Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Simetria

 

14/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo organizar em um só espaço as aulas relacionadas ao tema Simetria. As aulas do número 1 a 4 trabalham a conceituação, a identificação de eixos de simetria e a representação de figuras simétricas. As aulas do número 5 a 9 trabalham o reconhecimento de tipos diferentes de simetria, a existência de simetria na geometria das formas, nas transformações isométricas e nas construções geométricas. As aulas do número 10 a 19 trabalham com diversos enfoques de simetria, as formas geométricas planas decompostas criando composições simétricas, a simetria na Matemática e nas Artes. As aulas do número 20 a 25 trabalham a simetria nas transformações pontuais. As aulas do número 26 a 30 trabalham os conteúdos teóricos do desenho geométrico, dando importância para o estudo de simetria, trabalhando com os conceitos, de distâncias, mediatrizes e congruência de figuras.

Autoria

Vania Maria Rocha Gomes - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

simetria, desenho geométrico, geometria das formas, transformações isométricas, construções geométricas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Lista de aulas da coleção (30 aulas)
# Aula Autoria
1 Simetria e dobraduras: Que monstro é esse?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

§  Identificar nas figuras geométricas seus eixos de simetria. §  Classificar os diferentes tipos de simetria através da construção de dobraduras.

19/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 102724 acesso(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

2 Matemática na arte indígena II

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Matemática

§  Identificar elementos geométricos utilizados na arte indígena. §  Construir o conceito de simetria a partir da arte indígena guarani.

25/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 41695 acesso(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

3 DESENHO GEOMÉTRICO – SIMETRIA

Ensino Fundamental Final | Matemática

O aluno aprenderá a definir simetria, identificar eixo de simetria e desenhar figuras simétricas.

27/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 29262 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

4 Dobradura e espelho: identificando figuras simétricas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Verificar por dobraduras a simetria de figuras; Verificar a simetria de figuras utilizando um espelho; Conceituar eixo de simetria; Identificar e determinar eixos de simetria em figuras, objetos e em seres da natureza; Construir figuras simétricas.

17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9423 acesso(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

5 Transformações Isométricas

Ensino Fundamental Final | Matemática

Transformações isométricas e representar formas simétricas com as transformações.

30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5974 acesso(s)

Vania Maria Rocha Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

6 DESENHO GEOMÉTRICO – Simetria na Geometria das Formas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

O aluno poderá conceituar distância e equidistância, identificar, medir e representar distâncias entre dois pontos, ponto e reta e entre duas retas paralelas. Poderá também reconhecer eixo de simetria em diferentes formas e figuras simétricas por reflexão. 

20/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11691 acesso(s)

Vania Maria Rocha Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

7 Brincando com simetria

Ensino Fundamental Final | Matemática

Reconhecer os diferentes tipos de simetria através de figuras e pinturas simétricas

19/12/2008 Quatro estrelas 3 comentário(s) 34247 acesso(s)

Enio Freire de Paula

PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

8 Simetria nas Construções Geométricas

Ensino Fundamental Final | Matemática

Reconhecer as simetrias em construções geométricas.

19/02/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 11620 acesso(s)

CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA

CEM PAULO FREIRE

BRASILIA DF

Matemática

9 Simetria Axial de Figuras Planas: Interagindo e Construindo Conceitos

Ensino Médio | Matemática

Determinar o simétrico de uma figura plana em relação aos eixos x e y, e à origem do sistema cartesiano; Identificar uma figura plana simétrica em relação a uma reta qualquer.

30/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 13577 acesso(s)

Raquel Cupolillo Simões de Sousa

Universidade Federal do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

10 Simetria por decomposição

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Introduzir o conceito de simetria a partir de trabalhos em recorte e colagem Conhecer alguns trabalhos artísticos que prezam pela simetria Utilizar formas planas e simples, e partir da decomposição, criar composições simétricas Aprimorar a percepção visual e a habilidade do re...

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8785 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

11 Simetria: brincando e aprendendo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com as aulas propostas o aluno poderá compreender o que é simetria, observar a simetria no ambiente em que vivemos, bem como utilizar tintas e dobraduras para representar objetos simétricos.

19/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 109261 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 A Simetria dos Números

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Trabalhar com a Simetria de figuras e palavras; - Reconhecer a Simetria existente entre os números inteiros; - Identificar o Oposto (Simétrico) de um número inteiro.

23/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 25117 acesso(s)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA

ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Alfabetização

13 Caleidoscópio: brincadeira e arte

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Construir um caleidoscópio com materiais simples  Descobrir os efeitos ópticos produzidos pelos reflexos de luz no aparelho criado  Reconhecer o conceito de simetria a partir das imagens produzidas pelo aparelho.

18/10/2010 Cinco estrelas 7 comentário(s) 33926 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

14 Combinando Reflexões e Translações

Ensino Médio | Matemática

Conhecer as transformações de translação e reflexão, suas principais características e propriedades; Compreender o resultado da combinação das duas transformações; Identificar de que modo a mudança na ordem de duas transformações pode alterar o resultado final obtido.

17/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20865 acesso(s)

VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS

Universidade Federal do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

15 MOSAICO RENDADO – A BELEZA DO KIRIGAMI

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer a poética visual de Escher;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras cuja repetição de signos seja recorrente;  Exercitar a prática do mosaico rendado, através do desenho com tesoura;  Produzir plasticamente propostas em m...

23/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21688 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

16 DESENHO GEOMÉTRICO - GEOMETRIA DOS MOSAICOS

Ensino Fundamental Final | Matemática

• Realizar medições de superfície com escalas diferentes de medida, abordando proporcionalidade; • Formalizar problemas práticos e solucioná-los com o uso da Geometria; • Identificar simetrias em mosaicos; • Criar modelos fazendo composições entre polígonos.

30/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23633 acesso(s)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO

COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

17 DESENHO GEOMÉTRICO – CRIAÇÃO DE UMA LOGOMARCA UTILIZANDO AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

O aluno aprenderá a aplicar os conceitos de transformações geométricas na criação de uma logomarca.

07/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7126 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

18 Transformação de reflexão: determinando a imagem de figuras

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Conceituar a transformação de reflexão e suas propriedades; Determinar a imagem de figuras através de uma reflexão.

11/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5481 acesso(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

19 Escher e a Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Matemática

§  Identificar padrões, pavimentações e simetrias nas obras de Escher. §  Reconhecer as diferentes simetrias nas obras de Escher. §  Compor sólidos geométricos planificados com as obras de Escher.

17/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 60504 acesso(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

20 Transformações pontuais: Reflexão

Ensino Fundamental Final | Matemática

Objetivos: Conceituar reflexão; Identificar os elementos da reflexão; Refletir elementos geométricos e figuras.

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5840 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

21 Transformação Pontual: Homotetia

Ensino Fundamental Final | Matemática

Objetivos: Conceituar Homotetia; Identificar os elementos da Homotetia ; Transformar elementos e figuras geométricas por meio da homotetia.

14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10419 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

22 Homotetia de Figuras Planas: Uma Questão de Proporcionalidade

Ensino Médio | Matemática

Realizar a homotetia de um vetor com centro na origem segundo uma razão de homotetia dada. Ampliar e reduzir figuras semelhantes.

09/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22055 acesso(s)

Raquel Cupolillo Simões de Sousa

Universidade Federal do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

23 Transformações pontuais: Translação

Ensino Fundamental Final | Matemática

Objetivos: Conceituar Translação; Identificar os elementos da Translação; Aplicar a translação para transformar figuras e elementos geométricos.

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3441 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

24 Transformações pontuais: Rotação

Ensino Fundamental Final | Matemática

Objetivos: Conceituar Rotação; Identificar os elementos da Rotação; Desenhar e transformar figuras através da Rotação.

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5944 acesso(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

25 Rotações Geométricas

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Por meio de uma situação em ciências e em geografia o aluno poderá aprender o conceito de rotação de uma figura geométrica plana. Além de obter informações sobre as características do sistema solar.

19/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5920 acesso(s)

Hosana Jéssica Batista

SARRION MONSENHOR

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

26 Rotação de Figuras Planas: Interagindo e Construindo Conceitos

Ensino Médio | Física

Ensino Médio | Matemática

Visualizar a rotação de um vetor em torno da origem, segundo um ângulo qualquer. Rotacionar uma figura plana em torno da origem segundo um ângulo qualquer.

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10786 acesso(s)

Raquel Cupolillo Simões de Sousa

Universidade Federal do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

27 Distâncias

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conceituar distância e eqüidistância, identificar medir e representar as distâncias.

30/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3688 acesso(s)

Vania Maria Rocha Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

28 As MEDIATRIZES e o CIRCUNCENTRO

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Além de explorar as relações que envolvem as mediatrizes de um segmento, e que em um triângulo é possível traças três mediatrizes, o aluno poderá visualizar as propriedades do Circuncentro (ponto de encontro das três mediatrizes de um triângulo).

04/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4633 acesso(s)

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

29 Explorando congruência de figuras planas através de mosaicos. (Parte 03)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

*Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas. *Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços, utilizadas para composição de um mosaico. *Identificar formas geométricas congruentes, e a partir desta relação de congruência realizar as at...

04/02/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 49478 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

30 Composição de figuras geométricas com o quadrado de porcelana

Ensino Fundamental Final | Matemática

Exploração de transformações geométricas por meio da decomposição e composição de figuras com as sete peças do Tangran. Identificação e comparação entre figuras geométricas planas, explorando os conceitos de área, perímetro e semelhança.

26/01/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24675 acesso(s)

Enio Freire de Paula

PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 18956 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.