Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 44 aulas para dinheiro (0.501 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
O CHEQUE COMO DINHEIRO

Educação Infantil | Matemática

Perceber o cheque como dinheiro. Aprender como se usa o cheque.

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19003 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

O Dinheiro em Situações de Aprendizagem do Número

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Vivenciar situações de trocas para compreender o valor do dinheiro;  Efetuar contagem das cédulas considerando o valor que representam.

25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11322 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

A HISTÓRIA DO DINHEIRO

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer a història do dinheiro e suas transformações. Perceber que antigamente objetos como o metal, o sal, o boi, o cacau possuiram valor de troca.

25/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 69788 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Calculando com dinheiro: adição e subtração

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; Construir o significado do dinheiro e identificar suas cédulas; Aprender a utilizar a calculadora em operações de adições e de subtrações; Explorar as noções de adição e de subtração; Identificar a função do dinheiro em compras ...

20/11/2013 Cinco estrelas 2 comentário(s) 44166 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

OS SÍMBOLOS E AS CÉDULAS

Educação Infantil | Matemática

Conhecer o significado dos símbolos do dinheiro usados no Brasil. Perceber o processo de fabricação do dinheiro. 

25/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 30239 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Matemática Financeira: O valor do dinheiro no tempo

Educação Profissional | Gestão e Negócios

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Médio | Matemática

que o valor do dinheiro se transforma no tempo; como essa transformação ocorre, a partir das taxas e do conceito de equivalência de capitais. como decidir racionalmente entre comprar à vista ou a prazo.

10/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18102 acesso(s)

ARMANDO FREITAS TRAMONTANO

ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

DINHEIRO É ASSUNTO DE CRIANÇA? APRENDENDO SOBRE A HISTÓRIA, O VALOR DO DINHEIRO E MANEIRAS DE POUPÁ-LO

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer cédulas e moedas do atual sistema monetário brasileiro. Conhecer a história da moeda. Entender como era realizada a troca de mercadorias antigamente. Avaliar a importância de poupar para alcançar um objetivo. Utilizar o dinheiro em situação de compra e venda, atravé...

19/09/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 27440 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ética

O DINHEIRO E A MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO PERFEITA

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   Conhecer os valores das cédulas e moedas; Realizar trocas entre as cédulas e moedas com valores estabelecidos; Realizar situações-problemas; Trabalhar a adição e subtração.

22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24920 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Ei você aí, me dá um dinheiro aí... Conhecendo o sistema monetário

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; Localizar informações no texto; Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; Conhecer a história do dinheiro; Identificar o “Real” como unidade monetária brasileira; Reconhecer cédulas e moedas...

20/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 31489 acesso(s)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO

Educação Infantil | Matemática

Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro. Perceber a organização dos produtos no supermercado segundo os critérios estabelecidos convencionalmete. Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.

25/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 126118 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

         Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:   Conhecer o sistema monetário brasileiro; Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco. Observar a forma de organização de um supermercado ...

14/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 242560 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Money, Money, Money! – Como você usa o seu dinheiro?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater sobre o tema: “relação que as pessoas estabelecem com o dinheiro nas diferentes culturas” para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita em Inglês    Criar e utilizar questões simples em inglês nas suas diferentes formas    Reconhecer a forma e utilizar os tempos...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7342 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

A “nova era” do Erário: um estudo dos meios e fins do dinheiro público no Brasil- Iniciação à pesquisa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Pesquisar sobre algumas formas de utilização do erário (dinheiro público) na esfera governamental; Analisar criticamente um programa social, uma grande obra e um mega evento a partir de categorias de análise; Identificar e compreender os princípios da administração pública par...

02/07/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 5047 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

De onde vem o dinheiro?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conhecer a história do dinheiro; Refletir sobre o valor do dinheiro e sua utilização; Reconhecer o dinheiro usado no Brasil; Identificar cédulas e moedas de REAL; Resolver situações-problema;

28/10/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 63119 acesso(s)

Equipe

Suelen Machado

Conheça melhor o seu dinheiro

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Conhecer e compreender o dinheiro como uma das representações cuturais e históricas de um povo. - Operações com números decimais.

24/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11119 acesso(s)

Gílian Cristina Barros

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

Uma árvore de dinheiro?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦O aluno conhecerá o significado de palavras como economia, moeda, inflação, lucro e prejuízo.      ◦O aluno será estimulado a refletir sobre a relação do homem com o dinheiro.

20/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10533 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

UCA - Brincando de Compra e Venda no Supermercado

Educação Infantil | Matemática

Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:   Primeiro Objetivo Desenvolver confiança em sua própria forma de pensar matematicamente Segundo Objetivo Resolver problemas de adição e subtração por meio de estratégias pessoais de cálculo Terceiro Objetivo Administrar situações ...

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38391 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

Conhecendo e construindo um mercadinho: vamos vender e comprar?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer um mercado próximo à escola, trabalhar sistema monetário, construir um mercadinho com os alunos, eleger um nome para o mercadinho e o que será vendido, construir um painel com os produtos a serem vendidos, confeccionar os materiai...

17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 37587 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Juros simples e Compostos

Educação Profissional | Gestão e Negócios

Ensino Fundamental Final | Matemática

Espera-se que no final os alunos sejam capazes de: - Utilizar conceitos da Matemática para analisar vantagens e desvantagens nas transações comerciais. - Compreender juro como uma compensação em dinheiro que se paga ou que se recebe. - Definir claramente os termos capital, tax...

19/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 45591 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

Onde estão os juros? Parte 2

Educação Profissional | Gestão e Negócios

Ensino Fundamental Final | Matemática

A fim de desenvolver as competências da área 4 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, são propostos para essa aula os seguintes obj...

29/01/2015 Sem estrelas 0 comentário(s) 9627 acesso(s)

SILENE RODOLFO CAJUELLA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Onde estão os juros? Parte 1

Educação Profissional | Gestão e Negócios

Ensino Fundamental Final | Matemática

A fim de desenvolver as competências da área 4 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, são propostos para essa aula os seguintes obj...

02/02/2015 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15199 acesso(s)

SILENE RODOLFO CAJUELLA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

O escambo e o sistema de trocas

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Vivenciar através da brincadeira o sistema de trocas realizado pelas civilizações antigas.  Perceber como as civilizações antigas realizam a troca de mercadorias.  Participar da organização de uma feira de troca troca. Conhecer a história da moeda. confecção de moedas antigas ...

18/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 131453 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Aprendendo a lidar com dinheiro na infância!

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

·         Identificar o que é planejamento financeiro e a sua importância. ·         Efetuar cálculos com foco na importância de economizar. ·         Desenvolver o consumo consciente. ·         Aprender noções de peso, quantidade e volume através de receitas. ·         Reconh...

28/11/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13902 acesso(s)

PAMELA FARIA OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Linguagem oral e escrita

O Dinheiro Brasileiro (aula 2)

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

• Desenvolver a capacidade de observação, estabelecer relações a partir de valores, questionar e comparar. • Formular hipóteses sobre grandezas numéricas e estabelecer comparações

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9972 acesso(s)

Angela Alves da Fonseca

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

COMO FUNCIONA UMA FEIRA LIVRE?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Conhecer a organização de uma feira de frutas;  Identificar a profissão e o trabalho das pessoas que trabalham em uma feira;  Observar o modo de vender, comprar e pagar as mercadorias;  Aprender como se compra frutas em uma feira – unidades de medida (unidade, dúzia, quilo, l...

25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19315 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.