14/04/2011
Esta coleção tem como objetivo organizar em um só espaço as aulas relacionadas ao tema Simetria. As aulas do número 1 a 4 trabalham a conceituação, a identificação de eixos de simetria e a representação de figuras simétricas. As aulas do número 5 a 9 trabalham o reconhecimento de tipos diferentes de simetria, a existência de simetria na geometria das formas, nas transformações isométricas e nas construções geométricas. As aulas do número 10 a 19 trabalham com diversos enfoques de simetria, as formas geométricas planas decompostas criando composições simétricas, a simetria na Matemática e nas Artes. As aulas do número 20 a 25 trabalham a simetria nas transformações pontuais. As aulas do número 26 a 30 trabalham os conteúdos teóricos do desenho geométrico, dando importância para o estudo de simetria, trabalhando com os conceitos, de distâncias, mediatrizes e congruência de figuras.
Vania Maria Rocha Gomes - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
simetria, desenho geométrico, geometria das formas, transformações isométricas, construções geométricas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Simetria e dobraduras: Que monstro é esse?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática § Identificar nas figuras geométricas seus eixos de simetria. § Classificar os diferentes tipos de simetria através da construção de dobraduras. 19/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 102724 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
2 |
Matemática na arte indígena II
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática § Identificar elementos geométricos utilizados na arte indígena. § Construir o conceito de simetria a partir da arte indígena guarani. 25/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 41695 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
3 |
DESENHO GEOMÉTRICO – SIMETRIA
Ensino Fundamental Final | Matemática O aluno aprenderá a definir simetria, identificar eixo de simetria e desenhar figuras simétricas. 27/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 29262 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
4 |
Dobradura e espelho: identificando figuras simétricas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Verificar por dobraduras a simetria de figuras; Verificar a simetria de figuras utilizando um espelho; Conceituar eixo de simetria; Identificar e determinar eixos de simetria em figuras, objetos e em seres da natureza; Construir figuras simétricas. 17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9423 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
5 |
Transformações Isométricas
Ensino Fundamental Final | Matemática Transformações isométricas e representar formas simétricas com as transformações. 30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5974 acesso(s) |
Vania Maria Rocha Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
6 |
DESENHO GEOMÉTRICO – Simetria na Geometria das Formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática O aluno poderá conceituar distância e equidistância, identificar, medir e representar distâncias entre dois pontos, ponto e reta e entre duas retas paralelas. Poderá também reconhecer eixo de simetria em diferentes formas e figuras simétricas por reflexão. 20/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11691 acesso(s) |
Vania Maria Rocha Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
7 |
Brincando com simetria
Ensino Fundamental Final | Matemática Reconhecer os diferentes tipos de simetria através de figuras e pinturas simétricas 19/12/2008 Quatro estrelas 3 comentário(s) 34247 acesso(s) |
Enio Freire de Paula PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
8 |
Simetria nas Construções Geométricas
Ensino Fundamental Final | Matemática Reconhecer as simetrias em construções geométricas. 19/02/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 11620 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
9 |
Simetria Axial de Figuras Planas: Interagindo e Construindo Conceitos
Ensino Médio | Matemática Determinar o simétrico de uma figura plana em relação aos eixos x e y, e à origem do sistema cartesiano; Identificar uma figura plana simétrica em relação a uma reta qualquer. 30/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 13577 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
10 |
Simetria por decomposição
Ensino Fundamental Inicial | Artes Introduzir o conceito de simetria a partir de trabalhos em recorte e colagem Conhecer alguns trabalhos artísticos que prezam pela simetria Utilizar formas planas e simples, e partir da decomposição, criar composições simétricas Aprimorar a percepção visual e a habilidade do re... 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8785 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
11 |
Simetria: brincando e aprendendo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com as aulas propostas o aluno poderá compreender o que é simetria, observar a simetria no ambiente em que vivemos, bem como utilizar tintas e dobraduras para representar objetos simétricos. 19/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 109261 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
A Simetria dos Números
Ensino Fundamental Final | Matemática - Trabalhar com a Simetria de figuras e palavras; - Reconhecer a Simetria existente entre os números inteiros; - Identificar o Oposto (Simétrico) de um número inteiro. 23/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 25117 acesso(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
13 |
Caleidoscópio: brincadeira e arte
Ensino Fundamental Inicial | Artes Construir um caleidoscópio com materiais simples Descobrir os efeitos ópticos produzidos pelos reflexos de luz no aparelho criado Reconhecer o conceito de simetria a partir das imagens produzidas pelo aparelho. 18/10/2010 Cinco estrelas 7 comentário(s) 33926 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
14 |
Combinando Reflexões e Translações
Ensino Médio | Matemática Conhecer as transformações de translação e reflexão, suas principais características e propriedades; Compreender o resultado da combinação das duas transformações; Identificar de que modo a mudança na ordem de duas transformações pode alterar o resultado final obtido. 17/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20865 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
15 |
MOSAICO RENDADO – A BELEZA DO KIRIGAMI
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a poética visual de Escher; Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras cuja repetição de signos seja recorrente; Exercitar a prática do mosaico rendado, através do desenho com tesoura; Produzir plasticamente propostas em m... 23/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21688 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
16 |
DESENHO GEOMÉTRICO - GEOMETRIA DOS MOSAICOS
Ensino Fundamental Final | Matemática • Realizar medições de superfície com escalas diferentes de medida, abordando proporcionalidade; • Formalizar problemas práticos e solucioná-los com o uso da Geometria; • Identificar simetrias em mosaicos; • Criar modelos fazendo composições entre polígonos. 30/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23633 acesso(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
17 |
DESENHO GEOMÉTRICO – CRIAÇÃO DE UMA LOGOMARCA UTILIZANDO AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática O aluno aprenderá a aplicar os conceitos de transformações geométricas na criação de uma logomarca. 07/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7126 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
18 |
Transformação de reflexão: determinando a imagem de figuras
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conceituar a transformação de reflexão e suas propriedades; Determinar a imagem de figuras através de uma reflexão. 11/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5481 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
19 |
Escher e a Matemática
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Matemática § Identificar padrões, pavimentações e simetrias nas obras de Escher. § Reconhecer as diferentes simetrias nas obras de Escher. § Compor sólidos geométricos planificados com as obras de Escher. 17/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 60504 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
20 |
Transformações pontuais: Reflexão
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar reflexão; Identificar os elementos da reflexão; Refletir elementos geométricos e figuras. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5840 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
21 |
Transformação Pontual: Homotetia
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar Homotetia; Identificar os elementos da Homotetia ; Transformar elementos e figuras geométricas por meio da homotetia. 14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10419 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
22 |
Homotetia de Figuras Planas: Uma Questão de Proporcionalidade
Ensino Médio | Matemática Realizar a homotetia de um vetor com centro na origem segundo uma razão de homotetia dada. Ampliar e reduzir figuras semelhantes. 09/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22055 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
23 |
Transformações pontuais: Translação
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar Translação; Identificar os elementos da Translação; Aplicar a translação para transformar figuras e elementos geométricos. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3441 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
24 |
Transformações pontuais: Rotação
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar Rotação; Identificar os elementos da Rotação; Desenhar e transformar figuras através da Rotação. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5944 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
25 |
Rotações Geométricas
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Por meio de uma situação em ciências e em geografia o aluno poderá aprender o conceito de rotação de uma figura geométrica plana. Além de obter informações sobre as características do sistema solar. 19/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5920 acesso(s) |
Hosana Jéssica Batista SARRION MONSENHOR PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
26 |
Rotação de Figuras Planas: Interagindo e Construindo Conceitos
Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática Visualizar a rotação de um vetor em torno da origem, segundo um ângulo qualquer. Rotacionar uma figura plana em torno da origem segundo um ângulo qualquer. 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10786 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
27 |
Distâncias
Ensino Fundamental Final | Matemática Conceituar distância e eqüidistância, identificar medir e representar as distâncias. 30/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3688 acesso(s) |
Vania Maria Rocha Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
28 |
As MEDIATRIZES e o CIRCUNCENTRO
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Além de explorar as relações que envolvem as mediatrizes de um segmento, e que em um triângulo é possível traças três mediatrizes, o aluno poderá visualizar as propriedades do Circuncentro (ponto de encontro das três mediatrizes de um triângulo). 04/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4633 acesso(s) |
THAIS DE OLIVEIRA Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Matemática |
29 |
Explorando congruência de figuras planas através de mosaicos. (Parte 03)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática *Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas. *Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços, utilizadas para composição de um mosaico. *Identificar formas geométricas congruentes, e a partir desta relação de congruência realizar as at... 04/02/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 49478 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
30 |
Composição de figuras geométricas com o quadrado de porcelana
Ensino Fundamental Final | Matemática Exploração de transformações geométricas por meio da decomposição e composição de figuras com as sete peças do Tangran. Identificação e comparação entre figuras geométricas planas, explorando os conceitos de área, perímetro e semelhança. 26/01/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24675 acesso(s) |
Enio Freire de Paula PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 18956 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!