Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 828 aulas para musica (0.925 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - O Choro

Ensino Médio | Artes

  Identificar os elementos musicais que caracterizam o Choro. Conhecer os principais músicos, instrumentistas, cantores e compositores destes ritmos e sua contribuição para a formação da música brasileira. Desenvolver o espírito investigativo, pesquisando sobre grupos de choro...

24/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18784 acesso(s)

SILVIANE STOCKLER DE LIMA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

Música Barroca

Educação Infantil | Arte Visual

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Ouvir e apreciar a música barroca. Conhecer as características da música barroca. Identificar alguns instrumentos musicais usados nas composições barrocas.

14/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 28012 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

A música na alfabetização - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Identificar ritmos, danças e instrumentos populares; Conceber, planejar e elaborar um instrumento musical; Utilizar a música como um gênero textual; Realizar a releitura de uma música. 

16/05/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12587 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - A Constituição dos Primeiros Ritmos Brasileiros

Ensino Médio | Artes

Compreender a formação das matrizes rítmicas da música brasileira; Identificar instrumentos musicais, ritmos e danças provenientes destes povos. Conhecer artistas que utilizaram em suas pinturas, temas relacionados com a música brasileira.

28/05/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 37748 acesso(s)

SILVIANE STOCKLER DE LIMA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

Música para quê?

Ensino Médio | Artes

Desenvolver a criticidade sobre a música, a relação entre a música e a matemática, identificação dos instrumentos musicais, a música como linguagem e expressão.

03/01/2012 Quatro estrelas 9 comentário(s) 23308 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

Rítmos musicais: Quais escolher?

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Cantar vários ritmos musicais;  Elaborar uma coreografia para cada ritmo musical’

07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 36085 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

UCA - Música: Percepção de timbres

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao término desde aula, o aluno será capaz de: Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo; Associar o conceito de timbre ao de cor; Identificar timbres de instrumentos musicais diversos; Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrístico.

23/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6747 acesso(s)

JAQUELINE MAISSIAT

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Informação e Comunicação

Música - Jogos musicais: “Baralho musical”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Criar personagens a partir do estudo das características de instrumentos musicais diversos. Desenhar as cartas de um baralho com os personagens e suas propriedades. Formular critérios e objetivos para o jogo. Jogar e aperfeiçoar as regras. Desenvolver a criatividade a partir d...

30/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 68995 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Música - Introdução à notação gráfica - Registro e Composição

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Pesquisar sons com instrumentos musicais e objetos sonoros disponíveis Criar maneiras de registrar as ideias musicais graficamente Conhecer tipos de notações gráficas Organizar um esboço de composição musical em uma ‘partitura’ de notação gráfica

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 35221 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Música - Jogos cooperativos - Percepção de timbres

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo Associar o conceito de timbre ao de cor Conhecer e identificar timbres de instrumentos musicais diversos Conhecer pesquisas de timbres produzidos com a boca Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrís...

13/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21838 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

UCA- Diferentes gêneros musicais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Conhecer os diferentes gêneros musicais. Segundo Objetivo Diferenciar o gênero da música erudita da música popular.

25/04/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5591 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

ESTILOS MUSICAIS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Apreciar diferentes estilos musicais. Participar de uma oficina de música. Conhecer a obra de um cantor. Valorizar a cultura nacional.

16/02/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 26288 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Diferentes gêneros musicais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer os diferentes gêneros musicais.  Diferenciar o gênero da música erudita da música popular;  Identificar os diferentes estilos musicais

07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 29458 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Música - Jogos musicais: “Pique-música”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar a linguagem musical por meio de associações com uma brincadeira típica do universo infantil Aprender a brincadeira de pique-música Formular novas ideias, regras e jogos Desenvolver a integração e a sociabilidade

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 26716 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Música na escola

Ensino Fundamental Inicial | Artes

  Perceber a música como um meio de sentir prazer, tranquilidade, alegria Conhecer gêneros musicais brasileiros, ritmos diversificados. Compreender rimas, versos, poesia. Identificar elementos sonoros que aprecem na música. Entender as diferenças da entonação de voz.

28/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6213 acesso(s)

JAQUELINE MILIAVACA WIELEWSKI

MARIA T ABREU FIGUEIREDO E M E INF E F

CASCAVEL PR

Apoio Escolar

Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - notas naturais – aula 12

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver a percepção melódica. Reconhecer o posicionamento das notas naturais na "partitura de degraus" e no metalofone. Tocar uma canção a partir de diferentes alturas utilizando as sete notas musicais naturais.

14/07/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32300 acesso(s)

Kátia Regina Figueiredo Romão

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 1

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico.    Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce.    Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico.    Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D...

22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 41081 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 2

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico.    Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce.    Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico.    Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D...

22/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 41008 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 3

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico.    Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce.    Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico.    Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D...

22/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 30988 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

UCA - A música dos números

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

No final desta aula, o aluno será capaz de: Estabelecer relações entre a música e a matemática; Relacionar o estudo de frações com a percepção dos sons musicais;  Ampliar sua percepção dos sons e a capacidade de estabelecer associações com noções introdutórias a respeito da re...

03/05/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18857 acesso(s)

claudia vicari zanatta

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Arte Visual

Música - Introdução à notação gráfica – Música e Artes Visuais

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Relacionar o registro musical a elementos da linguagem visual: cores, formas e texturas Realizar jogos de improvisação e interpretações sonoras a partir de pinturas Criar composições musicais sobre elementos visuais

30/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24860 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA : O Samba

Ensino Médio | Artes

Conhecer o contexto histórico e social do samba, relacionando com a cultura brasileira. Compreender sua repercussão e influência na sociedade e cultura brasileira; Identificar os principais músicos, compositores, intérpretes e sua contribuição para a formação da música brasile...

28/05/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21041 acesso(s)

SILVIANE STOCKLER DE LIMA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 5

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Médio | Artes

Praticar ostinatos rítmicos com sons corporais através da imitação. Criar frases rítmicas com sons corporais por meio de exercícios de improvisação. Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal.

20/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25908 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

MÚSICA – Oficina 4 – O universo do DJ

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

O aluno compreenderá – por análise auditiva – os elementos que formam as músicas do estilo conhecido como Funk Carioca, sendo capaz de distinguir o canto, a batida (bateria) e os samples. O aluno conhecerá e/ou aprofundará seus conhecimentos a respeito do papel do DJ. Além dis...

30/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13953 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: músicas e danças - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Realizar pesquisas; Interpretar informações; Identificar as danças e músicas sulistas; Compreender a função social da escrita; Trabalhar os diferentes gêneros textuais dentre eles, letras das músicas pesquisadas; Produzir  textos como relatórios e paródias.

05/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 7022 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.