Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Lidando com saúde, doença e morte

 

30/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

É consensual o fato de que o ritmo da vida moderna impõe às pessoas uma série de exigências físicas e comportamentais. Crianças e adolescentes não estão isentos das dificuldades enfrentadas pelos adultos, o que reforça a necessidade de cuidados relacionados à saúde e à qualidade de vida. Nesse sentido, esta coleção pretende abordar temas fundamentais à formação das crianças e adolescentes, mas nem sempre trabalhados na escola, como saúde, doença e morte. As aulas 1 a 3 introduzem o tema apresentando o conceito de saúde e de qualidade de vida, bem como suas implicações para o dia a dia do ser humano. Relacionam ciência, tecnologia, saúde e cotidiano, apontando para as várias concepções de saúde, as quais variam entre as diferentes culturas. Em seguida, as aulas 4 a 7 têm como principal objetivo levar os alunos a aprender a importância da prática da atividade física e seus benefícios para a saúde do corpo. Pretendem, ainda, ampliar os conhecimentos a respeito do esporte e possibilitar a vivência de atividades que permitam compreender a relação entre esporte e saúde, incluindo formas de combate às doenças como, por exemplo, o diabetes. Conhecer a ação do estresse no corpo humano, sobretudo na adolescência, é o foco das aulas 8 a 11. Aspectos como sintomas, fatores desencadeantes, prevenção e formas de enfrentamento ao estresse são desenvolvidos ao longo das propostas. A aula 12 trata especificamente de um tema de grande relevância: a obesidade infantil. São abordados alguns fatores de risco e as possíveis consequências, em termos físicos e psicológicos, para a vida de crianças/adolescentes obesos. Nas aulas 12 a 15, a relação entre saúde e alimentação é abordada, a partir da diferenciação entre alimentos benéficos e prejudiciais à saúde, da análise crítica sobre os hábitos alimentares dos alunos e da utilização consciente de produtos industrializados. As propostas apresentadas pelas aulas 16, 17 e 18 enfatizam as principais mudanças no corpo relacionadas à entrada na puberdade e ao início da adolescência. Pretendem conscientizar os alunos sobre as exigências da sociedade contemporânea em relação ao corpo belo. Para tal, discutem os riscos presentes no consumo de diferentes tipos de anabolizantes. Dando continuidade, o professor pode propor discussões sobre outras drogas, como a heroína e a cocaína, refletindo sobre seus malefícios (aulas 19 e 20). Ainda sobre os padrões de beleza socialmente impostos, as aulas 21 e 22 conceituam e caracterizam os principais transtornos alimentares, apresentando as possíveis consequências físicas e psicológicas para o adolescente. As aulas 23 a 26 contemplam a temática “perdas e lutos na adolescência”. Os objetivos são: levar os alunos a refletir sobre as perdas como um processo natural da vida, expressar sentimentos, identificar recursos para lidar com situações de perdas e compreender a morte como uma etapa do ciclo de vida. A finalização da coleção culmina com a proposta de escrita de uma biografia, a partir da valorização do humano e do resgate de histórias de vida de pessoas significativas para os alunos (aula 27).

Autoria

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

saúde, corpo saudável, doença, transtornos alimentares, morte

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Final Saúde Riscos por acidentes e uso indevido de drogas
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Lista de aulas da coleção (27 aulas)
# Aula Autoria
1 Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr...

17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14560 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

2 Bem Estar, Saúde, Qualidade de Vida e Cotidiano

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

1) Avaliar a importância de uma vida saudável   2) Identificar hábitos saudáveis relacionados ao sono, à higiene, alimentação e ao lazer 3) Avaliar a importância de hábitos saudáveis para o bem estar no cotidiano 4) Relacionar ciência, tecnologia, saúde e cotidiano

01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 112236 acesso(s)

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

3 Saúde é o que interessa...

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Compreender que, independente da ideologia veiculada na mídia, para termos um corpo perfeito o importante é estarmos com saúde.

20/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9130 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

4 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...

02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38453 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

5 Esporte é saúde?

Ensino Médio | Educação Física

- Ampliar seus conhecimentos a respeito do esporte. - Ampliar seus conhecimentos de saúde. - Vivenciar atividades que permitam a relação, diálogo e discussão acerca da tensão esporte e saúde. - Conhecer a rotina de um atleta: principais hábitos; alimentação e rotina de treinos...

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5352 acesso(s)

Tiago Felipe da Silva

COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA

NOVA LIMA MG

Educação Física

6 Praticando a Caminhada

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas.

23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10971 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

7 Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes.      - Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos).      - Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para ...

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14953 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

8 Doenças do Stress

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Identificar as doenças que o estresse causa. Refletir sobre atitudes que minimizem o estresse. Conhecer a ação do estresse no corpo humano.

04/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7748 acesso(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

9 ESTRESSE Parte 1 – Mudanças / Adolescência

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Conhecer meios de superar o estresse provocado pela mudança de escola e pelo enfrentamento de novas situações.

25/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20645 acesso(s)

Equipe

Alfredo

10 ESTRESSE Parte 2 – Sentimentos / Adolescência

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Diagnosticar os motivos que levam ao estresse pessoal, reconhecer os sintomas relacionados a ele e conhecer estratégias para superá-lo.

