Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.






RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 434 aulas para | (3.041 segundos)
AULA AUTORIA
Educação para a mídia

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

- Discutir o conceito de mídia. - Discutir a questão da mídia na educação e na formação do jovem. - Criar recursos de mídia para interação.

24/07/2014 Quatro estrelas 4 comentário(s) 8819 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

A cultura audiovisual em nossas aulas

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

- Despertar a sensibilidade para a cultura audiovisual. - Debater apresentando argumentos sobre o uso de audiovisual no espaço escolar. - Produzir trabalhos no espaço escolar explorando diferentes recursos audiovisuais.

20/05/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8342 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

O que vemos quando olhamos a realidade?

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

- Aguçar seus sentidos de percepção para que explorem o ambiente. - Despertar para a questão da percepção. - Identificar a percepção como algo individual, da realidade própria de cada um. - Desenvolver um projeto de exploração do ambiente com produção de vídeo sobre a temática...

22/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 3499 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

Vamos fazer um intercâmbio?

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

- Promover uma troca de olhares e conhecimentos entre escolas no que se refere às mudanças de paisagem, ao entorno, às diferentes rotinas escolares.  - Utilizar o intercâmbio como trabalho de campo. - Explorar diferentes ambientes escolares com vistas à ampliação da visão da e...

22/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 2706 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

Música e Educação Física: trabalho interdisciplinar em meio as Rodas, Palmas, Vozes e Berimbaus...

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Educação Física

- Ampliar seus conhecimentos sobre a Capoeira, por meio de um trabalho com as áreas de Arte e Educação Física. - Identificar as músicas da Capoeira e propor letras para roda. - Conhecer estéticas musicais da Capoeira. - Perceber, criar e interpretar estruturas musicais/repertó...

30/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 11637 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Fazendo cinema na escola

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

- Conhecer a história do Cinema Educativo no Brasil. - Debater sobre o uso do cinema em sala de aula. - Compreender a importância do cinema como  instrumento de diversão e de educação. - Propor a realização de uma oficina de cinema na escola. - Propor a realização de um festiv...

21/10/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8100 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

Por uma educação multicultural

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

- Identificar a cultura local e as possibilidades de inserção da mesma no ambiente escolar. - Promover o debate sobre cultura popular e a possibilidade de convivência harmoniosa entre esta e a educação formal. - Permitir que a cultura faça parte dos debates e manifestações dos...

21/10/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21491 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

Explorando o universo da fotografia: possibilidades do trabalho pedagógico com recursos midiáticos

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

- Explorar o universo da fotografia. - Explorar a fotografia como fonte de produção de conhecimento. - Conhecer diferentes associações fotográficas. - Utilizar o recurso da fotografia para registro de conteúdos.

20/07/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 2609 acesso(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

- Contextualizar os quadrinhos no mundo juvenil. - Criar uma história em quadrinhos utilizando recursos tecnológicos. - Planejar uma exposição de quadrinhos em espaço público.

20/07/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4245 acesso(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

Museu e escola

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Pesquisar sobre museus nacionais e internacionais. Investigar sobre programas “Amigos do museu”. Analisar a relação entre escola e museu.

21/06/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 4448 acesso(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

O cinema na escola: construindo um projeto interdisciplinar

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

- Pesquisar a origem do cinema no mundo e no Brasil; - Desenvolver um projeto interdisciplinar a partir do cinema; - Analisar um filme brasileiro a partir da interdisciplinaridade.

24/05/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22203 acesso(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

A cultura visual no cotidiano

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

- Discutir o papel das imagens na contemporaneidade; - Realizar a semana da cultura visual na escola por um viés crítico-educativo; - Analisar a cultura do ver na experiência dos jovens.

24/05/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5594 acesso(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

Origens do Romantismo: Rousseau

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | Literatura

Conhecer o contexto histórico de Rousseau; Conhecer a crítica de Rousseau à sociedade industrial; Compreender a ambiguidade do progresso na filosofia de Rousseau.

20/09/2012 Cinco estrelas 6 comentário(s) 15742 acesso(s)

ELISANDRA ANGREWSKI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Filosofia

Libras – esse é o meu sinal!

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

  -  Conhecer Libras. -  Reconhecer Língua Brasileira de Sinais como parte integrante da Língua Portuguesa. -  Comunicar-se através de Libras tanto com estudantes surdos, quanto os ouvintes. -  Expressar-se através da Linguagem não verbal.

12/09/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 29522 acesso(s)

SOILA CANAM

ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

TERRA NOVA DO NORTE MT

Língua Portuguesa

A intertextualidade de Portinari à Gonzaga

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- Identificar a intertextualidade entre imagens; - Estabelecer relações intertextuais entre textos verbais e não verbais; - Analisar as informações implícitas e/ou explícitas entre os textos;

20/08/2012 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12816 acesso(s)

SOILA CANAM

ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

TERRA NOVA DO NORTE MT

Língua Portuguesa

Praticando intertextualidade através dos gêneros textuais

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- Inferir informações implícitas nos textos. - Conhecer o processo da intertextualidade entre os diversos gêneros textuais. - Estabelecer paralelos entre os textos por meio de analogias. - Descrever as ligações entre os gêneros textuais por intermédio da linguagem oral e escri...

16/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 11030 acesso(s)

SOILA CANAM

ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

TERRA NOVA DO NORTE MT

Língua Portuguesa

Aprendendo com a Lei Seca: se beber, não se dirige!

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Conceituar a Lei Seca e conhecer os seus artigos; Analisar e argumentar acerca da efetividade da Lei Seca; Promover uma conscientização mais eficaz em relação à temática “Direção e álcool”.

16/08/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 12998 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS ENSINO FUNDAMENTAL 2012

Lendas folclóricas contadas em Libras

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

  - Conhecer o que é folclore. - Reconhecer as lendas brasileiras. - Identificar os personagens folclóricos através da linguagem de sinais. - Recontar as lendas por intermédio de libras. - Apresentar as lendas em forma de peça teatral utilizando libras e expressões faciais, be...

11/08/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18707 acesso(s)

SOILA CANAM

ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

TERRA NOVA DO NORTE MT

Língua Portuguesa

Bossa Nova e a modernidade: os anos JK

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

O contexto do Brasil nos anos 1950-1960, o impacto da indústria de bens de consumo no cotidiano dos brasileiros e o gênero musical Bossa Nova.

01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21432 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

Jogos Eletrônicos e relações humanas - Iniciação à Pesquisa Científica

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Filosofia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar e refletir sobre questões polêmicas que persistem na escola e na sociedade, referente aos jogos eletrônicos, tais como: chances de vício, apologia à violência, assim como, possibilidades de aprendizagem, estímulo ao aumento de velocidade de raciocínio, dentre outro...

29/06/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 12949 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Nós e as Primeiras Comunidades Humanas: uma pesquisa sobre os conceitos de civilização, pré-história e comunidades primitivas.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Sociologia

  - Problematizar o uso dos conceitos de pré-história e civilização para denominar, respectivamente, as comunidades humanas organizadas antes  da invenção da escrita e a nossa atual sociedade; - Pesquisar  os  significados e usos das palavras pré-histórico/primitivo e civiliza...

25/06/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 35009 acesso(s)

ALEXIA PADUA FRANCO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Desmitificando a democracia racial no Brasil através da pesquisa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Ensino Médio | Sociologia

  - Conhecer o significado histórico e social da expressão “mito da democracia racial”;  - Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil; - Refletir se mais de cem anos após a Abolição de Escravatura no Brasil, os negros já tê...

28/05/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14368 acesso(s)

ALEXIA PADUA FRANCO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

O processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas na América: uma proposta de pesquisa sobre suas representações midiáticas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Desenvolver  pesquisa sobre as representações midiáticas relativas  ao processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas e à formação dos Estados Unidos da América, no século XVIII; Refletir sobre as diferentes representações midiáticas da participação dos negros na guerra d...

21/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23993 acesso(s)

ALEXIA PADUA FRANCO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

UCA- A vida e obra de Romero Britto em quadrinhos

Ensino Fundamental Final | Artes

Conhecer a obra de um artista brasileiro contemporâneo; Utilizar a teoria triangular de Ana Mae para analisar a vida e obra de Romero Britto. Desenvolver uma história em quadrinhos associando a obra e a biografia de Romero Britto.

22/12/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 22949 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

UCA- Histórias de princesas negras

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Discutir sobre as diferentes formas de preconceito; Pesquisar sobre as histórias de princesas negras.

22/12/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 11223 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.