AULA | AUTORIA |
---|---|
Educação para a mídia
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural - Discutir o conceito de mídia. - Discutir a questão da mídia na educação e na formação do jovem. - Criar recursos de mídia para interação. 24/07/2014 Quatro estrelas 4 comentário(s) 8819 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
A cultura audiovisual em nossas aulas
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural - Despertar a sensibilidade para a cultura audiovisual. - Debater apresentando argumentos sobre o uso de audiovisual no espaço escolar. - Produzir trabalhos no espaço escolar explorando diferentes recursos audiovisuais. 20/05/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8342 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
O que vemos quando olhamos a realidade?
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural - Aguçar seus sentidos de percepção para que explorem o ambiente. - Despertar para a questão da percepção. - Identificar a percepção como algo individual, da realidade própria de cada um. - Desenvolver um projeto de exploração do ambiente com produção de vídeo sobre a temática... 22/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 3499 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Vamos fazer um intercâmbio?
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural - Promover uma troca de olhares e conhecimentos entre escolas no que se refere às mudanças de paisagem, ao entorno, às diferentes rotinas escolares. - Utilizar o intercâmbio como trabalho de campo. - Explorar diferentes ambientes escolares com vistas à ampliação da visão da e... 22/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 2706 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Música e Educação Física: trabalho interdisciplinar em meio as Rodas, Palmas, Vozes e Berimbaus...
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Educação Física - Ampliar seus conhecimentos sobre a Capoeira, por meio de um trabalho com as áreas de Arte e Educação Física. - Identificar as músicas da Capoeira e propor letras para roda. - Conhecer estéticas musicais da Capoeira. - Perceber, criar e interpretar estruturas musicais/repertó... 30/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 11637 acesso(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
Fazendo cinema na escola
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia - Conhecer a história do Cinema Educativo no Brasil. - Debater sobre o uso do cinema em sala de aula. - Compreender a importância do cinema como instrumento de diversão e de educação. - Propor a realização de uma oficina de cinema na escola. - Propor a realização de um festiv... 21/10/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8100 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Por uma educação multicultural
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia - Identificar a cultura local e as possibilidades de inserção da mesma no ambiente escolar. - Promover o debate sobre cultura popular e a possibilidade de convivência harmoniosa entre esta e a educação formal. - Permitir que a cultura faça parte dos debates e manifestações dos... 21/10/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21491 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Explorando o universo da fotografia: possibilidades do trabalho pedagógico com recursos midiáticos
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia - Explorar o universo da fotografia. - Explorar a fotografia como fonte de produção de conhecimento. - Conhecer diferentes associações fotográficas. - Utilizar o recurso da fotografia para registro de conteúdos. 20/07/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 2609 acesso(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia - Contextualizar os quadrinhos no mundo juvenil. - Criar uma história em quadrinhos utilizando recursos tecnológicos. - Planejar uma exposição de quadrinhos em espaço público. 20/07/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4245 acesso(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
Museu e escola
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Pesquisar sobre museus nacionais e internacionais. Investigar sobre programas “Amigos do museu”. Analisar a relação entre escola e museu. 21/06/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 4448 acesso(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
O cinema na escola: construindo um projeto interdisciplinar
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia - Pesquisar a origem do cinema no mundo e no Brasil; - Desenvolver um projeto interdisciplinar a partir do cinema; - Analisar um filme brasileiro a partir da interdisciplinaridade. 24/05/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22203 acesso(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
A cultura visual no cotidiano
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia - Discutir o papel das imagens na contemporaneidade; - Realizar a semana da cultura visual na escola por um viés crítico-educativo; - Analisar a cultura do ver na experiência dos jovens. 24/05/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5594 acesso(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
Origens do Romantismo: Rousseau
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | Literatura Conhecer o contexto histórico de Rousseau; Conhecer a crítica de Rousseau à sociedade industrial; Compreender a ambiguidade do progresso na filosofia de Rousseau. 20/09/2012 Cinco estrelas 6 comentário(s) 15742 acesso(s) |
ELISANDRA ANGREWSKI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Filosofia |
Libras – esse é o meu sinal!