25/09/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8343 acesso(s)

Equipe

Alfredo

11 ESTRESSE Parte 3 – Tipos de Stress / Adolescência

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Reconhecer diferentes reações pessoais para o estresse, identificar o os “Tipos de Stress” e conhecer estratégias para superá-los.

25/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19924 acesso(s)

Equipe

Alfredo

12 Obesidade infantil: o problema vem do berço

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Dimensionar o problema da obesidade infantil na atualidade Identificar fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade infantil Explicar as possíveis conseqüências, em termos físicos e psicológicos, da obesidade infantil

06/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 26886 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

13 Alimentação X Saúde

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Compreender  as referências quanto a prazo de validade, composição e uso de conservantes em embalagens de produtos alimentares industrializados.           Comentar  criticamente os hábitos alimentares.         Compreender a importância da higiene da água e dos alimentos.      ...

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10065 acesso(s)

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

14 Hábitos alimentares saudáveis são possíveis?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Objetivos: ·          Estabelecer relações entre a prática de alimentação e a melhora da saúde individual e coletiva; ·          Pesquisar sobre alguns alimentos e suas consequências para a saúde do ser humano; ·         Saber utilizar diferentes fontes de informação e recurso...

21/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8572 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

15 Healthy food! – aprendendo sobre alimentação saudável em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário em Inglês referente aos alimentos, ao refletir sobre o que é considerada uma alimentação saudável.

25/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 47261 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

16 Corpo e Sociedade: o adolescente e seu “novo corpo”

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as principais mudanças no corpo relacionadas à entrada na puberdade e o início da adolescência. Identificar no grupo de pares características corporais ou nas vestimentas que afirmem traços identitários.

12/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 13291 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

17 Corpo saudável versus corpo belo: os anabolizantes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Identificar os riscos presentes no consumo de diferentes tipos de anabólicos; - Compreender os mecanismos de ação dos esteróides anabólicos.

04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24343 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

18 NÃO AS DROGAS: Efeitos da utilização indiscriminada dos esteróides anabolizantes na adolescência.

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer sobre a definição do tema anabolizante; Debater e refletir sobre os malefícios da utilização dos esteróides anabólicos; Organizar um trabalho informativo para a comunidade escolar sobre a utilização dos esteróides anabólicos e suas conseqüências negativas à saúde e ao...

08/02/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 20250 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

19 A Heroína causa dependência e leva a morte

Ensino Médio | Química

Demonstrar os riscos e efeitos que a Heroína é capaz de causar nas pessoas, tanto na forma  imediata como a longo prazo.

24/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14134 acesso(s)

MARCELO CESAR RIBEIRO

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Química

20 Cocaína, dependência e seus malefícios

Ensino Médio | Química

Compreender os efeitos imediatos que a cocaína faz no organismo das pessoas que as consomem. Demonstrar que muitas vezes causa danos ao cérebro, podendo em alguns casos causar danos irreversíveis.

18/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23760 acesso(s)

MARCELO CESAR RIBEIRO

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Química

21 Corpo e Sociedade: a magreza como padrão de beleza no mundo moderno

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Identificar diferentes padrões de beleza do corpo ao longo da historia da humanidade. Identificar os principais riscos presentes em técnicas de emagrecimento radicais. Identificar os principais sintomas do distúrbio alimentar conhecido como anorexia nervosa.

12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15534 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

22 Aprendendo sobre os transtornos alimentares - UCA

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Saúde

Conhecer os principais sintomas dos transtornos alimentares. Apresentar a diferenciação entre anorexia e bulimia. Explicar as possíveis consequências, em termos físicos e psicológicos, dos transtornos alimentares.

20/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 15522 acesso(s)

Lérida de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

23 Perdas e lutos na Adolescência: como lidar com eles?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

Durante toda a sua existência o ser humano vai ser confrontado com perdas, e que estas estão presentes desde o nascimento, portanto o luto faz parte da vida; Lutos da adolescência: do corpo infantil, do lugar que ocupava na família – não é mais criança, mas também não é um adu...

18/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2790 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

24 Lidando com a doença e hospitalização na Adolescência

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Os sentimentos e fantasias dos adolescentes frente à descoberta de uma doença crônica, incapacitante e ou progressiva e as hospitalizações; Estágios vivenciados frente à ameaça de perda total ou parcial (sequelas ou incapacidades), ou de morte; O que fazer para evitar e minimi...

23/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3394 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

25 Ética e Morte: Vários são os olhares sobre a morte!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Respeitar a diversidade cultural em relação à morte. Conhecer os rituais, as crenças e os significados atribuídos à morte em diferentes culturas. Produzir um “dossiê” sobre as curiosidades, as peculiaridades culturais diante da morte e divulgá-lo em um encontro com a comunidad...

24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 18897 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

26 LIDANDO COM AS PERDAS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar sentimentos experimentados em situações de perdas. b) Identificar recursos para lidar com situações de perdas. c) Refletir sobre as perdas como um processo natural da vida, de crescimento e amadurecimento. d) Compreender a morte como uma etapa do ciclo de vida.

17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7698 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

27 Histórias de Vida-Valorização do Humano

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Refletir sobre a história de vida e a relação com o mundo; Conhecer o museu virtual da pessoa; Trabalhar o gênero Biografia e suas características; Trabalhar o gênero carta e suas características;

16/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8136 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 1771 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.