02/06/2011
Esta coleção foi organizada em 25 aulas, apropriadas para o Ensino Fundamental Inicial, com o objetivo de estudar conceitos de estatísticas, leituras e interpretações de tabelas e gráficos. As aulas de número 1 a 4 possibilitam ao aluno elaborar e construir tabelas, a partir de desafios propostos pelo professor, compreendendo a função social da tabela. As aulas de número 5 a 12 têm como objetivo a formação de conceito com relação a gráficos, possibilitando discussões entre os pares acerca de suas preferências (alimentos, brincadeiras, times de futebol), dados pessoais (nome, idade, altura) e levantamento de dados (espaços e objetos), bem como construir e interpretar diferentes gráficos, realizando comparações e diferenciações dos dados, reconhecendo a importância do uso de tabelas e gráficos no seu cotidiano. As aulas de número 13 a 20 apontam atividades significativas em que os alunos vivenciam situações a partir de dados coletados, resolvendo problemas por meio de análise de dados e construção de gráficos de barras. As aulas de número 21 e 22 abordam questões sociais e afetivas no que se refere à educação de criança, discutindo e planejando os gastos para sua manutenção, instigando as crianças a estimar custos e comparar valores. As aulas de número 23 e 24 utilizam a interdisciplinaridade, com o tema: “Formiga” , elegendo o gráfico para responder questões lógicas matemática acerca do inseto. A aula número 24 utiliza o laboratório de informática para elaborar e montar gráficos utilizando o programa Excel, possibilitando que os alunos elaborem diferentes tipos de gráficos, partindo de dados acerca do circo.
Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
tabelas, gráficos, estimativas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
CONSTRUÇÃO DE TABELA DE VALORES
Educação Infantil | Matemática Identificar valores; Compreender e perceber a função da tabela; Realizar leitura e utilizá-la como recurso nas atividades propostas. 30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10346 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
LEITURA DE TABELA DOS BLOCOS LÓGICOS
Educação Infantil | Matemática Realizar as operações lógicas de dividir figuras geométricas por critérios de distinção e agrupar por critérios de semelhanças para aprender a classificar. 04/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5950 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Uso de tabelas
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Iniciar o trabalho de introdução ao uso de tabelas. - Consultar dados em tabela para responder a questões apresentadas. - Completar tabelas a partir de desafios. - Comparar tabelas, identificando semelhanças e diferenças entre os dados. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7876 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
RELAÇÃO DE ORDEM NO VALOR GASTO E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Relacionar o valor da compra com a ordem dos gastos; Analisar o valor gasto por cada comprador indicado; Comparar valores gastos e organiza-los pela ordem; Indicar o primeiro lugar em gasto; o segundo, o terceiro e o último. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3522 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
ORIENTAÇÃO DE MEDIDAS PELO GRÁFICO
Educação Infantil | Matemática Familiarizar-se com a leitura de gráfico, por meio da análise e da busca. Assim, permitir que as crianças, desde cedo, de se apropriem dessa linguagem de informação, bem como, saibam buscá-las para fim de se comunicar e de se orientar por meio do mesmo. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4490 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Estatística nas séries iniciais
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer as noções básicas de Estatística. Reconhecer tipos de gráficos. Coletar dados, organizando-os em tabelas. Representar, analisar e interpretar gráficos de barras. 19/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12852 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
7 |
Uso de gráficos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Consultar gráficos para responder a questões apresentadas. - Construir gráfico a partir de levantamento de dados. - Comparar gráficos, identificando semelhanças e diferenças entre dados. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11729 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
Utilizando gráficos em situações práticas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Elaborar e interpretar gráficos de barra; Resolver problemas aditivos (combinação, equiparação e comparação) com “barras de blocos”; Identificar gráficos de barras dentre outros tipos (tabelas, segmentos e setores). 11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18368 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
Estatística: Construção e leitura de gráficos.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Organizar dados em tabelas. Utilizar os dados de uma tabela para a construção do gráfico de colunas. Interpretar o gráfico de colunas. Utilizar o gráfico de colunas para relacionar o conteúdo estatístico com outros conteúdos matemáticos: comparação de números naturais... 26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12984 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
10 |
A escola através de gráficos e tabelas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ler, selecionar informações e usar gráficos e tabelas; Conhecer os tipos e as diversas utilizações de gráficos; Reconhecer a importância do uso de gráfico e tabelas no seu cotidiano; Construir gráfico e tabela.. 16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10872 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
11 |
GRÁFICOS E TABELAS: QUE LINGUAGEM É ESSA?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Coletar e organizar informações; Criar registros para a comunicação das informações coletadas em gráficos e tabelas; Pesquisar diferentes tabelas e gráficos. 13/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16879 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
Mapas, tabelas e gráficos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Perceber a dimensão corporal; Observar os espaços da escola; Situar-se em cada um dos espaços da escola; Compreender a relação entre ele (aluno) e o espaço que representa; Construir a noção de proporcionalidade; Representar um dos espaços da escola mediante a construção de uma... 01/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 34297 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
13 |
“Entendendo tabelas e gráficos”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio da linguagem matemática, a importância de compreender e interpretar o significado de tabelas e gráficos . Este é um conhecimento muito importante, pois diariamente nos veículos de informação e comunicação (jornais, revista... 07/07/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 177933 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
14 |
Tabela e Gráfico da idade dos alunos do 2ºAno.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Reconhecer as noções básicas de estatística; Pesquisar data de nascimento; Identificar nome e idade; Coletar dados e organizar em tabela; Perceber que gráficos pode ser inserido em diversos contextos e lugares; Interpretar, analisar tabelas e construir gráficos. 01/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7654 acesso(s) |
Vera Lúcia de Assis EM PATOTINHA BANDEIRANTES MS Alfabetização |
15 |
Aprendendo a ler gráficos de barra a partir do quadro de chamada
Ensino Fundamental Inicial | Matemática As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Participar da construção de tabelas e gráficos para registrar dados sobre a freqüência da turma. Perceber a diferença entre tabelas e gráficos. Realizar leituras de dados contidos em tabelas e gráficos. 07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14253 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
16 |
Produção textual: Guia de Curiosidades do Campeonato Brasileiro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Produzir textual, a partir de outros conhecidos; Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo a valorizar a leitura como fonte de informação; Ler, selecionar informações e usar gráficos e tabelas; Reconhecer e produzir as partes... 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4578 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
17 |
Aula 6: Um gigantesco arranha-céu em Dubai- Interpretação de gráfico.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Compreender informações contidas num gráfico. -Perceber que os dados de um texto podem ser representados num gráfico. -Valorizar a linguagem gráfica como forma de comunicação. 23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3027 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
18 |
Questões ambientais e Matemática em uma pesquisa sobre Lixo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Matemática Promover uma reflexão sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos. 24/10/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 21363 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
19 |
PRODUÇÃO DE UM TEXTO A PARTIR DE UM FATO: O MISTÉRIO DA GAIOLA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Interagir com os demais grupos da escola; Elaborar texto a partir de uma situação vivenciada; Utilizar gráfico como recurso para registrar e apresentar os dados coletados; Reconhecer a eleição enquanto processo democrático de legitimação de escolhas coletivas. 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5722 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
20 |
Culinária e Língua Portuguesa, que mistura é essa?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar o vocabulário, interagir, conhecer um novo gênero textual: receitas culinárias e utilizar dados coletados nas receitas para construir tabelas, gráficos, formular e resolver diferentes situações-problema. 23/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 10674 acesso(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
21 |
A "ADOÇÃO" UM TEMA PARA TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Ler e interpretar tabelas; Ler e escrever números; Identificar as medidas padrão de peso e de líquido; Ler e construir gráficos de barra; Reconhecer o gênero propagandas; Produzir listas de compras; Formular hipóteses; Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números... 09/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 22732 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
22 |
Uma proposta interdisciplinar com o apoio de diferentes gêneros textuais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar gêneros textuais diversos; Reconhecer a finalidade de gêneros textuais (lei, folder de propaganda, outras); Conhecer os hábitos de higiene; Desenvolver o raciocínio lógico matemático; Realizar operações de adição e subtração; Compreender o que são limites e sua imp... 25/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17127 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
23 |
INSTIGANDO A CURIOSIDADE: AS FORMIGAS COMO FOCO DE INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Localizar informações no texto; Ler com compreensão; Identificar palavras de acordo com o grau (diminutivo); Pesquisar sobre os tipos de formigas; Construir gráfico a partir dos dados coletados; Entrevistar um profissional que conheça sobre formigas; Elaborar um relatório com... 19/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 41190 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
24 |
ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DO PÁTIO DA ESCOLA.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Elaborar relatório a partir da observação; Organizar os dados coletados; Construir um gráfico a partir dos dados obtidos; Utilizar as operações de adição e subtração para resolver situações apresentadas; Conhecer os insetos encontrados no pátio. 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11262 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
25 |
Gráficos e tabelas – usando a bilheteria do circo
Ensino Fundamental Inicial | Matemática a- Ler texto informativo percebendo detalhes. b- Analisar gráficos e tabelas. c- Montar gráficos e tabelas a partir das informações retiradas do texto lido. 14/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9097 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 17379 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!