01/12/2011
Levando em conta a diversidade cultural que permeia nossa sociedade tanto local como nacional, entendemos ser importante valorizar a cultura nacional e local, por meio de atividades pedagógicas que tragam para o cotidiano escolar, experiências artísticas desses dois âmbitos sociais. Esse trabalho pode ser desenvolvido, primeiramente, promovendo o contato das crianças com o espaço artístico e em seguida trazendo para as vivências escolares, os artistas da própria escola, sejam eles professores, alunos e familiares e, finalmente, propiciando a vivência artística das crianças por meio de releituras, apresentações musicais e teatrais, dentre outras. É nessa perspectiva que organizamos essa coleção. O contato das crianças com o meio artístico é contemplado nas aulas de 1 a 11, lembrando que esse contato pode se dar de acordo com a região da escola. Poderá valorizar os artistas da própria escola, professores, alunos e comunidade desenvolvendo as aulas de 12 a 14, ressaltando novamente as especificidades de cada região. Nas aulas de 15 a 21, as crianças terão a oportunidade de vivenciar a arte na escola, principalmente, as artes plásticas. Nas aulas de 22 a 24, destacamos o trabalho com as artes cênicas, oportunizando as vivências das crianças por meio das dramatizações. Por fim, oportunizamos nas aulas de 25 a 28, releituras e criações das crianças efetivando a produção artística bem como despertando talentos criativos que possam estar adormecidos, principalmente por meio da música. Esperamos que esta coleção possa contribuir com práticas comprometidas com a arte criativa, bem como fazer dessa linguagem, uma das possibilidades expressivas das crianças na escola.
Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG
conhecimento artístico, educação infantil, cultura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O Encontro de crianças e adultos com esculturas do acervo de um museu ou galeria de arte
Educação Infantil | Arte Visual - Encontrar e interagir com obras de arte e artistas. - Ampliar seu olhar sensível e crítico em relação as esculturas e outras obras de arte. - Refinar seu conhecimento estético na organização dos espaços e exposições simbólicas. 27/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2949 acesso(s) |
PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
2 |
APRECIANDO A OBRA “A DANÇA” E PINTANDO UM CENÁRIO
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Com esta aula as crianças de quatro anos a cinco anos da Educaçao Infantil poderão: Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte... 21/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14609 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Como ampliar os processos de criação e imaginação das crianças por meio da linguagem da escultura?
Educação Infantil | Arte Visual - Observar, conhecer e pensar sobre esculturas por meio de reproduções. - Comparar e estabelecer analogias entre as esculturas e outras linguagens visuais. - aguçar a curiosidade em relação aos diferentes espaços de cultura. 26/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4121 acesso(s) |
PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
4 |
CORA CORALINA, A GRANDE POETISA
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita O aluno na faixa etária dos cinco anos poderá aprender a: Conhecer a vida e a obra de Cora Coralina; Localizar nos mapas a cidade natal de Cora Coralina; Conhecer alguns aspectos culturais da região; Produzir trabalhos artísticos. 08/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 52204 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
O circo está armado - uma visita espetacular
Educação Infantil | Arte Visual Os alunos da Educação Infantil (4 anos idade) poderão formar as atitudes de platéia; identificar os artistas do circo pelos personagens representados; e construir uma linguagem artística com base na linguagem circense. 24/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9527 acesso(s) |
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Tarsila do Amaral - um percurso da sua vida
Educação Infantil | Arte Visual As crianças na faixa etária de 4 anos de idade poderão conhecer e aprender sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral 17/12/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 12779 acesso(s) |
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
RELENDO PORTINARI: Crianças Brincando
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Desenvolver a técnica desenho cego, fazendo uma releitura da obra de arte de Candido Portinari, através da observação, percepção e criatividade. 19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20069 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
A dança como espetáculo
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer um espaço de realização de espetáculos Apreciar um espetáculo de dança Conhecer bailarinos como sujeitos – homens e mulheres - que dançam. 05/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7737 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
A LENDA DA IARA
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Com esta aula, o aluno na faixa etária de cinco anos poderá aprender a: Conhecer a vida e obra de Câmara Cascudo; Conhecer a lenda da Iara; Localizar o Amazonas do mapa mundi e no google earth; Conhecer o encontro das águas dos rios Negros e Solimões; Produzir trabalhos artíst... 08/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 42568 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
10 |
MOMENTOS COM CHICO BUARQUE: o sarau musical
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Valorizar a música popular brasileira através das canções de Chico Buarque de Holanda. Aprender a cantar as músicas do compositor Chico Buarque. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11623 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
Brinquedos e Brincadeiras: releitura de obras de arte que retratam brincadeiras.
Educação Infantil | Arte Visual - Conhecer artistas plásticos que retrataram brincadeiras; - envolver-se de forma prazerosa com o fazer artistíco; - realizar releitura de obras de artes; - desenvolver atitudes de cuidado com o próprio corpo e o do colega. 10/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 31189 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
CULTURA POPULAR - Festa do boi: uma alegria infantil.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Expressar-se com base no aprendizado de sala de aula; movimentar-se e coordenar as ações para apresentação do espetáculo planejado. 30/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4208 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
13 |
Boi bumbá, boi de reis, boi pirilampo: conhecendo outras tradições juninas do Brasil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Objetivos: As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula: Perceber a dança do Bumba meu boi como uma das manifestações culturais das festas juninas. Conhecer a origem do Bumba meu boi. Conhecer releituras da dança e do enredo do Bumba meu boi. Par... 25/08/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 30276 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
14 |
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!
