Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Atividades rítmicas e expressivas: aprendendo sons, gestos e afetos

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem a intenção de possibilitar às crianças o acesso a saberes relacionados às atividades rítmicas e expressivas: a apropriação e recriação dessas manifestações da cultura de movimento. As aulas selecionadas apresentam atividades que se caracterizam pela realização de gestos, seguidos por músicas, cantos, instrumentos percussivos ou ritmos específicos. As aulas de 1 a 15 priorizam o brincar com diferentes ritmos e a descoberta de imitar e reinventar movimentos corporais para acompanhá-los. Em seguida, a coleção apresenta as aulas do número 16 a 34 que envolvem a apreciação e recriação de danças que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade.

Autoria

Naire Jane Capistrano - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

brincadeira, ritmo, movimento, expressão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Lista de Aulas da Coleção (34 aulas)
# Aula Autoria
1 Criando e recriando músicas e gestos

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Experimentar brincadeiras envolvendo músicas e gestos Ampliar as possibilidades expressivas das crianças, experimentando outros movimentos, a partir da inclusão ou não de materiais na brincadeira conhecida. Respeitar as regras construídas para a brincadeira coletiva

07/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14157 acessos

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

2 Brincadeiras com música

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Experienciar atividades rítmicas; Introcuzir atividades com música e movimento de forma lúdica; Estimular a imaginação e a criatividade;

07/12/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 79144 acessos

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Lencinho na mão

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Aprender a brincadeira Lencinho na mão. Participar da construção de textos coletivos. Representar graficamente as brincadeiras vivenciadas.

28/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 10331 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 Dançando com um boneco de lata

Educação Infantil | Movimento

• Expressar a linguagem musical, imaginação e criatividade; • Favorecer a expressão corporal; • Conhecer as partes do Corpo Humano;

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2609 acessos

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 MEU CORPO DANÇANDO DESENGONÇADO

Educação Infantil | Movimento

Com esta aula as crianças da Educação Infantil poderão: Combinar dois ou três movimentos durante a dança com a música de Bia Bedran ( combinar os movimentos dos braços, das mão e dos pés;  cabeça, mãos e pés); Observar as diversas partes do nosso corpo; Analisar a lateralidade...

29/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 4831 acessos

POLLYANNA REGIS COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Ginástica Rítmica: suas especificidades

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

- Apreciar um espetáculo de Ginástica Rítmica; - Apreciar fotos e vídeos de Ginástica Rítmica; - Identificar especificidades da Ginástica Rítmica; - Experimentar vivências de Ginástica Rítmica.

17/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4969 acessos

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 Se divertindo com as Parlendas Folclóricas.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- O significado das parlendas folclóricas e suas características.                    - Brincadeiras com as parlendas exercitando a memorização e a concentração.                    - Interagir com os colegas, estimulando a participação de todos nas atividades.

08/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 36943 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

8 Brincadeiras de roda: ciranda de sons e gestos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

- Participar de brincadeiras de roda - Ampliar o repertório de brincadeiras de roda - Compreender e respeitar as regras das brincadeiras propostas.

09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3823 acessos

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA: dançar e cantar no meio das flores

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Desenvolver o interesse e o desejo de estudar as borboletas.

22/07/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5426 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

10 Brincando de capoeira como os escravos

Educação Infantil | Movimento

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ...

15/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5264 acessos

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

11 Ritmo - a essência da música.

Educação Infantil | Movimento

Possibilitar momentos de apreciação de diferentes ritmos musciais. Identificar alguns estilos musicias apenas através da batida ritmada. Favorecer situações que vivenciem a imitação, criação e recriação de ritmos.

17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7586 acessos

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

12 Brinquedos sonoros

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender a construir brinquedos sonoros a partir de materiais reaproveitáveis. - Desenvolver o ritmo e a coordenação através dos sons dos brinquedos/instrumentos. - Aprender a comparar os sons dos brinquedos construídos com os sons de instrumentos musicais tradicionais.

13/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10326 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

13 Dançando como os jacarés; o jacaré na literatura de cordel.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

- Criar um figurino, coreografia e movimentos para produção da dança do jacaré. - Apresentar a dança para escola e para os pais. - Conhecer o gênero textual cordel. - Brincar com as palavras fazendo rimas. - Produzir um folheto de cordel com os conhecimentos adquiridos sobre o...

03/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6770 acessos

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

14 A dança como construção social

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Vivenciar diferentes manifestações de dança, a partir de ritmos diversos Participar de uma dança com coreografia simples Representar movimentos de forma plástica.

17/11/2010 Três estrelas 4 comentário(s) 14318 acessos

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

15 “CAWBOY DO AMOR

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Aprender a cantar, a dançar no ritmo da música; desenvolver a habilidade de leitura, usar seu conhecimento de linguagem para fazer leitura da música. 

23/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1448 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

16 A música e o turbilhão de emoções

Educação Infantil | Movimento

Identificar  o andamento das músicas relacionando-o  com as sensações e os sentimentos que produzem.   Identificar as sensações, os sentimentos da escuta musical expressando-os através de outras linguagens artísticas.  

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9902 acessos

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

17 Girando, mexendo... Dançando

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Apreciar algumas danças Conhecer a indumentária, os passos, a música e a organização de uma dança Recriar a coreografia da dança escolhida e dançar para uma platéia.

