Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGERENCIAS DE CLASE
Profesor(a): conoce las sugerencias de clases elaboradas por profesores de todo el país y colabora con opiniones y nuevas ideas. Las clases podrán ser encontradas por medio de palabras clave o por búsqueda avanzada.
Esas mismas clases también están organizadas en colecciones para los diferentes niveles de enseñanza. ¡Participa en esta red colaborativa! En este momento, hay 15172 sugerencias de clases y 840 colecciones disponibles.

RESULTADOS DE BÚSQUEDA

Tu búsqueda retornó 331 clases para especial (0,787 segundos) Ver más
CLASE AUTORÍA
Educação Especial

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Os alunos poderão aprender com estas aulas o que é a Educação Especial, já que este é um assunto que está em voga e é de extrema importância que todos tenham esse conhecimento. Espera-se que os alunos sejam instigados a refletir sobre o assunto e sobre a importância da Inclusã...

04/05/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 11686 visita(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

Vencendo osbtáculos / Ensino Especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Desenvolver o equilibrio por meio de atividades diversificadas para melhor aperfeiçoamento e desenvolvimento motor Desenvolver a lateralidade por meio de atividades diversificadas para melhor aperfeiçoamento e desenvolvimento motor Desenvolver e melhorar a noção de limite por ...

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 2917 visita(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

Qual é a importância da Educação Especial?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Espera-se que os alunos possam aprender com estas aulas qual é a importância da Educação Especial, o porquê de sua existência. Estas são aulas que, além de ter como tema a Educação Especial, podem ser trabalhadas com alunos que tenham Necessidades Educacionais Especiais, pois ...

21/11/2008 Quatro estrelas 5 comentario(s) 26206 visita(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

O que é Educação Especial?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Os alunos poderão aprender com estas aulas o que é a Educação Especial, já que este é um assunto que está em voga e é de extrema importância que todos acesso a este conhecimento e a discussões sobre o assunto. Espera-se que os alunos sejam instigados a refletir sobre o assunto...

13/11/2008 Quatro estrelas 3 comentario(s) 10753 visita(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

Lateralidade: de um lado para o outro/Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

-Desenvolver a coordenação motora fina e ampla; -Desenvolver a lateralidade.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 60828 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Montando também se aprende/ Ensino Especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Trabalhar com estratégias de um jogo de Damas. Trabalhar com a inclusão no grupo. Sociabilizar, cooperar, reconhecer limites, aceitar e trabalhar com as próprias limitações.

03/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4459 visita(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

Uma aula diferente/ Ensino Especial

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Trabalhar a lateralidade

28/07/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 6376 visita(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

Correndo com o sol / Ensino Especial

Ensino Médio | Educação Física

Desenvolver noções básicas de lateralidade; Ampliar as noções espaciais e temporais.

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5906 visita(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

Brincando de aumentar e diminuir/ Educação Física/Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno aprenderá adição e subtração.

02/06/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 9150 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Transpiração, Respiração e Fotossíntese - Ensino Especial - Deficientes Visuais

Ensino Médio | Biologia

Introduzir os conceitos básicos de fotossíntese e respiração e suas estruturas. Citar os componentes químicos envolvidos na fotossíntese e transpiração. Conteúdo: - Conceitos: fotossíntese e respiração; - Estruturas relacionadas a fotossíntese; -Componentes químicos envolvidos...

21/06/2012 Sem estrelas 0 comentario(s) 4585 visita(s)

Wania Aparecida Christinelli

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Química

Associar: figuras e seus significados / Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno aprenderá a desenvolver conceitos e significados de figuras variadas.

23/07/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 9158 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Conhecer e controlar os movimentos /Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Trabalhar com as dificuldades e possibilidades individuais; - Resolver situações motoras oportunizando desenvolvimento  do autoconhecimento e suas possibilidades de ação controlada.

27/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5741 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Autonomia - Ed.Física especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, independentemente da cor, raça, características físicas, necessidades especiais e educacionais do individuo; Desenvolver noções de respeito a si mesmo e também ao próximo; Valorizar ações de solidariedade e respeito ao desen...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5552 visita(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

Introdução à Biologia e Morfo-anatomia Vegetal - Ensino Especial - Deficientes Visuais

Ensino Médio | Biologia

Introduzir conceitos básicos sobre a morfologia das plantas (sementes, flores, frutos e folhas) e a fotossíntese. Mostrar a adaptação nas diferentes estruturas e caracterizar os tipos de células nas folhas. Conteúdo: - Introdução a biologia; - Ciclo de vida dos seres vivos; - ...

21/06/2012 Sem estrelas 0 comentario(s) 6334 visita(s)

Wania Aparecida Christinelli

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Química

A construção do movimento como forma de expressão/Ensino Especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

- Desenvolver através da dança gaúcha coordenação dos movimentos do corpo, valorizando suas expressões; - Conhecer o ritmo de danças gaúchas; - Conhecer as possibilidades do seu corpo diante dos movimentos específicos da dança gaúcha; - Construir diferentes maneiras de realiza...

14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8556 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Trabalhando com números e contas / Educação Física / Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno aprenderá a trabalhar os números em contas.

02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14550 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Conhecendo os números/ Educação Física/ Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno aprenderá a reconhecer os números, quantidade que cada número representa e trabalhar com ele.

02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7002 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Ecologia: Cadeias, Redes Alimentares e Fluxo de Energia - Ensino Especial - Deficientes Visuais

Ensino Médio | Biologia

Abordar conceitos básicos sobre  ecologia: cadeias alimentares (relações alimentares), desequilíbrios ocasionados na cadeia alimentar, fluxo energértico e decomposição. Conteúdo: - Ecologia; - Fatores bióticos e abióticos; - Habitat e nicho ecológico; - Cadeia alimentar (produ...

21/06/2012 Sem estrelas 0 comentario(s) 5555 visita(s)

Wania Aparecida Christinelli

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Química

Brincadeira de criança/ Ensino Especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Desenvolver coordenação motora fina.

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3809 visita(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

Pontos cardeais: trabalhando a noção de direção/ Educação Física/ Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno diante do conhecimento de alguns lugares do planeta, pontos cardeais, poderá desenvolver simultaneamente a memorização e noção de direção.

11/06/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 15346 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Forma geométrica: brincando com a bola/ Educação Física/ Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender a brincar com um objeto geométrico: a bola.

06/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 11685 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Localização geográfica: conhecendo o mundo/ Educação Física/Ensino Especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O aluno conhecerá alguns lugares do mundo, possibilitando localizar-se geograficamente, vivenciando estações do tempo, o que levar para cada ocasião, conhecendo como se escrevem determinadas palavras.

06/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6185 visita(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

Conhecendo o Coelho: entrevista com um especialista

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

As crianças nesta faixa etária podem, com a mediação da professora: Elaborar perguntas a serem feitas ao entrevistado; Entrevistar especialistas para descobrir coisas e sanar suas curiosidades sobre o tema em estudo; Respeitar a vez de falar e ouvir o outro.

23/08/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 4713 visita(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

BIBLIOTECA: UM ESPAÇO ESPECIAL

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

• Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade. . • Conhecer e valorizar espaços de cultura, especialmente, uma biblioteca. • Escrever, com ajuda do professor e dos colega...

18/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 3557 visita(s)

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Uma pirâmide especial: o tetraedro regular

Ensino Fundamental Final | Matemática

Reconhecer os elementos de um tetraedro regular; Identificar por que o tetraedro é uma pirâmide especial; Construir graficamente um tetraedro com material de desenho; Construir sua planificação.

17/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 18574 visita(s)

Priscila Marquezine Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.