Educação Infantil | Arte Visual As crianças (4 anos de idade) podem aprender a formar atitudes de platéia; representar, pelo faz de conta, as cenas do circo como também os personagens. 28/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2424 acesso(s) |
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
15 |
Vamos construir um jogo de percurso gigante?
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Matemática As crianças a partir de quatro anos poderão aprender: Contagem numérica; Trabalhar em equipe; Forma geométrica do dado; Controle do seu próprio corpo; Pintura com tinta; e A jogar jogos com regras. 13/11/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20735 acesso(s) |
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Movimento |
16 |
O uso da imaginação por meio das animações de massinha
Educação Infantil | Arte Visual Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ética O principal objetivo desta aula é produzir animações e estimular a imaginação da criança por meio de um computador e massa modelar, onde os alunos poderão produzir um vídeo e ser exibido ao ser finalizado. 13/11/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5398 acesso(s) |
JESSICA ROSA MARQUES Universidade de Brasília BRASILIA DF Alfabetização |
17 |
Brincadeiras da Infância retratadas por Cândido Portinari
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Ampliação do repertório de brincadeiras; Conhecimento das obras de Cândido Portinari sobre o tema. 29/10/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 32510 acesso(s) |
JOYCE GUIMARAES VILA SONIA SAO LUIS EM DO PIRACICABA SP Gestão e Negócios |
18 |
Vamos criar esculturas com argila?
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Natureza e sociedade - Ampliar processos de criação por meio de escultura de argila. - Experimentar peso, volume, forma e textura da argila. - Criar diferentes formas e possibilidades de experimentação com as tintas e a argila. 27/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7905 acesso(s) |
PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
19 |
Como possibilitar movimentos inusitados?
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Com esta proposta, as crianças da Educação Infantil, a partir de quatro anos poderão: Aprender as cores brincando; Conhecer partes do corpo; Desenvolver movimentos amplos; Trabalhar o equilíbrio e a coordenação dos movimentos; Lateralidade; Trabalhar em grupo 26/10/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3982 acesso(s) |
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Movimento |
20 |
O que acontece quando misturamos as cores?
Educação Infantil | Arte Visual 1- Que as cores estão presentes em nosso mundo real . 2- Aprender a criar diferentes cores a partir de cores primárias. 3- Desenvolver a imaginação e a educação dos sentidos. 4- Explorar habilidades criativas da criança. 5 - Construir esculturas dos personagens da história. 25/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8950 acesso(s) |
Vânia Maria Broering NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
21 |
Oficina de fotografia: criando cenários
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Apreciar obras de arte e identificar cenários usados pelo pintor Escolher um cenário padrão para realização das fotos Produzir o cenário estabelecendo relações com medidas e cores Vivenciar uma oficina de fotografias Fotografar umas as outras (as crianças), tendo um cenário co... 26/08/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 16182 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
22 |
O DESENHO ANIMADO E O CINEMA
Educação Infantil | Arte Visual Conhecer a origem e evolução do desenho animado no cinema. Conhecer os profissionais que trabalham na produção de desenhos animados. Conhecer a evolução dos desenhos animados no cinema ( 3D). Colaborar com os colegas na organização da exposição. 16/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 34359 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
23 |
CONHECENDO O MUNDO DOS CASTELOS E REVIVENDO OS CONTOS DE FADA
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Reconhecer os elementos da estrutura física de um castelo, tomando como referência os contos de fadas: A Bela e A Fera, Rapunzel e A bela Adormecida; reconhecer e valorizar a existência de diferentes tipos der moradia, destacando o castelo como um tipo possível; utilizar-se de... 03/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11694 acesso(s) |
Maria José Campos Ferreira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
24 |
Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral; Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ... 26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 99124 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
25 |
Como dançar com Parangolés?
Educação Infantil | Arte Visual Ao final desta aula o aluno poderá adquirir conhecimentos sobre: • Como brincar com um Parangolé; • Experimentar o ritmo da música através da dança, • Compartilhar um espaço de expressão corporal com adultos e crianças; • Reconhecer o ritmo do samba. 04/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3026 acesso(s) |
Ligia Mara Santos NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
26 |
Qual é o ritmo para dançar com Parangolés?
Educação Infantil | Arte Visual Ao final desta aula o aluno poderá adquirir conhecimentos sobre: • O som produzido pelos diferentes instrumentos; • Experimentação de sons fracos e fortes, ritmos lentos e rápidos; • O cuidado adequado no uso dos instrumentos; • O nome de alguns instrumentos musicais de percus... 04/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4341 acesso(s) |
Ligia Mara Santos NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
27 |
O que são Parangolés? Quem foi Hélio Oiticica?
Educação Infantil | Arte Visual Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Identificar elementos introdutórios sobre a vida e a obra de Hélio Oiticica; • Reconhecer o que são Parangolés através de imagens, fotos e vídeos, sobre a obra do artista; • Identificar nuanças de cores e variedades de formas;... 01/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7354 acesso(s) |
Ligia Mara Santos NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
28 |
Vamos cantar com a caixa de música?
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Com esta proposta as crianças de faixa etária de dois a quatro anos poderão: Ampliar seu repertório musical; Conhecer diversificados ritmos musicais; Identificar objetos por meio do tato; Fortalecer e expandir a percepção visual (cores movimentos), auditiva (sons), tátil (dif... 26/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 43832 acesso(s) |
Vânia Maria Broering NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 2953 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!