Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


De que forma o/a aluno/a poderá conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural africano, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais?

 

30/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção é composta por 31 aulas sobre a cultura africana. As aulas de 1 a 13 visam conhecer os diferentes tipos de organização dos africanos; os aspectos da localização da África, identificando-a no globo terrestre e mapas; assim como conhecer os países que constituem o continente africano. Também abordam alguns aspectos desse povo como: características físicas, alimentação, vestuário, culinária, língua/idioma e visam refletir sobre as diferenças culturais e sociais, valorizando a cultura afrodescendente através das suas lendas, músicas, danças e brincadeiras. As aulas 14 a 17 conceituam os contos da África, que abordam a temática dessa cultura, contribuindo para o processo de formação do leitor. As aulas 18 e 19 conceituam a Arte africana, através da dança e das máscaras. A dança Coco de roda é de origem africana e é realizada pelos potiguares no Rio Grande do Norte, buscando, através da mesma, conhecer alguns aspectos como vestuário, passos, músicas, instrumentos e coreografia, além de trabalhar as máscaras africanas nos diferentes modos de construção, evidenciando as etapas e materiais necessários. As aulas 20 a 22 propõem conhecer os tipos de vegetação e os principais animais que constituem a fauna africana; diferenciar os animais entre categorias: domésticos, selvagens e silvestres; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos povos africanos, além de despertar valores e sentimentos cultivados na cultura africana como solidariedade, união, respeito pelo outro, medo e perdão. As aulas 23 a 26 visam apresentar a diversidade cultural africana através de jogos e brincadeiras; conhecer a origem da capoeira, seus elementos, movimentos, ritmos e instrumentos; possibilitar a construção de regras; estimular o raciocínio lógico-estratégico através dos jogos e desenvolver a percepção do seu corpo em relação ao tempo e espaço ao realizar os movimentos nas brincadeiras. As aulas 27 e 28 conceituam a copa do mundo realizada na África, buscam conhecer outras culturas respeitando suas diferenças sociais, econômicas e culturais, bem como conhecer as regras e vivenciar uma partida de futebol. As aulas 29 a 31 abordam as etnias do Brasil (indígenas, portugueses e africanos), identificam grupos sociais, suas características genéticas, linguísticas e culturais, e propõem conhecer a personalidade africana Nelson Mandela, sua origem, vida pública, política e ideologia, sua luta a favor da identidade, do respeito aos direitos de igualdade do povo africano.

Autoria

Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

continente africano, áfrica, ética

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Lista de Aulas da Coleção (31 aulas)
# Aula Autoria
1 Tribos: o modo de organização dos povos africanos uma viagem à outras culturas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ø      Conhecer os diferentes tipos de organização das pessoas; Ø      Compreender os modos de organização em tribos; Ø       Produzir objetos utilizados por povos das tribos africanas; Ø      Vivenciar danças e brincadeiras dos povos africanos.

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2801 acessos

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 África de todos nós: conhecendo e compreendendo a história do povo brasileiro

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer melhor o país onde foi realizada a Copa do mundo 2010; Aprender sobre costumes e tradições da África; Compreender a ligação entre Brasil e África; Conhecer um pouco mais sobre as origens dos brasileiros; Vivenciar produções culturais brasileiras com influências africa...

26/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15097 acessos

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Conhecendo e aprendendo sobre diferentes Lugares e Paisagens: uma visita ao continente africano.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Explorar a criatividade através de uma "Oficina de Animais"; Compreender as diferenças e semelhanças daquele continente com o nosso país; Vivenciar e experimentar costumes do continente africano; Conhecer características e hábitos dos animais africanos.

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5572 acessos

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Valorizar a cultura afro-brasileira. Conhecer diferentes manifestações culturais do Brasil. Conhecer algumas manifestações culturais afro-brasileira.

10/01/2011 Três estrelas 7 comentário(s) 29255 acessos

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 Um passeio pelo continente africano: conhecendo alguns aspectos de sua cultura

Ensino Fundamental Inicial | História

Conhecer alguns aspectos da cultura africana: vestuário, culinária, língua/idioma,formas de organização da sociedade; Enumerar semelhanças e/ou diferenças entre os costumes da cultura africana e a brasileira; Vivenciar a realização de culinária de pratos da culinária africana.

