Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Estudando Gráficos nas primeiras séries do ensino fundamental

 

02/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção foi organizada em 25 aulas, apropriadas para o Ensino Fundamental Inicial, com o objetivo de estudar conceitos de estatísticas, leituras e interpretações de tabelas e gráficos. As aulas de número 1 a 4 possibilitam ao aluno elaborar e construir tabelas, a partir de desafios propostos pelo professor, compreendendo a função social da tabela. As aulas de número 5 a 12 têm como objetivo a formação de conceito com relação a gráficos, possibilitando discussões entre os pares acerca de suas preferências (alimentos, brincadeiras, times de futebol), dados pessoais (nome, idade, altura) e levantamento de dados (espaços e objetos), bem como construir e interpretar diferentes gráficos, realizando comparações e diferenciações dos dados, reconhecendo a importância do uso de tabelas e gráficos no seu cotidiano. As aulas de número 13 a 20 apontam atividades significativas em que os alunos vivenciam situações a partir de dados coletados, resolvendo problemas por meio de análise de dados e construção de gráficos de barras. As aulas de número 21 e 22 abordam questões sociais e afetivas no que se refere à educação de criança, discutindo e planejando os gastos para sua manutenção, instigando as crianças a estimar custos e comparar valores. As aulas de número 23 e 24 utilizam a interdisciplinaridade, com o tema: “Formiga” , elegendo o gráfico para responder questões lógicas matemática acerca do inseto. A aula número 24 utiliza o laboratório de informática para elaborar e montar gráficos utilizando o programa Excel, possibilitando que os alunos elaborem diferentes tipos de gráficos, partindo de dados acerca do circo.

Autoria

Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

tabelas, gráficos, estimativas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Lista de aulas da coleção (25 aulas)
# Aula Autoria
1 CONSTRUÇÃO DE TABELA DE VALORES

Educação Infantil | Matemática

Identificar valores; Compreender e perceber a função da tabela; Realizar leitura e utilizá-la como recurso nas atividades propostas.

30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4475 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 LEITURA DE TABELA DOS BLOCOS LÓGICOS

Educação Infantil | Matemática

Realizar as operações lógicas de dividir figuras geométricas por critérios de distinção e agrupar por critérios de semelhanças  para aprender a classificar.

04/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2600 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 Uso de tabelas

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Iniciar o trabalho de introdução ao uso de tabelas. - Consultar dados em tabela para responder a questões apresentadas. - Completar tabelas a partir de desafios. - Comparar tabelas, identificando semelhanças e diferenças entre os dados.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3149 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 RELAÇÃO DE ORDEM NO VALOR GASTO E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Relacionar o valor da compra com a ordem dos gastos; Analisar o valor gasto por cada comprador indicado; Comparar valores gastos e organiza-los pela ordem; Indicar o primeiro lugar em gasto; o segundo, o terceiro e o último. 

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1406 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 ORIENTAÇÃO DE MEDIDAS PELO GRÁFICO

Educação Infantil | Matemática

Familiarizar-se com a leitura de gráfico, por meio da análise e da busca. Assim, permitir que as crianças, desde cedo, de se apropriem dessa linguagem de informação, bem como, saibam buscá-las para fim de se comunicar e de se orientar por meio do mesmo.

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1719 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Estatística nas séries iniciais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Conhecer as noções básicas de Estatística.  Reconhecer tipos de gráficos.  Coletar dados, organizando-os em tabelas.  Representar, analisar e interpretar gráficos de barras.

19/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3972 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

7 Uso de gráficos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Consultar gráficos para responder a questões apresentadas. - Construir gráfico a partir de levantamento de dados.  - Comparar gráficos, identificando semelhanças e diferenças entre dados.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6089 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

8 Utilizando gráficos em situações práticas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Elaborar e interpretar gráficos de barra; Resolver problemas aditivos (combinação, equiparação e comparação) com “barras de blocos”; Identificar gráficos de barras dentre outros tipos (tabelas, segmentos e setores).

11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5928 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Estatística: Construção e leitura de gráficos.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

  Organizar dados em tabelas.   Utilizar os dados de uma tabela para a construção do gráfico de colunas.   Interpretar o gráfico de colunas.   Utilizar o gráfico de colunas para relacionar o conteúdo estatístico com outros conteúdos matemáticos: comparação  de números naturais...

26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6154 acesso(s)

Marcia Aparecida Mendes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

10 A escola através de gráficos e tabelas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Ler, selecionar informações e usar  gráficos e tabelas;  Conhecer os tipos e as  diversas utilizações de gráficos;  Reconhecer a importância  do  uso de  gráfico e tabelas  no seu cotidiano; Construir gráfico e tabela..

