AULA | AUTORIA |
---|---|
UCA - Tirinha versus charge
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Identificar tirinha e charge como gênero. Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar – tirinha e charge - identificando semelhanças e diferenças – quanto às características formais e funcionais. Ler e analisar tirinhas e charges, atentando para a estrutura composici... 13/07/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 32279 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Leitura e produção de charges
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa identificar a charge como um gênero; analisar alguns recursos expressivos da charge - hipérbole, metáfora, ironia -, bem como os efeitos persuasivos produzidos por esses recursos; analisar e produzir charges, considerando as especificidades do gênero 18/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 90974 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
UCA - Produzindo um texto de opinião com base em charge
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Reconhecer o artigo de opinião como um gênero da ordem do argumentar em suas especificidades. Produzir um artigo de opinião com base em uma charge. 19/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13161 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
A charge animada: uma leitura possível
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Ler e interpretar charges animadas. Perceber os efeitos de sentidos provocados pela presença da intertextualidade verbal e da não verbal. Realizar inferências a partir das pistas verbais e não- verbais presentes na charge. Depreender/identificar ou perceber o jogo de vozes con... 09/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 18220 acesso(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Fábulas e internet
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Objetivos: Pesquisar sobre o portador textual- fábula; Criar charges sobre fábulas conhecidas; Estabelecer um diálogo entre os portadores textuais: fábula e charge; Desenvolver um olhar crítico em relação a moral das fábulas. 26/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11091 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Leitura e análise de charges
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa ler e interpretar charges, atentando para a intencionalidade específica desse gênero: fazer crítica por meio do humor; conhecer alguns mecanismos linguísticos e visuais presentes nas charges; criar charges a fim de realizar uma crítica por meio do humor e da linguagem verbo-vi... 21/11/2009 Quatro estrelas 16 comentário(s) 209641 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Gêneros textuais: charge
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa 1) aprimorar as habilidades de leitura e escrita a partir de um gênero textual específico: charge; 2) refletir sobre a forma e os usos sociais desse gênero textual; 3) perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, fin... 07/10/2009 Quatro estrelas 20 comentário(s) 65755 acesso(s) |
Denis Leandro Francisco ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Literatura |
A leitura do mundo por meio de charges II
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa O objetivo desta atividade é ampliar a leitura e a compreensão sobre o gênero charge, desenvolvendo a habilidade de leitura de forma gradativa por meio de antecipações a partir do conhecimento prévio que os alunos possuem acerca do gênero e dos conhecimentos de mundo. 02/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10329 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Diferenciando os textos de humor: charge e cartum
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa • Identificar diferenças e semelhanças entre a charge e o cartum. • Produzir charges e/ou cartuns. 03/09/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 51250 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
A Charge e suas características
Ensino Fundamental Final | Artes Investigar o uso da Charge ao longo da história. Conhecer o trabalho de chargistas famosos nacionais e internacionais. Produzir Charges individuais sobre temas variados. 21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29052 acesso(s) |
Frederico Marcelo Crochet COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
Lendo o mundo por meio de charges
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Esta sequência didática tem o objetivo de introduzir os alunos em um novo gênero: a charge. A partir de vários momentos de leitura dirigida, espera-se que os alunos adquiram estratégias de leitura próprias do gênero que facilitem sua compreensão das charges e despertem a curio... 23/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15537 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
A charge na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de História
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender o que é uma charge e quais são as suas principais características; reconhecer a charge como fonte histórica para a compreensão de temáticas trabalhadas em aulas de História; adquirir noções básicas para a interpretação e a produção de charges. 22/09/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 54730 acesso(s) |
Equipe Geohis |
O uso de charges para o ensino da exploração do continente africano
Ensino Fundamental Final | Geografia O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar charges sobre a situação dos negros nos dias de hoje no continente africano e comparar a situação de seus descendentes aqui no Brasil. 03/02/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7154 acesso(s) |
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
Os desenhos de humor: charge, cartum e caricatura
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Esta aula tem por objetivo fazer com que os alunos compreendam os elementos que perpassam a constituição do sentido em desenhos de humor. Pretende-se levá-los a refletir acerca do propósito crítico de cada tipo desses desenhos, charge, cartum e caricatura, compreendendo que O ... 23/11/2009 Quatro estrelas 18 comentário(s) 184578 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
UCA -coesão sequencial: mecanismo articulador da argumentação de textos em quadrinhos.
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar elementos verbais e não verbais articuladores da argumentação. Construir o sentido de um texto a partir das relações estabelecidas pelos elementos coesivos discursivos. Compreender que os elementos discursivos, verbais e não verbais, estabelecem a coesão sequencial... 11/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10675 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Qual é a bola da vez?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Analisar a influência da bola na vida social das pessoas. - Compreender a estrutura da bola Jubalani. - Discutir a interferência da bola em decisões de futebol. 10/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12795 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
O avanço chinês no mercado mundial
Ensino Fundamental Final | Geografia O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar uma charge sobre o avanço econômico do Estado Chinês. Deverá também estar apto a reconhecer e falar sobre alguns pontos apontados pelo professor anteriormente sobre o que levou a esta expansão da China no mercado... 11/02/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7509 acesso(s) |
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
Leitura e produção textual: um estudo de reportagens e textos literários
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Relacionar a narrativa ficcional “Nhola dos anjos e a cheia do Corumbá” à enchentes reais do cenário nacional; Avaliar reportagens que tratam de casos de enchentes, fazendo distinções entre o texto literário e informativo; Desenvolver a capacidade crítica, de análise, de refle... 04/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 18597 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
A "humanização" dos animais de estimação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa • Ler, compreender e interpretar a reportagem; • Ler, compreender e interpretar a charge; • Entender os recursos verbais e não-verbais utilizados pelo autor da charge; • Entender os diferentes objetivos comunicativos dos gêneros em questão. 08/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8229 acesso(s) |
Júlia Maria Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Línguas |
Ironia – uma estratégia do dizer
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Analisar criticamente juízos de valor e discursos implícitos presentes em charges e crônicas; identificar a ironia como uma estratégia do dizer para se produzir determinados efeitos de sentido; reconhecer a ironia como um recurso linguístico utilizado para fazer denúncias, crí... 25/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25073 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Esquete: o que é?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa · Reconhecer as características desse gênero; pesquisar em sites de vídeo exemplos de esquetes; · criar uma apresentação de esquetes. 06/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 23569 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sobre textos argumentativos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa exercitar a capacidade discursiva de argumentar; conhecer a estrutura do texto argumentativo; analisar e usar estratégias de argumentação; conhecer as características do gênero artigo de opinião; produzir um texto argumentativo sobre o assunto estudado, a partir de uma charge. 21/01/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 100506 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O CORPO EM DIFERENTES LINGUAGENS
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais O estudo pretende que o aluno seja capaz de: reconhecer e descrever o corpo em diferentes produções, tais como: caricaturas, paródias, músicas, textos literários, charges, entre outros; expressar sua visão de corpo por meio de caricaturas, paródias musicas, textos literários, ... 19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5033 acesso(s) |
Delma Faria Shimamoto ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Jornal Escolar: produção dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Produzir o jornal escolar; saber usar diferentes recursos gráficos e visuais; usar o computador e a internet; publicar o jornal no portal da escola. 25/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 22324 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Experiências de resistência e de sobrevivência dos escravos africanos no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Distinguir abordagens existentes na historiografia relativas às experiências dos escravos africanos e de seus descendentes na sociedade brasileira escravista. Identificar e caracterizar diferentes estratégias de resistência e de sobrevivência no cativeiro vivenciadas por afric... 21/07/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24449 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |