Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Aulas
Aulas do(a) Professor(a) .
Aula Autoria Acessos Comentários Status Tipo Excluir
UCA - Conjunções: elos coesivos do texto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

09/10/2011 Quatro estrelas 4 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 41554 4 Aula pública Aula Individual
UCA -coesão sequencial: mecanismo articulador da argumentação de textos em quadrinhos.

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

11/10/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 10488 0 Aula pública Aula Individual
UCA - Os tempos verbais como mecanismo de coesão sequencial

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

11/10/2011 Duas estrelas 2 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 9071 2 Aula pública Aula Individual
UCA – recursos fonológicos, morfológicos e lexicais como mecanismos de coesão no texto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

05/10/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 11624 0 Aula pública Aula Individual
UCA - O texto prescritivo: o gênero receita culinária

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

30/08/2011 Quatro estrelas 1 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 14521 1 Aula pública Aula Individual
UCA - Artigo indefinido:funções e sentidos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

27/08/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 7331 0 Aula pública Aula Individual
UCA - Coesão recorrencial: recorrência de termos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

23/08/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 12264 0 Aula pública Aula Individual
UCA - O advérbio como conector de temporalidade no texto narrativo

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

23/08/2011 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 10085 1 Aula pública Aula Individual
UCA - Coesão referencial por reiteração: hiperônimos e hipônimos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

23/05/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 15448 0 Aula pública Aula Individual
UCA - Coesão referencial por reiteração: repetição do mesmo item lexical

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados

17/06/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 8011 0 Aula pública Aula Individual
UCA - Coesão referencial por substituição: pronomes demonstrativos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

08/06/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 11378 0 Aula pública Aula Individual
UCA - coesão referencial por reiteração: nomes genéricos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

22/05/2011 Uma estrela 1 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 6935 1 Aula pública Aula Individual
UCA - Coesão referencial por reiteração: a questão da sinonímia

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

22/05/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 9317 0 Aula pública Aula Individual
UCA - Preposição: mecanismo de coesão em gêneros discursivos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

20/04/2011 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 13333 0 Aula pública Aula Individual
UCA - Coesão referencial por substituição: pronomes possessivos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas

16/05/2011 Quatro estrelas 5 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 20848 5 Aula pública Aula Individual
UCA - Coesão referencial por substituição: pronomes pessoais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto

16/05/2011 Uma estrela 1 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 6836 1 Aula pública Aula Individual
O gênero notícia: leitura e produção

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto

14/10/2010 Quatro estrelas 20 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 296952 20 Aula pública Aula Individual
Há imparcialidade na notícia?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

28/07/2010 Três estrelas 3 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 4775 3 Aula pública Aula Individual
A notícia televisiva e radiofônica: um gesto de leitura

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

28/07/2010 Uma estrela 1 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 5862 1 Aula pública Aula Individual
O gênero comentário na mídia web

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

24/06/2010 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 9138 0 Aula pública Aula Individual
O gênero carta aberta publicada na mídia

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

24/06/2010 Quatro estrelas 2 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 19163 2 Aula pública Aula Individual
A carta do leitor: uma experiência de leitura e escrita

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

24/06/2010 Três estrelas 8 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 61051 8 Aula pública Aula Individual
O tempo presente no texto de opinião

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados

15/12/2009 Duas estrelas 1 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 8544 1 Aula pública Aula Individual
Provérbios: do tradicional ao moderno

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística

14/12/2009 Sem estrelas 0 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 10749 0 Aula pública Aula Individual
Amizade: na música, na literatura e no cinema

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos

14/12/2009 Três estrelas 3 Comentário(s)

Vilma Aparecida Gomes 18716 3 Aula pública Aula Individual
de 2
Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.