17/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7039 acessos

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

18 Valsas e minuetos: escutando e dançando.

Educação Infantil | Movimento

Apreciar esses dois estilos fazendo as observações quanto ao ritmo, instrumentos, a linha melódica etc.   Conhecer o contexto social e cultural do auge desses estilos musicais. Conhecer o vestuário de época, os passos característicos e a organização das respectivas danças. Cri...

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2092 acessos

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

19 CONHECENDO E VIVENCIANDO A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil | Movimento

Os alunos na faixa etária de 5 anos poderão:  Vivenciar atividades rítmicas e de expressão, contribuindo e instigando através desta arte o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor das crianças.  Promover a melhoria da consciência corporal e consciência espaço tempo...

30/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 9076 acessos

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Natureza e sociedade

20 Dançando com Deborah Colker (Dança Contemporânea)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre as origens e a história da Dança Contemporânea, bem como sua popularização no Brasil através do trabalho da coreógrafa Deborah Colker - Aprender os passos básicos da dança contemporânea através de movimentos inspirados nos espetáculos apresentados pela Companh...

18/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6434 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

21 CARANGUEJO NÃO É PEIXE: construindo conhecimentos através da dança.

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Com esta aula os alunos de 4 e 5 anos de idade, poderão: Ampliar seus conhecimentos sobre a relação do homem e meio ambiente. Elaborar movimentos paraa coreografia da dança do caranguejo.

18/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3457 acessos

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Natureza e sociedade

22 Músicos e Coreógrafos por um dia.

Educação Infantil | Movimento

Compor uma música a partir das experiências vivenciadas. Criar uma coreografia para esta música. Realizar uma apresentação.

06/06/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 1624 acessos

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

23 Pau-de-fita (dança folclórica)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre a origem e história da dança do pau-de-fitas, bem como sobre seu enraizamento cultural em diversas regiões do Brasil. - Aprender alguns passos básicos da dança do pau-de-fitas de maneira lúdica e divertida. - Aprender a coordenar os diferentes movimentos da da...

07/07/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 46930 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

24 Carimbó

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre as origens e a história do Carimbó, bem como as peculiaridades regionais dos contextos onde essa dança faz parte do folclore popular. - Aprender os passos básicos da dança do Carimbó. - Aprender a construir uma coreografia para ser apresentada para a comunidad...

18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7863 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

25 Boi bumbá, boi de reis, boi pirilampo: conhecendo outras tradições juninas do Brasil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Objetivos: As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:    Perceber a dança do Bumba meu boi como uma das manifestações culturais das festas juninas. Conhecer a origem do Bumba meu boi. Conhecer releituras da dança e do enredo do Bumba meu boi. Par...

25/08/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 12962 acessos

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

26 A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reinventando os ritmos juninos

Educação Infantil | Natureza e sociedade

  Com esta aula as crianças de 5 anos  de idade, poderão: Ampliar os conhecimentos sobre os ritmos juninos enquanto manifestação histórica e cultural no contexto regional nordestino; Construir/organizar uma coreografia para dançar na festa junina da escola; Aprender a consider...

30/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9910 acessos

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Natureza e sociedade

27 A Dança do Pastoril

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Conhecer a organização da dança do pastoril.  Identificar os passos da dança.  Criar coreografia para uma apresentação de pastoril.  Participar da coreografia da dança. Valorizar a cultura brasileira.  

04/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10506 acessos

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

28 FORRÓ PÉ DE SERRA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer a história da dança do forró.  Conhecer os ritmos da festa junina. Conhecer os elementos que compõem a organização dessa dança.  Valorizar a cultura local.

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8172 acessos

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

29 A HISTÓRIA E ORIGEM DA ARARUNA.

Educação Infantil | Movimento

A criança, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a: Conhecer a história e origem da dança Araruna; Apreciar a dança que ocorre no Rio Grande do Norte; Observar os passos feitos pelos dançarinos; Analisar criticamente esta manifestação cultural; Elaborar coreo...

09/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 4609 acessos

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

30 A HISTÓRIA E ORIGEM DA CIRANDA.

Educação Infantil | Movimento

O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a: História e a origem da Ciranda; Cantar músicas da Ciranda; Dançar essa dança típica da ilha de Marajó; Analisar criticamente essa manifestação cultural; Elaborar coreografias e figurinos para a Ciranda; Explo...

18/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 17915 acessos

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

31 A HISTÓRIA E ORIGEM DO COCO DE RODA.

Educação Infantil | Movimento

O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender: A história e origem do Coco de Roda; A cantar as músicas do Coco de Roda; A apreciar a dança que ocorre no nordeste, sobretudo em Pernambuco; A analisar criticamente esta produção cultural; A elaborar a coreogr...

16/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13860 acessos

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

32 SAMBA: uma viagem às nossas origens

Educação Infantil | Movimento

 Conhecer a origem do samba;  Conhecer os tipos de samba;  Conhecer os artistas representantes do gênero;  Aprender os passos de samba;  Produzir trabalhos artísticos baseados em sambas.

07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8115 acessos

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

33 O CONTAGIANTE ROCK DO SKANK

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Aprender a cantar de memória a música; Atribuir sentido e significado a letra da música; Criar movimentos através da dança, observando o ritmo da música.

14/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1268 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

34 CONHECENDO A DANÇA EGÍPCIA

Educação Infantil | Arte Visual

- Conhecer o modo de dançar de outras culturas (egípcia); - Ter noção da organização da coreografia de uma dança (ensaio, construção cenário, apresentação e público).

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2137 acessos

POLLYANNA REGIS COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 16106 acessos

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.