Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como desenvolver o hábito e o gosto pela leitura na Educação Infantil?

 

03/04/2012

Ficha Técnica
Descrição

Há algum tempo venho defendido o quanto a Literatura Infantil pode contribuir na exploração de tantas outras linguagens, sejam elas, plásticas, musicais, corporais, oral, escrita, dentre outras. Todas essas linguagens possibilitam as interações das crianças com a natureza e com a cultura, construindo sua subjetividade e constituindo-as como sujeitos sociais. Diante desta concepção, entendo que o principal objetivo desta coleção é apresentar possibilidades de se trabalhar com a Educação Infantil tendo a literatura como suporte para o trabalho com as múltiplas linguagens a fim de desenvolver o hábito e o gosto pela leitura. Por isso, selecionei as aulas de 1 a 3 que introduzem a literatura em sala de aula e criam espaços para a presença permanente dessa linguagem no cotidiano da escola. Nessa perspectiva, os recursos complementares: De onde vem? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=4 e O parto de um livro [Viagens de leitura] -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18735, podem auxiliar os/as professores/as em sua formação na linguagem literária e dar subsídio para o início desse trabalho na escola. As aulas de 4 a 15 apresentam a exploração de diversas histórias aumentando o contato das crianças com a literatura promovendo a interdisciplinaridade. Nas aulas de 16 a 20, as propostas selecionadas, ampliam o trabalho com as crianças levando-as a conhecerem alguns autores e suas obras. As aulas sugeridas podem ser inspirações para o trabalho com outros autores. Por fim, as aulas de 21 a 26, reafirmam como o trabalho constante com a literatura na infância, contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura, com a formação do leitor e quem sabe, com o surgimento de pequenos e grandes autores.

Autoria

Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

hábito e gosto pela leitura, proposta pedagógica diferenciada, literatura infantil

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Lista de aulas da coleção (26 aulas)
# Aula Autoria
1 Caderno de Histórias: literatura e criatividade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

§         Despertar o gosto pela leitura; §         Trabalhar com a literatura infantil; §         Desenvolver a criatividade e a expressividade; §         Criar hábitos de leitura; §         Formar-se como um pequeno leitor;

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15870 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 Construindo “Caixas de Histórias” e conhecendo novas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Valorizar e familiarizar-se com a literatura Infantil; Confeccionar material de sua escolha para sua caixa de história;   Utilizar uma forma diferenciada de vivenciar e contar histórias; Ampliar sua capacidade de produção plástica; Desenvolver e ampliar a expressão oral e escr...

14/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 22977 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Era uma vez.... caixas de histórias que cantam e encantam

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Desenvolver a linguagem oral: ouvir e contar histórias de diferentes modos e estilos; produzir textos individuais e coletivos utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o nosso sistema de escrita e os contos de fadas; ampliar as possibilidades de expressão e comunicação, ut...

17/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17619 acesso(s)

Maria José Campos Ferreira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral;  Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ...

26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 98963 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Viajando nas histórias: “BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Estudar as personagens da história: Branca de Neve, os sete anões (Dunga, Mestre, Zangado, Dengoso, Feliz, Atchin e Soneca), a Madrasta/Bruxa, o Príncipe compreendendo suas características físicas e emocionais e a sua representatividade na historia. • Trabalhar os conceitos ...

22/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33821 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 Literatura Infantil e conto: Onde anda você

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Relacionar o tema do livro ao conto de fadas a que faz referência. Identificar o elemento complicador da narrativa. Identificar os personagens do livro.

17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6142 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

7 Fábulas.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

  Identificar as características das fábulas   Expor o seu ponto de vista   Ler  e interpretar textos

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15651 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

8 A magia dos contos de fada

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Conhecer alguns contos de fadas clássicos (a bela e a fera, cinderela, o patinho feio, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos) e familiarizar-se com a linguagem desse tipo de texto; Compreender a leitura e a escrita como prática social; Familiarizar-se com a escrita por meio...

07/02/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 29776 acesso(s)

Maria José Campos Ferreira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 Contos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos  Identificar a finalidade desse gênero textual. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação dos contos. Conhecer diferentes tipos de contos

10/01/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 335677 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 Era uma vez... OS TRÊS PORQUINHOS!