16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3945 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

11 GRÁFICOS E TABELAS: QUE LINGUAGEM É ESSA?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Coletar e organizar informações; Criar registros para a comunicação das informações coletadas em gráficos e tabelas;   Pesquisar diferentes tabelas e gráficos.

13/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7164 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 Mapas, tabelas e gráficos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Perceber a dimensão corporal; Observar os espaços da escola; Situar-se em cada um dos espaços da escola; Compreender a relação entre ele (aluno) e o espaço que representa; Construir a noção de proporcionalidade; Representar um dos espaços da escola mediante a construção de uma...

01/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11062 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 “Entendendo tabelas e gráficos”

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio da linguagem matemática, a importância de compreender e interpretar o significado de tabelas e gráficos .  Este é um conhecimento muito importante, pois diariamente nos veículos de informação e comunicação (jornais,  revista...

07/07/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 33288 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

14 Tabela e Gráfico da idade dos alunos do 2ºAno.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Reconhecer as noções básicas de estatística; Pesquisar data de nascimento; Identificar nome e idade; Coletar dados e organizar em tabela; Perceber que gráficos pode ser inserido em diversos contextos e lugares; Interpretar, analisar tabelas e construir gráficos.

01/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 3292 acesso(s)

Vera Lúcia de Assis

EM PATOTINHA

BANDEIRANTES MS

Alfabetização

15 Aprendendo a ler gráficos de barra a partir do quadro de chamada

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Participar da construção de tabelas e gráficos para registrar dados sobre a freqüência da turma. Perceber a diferença entre tabelas e gráficos. Realizar leituras de dados contidos em tabelas e gráficos.

07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4631 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

16 Produção textual: Guia de Curiosidades do Campeonato Brasileiro

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Produzir  textual, a partir de outros conhecidos; Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo  a valorizar a leitura como fonte de informação; Ler, selecionar informações e usar  gráficos e tabelas; Reconhecer e produzir as partes...

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1208 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

17 Aula 6: Um gigantesco arranha-céu em Dubai- Interpretação de gráfico.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Compreender informações contidas num gráfico. -Perceber que os dados de um texto podem ser representados num gráfico. -Valorizar a linguagem gráfica como forma de comunicação.

23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1307 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

18 Questões ambientais e Matemática em uma pesquisa sobre Lixo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Promover uma reflexão sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos.

24/10/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 12287 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

19 PRODUÇÃO DE UM TEXTO A PARTIR DE UM FATO: O MISTÉRIO DA GAIOLA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Interagir com os demais grupos da escola; Elaborar texto a partir de uma situação vivenciada; Utilizar gráfico como recurso para registrar e apresentar os dados coletados; Reconhecer a eleição enquanto processo democrático de legitimação de escolhas coletivas.

03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3013 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

20 Culinária e Língua Portuguesa, que mistura é essa?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar o vocabulário, interagir, conhecer um novo gênero textual: receitas culinárias e utilizar dados coletados nas receitas para construir tabelas, gráficos, formular e resolver diferentes situações-problema.

23/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 5359 acesso(s)

PATRICIA CARVALHO PACHECO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

21 A "ADOÇÃO" UM TEMA PARA TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ler e interpretar tabelas; Ler e escrever números; Identificar as medidas padrão de peso e de líquido; Ler e construir gráficos de barra; Reconhecer o gênero propagandas; Produzir listas de compras; Formular hipóteses; Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números...

09/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 11720 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

22 Uma proposta interdisciplinar com o apoio de diferentes gêneros textuais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar gêneros textuais diversos; Reconhecer a finalidade de gêneros textuais (lei, folder de propaganda, outras); Conhecer os hábitos de higiene; Desenvolver o raciocínio lógico matemático; Realizar operações de adição e subtração; Compreender o que são limites e sua imp...

25/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8333 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

23 INSTIGANDO A CURIOSIDADE: AS FORMIGAS COMO FOCO DE INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Localizar informações no texto; Ler com compreensão; Identificar palavras de acordo com o grau (diminutivo); Pesquisar sobre os tipos de formigas; Construir gráfico a  partir dos dados coletados; Entrevistar um profissional que conheça sobre formigas; Elaborar um relatório com...

19/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9733 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

24 ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DO PÁTIO DA ESCOLA.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Elaborar relatório a partir da observação; Organizar os dados coletados; Construir um gráfico a partir dos dados obtidos; Utilizar as operações de adição e subtração para resolver situações apresentadas; Conhecer os insetos encontrados no pátio.

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4751 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

25 Gráficos e tabelas – usando a bilheteria do circo

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

a- Ler texto informativo percebendo detalhes. b- Analisar gráficos e tabelas. c- Montar gráficos e tabelas a partir das informações retiradas do texto lido.

14/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3103 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6791 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.