30/11/2011
É consensual o fato de que o ritmo da vida moderna impõe às pessoas uma série de exigências físicas e comportamentais. Crianças e adolescentes não estão isentos das dificuldades enfrentadas pelos adultos, o que reforça a necessidade de cuidados relacionados à saúde e à qualidade de vida. Nesse sentido, esta coleção pretende abordar temas fundamentais à formação das crianças e adolescentes, mas nem sempre trabalhados na escola, como saúde, doença e morte. As aulas 1 a 3 introduzem o tema apresentando o conceito de saúde e de qualidade de vida, bem como suas implicações para o dia a dia do ser humano. Relacionam ciência, tecnologia, saúde e cotidiano, apontando para as várias concepções de saúde, as quais variam entre as diferentes culturas. Em seguida, as aulas 4 a 7 têm como principal objetivo levar os alunos a aprender a importância da prática da atividade física e seus benefícios para a saúde do corpo. Pretendem, ainda, ampliar os conhecimentos a respeito do esporte e possibilitar a vivência de atividades que permitam compreender a relação entre esporte e saúde, incluindo formas de combate às doenças como, por exemplo, o diabetes. Conhecer a ação do estresse no corpo humano, sobretudo na adolescência, é o foco das aulas 8 a 11. Aspectos como sintomas, fatores desencadeantes, prevenção e formas de enfrentamento ao estresse são desenvolvidos ao longo das propostas. A aula 12 trata especificamente de um tema de grande relevância: a obesidade infantil. São abordados alguns fatores de risco e as possíveis consequências, em termos físicos e psicológicos, para a vida de crianças/adolescentes obesos. Nas aulas 12 a 15, a relação entre saúde e alimentação é abordada, a partir da diferenciação entre alimentos benéficos e prejudiciais à saúde, da análise crítica sobre os hábitos alimentares dos alunos e da utilização consciente de produtos industrializados. As propostas apresentadas pelas aulas 16, 17 e 18 enfatizam as principais mudanças no corpo relacionadas à entrada na puberdade e ao início da adolescência. Pretendem conscientizar os alunos sobre as exigências da sociedade contemporânea em relação ao corpo belo. Para tal, discutem os riscos presentes no consumo de diferentes tipos de anabolizantes. Dando continuidade, o professor pode propor discussões sobre outras drogas, como a heroína e a cocaína, refletindo sobre seus malefícios (aulas 19 e 20). Ainda sobre os padrões de beleza socialmente impostos, as aulas 21 e 22 conceituam e caracterizam os principais transtornos alimentares, apresentando as possíveis consequências físicas e psicológicas para o adolescente. As aulas 23 a 26 contemplam a temática “perdas e lutos na adolescência”. Os objetivos são: levar os alunos a refletir sobre as perdas como um processo natural da vida, expressar sentimentos, identificar recursos para lidar com situações de perdas e compreender a morte como uma etapa do ciclo de vida. A finalização da coleção culmina com a proposta de escrita de uma biografia, a partir da valorização do humano e do resgate de histórias de vida de pessoas significativas para os alunos (aula 27).
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
saúde, corpo saudável, doença, transtornos alimentares, morte
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Riscos por acidentes e uso indevido de drogas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr... 17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14560 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
Bem Estar, Saúde, Qualidade de Vida e Cotidiano
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1) Avaliar a importância de uma vida saudável 2) Identificar hábitos saudáveis relacionados ao sono, à higiene, alimentação e ao lazer 3) Avaliar a importância de hábitos saudáveis para o bem estar no cotidiano 4) Relacionar ciência, tecnologia, saúde e cotidiano 01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 112236 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
3 |
Saúde é o que interessa...
Ensino Fundamental Final | Educação Física Compreender que, independente da ideologia veiculada na mídia, para termos um corpo perfeito o importante é estarmos com saúde. 20/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9130 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
4 |
A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento... 02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38453 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
5 |
Esporte é saúde?
Ensino Médio | Educação Física - Ampliar seus conhecimentos a respeito do esporte. - Ampliar seus conhecimentos de saúde. - Vivenciar atividades que permitam a relação, diálogo e discussão acerca da tensão esporte e saúde. - Conhecer a rotina de um atleta: principais hábitos; alimentação e rotina de treinos... 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5352 acesso(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
6 |
Praticando a Caminhada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas. 23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10971 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
7 |
Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física - Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes. - Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos). - Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para ... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14953 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
8 |
Doenças do Stress
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Identificar as doenças que o estresse causa. Refletir sobre atitudes que minimizem o estresse. Conhecer a ação do estresse no corpo humano. 04/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7748 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
9 |
ESTRESSE Parte 1 – Mudanças / Adolescência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Conhecer meios de superar o estresse provocado pela mudança de escola e pelo enfrentamento de novas situações. 25/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20645 acesso(s) |
Equipe Alfredo |
10 |
ESTRESSE Parte 2 – Sentimentos / Adolescência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Diagnosticar os motivos que levam ao estresse pessoal, reconhecer os sintomas relacionados a ele e conhecer estratégias para superá-lo. 25/09/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8343 acesso(s) |
Equipe Alfredo |
11 |
ESTRESSE Parte 3 – Tipos de Stress / Adolescência
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Reconhecer diferentes reações pessoais para o estresse, identificar o os “Tipos de Stress” e conhecer estratégias para superá-los. 25/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19924 acesso(s) |
Equipe Alfredo |
12 |
Obesidade infantil: o problema vem do berço
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Saúde Dimensionar o problema da obesidade infantil na atualidade Identificar fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade infantil Explicar as possíveis conseqüências, em termos físicos e psicológicos, da obesidade infantil 06/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 26886 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
13 |
Alimentação X Saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Compreender as referências quanto a prazo de validade, composição e uso de conservantes em embalagens de produtos alimentares industrializados. Comentar criticamente os hábitos alimentares. Compreender a importância da higiene da água e dos alimentos. ... 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10065 acesso(s) |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
Hábitos alimentares saudáveis são possíveis?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Objetivos: · Estabelecer relações entre a prática de alimentação e a melhora da saúde individual e coletiva; · Pesquisar sobre alguns alimentos e suas consequências para a saúde do ser humano; · Saber utilizar diferentes fontes de informação e recurso... 21/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8572 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
15 |
Healthy food! – aprendendo sobre alimentação saudável em Inglês!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Língua Estrangeira Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário em Inglês referente aos alimentos, ao refletir sobre o que é considerada uma alimentação saudável. 25/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 47261 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
16 |
Corpo e Sociedade: o adolescente e seu “novo corpo”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as principais mudanças no corpo relacionadas à entrada na puberdade e o início da adolescência. Identificar no grupo de pares características corporais ou nas vestimentas que afirmem traços identitários. 12/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 13291 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
17 |
Corpo saudável versus corpo belo: os anabolizantes
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Identificar os riscos presentes no consumo de diferentes tipos de anabólicos; - Compreender os mecanismos de ação dos esteróides anabólicos. 04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24343 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
18 |
NÃO AS DROGAS: Efeitos da utilização indiscriminada dos esteróides anabolizantes na adolescência.
Ensino Médio | Educação Física Conhecer sobre a definição do tema anabolizante; Debater e refletir sobre os malefícios da utilização dos esteróides anabólicos; Organizar um trabalho informativo para a comunidade escolar sobre a utilização dos esteróides anabólicos e suas conseqüências negativas à saúde e ao... 08/02/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 20250 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
19 |
A Heroína causa dependência e leva a morte
Ensino Médio | Química Demonstrar os riscos e efeitos que a Heroína é capaz de causar nas pessoas, tanto na forma imediata como a longo prazo. 24/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14134 acesso(s) |
MARCELO CESAR RIBEIRO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Química |
20 |
Cocaína, dependência e seus malefícios
Ensino Médio | Química Compreender os efeitos imediatos que a cocaína faz no organismo das pessoas que as consomem. Demonstrar que muitas vezes causa danos ao cérebro, podendo em alguns casos causar danos irreversíveis. 18/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23760 acesso(s) |
MARCELO CESAR RIBEIRO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Química |
21 |
Corpo e Sociedade: a magreza como padrão de beleza no mundo moderno
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Identificar diferentes padrões de beleza do corpo ao longo da historia da humanidade. Identificar os principais riscos presentes em técnicas de emagrecimento radicais. Identificar os principais sintomas do distúrbio alimentar conhecido como anorexia nervosa. 12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15534 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
22 |
Aprendendo sobre os transtornos alimentares - UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Conhecer os principais sintomas dos transtornos alimentares. Apresentar a diferenciação entre anorexia e bulimia. Explicar as possíveis consequências, em termos físicos e psicológicos, dos transtornos alimentares. 20/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 15522 acesso(s) |
Lérida de Oliveira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
23 |
Perdas e lutos na Adolescência: como lidar com eles?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia Durante toda a sua existência o ser humano vai ser confrontado com perdas, e que estas estão presentes desde o nascimento, portanto o luto faz parte da vida; Lutos da adolescência: do corpo infantil, do lugar que ocupava na família – não é mais criança, mas também não é um adu... 18/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2790 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
24 |
Lidando com a doença e hospitalização na Adolescência
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Os sentimentos e fantasias dos adolescentes frente à descoberta de uma doença crônica, incapacitante e ou progressiva e as hospitalizações; Estágios vivenciados frente à ameaça de perda total ou parcial (sequelas ou incapacidades), ou de morte; O que fazer para evitar e minimi... 23/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3394 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
25 |
Ética e Morte: Vários são os olhares sobre a morte!
Ensino Fundamental Inicial | Ética Respeitar a diversidade cultural em relação à morte. Conhecer os rituais, as crenças e os significados atribuídos à morte em diferentes culturas. Produzir um “dossiê” sobre as curiosidades, as peculiaridades culturais diante da morte e divulgá-lo em um encontro com a comunidad... 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 18897 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
26 |
LIDANDO COM AS PERDAS
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar sentimentos experimentados em situações de perdas. b) Identificar recursos para lidar com situações de perdas. c) Refletir sobre as perdas como um processo natural da vida, de crescimento e amadurecimento. d) Compreender a morte como uma etapa do ciclo de vida. 17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7698 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
27 |
Histórias de Vida-Valorização do Humano
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Refletir sobre a história de vida e a relação com o mundo; Conhecer o museu virtual da pessoa; Trabalhar o gênero Biografia e suas características; Trabalhar o gênero carta e suas características; 16/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8136 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Sem estrelas 0 classificações - 1771 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!