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4695 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Continente Africano: aspectos geográficos

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Compreender o conceito de ‘continente’; conhecer os nomes de países que constituem o continente africano; destacar os aspectos da localização da África, identificando-a no mapa e no globo, percebendo-os como representações do espaço real vivido crianças;  identificar as caract...

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6194 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 África: a importância de conhecê-la??

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos poderão aprender como a África foi e ainda é importante para a humanidade, por ser uma das civilizações mais antigas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos geográficos e históricos sobre o continente Africano, por meio de: - Leitura e inter...

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10981 acessos

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

8 A África que você não vê na Tv.

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Nessas aulas o aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África, suas lendas, suas músicas, culinária, brincadeiras, etc. e suas influências na nossa cultura. O objetivo é mostrar para o aluno que a África não é só pobreza, como geralmente é mostrado na mídia, ou escr...

12/01/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 8435 acessos

Valéria Silva Neri

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Alfabetização

9 África- mãe de todo brasileiro

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Pesquisar sobre a influência das raízes africanas na cultura brasileira; Produzir textos com a temática da influência africana. Valorizar a história dos afros-descendentes que ajudaram e ajudam a construir a história da sociedade brasileira. Propiciar que os alunos aprendam a ...

30/09/2008 Quatro estrelas 5 comentário(s) 7347 acessos

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

10 África – que país é esse, tão longe e tão perto de nós?

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Perceber o quanto a cultura africana está presente no cotidiano do brasileiro. Identificar as contribuições africanas no vocabulário, costumes, religiosidade, música, gastronomia, vestuário, artesanato e danças na formação do povo brasileiro. Conhecer personalidades negras ou ...

06/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 7228 acessos

Mª Emília Rodrigues

PREF MUN DE SANTOS

SANTOS SP

Alfabetização

11 A ÁFRICA SENDO CONHECIDA PELAS CRIANÇAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer um pouco sobre a cultura africana; Valorizar a cultura africana; Refletir sobre as diferenças culturais e sociais; Buscar a leitura para adquirir conhecimento; Buscar a leitura como fonte de prazer.

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6790 acessos

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 CONTRIBUIÇÕES AFRODESCENDENTES

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer as influências culturais afrodescendentes;           Valorizar a cultura afrodescendente;           Construir a relação do passado – presente – futuro;          Apontar diferenças e semelhanças;           Participar de uma manifestação afrodescendente.

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8565 acessos

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

13 A culinária da África e suas heranças no Brasil: compreendendo nossa cultura

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§         Observar as heranças da culinária africana em nosso país; §         Conhecer a culinária da África; §         Produzir e experimentar um prato típico africano §         Perceber transformações químicas dos alimentos.

09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9759 acessos

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 Países Africanos – Possibilidades de trabalho na alfabetização.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Construir uma  lista de palavras estáveis.            Identificar o nome dos países africanos, contribuindo para o  processo de construção da leitura, valorizando o uso de estratégias.  Estabelecer um  repertório de palavras conhecidas da turma para a possibilidade de novas es...

13/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 8699 acessos

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

15 ÁFRICA NA CRIAÇÃO DO MUNDO

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Valorizar a cultura africana; Buscar a leitura como fonte de prazer; Conhecer mais um gênero textual - conto; Reproduzir oralmente um conto lido; Reproduzir através de desenhos um conto lido;

13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6677 acessos

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

16 Uma viagem pela literatura infantil

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer títulos da literatura infantil que abordam a temática da cultura africana; Reconhecer os elementos característicos da cultura africana em cada história; Familiarizar-se com uma linguagem escrita mais formal.

21/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6219 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

17 CONTOS AFRICANOS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos africanos e suas especificidades. - Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens. - Conhecer um pouco d...

30/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 38961 acessos

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

18 Um pouco da cultura africana em nossos dias: o coco de roda

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Identificar o coco de roda como uma dança tipicamente potiguar (Rio Grande do Norte/Brasil) com origem africana; Nomear os elementos constitutivos do coco de roda (vestuário, passos, músicas, instrumentos); Experienciar a criação de uma coreografia para ser apresentada para to...

13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3959 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

19 Máscaras Africanas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Identificar a função das máscaras na cultura africana; identificar os diferentes modos de construção das máscaras africanas; construir dois tipos de máscaras africanas em sala, destacando as etapas e materiais necessários.

13/10/2010 Quatro estrelas 16 comentário(s) 130026 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

20 Um safári pelo continente africano

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Conhecer o tipo de vegetação característico do continente africano; Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna africana; Vivenciar a construção de mini safáris com pequenos animais e plantas artificiais.

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8156 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

21 Da África ao Brasil: conhecendo a fauna e construindo conhecimentos – bichinhos de pedra

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§         Conhecer a fauna da África e do Brasil; §         Diferenciar os animais entre categorias: domésticos, selvagens e silvestres; §         Confeccionar animais com objetos da natureza; §         Trabalhar habilidades plásticas; §         Exercitar e avançar na linguage...

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5852 acessos

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

22 Projeto: A galinha d’angola

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Conhecer a cultura afro através de músicas e da contação de história (Bruna e a galinha d’angola, a lenda da galinha d’angola). • Conhecer a história da África, especialmente o país de Angola, seus costumes, seus valores, o sofrimento que enfrentaram devido ao regime de segr...

01/12/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 34990 acessos

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

23 De onde veio a capoeira?

Educação Infantil | Movimento

- Conhecimentos básicos sobre a história da capoeira. - Experimentar o movimento da ginga e sua relação com o ritmo da capoeira. - Conhecer a literatura de cordel e suas relações com a capoeira. - Reconhecer através de fotografias as influências africanas na história da capoei...

28/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2312 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

24 Jogos e brincadeiras africanas

Educação Infantil | Movimento

- Aprender sobre a diversidade cultural e lúdica dos países africanos através de alguns jogos e brincadeiras populares deste continente. - Aprender as regras e estimular o pensamento logico-estratégico das crianças através dos jogos. - Aprender a desenvolver a percepção do seu...

05/05/2010 Quatro estrelas 26 comentário(s) 86707 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

25 Jogos e brincadeiras africanas II

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras africanas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras africanas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar a prática desses jogos com seus países de ...

24/08/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 46298 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

26 BONECAS: SUA UTILIZAÇÃO NA EUROPA, ORIENTE E ÁFRICA.

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

- Delinear a evolução do imaginário da espécie humana, fazendo uso de bonecas, para explicar: a vida e o poder sobrenatural sob o controle humano; - Analisar o uso das bonecas e bonecos como ritual, brinquedo infantil e como arte de diversão do povo.

06/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3726 acessos

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

27 ÁFRICA DO SUL: O PAÍS DA COPA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: • Conhecer a cultura da África, país sede da copa do mundo (alimentação, vestimenta, dança/música, etc.). • Ampliar os conhecimentos acerca do tema; • Expressar suas idéias oralmente.

02/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18438 acessos

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

28 APRENDENDO SOBRE A COPA DO MUNDO - 2010

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer um pouco sobre outras culturas; Respeitar  as demais culturas, assim como suas diferenças; Refletir sobre as diferenças culturais e sociais; Buscar a leitura para adquirir conhecimento; Buscar a leitura como fonte de prazer;

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2181 acessos

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

29 Conhecendo Nelson Mandela

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Conhecer Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial; Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela; Desenvolver leitura e interpretação de textos e ima...

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8492 acessos

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

30 ETNIAS BÁSICAS DO BRASIL

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ter conhecimento de como se formou o povo brasileiro; Identificar as etnias básicas do Brasil (indígenas portugueses e africanos); Entender que a etnia diz respeito a um grupo social que tem em características culturais, lingüísticas e genéticas.

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13063 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

31 Ética, direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.     3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con...

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21990 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 849 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.