
A Mata Atlântica Pede Socorro
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Médio | Geografia O aluno deve ser capaz de analisar a redução da extensão original da Mata Atlântica, compreendendo os principais fatores que levaram ao desmatamento de uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo; também deve saber analisar a importância dos Corredores Ecológicos e... 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13265 acesso(s) |
Leandro Faber Lopes COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
Biodiversidade: Destruição e Conservação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Identificar ações do homem que contribuem para a destruição do meio ambiente e para a vida dos seres vivos 2) Propiciar o debate sobre a importância de se preservar o meio ambiente e a vida dos seres vivos 3) Estimular a formação de atitudes do homem que possam contribuir... 13/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 40388 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
Unidades de conservação: uma questão de sobrevivência
Educação Profissional | Recursos Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Geografia Compreender o conceito de unidades de conservação. Entender o processo legal da criação de unidades de conservação. Compreender as diferentes categorias de unidades de conservação. Discutir sobre a importância das unidades de conservação. 17/10/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5896 acesso(s) |
VANESSA FONSECA GONCALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
A biodiversidade dos manguezais – UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Caracterizar a fauna dos manguezais Caracterizar a flora dos manguezais Discutir estratégias para a preservação da biodiversidade dos manguezais 02/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5024 acesso(s) |
Delma Faria Shimamoto ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Biomas brasileiros e a biodiversidade
Ensino Médio | Geografia Deverá avaliar os impactos ambientais no território brasileiro, interpretar charges e entender sobre a biodiversidade brasileira. 27/01/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 18050 acesso(s) |
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
Unidades de Conservação, refúgios da Biodiversidade
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Médio | Geografia Construir o conceito de unidades de conservação; Perceber a importância destas na manutenção da biodiversidade; Perceber que no Brasil elas possuem distintas classes; 23/06/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 24920 acesso(s) |
Nilton Goulart de Sousa Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
A invasão do ser humano nas áreas pantaneiras do Brasil.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Destacar as ações humanas nas áreas pantaneiras. Estudar o ecossistema Pantanal. Identificar a biodiversidade deste ambiente. 13/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9819 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Ecossistemas brasileiros: a riqueza que devemos cuidar – UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Conhecer os principais ecossistemas brasileiros Identificar a biodiversidade dos principais ecossistemas brasileiros Dimensionar a degradação dos principais ecossistemas brasileiros 17/08/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 57005 acesso(s) |
Lérida de Oliveira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Animais em risco de extinção: conhecer para preservar
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar animais em risco de extinção Discutir a importância da biodiversidade da fauna para o meio ambiente Discutir estratégias para a preservação de espécies em risco de extinção 01/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 95774 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Mata Atlântica: vamos conhecer e cuidar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética · Descobrir como é a Mata Atlântica; · Conhecer a importância da biodiversidade; · Descobrir nomes de espécies de animais e de plantas da Mata Atlântica ; · Refletir sobre o sistema alfabético de escrita; · Ampliar o vocabulário; · ... 20/05/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 36720 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
A Ecodiplomacia e o Despertar da Consciência Ecológica
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Médio | Geografia O aluno deverá ser capaz de reconhecer a legitimidade do debate ambiental contemporâneo. Espera-se também que ela commpreenda a dimensão mundial dos principais problemas ambientais e a necessidade de enfrentá-los conjuntamente; e que, além disso, apreenda a importância dos pri... 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12241 acesso(s) |
Leandro Faber Lopes COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
- FOLDERS ECOLÓGICOS: A VIDA NO PLANETA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Geografia · Analisar os principais problemas ambientais; · Identificar e comparar estatisticamente os dados numéricos através de gráficos e tabelas; · Produzir textos dissertativos; · Expandir os conhecimentos no texto lido e criar um folheto de conscient... 22/02/2012 Quatro estrelas 5 comentário(s) 7400 acesso(s) |
NADI PEREIRA MENDES EEEF FRANCISCO CICERO SOBRINHO SOUSA PB Matemática |
Mudanças no Clima e Ambiente
Ensino Médio | Biologia Definir sucessão ecológica Conhecer as principais regiões zoogeográficas do mundo. Relacionar as modificações do clima com alterações da biodiversidade. 22/10/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 14814 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
Cerrado e sua biodiversidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Demonstrar as riquezas deste ecossistema. Denunciar a influência humana no cerrado. Identificar a importância do Cerrado para a preservação dos recursos hídricos do País. 13/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20676 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
A classificação e diversidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1. Reconhecer a diversidade de seres vivos que temos em nosso planeta. 2. Identificar as diferenças e semelhanças existentes entre os seres vivos, enumerar critérios para a classificação nos diferentes reinos. 3. Caracterizar os cinco reinos: Protista, Monera, Fungi, Plantas, ... 30/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 99851 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
As plantas, suas partes e a importância para a alimentação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia As partes das plantas (raiz, caule, folha). Identificar as diferentes partes dos vegetais que comemos. 13/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 33818 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |