Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


De que forma o professor pode utilizar o conhecimento artístico e contribuir para enriquecer a cultura das crianças de Educação Infantil?

 

01/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

Levando em conta a diversidade cultural que permeia nossa sociedade tanto local como nacional, entendemos ser importante valorizar a cultura nacional e local, por meio de atividades pedagógicas que tragam para o cotidiano escolar, experiências artísticas desses dois âmbitos sociais. Esse trabalho pode ser desenvolvido, primeiramente, promovendo o contato das crianças com o espaço artístico e em seguida trazendo para as vivências escolares, os artistas da própria escola, sejam eles professores, alunos e familiares e, finalmente, propiciando a vivência artística das crianças por meio de releituras, apresentações musicais e teatrais, dentre outras. É nessa perspectiva que organizamos essa coleção. O contato das crianças com o meio artístico é contemplado nas aulas de 1 a 11, lembrando que esse contato pode se dar de acordo com a região da escola. Poderá valorizar os artistas da própria escola, professores, alunos e comunidade desenvolvendo as aulas de 12 a 14, ressaltando novamente as especificidades de cada região. Nas aulas de 15 a 21, as crianças terão a oportunidade de vivenciar a arte na escola, principalmente, as artes plásticas. Nas aulas de 22 a 24, destacamos o trabalho com as artes cênicas, oportunizando as vivências das crianças por meio das dramatizações. Por fim, oportunizamos nas aulas de 25 a 28, releituras e criações das crianças efetivando a produção artística bem como despertando talentos criativos que possam estar adormecidos, principalmente por meio da música. Esperamos que esta coleção possa contribuir com práticas comprometidas com a arte criativa, bem como fazer dessa linguagem, uma das possibilidades expressivas das crianças na escola.

Autoria

Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

conhecimento artístico, educação infantil, cultura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Lista de aulas da coleção (28 aulas)
# Aula Autoria
1 O Encontro de crianças e adultos com esculturas do acervo de um museu ou galeria de arte

Educação Infantil | Arte Visual

- Encontrar e interagir com obras de arte e artistas. - Ampliar seu olhar sensível e crítico em relação as esculturas e outras obras de arte.  - Refinar seu conhecimento estético na organização dos espaços e exposições simbólicas.

27/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2949 acesso(s)

PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

2 APRECIANDO A OBRA “A DANÇA” E PINTANDO UM CENÁRIO

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Com esta aula as crianças de quatro anos a cinco anos da Educaçao Infantil poderão: Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte...

21/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14609 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 Como ampliar os processos de criação e imaginação das crianças por meio da linguagem da escultura?

Educação Infantil | Arte Visual

- Observar, conhecer e pensar sobre esculturas por meio de reproduções.  - Comparar e estabelecer analogias entre as esculturas e outras linguagens visuais. - aguçar a curiosidade em relação aos diferentes espaços de cultura.   

26/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4121 acesso(s)

PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

4 CORA CORALINA, A GRANDE POETISA

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

O aluno na faixa etária dos cinco anos poderá aprender a: Conhecer a vida e a obra de Cora Coralina; Localizar nos mapas a cidade natal de Cora Coralina; Conhecer alguns aspectos culturais da região; Produzir trabalhos artísticos.

08/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 52204 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 O circo está armado - uma visita espetacular

Educação Infantil | Arte Visual

Os alunos da Educação Infantil (4 anos idade) poderão formar as atitudes de platéia; identificar os artistas do circo pelos personagens representados; e construir uma linguagem artística com base na linguagem  circense.

24/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9527 acesso(s)

DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Tarsila do Amaral - um percurso da sua vida

Educação Infantil | Arte Visual

As crianças na faixa etária de 4 anos de idade poderão conhecer e aprender sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral

17/12/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 12779 acesso(s)

DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 RELENDO PORTINARI: Crianças Brincando

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Desenvolver a técnica desenho cego, fazendo uma releitura da obra de arte de Candido Portinari, através da observação, percepção e criatividade.

19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20069 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

8 A dança como espetáculo

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer um espaço de realização de espetáculos Apreciar um espetáculo de dança Conhecer bailarinos como sujeitos – homens e mulheres - que dançam.

05/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7737 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 A LENDA DA IARA

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Com esta aula, o aluno na faixa etária de cinco anos poderá aprender a: Conhecer a vida e obra de Câmara Cascudo; Conhecer a lenda da Iara; Localizar o Amazonas do mapa mundi e no google earth; Conhecer o encontro das águas dos rios Negros e Solimões; Produzir trabalhos artíst...

08/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 42568 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

10 MOMENTOS COM CHICO BUARQUE: o sarau musical

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Valorizar a música popular brasileira através das canções de Chico Buarque de Holanda.  Aprender a cantar as músicas do compositor Chico Buarque.

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11623 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 Brinquedos e Brincadeiras: releitura de obras de arte que retratam brincadeiras.

Educação Infantil | Arte Visual

- Conhecer artistas plásticos que retrataram brincadeiras; - envolver-se de forma prazerosa com o fazer artistíco; - realizar releitura de obras de artes; - desenvolver atitudes de cuidado com o próprio corpo e o do colega.

10/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 31189 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 CULTURA POPULAR - Festa do boi: uma alegria infantil.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Expressar-se com base no aprendizado de sala de aula; movimentar-se e coordenar as ações para apresentação do espetáculo planejado.

30/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4208 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

13 Boi bumbá, boi de reis, boi pirilampo: conhecendo outras tradições juninas do Brasil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Objetivos: As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:    Perceber a dança do Bumba meu boi como uma das manifestações culturais das festas juninas. Conhecer a origem do Bumba meu boi. Conhecer releituras da dança e do enredo do Bumba meu boi. Par...

25/08/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 30276 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

14 Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!

Educação Infantil | Arte Visual

As crianças (4 anos de idade) podem aprender a formar atitudes de platéia; representar, pelo faz de conta, as cenas do circo como também os personagens.

28/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2424 acesso(s)

DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

15 Vamos construir um jogo de percurso gigante?

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

As crianças a partir de quatro anos poderão aprender: Contagem numérica; Trabalhar em equipe; Forma geométrica do dado; Controle do seu próprio corpo; Pintura com tinta; e A jogar jogos com regras.

13/11/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20735 acesso(s)

LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Movimento

16 O uso da imaginação por meio das animações de massinha

Educação Infantil | Arte Visual

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O principal objetivo desta aula é produzir animações e estimular a imaginação da criança por meio de um computador e massa modelar, onde os alunos poderão produzir um vídeo e ser exibido ao ser finalizado.

13/11/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5398 acesso(s)

JESSICA ROSA MARQUES

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Alfabetização

17 Brincadeiras da Infância retratadas por Cândido Portinari

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Ampliação do repertório de brincadeiras; Conhecimento das obras de Cândido Portinari sobre o tema.

29/10/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 32510 acesso(s)

JOYCE GUIMARAES

VILA SONIA SAO LUIS EM DO

PIRACICABA SP

Gestão e Negócios

18 Vamos criar esculturas com argila?

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Natureza e sociedade

- Ampliar processos de criação por meio de escultura de argila.  - Experimentar peso, volume, forma e textura da argila. - Criar diferentes formas e possibilidades de experimentação com as tintas e a argila.

27/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7905 acesso(s)

PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

19 Como possibilitar movimentos inusitados?

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Com esta proposta, as crianças da Educação Infantil, a partir de quatro anos poderão: Aprender as cores brincando; Conhecer partes do corpo; Desenvolver movimentos amplos; Trabalhar o equilíbrio e a coordenação dos movimentos; Lateralidade; Trabalhar em grupo

26/10/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3982 acesso(s)

LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Movimento

20 O que acontece quando misturamos as cores?

Educação Infantil | Arte Visual

1- Que as cores estão presentes em nosso mundo real . 2- Aprender a criar diferentes cores a partir de cores primárias. 3- Desenvolver a imaginação e a educação dos sentidos. 4- Explorar habilidades criativas da criança. 5 - Construir esculturas dos personagens da história.

25/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8950 acesso(s)

Vânia Maria Broering

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

21 Oficina de fotografia: criando cenários

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Apreciar obras de arte e identificar cenários usados pelo pintor Escolher um cenário padrão para realização das fotos Produzir o cenário estabelecendo relações com medidas e cores Vivenciar uma oficina de fotografias Fotografar umas as outras (as crianças), tendo um cenário co...

26/08/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 16182 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

22 O DESENHO ANIMADO E O CINEMA

Educação Infantil | Arte Visual

Conhecer a origem e evolução do desenho animado no cinema. Conhecer os profissionais que trabalham na produção de desenhos animados.  Conhecer a evolução dos desenhos animados no cinema ( 3D).  Colaborar com os colegas na organização da exposição.

16/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 34359 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

23 CONHECENDO O MUNDO DOS CASTELOS E REVIVENDO OS CONTOS DE FADA

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Reconhecer os elementos da estrutura física de um castelo, tomando como referência os contos de fadas: A Bela e A Fera, Rapunzel e A bela Adormecida; reconhecer e valorizar a existência de diferentes tipos der moradia, destacando o castelo como um tipo possível; utilizar-se de...

03/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11694 acesso(s)

Maria José Campos Ferreira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

24 Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral;  Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ...

26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 99124 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

25 Como dançar com Parangolés?

Educação Infantil | Arte Visual

Ao final desta aula o aluno poderá adquirir conhecimentos sobre: • Como brincar com um Parangolé; • Experimentar o ritmo da música através da dança, • Compartilhar um espaço de expressão corporal com adultos e crianças; • Reconhecer o ritmo do samba.

04/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3026 acesso(s)

Ligia Mara Santos

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

26 Qual é o ritmo para dançar com Parangolés?

Educação Infantil | Arte Visual

Ao final desta aula o aluno poderá adquirir conhecimentos sobre: • O som produzido pelos diferentes instrumentos; • Experimentação de sons fracos e fortes, ritmos lentos e rápidos; • O cuidado adequado no uso dos instrumentos; • O nome de alguns instrumentos musicais de percus...

04/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4341 acesso(s)

Ligia Mara Santos

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

27 O que são Parangolés? Quem foi Hélio Oiticica?

Educação Infantil | Arte Visual

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Identificar elementos introdutórios sobre a vida e a obra de Hélio Oiticica; • Reconhecer o que são Parangolés através de imagens, fotos e vídeos, sobre a obra do artista; • Identificar nuanças de cores e variedades de formas;...

01/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7354 acesso(s)

Ligia Mara Santos

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

28 Vamos cantar com a caixa de música?

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Com esta proposta as crianças de faixa etária de dois a quatro  anos poderão: Ampliar seu repertório musical; Conhecer diversificados ritmos musicais; Identificar objetos por meio do tato; Fortalecer e expandir a percepção visual (cores movimentos), auditiva (sons), tátil (dif...

26/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 43832 acesso(s)

Vânia Maria Broering

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2953 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.