AULA | AUTORIA |
---|---|
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - O Choro
Ensino Médio | Artes Identificar os elementos musicais que caracterizam o Choro. Conhecer os principais músicos, instrumentistas, cantores e compositores destes ritmos e sua contribuição para a formação da música brasileira. Desenvolver o espírito investigativo, pesquisando sobre grupos de choro... 24/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18784 acesso(s) |
SILVIANE STOCKLER DE LIMA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
Música Barroca
Educação Infantil | Arte Visual Ensino Fundamental Inicial | Artes Ouvir e apreciar a música barroca. Conhecer as características da música barroca. Identificar alguns instrumentos musicais usados nas composições barrocas. 14/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 28012 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
A música na alfabetização - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Identificar ritmos, danças e instrumentos populares; Conceber, planejar e elaborar um instrumento musical; Utilizar a música como um gênero textual; Realizar a releitura de uma música. 16/05/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12587 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - A Constituição dos Primeiros Ritmos Brasileiros
Ensino Médio | Artes Compreender a formação das matrizes rítmicas da música brasileira; Identificar instrumentos musicais, ritmos e danças provenientes destes povos. Conhecer artistas que utilizaram em suas pinturas, temas relacionados com a música brasileira. 28/05/2012 Quatro estrelas 3 comentário(s) 37748 acesso(s) |
SILVIANE STOCKLER DE LIMA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
Música para quê?
Ensino Médio | Artes Desenvolver a criticidade sobre a música, a relação entre a música e a matemática, identificação dos instrumentos musicais, a música como linguagem e expressão. 03/01/2012 Quatro estrelas 9 comentário(s) 23308 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
Rítmos musicais: Quais escolher?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Cantar vários ritmos musicais; Elaborar uma coreografia para cada ritmo musical’ 07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 36085 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
UCA - Música: Percepção de timbres
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao término desde aula, o aluno será capaz de: Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo; Associar o conceito de timbre ao de cor; Identificar timbres de instrumentos musicais diversos; Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrístico. 23/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6747 acesso(s) |
JAQUELINE MAISSIAT Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Informação e Comunicação |
Música - Jogos musicais: “Baralho musical”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Criar personagens a partir do estudo das características de instrumentos musicais diversos. Desenhar as cartas de um baralho com os personagens e suas propriedades. Formular critérios e objetivos para o jogo. Jogar e aperfeiçoar as regras. Desenvolver a criatividade a partir d... 30/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 68995 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Música - Introdução à notação gráfica - Registro e Composição
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Pesquisar sons com instrumentos musicais e objetos sonoros disponíveis Criar maneiras de registrar as ideias musicais graficamente Conhecer tipos de notações gráficas Organizar um esboço de composição musical em uma ‘partitura’ de notação gráfica 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 35221 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Música - Jogos cooperativos - Percepção de timbres
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo Associar o conceito de timbre ao de cor Conhecer e identificar timbres de instrumentos musicais diversos Conhecer pesquisas de timbres produzidos com a boca Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrís... 13/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21838 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
UCA- Diferentes gêneros musicais
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Conhecer os diferentes gêneros musicais. Segundo Objetivo Diferenciar o gênero da música erudita da música popular. 25/04/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5591 acesso(s) |
JULIANO VARELLA DE CARVALHO Centro Universitário Feevale NOVO HAMBURGO RS Informação e Comunicação |
ESTILOS MUSICAIS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Apreciar diferentes estilos musicais. Participar de uma oficina de música. Conhecer a obra de um cantor. Valorizar a cultura nacional. 16/02/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 26288 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Diferentes gêneros musicais
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer os diferentes gêneros musicais. Diferenciar o gênero da música erudita da música popular; Identificar os diferentes estilos musicais 07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 29458 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
Música - Jogos musicais: “Pique-música”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar a linguagem musical por meio de associações com uma brincadeira típica do universo infantil Aprender a brincadeira de pique-música Formular novas ideias, regras e jogos Desenvolver a integração e a sociabilidade 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 26716 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Música na escola
Ensino Fundamental Inicial | Artes Perceber a música como um meio de sentir prazer, tranquilidade, alegria Conhecer gêneros musicais brasileiros, ritmos diversificados. Compreender rimas, versos, poesia. Identificar elementos sonoros que aprecem na música. Entender as diferenças da entonação de voz. 28/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6213 acesso(s) |
JAQUELINE MILIAVACA WIELEWSKI MARIA T ABREU FIGUEIREDO E M E INF E F CASCAVEL PR Apoio Escolar |
Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) - notas naturais – aula 12
Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver a percepção melódica. Reconhecer o posicionamento das notas naturais na "partitura de degraus" e no metalofone. Tocar uma canção a partir de diferentes alturas utilizando as sete notas musicais naturais. 14/07/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32300 acesso(s) |
Kátia Regina Figueiredo Romão COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 1
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico. Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce. Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico. Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D... 22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 41081 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 2
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico. Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce. Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico. Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D... 22/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 41008 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 3
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico. Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce. Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico. Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D... 22/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 30988 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
UCA - A música dos números
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática No final desta aula, o aluno será capaz de: Estabelecer relações entre a música e a matemática; Relacionar o estudo de frações com a percepção dos sons musicais; Ampliar sua percepção dos sons e a capacidade de estabelecer associações com noções introdutórias a respeito da re... 03/05/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18857 acesso(s) |
claudia vicari zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Arte Visual |
Música - Introdução à notação gráfica – Música e Artes Visuais
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Relacionar o registro musical a elementos da linguagem visual: cores, formas e texturas Realizar jogos de improvisação e interpretações sonoras a partir de pinturas Criar composições musicais sobre elementos visuais 30/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24860 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA : O Samba
Ensino Médio | Artes Conhecer o contexto histórico e social do samba, relacionando com a cultura brasileira. Compreender sua repercussão e influência na sociedade e cultura brasileira; Identificar os principais músicos, compositores, intérpretes e sua contribuição para a formação da música brasile... 28/05/2012 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21041 acesso(s) |
SILVIANE STOCKLER DE LIMA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo – aula 5
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Médio | Artes Praticar ostinatos rítmicos com sons corporais através da imitação. Criar frases rítmicas com sons corporais por meio de exercícios de improvisação. Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com percussão corporal. 20/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25908 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
MÚSICA – Oficina 4 – O universo do DJ
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno compreenderá – por análise auditiva – os elementos que formam as músicas do estilo conhecido como Funk Carioca, sendo capaz de distinguir o canto, a batida (bateria) e os samples. O aluno conhecerá e/ou aprofundará seus conhecimentos a respeito do papel do DJ. Além dis... 30/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13953 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: músicas e danças - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Realizar pesquisas; Interpretar informações; Identificar as danças e músicas sulistas; Compreender a função social da escrita; Trabalhar os diferentes gêneros textuais dentre eles, letras das músicas pesquisadas; Produzir textos como relatórios e paródias. 05/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 7022 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |