30/11/2011
Esta coleção é composta por 31 aulas sobre a cultura africana. As aulas de 1 a 13 visam conhecer os diferentes tipos de organização dos africanos; os aspectos da localização da África, identificando-a no globo terrestre e mapas; assim como conhecer os países que constituem o continente africano. Também abordam alguns aspectos desse povo como: características físicas, alimentação, vestuário, culinária, língua/idioma e visam refletir sobre as diferenças culturais e sociais, valorizando a cultura afrodescendente através das suas lendas, músicas, danças e brincadeiras. As aulas 14 a 17 conceituam os contos da África, que abordam a temática dessa cultura, contribuindo para o processo de formação do leitor. As aulas 18 e 19 conceituam a Arte africana, através da dança e das máscaras. A dança Coco de roda é de origem africana e é realizada pelos potiguares no Rio Grande do Norte, buscando, através da mesma, conhecer alguns aspectos como vestuário, passos, músicas, instrumentos e coreografia, além de trabalhar as máscaras africanas nos diferentes modos de construção, evidenciando as etapas e materiais necessários. As aulas 20 a 22 propõem conhecer os tipos de vegetação e os principais animais que constituem a fauna africana; diferenciar os animais entre categorias: domésticos, selvagens e silvestres; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos povos africanos, além de despertar valores e sentimentos cultivados na cultura africana como solidariedade, união, respeito pelo outro, medo e perdão. As aulas 23 a 26 visam apresentar a diversidade cultural africana através de jogos e brincadeiras; conhecer a origem da capoeira, seus elementos, movimentos, ritmos e instrumentos; possibilitar a construção de regras; estimular o raciocínio lógico-estratégico através dos jogos e desenvolver a percepção do seu corpo em relação ao tempo e espaço ao realizar os movimentos nas brincadeiras. As aulas 27 e 28 conceituam a copa do mundo realizada na África, buscam conhecer outras culturas respeitando suas diferenças sociais, econômicas e culturais, bem como conhecer as regras e vivenciar uma partida de futebol. As aulas 29 a 31 abordam as etnias do Brasil (indígenas, portugueses e africanos), identificam grupos sociais, suas características genéticas, linguísticas e culturais, e propõem conhecer a personalidade africana Nelson Mandela, sua origem, vida pública, política e ideologia, sua luta a favor da identidade, do respeito aos direitos de igualdade do povo africano.
Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
continente africano, áfrica, ética
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Tribos: o modo de organização dos povos africanos uma viagem à outras culturas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Ø Conhecer os diferentes tipos de organização das pessoas; Ø Compreender os modos de organização em tribos; Ø Produzir objetos utilizados por povos das tribos africanas; Ø Vivenciar danças e brincadeiras dos povos africanos. 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6483 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
África de todos nós: conhecendo e compreendendo a história do povo brasileiro
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer melhor o país onde foi realizada a Copa do mundo 2010; Aprender sobre costumes e tradições da África; Compreender a ligação entre Brasil e África; Conhecer um pouco mais sobre as origens dos brasileiros; Vivenciar produções culturais brasileiras com influências africa... 26/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 37401 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Conhecendo e aprendendo sobre diferentes Lugares e Paisagens: uma visita ao continente africano.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Explorar a criatividade através de uma "Oficina de Animais"; Compreender as diferenças e semelhanças daquele continente com o nosso país; Vivenciar e experimentar costumes do continente africano; Conhecer características e hábitos dos animais africanos. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16079 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Valorizar a cultura afro-brasileira. Conhecer diferentes manifestações culturais do Brasil. Conhecer algumas manifestações culturais afro-brasileira. 10/01/2011 Três estrelas 7 comentário(s) 59597 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
Um passeio pelo continente africano: conhecendo alguns aspectos de sua cultura
Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer alguns aspectos da cultura africana: vestuário, culinária, língua/idioma,formas de organização da sociedade; Enumerar semelhanças e/ou diferenças entre os costumes da cultura africana e a brasileira; Vivenciar a realização de culinária de pratos da culinária africana. 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12154 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Continente Africano: aspectos geográficos
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Compreender o conceito de ‘continente’; conhecer os nomes de países que constituem o continente africano; destacar os aspectos da localização da África, identificando-a no mapa e no globo, percebendo-os como representações do espaço real vivido crianças; identificar as caract... 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21640 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
África: a importância de conhecê-la??
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos poderão aprender como a África foi e ainda é importante para a humanidade, por ser uma das civilizações mais antigas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos geográficos e históricos sobre o continente Africano, por meio de: - Leitura e inter... 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 25966 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
8 |
A África que você não vê na Tv.
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Nessas aulas o aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África, suas lendas, suas músicas, culinária, brincadeiras, etc. e suas influências na nossa cultura. O objetivo é mostrar para o aluno que a África não é só pobreza, como geralmente é mostrado na mídia, ou escr... 12/01/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17211 acesso(s) |
Valéria Silva Neri Universidade de Brasília BRASILIA DF Alfabetização |
9 |
África- mãe de todo brasileiro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Pesquisar sobre a influência das raízes africanas na cultura brasileira; Produzir textos com a temática da influência africana. Valorizar a história dos afros-descendentes que ajudaram e ajudam a construir a história da sociedade brasileira. Propiciar que os alunos aprendam a ... 30/09/2008 Quatro estrelas 5 comentário(s) 16786 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
10 |
África – que país é esse, tão longe e tão perto de nós?
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Perceber o quanto a cultura africana está presente no cotidiano do brasileiro. Identificar as contribuições africanas no vocabulário, costumes, religiosidade, música, gastronomia, vestuário, artesanato e danças na formação do povo brasileiro. Conhecer personalidades negras ou ... 06/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 15046 acesso(s) |
Mª Emília Rodrigues PREF MUN DE SANTOS SANTOS SP Alfabetização |
11 |
A ÁFRICA SENDO CONHECIDA PELAS CRIANÇAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer um pouco sobre a cultura africana; Valorizar a cultura africana; Refletir sobre as diferenças culturais e sociais; Buscar a leitura para adquirir conhecimento; Buscar a leitura como fonte de prazer. 23/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19914 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
CONTRIBUIÇÕES AFRODESCENDENTES
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer as influências culturais afrodescendentes; Valorizar a cultura afrodescendente; Construir a relação do passado – presente – futuro; Apontar diferenças e semelhanças; Participar de uma manifestação afrodescendente. 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26124 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
A culinária da África e suas heranças no Brasil: compreendendo nossa cultura
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade § Observar as heranças da culinária africana em nosso país; § Conhecer a culinária da África; § Produzir e experimentar um prato típico africano § Perceber transformações químicas dos alimentos. 09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 33739 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
Países Africanos – Possibilidades de trabalho na alfabetização.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Construir uma lista de palavras estáveis. Identificar o nome dos países africanos, contribuindo para o processo de construção da leitura, valorizando o uso de estratégias. Estabelecer um repertório de palavras conhecidas da turma para a possibilidade de novas es... 13/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 17856 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
15 |
ÁFRICA NA CRIAÇÃO DO MUNDO
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Valorizar a cultura africana; Buscar a leitura como fonte de prazer; Conhecer mais um gênero textual - conto; Reproduzir oralmente um conto lido; Reproduzir através de desenhos um conto lido; 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19553 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
16 |
Uma viagem pela literatura infantil
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer títulos da literatura infantil que abordam a temática da cultura africana; Reconhecer os elementos característicos da cultura africana em cada história; Familiarizar-se com uma linguagem escrita mais formal. 21/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14612 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
17 |
CONTOS AFRICANOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos africanos e suas especificidades. - Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens. - Conhecer um pouco d... 30/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 101658 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
18 |
Um pouco da cultura africana em nossos dias: o coco de roda
Ensino Fundamental Inicial | Artes Identificar o coco de roda como uma dança tipicamente potiguar (Rio Grande do Norte/Brasil) com origem africana; Nomear os elementos constitutivos do coco de roda (vestuário, passos, músicas, instrumentos); Experienciar a criação de uma coreografia para ser apresentada para to... 13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12054 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
19 |
Máscaras Africanas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Identificar a função das máscaras na cultura africana; identificar os diferentes modos de construção das máscaras africanas; construir dois tipos de máscaras africanas em sala, destacando as etapas e materiais necessários. 13/10/2010 Quatro estrelas 17 comentário(s) 240861 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
20 |
Um safári pelo continente africano
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Conhecer o tipo de vegetação característico do continente africano; Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna africana; Vivenciar a construção de mini safáris com pequenos animais e plantas artificiais. 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31841 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
21 |
Da África ao Brasil: conhecendo a fauna e construindo conhecimentos – bichinhos de pedra
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade § Conhecer a fauna da África e do Brasil; § Diferenciar os animais entre categorias: domésticos, selvagens e silvestres; § Confeccionar animais com objetos da natureza; § Trabalhar habilidades plásticas; § Exercitar e avançar na linguage... 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14168 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
22 |
Projeto: A galinha d’angola
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Conhecer a cultura afro através de músicas e da contação de história (Bruna e a galinha d’angola, a lenda da galinha d’angola). • Conhecer a história da África, especialmente o país de Angola, seus costumes, seus valores, o sofrimento que enfrentaram devido ao regime de segr... 01/12/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 118904 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
23 |
De onde veio a capoeira?
Educação Infantil | Movimento - Conhecimentos básicos sobre a história da capoeira. - Experimentar o movimento da ginga e sua relação com o ritmo da capoeira. - Conhecer a literatura de cordel e suas relações com a capoeira. - Reconhecer através de fotografias as influências africanas na história da capoei... 28/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5166 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
24 |
Jogos e brincadeiras africanas
Educação Infantil | Movimento - Aprender sobre a diversidade cultural e lúdica dos países africanos através de alguns jogos e brincadeiras populares deste continente. - Aprender as regras e estimular o pensamento logico-estratégico das crianças através dos jogos. - Aprender a desenvolver a percepção do seu... 05/05/2010 Quatro estrelas 28 comentário(s) 169769 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
25 |
Jogos e brincadeiras africanas II
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras africanas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras africanas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar a prática desses jogos com seus países de ... 24/08/2010 Quatro estrelas 18 comentário(s) 196509 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
26 |
BONECAS: SUA UTILIZAÇÃO NA EUROPA, ORIENTE E ÁFRICA.
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História - Delinear a evolução do imaginário da espécie humana, fazendo uso de bonecas, para explicar: a vida e o poder sobrenatural sob o controle humano; - Analisar o uso das bonecas e bonecos como ritual, brinquedo infantil e como arte de diversão do povo. 06/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8710 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
27 |
ÁFRICA DO SUL: O PAÍS DA COPA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: • Conhecer a cultura da África, país sede da copa do mundo (alimentação, vestimenta, dança/música, etc.). • Ampliar os conhecimentos acerca do tema; • Expressar suas idéias oralmente. 02/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28267 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
28 |
APRENDENDO SOBRE A COPA DO MUNDO - 2010
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer um pouco sobre outras culturas; Respeitar as demais culturas, assim como suas diferenças; Refletir sobre as diferenças culturais e sociais; Buscar a leitura para adquirir conhecimento; Buscar a leitura como fonte de prazer; 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6931 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
29 |
Conhecendo Nelson Mandela
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Conhecer Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial; Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela; Desenvolver leitura e interpretação de textos e ima... 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27171 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
30 |
ETNIAS BÁSICAS DO BRASIL
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Ter conhecimento de como se formou o povo brasileiro; Identificar as etnias básicas do Brasil (indígenas portugueses e africanos); Entender que a etnia diz respeito a um grupo social que tem em características culturais, lingüísticas e genéticas. 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 42807 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
31 |
Ética, direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional. 3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con... 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 82223 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 2677 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!