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde - Conhecer Libras. - Reconhecer Língua Brasileira de Sinais como parte integrante da Língua Portuguesa. - Comunicar-se através de Libras tanto com estudantes surdos, quanto os ouvintes. - Expressar-se através da Linguagem não verbal. 12/09/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 29522 acesso(s) |
SOILA CANAM ESCOLA MUNICIPAL MINUANO TERRA NOVA DO NORTE MT Língua Portuguesa |
A intertextualidade de Portinari à Gonzaga
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Língua Portuguesa - Identificar a intertextualidade entre imagens; - Estabelecer relações intertextuais entre textos verbais e não verbais; - Analisar as informações implícitas e/ou explícitas entre os textos; 20/08/2012 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12816 acesso(s) |
SOILA CANAM ESCOLA MUNICIPAL MINUANO TERRA NOVA DO NORTE MT Língua Portuguesa |
Praticando intertextualidade através dos gêneros textuais
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Língua Portuguesa - Inferir informações implícitas nos textos. - Conhecer o processo da intertextualidade entre os diversos gêneros textuais. - Estabelecer paralelos entre os textos por meio de analogias. - Descrever as ligações entre os gêneros textuais por intermédio da linguagem oral e escri... 16/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 11030 acesso(s) |
SOILA CANAM ESCOLA MUNICIPAL MINUANO TERRA NOVA DO NORTE MT Língua Portuguesa |
Aprendendo com a Lei Seca: se beber, não se dirige!
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Conceituar a Lei Seca e conhecer os seus artigos; Analisar e argumentar acerca da efetividade da Lei Seca; Promover uma conscientização mais eficaz em relação à temática “Direção e álcool”. 16/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 12998 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS ENSINO FUNDAMENTAL 2012 |
Lendas folclóricas contadas em Libras
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética - Conhecer o que é folclore. - Reconhecer as lendas brasileiras. - Identificar os personagens folclóricos através da linguagem de sinais. - Recontar as lendas por intermédio de libras. - Apresentar as lendas em forma de peça teatral utilizando libras e expressões faciais, be... 11/08/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18707 acesso(s) |
SOILA CANAM ESCOLA MUNICIPAL MINUANO TERRA NOVA DO NORTE MT Língua Portuguesa |
Bossa Nova e a modernidade: os anos JK
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História O contexto do Brasil nos anos 1950-1960, o impacto da indústria de bens de consumo no cotidiano dos brasileiros e o gênero musical Bossa Nova. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21432 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
Jogos Eletrônicos e relações humanas - Iniciação à Pesquisa Científica
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar e refletir sobre questões polêmicas que persistem na escola e na sociedade, referente aos jogos eletrônicos, tais como: chances de vício, apologia à violência, assim como, possibilidades de aprendizagem, estímulo ao aumento de velocidade de raciocínio, dentre outro... 29/06/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 12949 acesso(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
Nós e as Primeiras Comunidades Humanas: uma pesquisa sobre os conceitos de civilização, pré-história e comunidades primitivas.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Estrangeira Ensino Médio | Sociologia - Problematizar o uso dos conceitos de pré-história e civilização para denominar, respectivamente, as comunidades humanas organizadas antes da invenção da escrita e a nossa atual sociedade; - Pesquisar os significados e usos das palavras pré-histórico/primitivo e civiliza... 25/06/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 35009 acesso(s) |
ALEXIA PADUA FRANCO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Desmitificando a democracia racial no Brasil através da pesquisa
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Sociologia - Conhecer o significado histórico e social da expressão “mito da democracia racial”; - Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil; - Refletir se mais de cem anos após a Abolição de Escravatura no Brasil, os negros já tê... 28/05/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14368 acesso(s) |
ALEXIA PADUA FRANCO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
O processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas na América: uma proposta de pesquisa sobre suas representações midiáticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Desenvolver pesquisa sobre as representações midiáticas relativas ao processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas e à formação dos Estados Unidos da América, no século XVIII; Refletir sobre as diferentes representações midiáticas da participação dos negros na guerra d... 21/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23993 acesso(s) |
ALEXIA PADUA FRANCO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
UCA- A vida e obra de Romero Britto em quadrinhos
Ensino Fundamental Final | Artes Conhecer a obra de um artista brasileiro contemporâneo; Utilizar a teoria triangular de Ana Mae para analisar a vida e obra de Romero Britto. Desenvolver uma história em quadrinhos associando a obra e a biografia de Romero Britto. 22/12/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 22949 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
UCA- Histórias de princesas negras
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Discutir sobre as diferentes formas de preconceito; Pesquisar sobre as histórias de princesas negras. 22/12/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 11223 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |