Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Operações Fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão)

 

13/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

As aulas escolhidas para formar esta coleção têm como característica desenvolver as atividades numa sequência lógica, fazendo com que os alunos ajam, pensem, criem e construam os conceitos necessários para o domínio das quatro operações. O uso do material dourado, do Cuisinaire, de palitos, de dobraduras e de livros infantis tornam a Matemática mais lúdica e, portanto, mais próxima do aluno, que. realizando estimativas, cálculos mentais , situações-problema e mostrando compreensão dos algoritmos das operações, utilizará os cálculos no seu dia-a-dia com rapidez, exatidão e lógica.

Autoria

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

operações fundamentais

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Lista de Aulas da Coleção (23 aulas)
# Aula Autoria
1 Adição com o material Cuisenaire

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

• Compreender a sequência numérica como o acréscimo sucessivo de uma unidade; • Utilizar as propriedades da adição, sem formalismo; • Construir alguns fatos fundamentais da adição.

02/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14904 acessos

CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA

CEM PAULO FREIRE

BRASILIA DF

Matemática

2 Adição com reserva

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

1- Somar números com unidade e dezena a partir de situação-problema.     2- Realizar adição com reserva, utilizando palitos e quadro valor de lugar (QVL).      3- Realizar adição com reserva, utilizando material dourado.   

01/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17447 acessos

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 O vira-vira na adição

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

◦ Prova real com adição de 2 ou 3 parcelas. ◦ Constatação que adição e subtração são operações inversas.

20/01/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 9005 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Subtração com o Material Cuisinaire

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

• Compreender a operação de subtração; • Construir alguns fatos fundamentais da subtração.

26/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4926 acessos

CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA

CEM PAULO FREIRE

BRASILIA DF

Matemática

5 O vira-vira na subtração

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

◦ Prova real da subtração. ◦ Constatação que adição e subtração são operações inversas.

20/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4265 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Palitos: construindo formas e descobrindo quantidades

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com as atividades propostas o aluno poderá utilizar palitos para construir diferentes formas; identificar formas geométricas nas construções dos alunos; estabelecer contagens que envolvam adição e subtração a partir dos palitos e elaborar situações problema com os alunos, a pa...

23/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8244 acessos

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Trabalhando o raciocínio lógico matemático da adição e subtração

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Esta aula é uma maneira de desenvolver o raciocínio lógico, fixar e dinamizar a realização das operações matemáticas da adição e subtração. Trabalhando as operações numéricas da adição e subtração, por meio do Jogo Valgetal que automatiza tempo de resposta, aprimora o cálculo ...

06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5715 acessos

Dina Mara Pinheiro Dantas

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

8 Expressões numéricas envolvendo adição e subtração

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

* Identificar uma expressão numérica como uma sequência de operações indicadas com números naturais. * Calcular o valor de uma expressão, efetuando as operações existentes nessa expressão de modo correto (obedecendo certa ordem).

03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4692 acessos

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

9 Baralho: você dá as cartas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão desenvolver habilidades lógicas e linguisticas; bem como competência para comparar quantidades, na leitura e interpretação das escritas numéricas, nas operações de adição e de subtração, na estru...

17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3911 acessos

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Operações: algoritmos e suas representações na multiplicação

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Conhecer vários algoritmos e ideias associadas a construção de algoritmos na multiplicação.

14/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4308 acessos

Gílian Cristina Barros

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

11 Representando a multiplicação em quadriculados

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

            O aluno poderá aprender: utilizar a multiplicação para calcular a quantidade de objetos dispostos de forma retangular: linhas e colunas;  identificar a ideia de proporcionalidade e/ou possibilidades combinatória da multiplicação; representar multiplicações em quadr...

14/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6151 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 Aula 5: O jardim dos encantos – Ideia combinatória da multiplicação.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Utilizar a árvore das possibilidades e a tabela de dupla entrada como estratégia de solução de problemas. -Resolver problemas envolvendo a idéia combinatória da multiplicação.

21/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4344 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

13 Montando quadrado: calculando e encontrando as partes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: desenvolver o raciocínio lógico matemático e memorizar conteúdos, por exemplo: fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação, divisão; desenvolver atenção, concentração e construir conceitos e noções de localização espacial; resolver operações e agrupa...

14/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 3785 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 Operações: algoritmos e suas representações na divisão

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Conhecer algoritmos e ideias associadas a construção do conceito de divisão.

14/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9552 acessos

Gílian Cristina Barros

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

15 Festa de Aniversário (aula 6)

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Aplicar conceitos de divisão - Desenvolver atitudes de solidariedade

17/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 1079 acessos

Angela Alves da Fonseca

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

16 Expressões numéricas no dia a dia.

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Aprender onde e como são empregadas as expressões numéricas

03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3288 acessos

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

17 Mas que doida tabuada! (Parte 02)

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

*Desenvolver a capacidade de compreender e interpretar um texto. *Trabalhar/explorar o conteúdo de matemática através de um texto. *Reproduzir histórias em formato de poesias utilizando as operações de adição, subtração e multiplicação.

08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2491 acessos

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

18 Aula 4: Abre-te, Sésamo! Multiplicação e divisão até 9.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Resolver cálculos utilizando o algoritmo da multiplicação e da divisão.   - Exercitar o cálculo mental e a estimativa, fundamentais nos cálculos que utilizamos no nosso cotidiano.

10/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2824 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

19 Divisão – divisor com dois algarismos – Processo por estimativa “fácil e lógico”.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦O aluno aprenderá o procedimento de divisão por estimativa baseado em tentativas de multiplicação aproximadas.

20/01/2010 Cinco estrelas 9 comentário(s) 29980 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

20 Mas que doida tabuada! (Parte 01)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

*Desenvolver a capacidade de compreender e interpretar um texto. *Trabalhar/explorar o conteúdo de matemática através de um texto. *Reproduzir histórias em formato de poesias utilizando as operações adição, subtração e multiplicação.

06/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 5290 acessos

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

21 JOGO DA TABUADA: SORTE OU AZAR

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

O/A aluno/a poderá desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração, aprimorar sua rapidez de reação, memorizar conteúdos, por exemplo: fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação ou divisão;aprender a calcular os fatos fundamentais, utilizando o cálculo ...

12/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 16001 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

22 Aula 1: Uma viagem a Bagdá – Cálculos mentais.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Resolver situações ligadas ao tema desenvolvido, utilizando cálculo: mental, escrito, exato  e aproximado. -Exercitar estratégias de resolução  do cálculo escrito.

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2460 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

23 Aula 2: Simbad, o marujo – Etapas da resolução de um problema.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Resolver problemas utilizando uma ordem lógica “criada” pela turma.  -Apontar, numa situação-problema, o que se quer saber, os dados fornecidos necessários e os desnecessários para resolvê-lo.  -Exercitar o cálculo mental.

10/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 1229 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6508 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.