Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.






RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 752 aulas para | (3.223 segundos)
AULA AUTORIA
Judô: história e técnicas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

1. Reconhecer e explicar o fenômeno das lutas como manifestação da cultura corporal. 2. Diferenciar briga e luta a partir de suas características gerais e regras básicas. 3. Conhecer o Judô a partir do estudo de suas características, história, filosofia, princípios, regras pri...

30/11/2013 Cinco estrelas 3 comentário(s) 37155 acesso(s)

LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Música e Educação Física: trabalho interdisciplinar em meio as Rodas, Palmas, Vozes e Berimbaus...

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Educação Física

- Ampliar seus conhecimentos sobre a Capoeira, por meio de um trabalho com as áreas de Arte e Educação Física. - Identificar as músicas da Capoeira e propor letras para roda. - Conhecer estéticas musicais da Capoeira. - Perceber, criar e interpretar estruturas musicais/repertó...

30/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 11637 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Mapa do Esporte e do Jogo nas diversidades regionais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

- Conhecer algumas modalidades de jogos e esportes praticados em algumas regiões brasileiras. - Pesquisar se existe alguma predominância de práticas de um ou mais esportes e jogos em determinadas regiões. - Pesquisar quais jogos e esportes são proporcionalmente mais praticados...

30/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 11330 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Educação Física e Etnia: diálogo intercultural pela Peteca

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

- Estabelecer um diálogo intercultural com a cultura indígena pela prática da peteca. - Identificar os elementos constitutivos da prática da peteca representada pelo seu jogo e pela sua forma esportiva. - Aprender a confeccionar petecas utilizando materiais alternativos.

30/11/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9496 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Ritmo e Conhecimento: dançar e pesquisar o Frevo!

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Explorar os conhecimentos históricos, culturais e de movimento da dança do frevo. Identificar alguns passos básicos e o ritmo do frevo. Reconhecer o frevo como patrimônio cultural da humanidade. Elaborar coreografias a partir do trabalho coletivo.

22/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 6549 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Jogo e Esporte: a prática e o conceito fazem a diferença

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Analisar os conceitos e definições de esporte dadas pelo senso comum. Reorganizar seus conhecimentos relacionados ao Jogo e ao Esporte. Analisar o jogo e o esporte a partir de vivências dessas práticas.

22/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 23811 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Exercício Físico e Motivação: um estudo das práticas dos alunos

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Explorar seus conhecimentos relacionados à diferença conceitual entre atividade física e exercício físico. Identificar e analisar as suas motivações e de outros colegas para prática de exercício físico. Realizar uma investigação em caráter de iniciação científica.

22/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 7207 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Exercitando com os pais: aeróbica na escola

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Integrar os pais na escola com seus filhos. Integrar os pais com os filhos durante as aulas de Educação Física. Reconhecer a importância do exercício físico para os trabalhadores. Construir um projeto de atividades corporais para trabalhadores.

22/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 4906 acesso(s)

LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Suplementação alimentar e exercício físico

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Pesquisar sobre o conceito e os tipos de suplementação alimentar. Conhecer sobre a importância de uma alimentação saudável. Identificar a relação entre uma boa alimentação e um bom desempenho durante o exercício físico. Identificar a quantidade de colegas que praticam algum ti...

22/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 8132 acesso(s)

LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Capoeira na "roda" do conhecimento: aprender pela pesquisa

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer a capoeira em suas dimensões culturais, históricas e de movimento. Identificar conhecimentos sobre a palavra capoeira, sua origem e motivos de sua existência. Vivenciar Rodas de Capoeira Angola, identificando suas características e movimentos.

21/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 6426 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Hip Hop: das gangues para as equipes de cultura

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as diversas linguagens da cultura hip hop. Conhecer o hip hop numa perspectiva histórica e cultural. Criar expressões da cultura hip hop a partir de trabalhos em grupos.

21/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 7532 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Atletismo: Esporte base e suas habilidades motoras

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

1. Entender a relação do Atletismo como base para as demais modalidades esportivas e as habilidades motoras e valências físicas inerentes a estas últimas. 2. Identificar as categorias oficiais e suas respectivas provas do Atletismo de acordo com a Confederação Brasileira de At...

20/09/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25425 acesso(s)

SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

Atletismo: de Olímpia à escola atual

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | História

1. Comparar os Jogos Antigos da Grécia e os Jogos Olímpicos da atualidade em relação aos seus significados sociais, objetivos, principais provas e tipo de premiação, procurando associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos 2. Reconhecer as manif...

20/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 4443 acesso(s)

SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

Festival de Miniatletismo

Ensino Fundamental Final | Educação Física

1. Diferenciar as características gerais e habilidades motoras relacionadas aos grupos de provas oficiais de Atletismo (corridas, arremesso, lançamentos e saltos). 2. Conhecer o Projeto de Miniatletismo. 3. Diferenciar o Miniatletismo do Atletismo tradicional. 4. Vivenciar pro...

20/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 7927 acesso(s)

CLEBER GARCIA CASAGRANDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Educação Física, ética e valores sociais: refletindo sobre os jogos cooperativos

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Filosofia

Reconhecer as diferenças conceituais do jogo competitivo e cooperativo. Elaborar um quadro conceitual de diferenciação dos jogos cooperativos e competitivos. Identificar os valores sociais predominantes em cada modalidade desses jogos. Reconhecer a existência da concepção mani...

21/08/2013 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21273 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Esporte, Matemática e Internet: interação pelo Voleibol

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Matemática

- Realizar operações matemáticas mediante a vivência do voleibol. - Reconhecer medidas, equações e cálculos  nos elementos que constituem o voleibol. - Praticar o voleibol e as operações matemáticas presente nesse esporte. - Vivenciar o voleibol enquanto espaço para construção...

21/08/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 7747 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Educação Física e Matemática: um bate bola nas grandes áreas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Matemática

- Fazer operações matemáticas mediante a vivência do futebol. - Reconhecer medidas, equações e cálculos  nos elementos que constituem o futebol. - Vivenciar o futebol numa perspectiva interdisciplinar reconhecendo a matemática no esporte e o esporte na matemática. - Vivenciar ...

20/07/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16132 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Dança: movimento para o conhecimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | História

Interagir com o grupo com respeito ao colega. Trabalhar a expressão corporal. Aprofundar os conhecimentos sobre alguns tipos de danças no Brasil e fora dele. Conhecer, debater e formular novos conhecimentos acerca da dança no Brasil.

20/07/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 116784 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Educação Física Virtual: o movimento dos jogos on line

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Vivenciar jogos e esportes “Reais” e “Virtuais”. Explorar os movimentos virtuais dos jogos on line. Comparar as diferenças e semelhanças existentes entre os jogos “Reais”e “Virtuais”. Compartilhar conhecimentos e recursos sobre jogos on line com seus colegas e alunos de outras...

20/07/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 15053 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

As danças típicas da Região Norte

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Localizar a Região Norte no mapa do Brasil. Conhecer algumas características sociais, econômicas, geográficas, históricas e culturais da Região Norte do Brasil e seus estados. Pesquisar sobre as danças típicas mais difundidas no Norte do Brasil. Relacionar as danças típicas co...

20/07/2013 Três estrelas 3 comentário(s) 31713 acesso(s)

LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Vida de Atleta Profissional

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Pesquisar sobre a vida de atletas profissionais. Conhecer a rotina de atletas profissionais de diferentes esportes. Identificar e analisar aspectos positivos e negativos do cotidiano de atletas profissionais.

24/06/2013 Quatro estrelas 4 comentário(s) 9381 acesso(s)

LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Juventude, saúde e educação

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Sociologia

Investigar condições de saúde comunitária. Preparar para atuar como agente promotor de ações de saúde. Pesquisar hábitos saudáveis e não saudáveis na comunidade.

21/06/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4370 acesso(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

Museu do Futebol Parte II: a viagem continua...

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Realizar uma abordagem histórica sobre o tema do futebol por meio das informações do Museu do Futebol. Comparar o futebol da atualidade com outras manifestações praticadas pelos nossos pais e familiares. Pesquisar, identificar e vivenciar outras manifestações do futebol.

21/06/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 3524 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

O esporte escolar na adolescência: práticas significativas e reflexões críticas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Filosofia

Comparar e distinguir os conceitos de Esporte e Jogo. Identificar as modalidades de jogos e esportes presentes em sua vida. Refletir criticamente sobre o papel do esporte em nossa sociedade.

21/06/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3934 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

Sedentário, eu?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Conceituar sedentarismo e suas implicações. Identificar elementos que compõem o grau de sedentarismo. Analisar sua prática cotidiana em relação ao sedentarismo.

21/06/2013 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17762 acesso(s)

LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.