Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 32 aulas para charges (1.323 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
UCA - Tirinha versus charge

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Identificar tirinha e charge como gênero. Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar – tirinha e charge - identificando semelhanças e diferenças – quanto às  características formais e funcionais. Ler e analisar tirinhas e charges, atentando para a estrutura composici...

13/07/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 32279 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Leitura e produção de charges

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

identificar  a charge como um gênero; analisar alguns recursos expressivos da charge - hipérbole, metáfora, ironia -, bem como os efeitos persuasivos produzidos por esses recursos; analisar e produzir charges, considerando as especificidades do gênero

18/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 90974 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

UCA - Produzindo um texto de opinião com base em charge

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Reconhecer o artigo de opinião como um gênero da ordem do argumentar em suas especificidades.  Produzir um artigo de opinião com base em uma charge.

19/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13161 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

A charge animada: uma leitura possível

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ler e interpretar charges animadas. Perceber os efeitos de sentidos provocados pela presença da intertextualidade verbal e da não verbal. Realizar inferências a partir das pistas verbais e não- verbais presentes na charge. Depreender/identificar ou perceber o jogo de vozes con...

09/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 18220 acesso(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Fábulas e internet

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Objetivos: Pesquisar sobre o portador textual- fábula; Criar charges sobre fábulas conhecidas; Estabelecer um diálogo entre os portadores textuais: fábula e charge; Desenvolver um olhar crítico em relação a moral das fábulas.

26/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11091 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

Leitura e análise de charges

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

ler e interpretar charges, atentando para a intencionalidade específica desse gênero: fazer crítica por meio do humor; conhecer alguns mecanismos linguísticos e visuais presentes nas charges; criar charges a fim de realizar uma crítica por meio do humor e da linguagem verbo-vi...

21/11/2009 Quatro estrelas 16 comentário(s) 209641 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Gêneros textuais: charge

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

1) aprimorar as habilidades de leitura e escrita a partir de um gênero textual específico: charge; 2) refletir sobre a forma e os usos sociais desse gênero textual; 3) perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, fin...

07/10/2009 Quatro estrelas 20 comentário(s) 65755 acesso(s)

Denis Leandro Francisco

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Literatura

A leitura do mundo por meio de charges II

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

O objetivo desta atividade é ampliar a leitura e a compreensão sobre o gênero charge, desenvolvendo a habilidade de leitura de forma gradativa por meio de antecipações a partir do conhecimento prévio que os alunos possuem acerca do gênero e dos conhecimentos de mundo.

02/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10329 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Diferenciando os textos de humor: charge e cartum

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

• Identificar diferenças e semelhanças entre a charge e o cartum. • Produzir charges e/ou cartuns.

03/09/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 51250 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

A Charge e suas características

Ensino Fundamental Final | Artes

Investigar o uso da Charge ao longo da história. Conhecer o trabalho de chargistas famosos nacionais e internacionais. Produzir Charges individuais sobre temas variados.

21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29052 acesso(s)

Frederico Marcelo Crochet

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

Lendo o mundo por meio de charges

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Esta sequência didática tem o objetivo de introduzir os alunos em um novo gênero: a charge. A partir de vários momentos de leitura dirigida, espera-se que os alunos adquiram estratégias de leitura próprias do gênero que facilitem sua compreensão das charges e despertem a curio...

23/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15537 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

A charge na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de História

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender o que é uma charge e quais são as suas principais características; reconhecer a charge como fonte histórica para a compreensão de temáticas trabalhadas em aulas de História; adquirir noções básicas para a interpretação e a produção de charges.

22/09/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 54730 acesso(s)

Equipe

Geohis

O uso de charges para o ensino da exploração do continente africano

Ensino Fundamental Final | Geografia

O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar  charges sobre a situação dos negros nos dias de hoje no continente africano e comparar a situação de seus descendentes aqui no Brasil.

03/02/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7154 acesso(s)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

Os desenhos de humor: charge, cartum e caricatura

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Esta aula tem por objetivo fazer com que os alunos compreendam os elementos que perpassam a constituição do sentido em desenhos de humor. Pretende-se levá-los a refletir acerca do propósito crítico de cada tipo desses desenhos, charge, cartum e caricatura, compreendendo que O ...

23/11/2009 Quatro estrelas 18 comentário(s) 184578 acesso(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

UCA -coesão sequencial: mecanismo articulador da argumentação de textos em quadrinhos.

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar elementos verbais e não verbais articuladores da argumentação. Construir o sentido de um texto a partir das relações estabelecidas pelos elementos coesivos discursivos. Compreender que os elementos discursivos, verbais e não verbais, estabelecem a coesão sequencial...

11/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10675 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Qual é a bola da vez?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Analisar a influência da bola na vida social das pessoas. - Compreender a estrutura da bola Jubalani. - Discutir a interferência da bola em decisões de futebol.

10/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12795 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

O avanço chinês no mercado mundial

Ensino Fundamental Final | Geografia

O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar uma charge sobre o avanço econômico do Estado Chinês. Deverá também estar apto a reconhecer e falar sobre alguns pontos apontados pelo professor anteriormente sobre o que levou a esta expansão da China no mercado...

11/02/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7509 acesso(s)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

Leitura e produção textual: um estudo de reportagens e textos literários

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Relacionar a narrativa ficcional “Nhola dos anjos e a cheia do Corumbá” à enchentes reais do cenário nacional; Avaliar reportagens que tratam de casos de enchentes, fazendo distinções entre o texto literário e informativo; Desenvolver a capacidade crítica, de análise, de refle...

04/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 18597 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

A "humanização" dos animais de estimação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

• Ler, compreender e interpretar a reportagem; • Ler, compreender e interpretar a charge; • Entender os recursos verbais e não-verbais utilizados pelo autor da charge; • Entender os diferentes objetivos comunicativos dos gêneros em questão.

08/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8229 acesso(s)

Júlia Maria Cerqueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Línguas

Ironia – uma estratégia do dizer

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Analisar criticamente juízos de valor e discursos implícitos presentes em charges e crônicas; identificar a ironia como uma estratégia do dizer para se produzir determinados efeitos de sentido; reconhecer a ironia como um recurso linguístico utilizado para fazer denúncias, crí...

25/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25073 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Esquete: o que é?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

· Reconhecer as características desse gênero;   pesquisar em sites de vídeo exemplos de esquetes; ·          criar uma apresentação de esquetes.

06/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 23569 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Sobre textos argumentativos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

exercitar a capacidade discursiva de argumentar; conhecer a estrutura do texto argumentativo; analisar e usar estratégias de argumentação; conhecer as características do gênero artigo de opinião; produzir um texto argumentativo sobre o assunto estudado, a partir de uma charge.

21/01/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 100506 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O CORPO EM DIFERENTES LINGUAGENS

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

O estudo pretende que o aluno seja capaz de: reconhecer e descrever o corpo em diferentes produções, tais como: caricaturas, paródias, músicas, textos literários, charges, entre outros; expressar sua visão de corpo por meio de caricaturas, paródias musicas, textos literários, ...

19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5033 acesso(s)

Delma Faria Shimamoto

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

Jornal Escolar: produção dos alunos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Produzir o jornal escolar; saber usar diferentes recursos gráficos e visuais; usar o computador e a internet; publicar o jornal no portal da escola.

25/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 22324 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Experiências de resistência e de sobrevivência dos escravos africanos no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Distinguir abordagens existentes na historiografia relativas às experiências dos escravos africanos e de seus descendentes na sociedade brasileira escravista. Identificar e caracterizar diferentes estratégias de resistência e de sobrevivência no cativeiro vivenciadas por afric...

21/07/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24449 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.