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

* Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação; * Promover o hábito da leitura; *Estimular a linguagem oral; *Promover a socialização; *Desenvolver o pensamento reflexivo; *Trabalhar a coordenação motora, atenção e raciocínio.

17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 38836 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 CONTOS POPULARES

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades. - Conhecer a cultura brasileira.

24/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 87296 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 LITERATURA DE CORDEL

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Promover o acesso à literatura de cordel através de autores nordestinos; Conhecer a origem da litertura de cordel e sua influência no universo da cultura nordestina; Identificar que o cordel tem origem na oralidade; Perceber os principais temas da literatura de cordel nordesti...

21/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20368 acesso(s)

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

13 UCA: Romeu e Julieta: um amor impossível

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Primeiro Objetivo Conhecer a história de Romeu e Julieta. Segundo Objetivo Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta. Terceiro Objetivo Produzir texto narrativo Quarto Objetivo Conhecer outras versões da história de Romeu e J...

02/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11620 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

14 “Pessoas são diferentes”: trabalhando a diferença em sala de aula

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Construir noções corporais; • Perceber-se como diferente do outro; • Respeitar as características de cada um; • Ampliar o conhecimento de letras do alfabeto;

23/06/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 183901 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Ovos misteriosos: abordando as relações familiares a partir da literatura infantil.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Com esta aula propõe-se: - abordar os diferentes laços afetivos e sanguíneos na constituição familiar; - trabalhar elementos infantis referentes à vivência familiar; - despertar o gosto pelas histórias do universo literário.

13/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6096 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 A LITERATURA DE RUTH ROCHA.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Com esta aula, o aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a: Conhecer vida e obra de Ruth Rocha; Conhecer o contexto social de São Paulo no ano de nascimento da autora, 1931; Contar sua obras utilizando as caixinhas de história.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12067 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

17 MONTEIRO LOBATO E SEUS PERSONAGENS.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Com esta aula a criança, na faixa de cinco anos de idade, poderá: Conhecer a vida e a obra de Monteiro Lobato; Conhecer um pouco a sociedade de São Paulo na época do escritor; Conhecer alguns elementos da cultura paulista (músicas, festas típicas e pontos turísticos); Contar s...

08/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 36861 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

18 Sítio do Pica Pau Amarelo: viajando pelo cenário da cultura brasileira

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

§         conhecer a cultura brasileira a partir das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo; §         conhecer a obra e a vida de Monteiro Lobato.

12/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22395 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

19 MARIA CLARA MACHADO: O TEATRO INFANTIL

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá: Conhecer a vida e a obra de Maria Clara Machado; Conhecer o contexto social de Minas gerais na época em que o autora nasceu; Conhecer a culinária mineira; Encenar uma de suas peças.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14065 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

20 ANA MARIA MACHADO, CONTANDO HISTÓRIAS.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a: Conhecer vida e obra de Ana Maria Machado; Conhecer o contexto histórico do Rio de Janeiro nos anos de 1941 (nascimento da autora); Localizar o Brasil, Rio de Janeiro e Santa Tereza no mapa mundi/ globo terrestre e Goo...

08/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 64979 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

21 No mundo dos contos de fada: elementos estruturantes dos contos de fada

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Perceber os contos de fadas como uma narrativa em que algo mágico acontece e transforma a realidade; Reconhecer as características dos contos de fadas; Conhecer alguns dos recursos lingüísticos dos contos de fadas (era uma vez, de repente, certo dia, num lugar muito distante, ...

07/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14654 acesso(s)

Maria José Campos Ferreira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

22 Quem conta um conto aumenta um ponto

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

    Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: • Aprender a gostar de ouvir histórias;  • Desenvolver a habilidade de narrar histórias;  • Apropriar-se da estrutura da narrativa; • Produzir texto oral narrativo;

27/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16750 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

23 Vamos fazer uma "Casa Sonolenta" e brincar de contar histórias?

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 • Ouvir e contar histórias;  • Construir coletivamente uma caixa de histórias para o grupo;  • Brincar de contar histórias utilizando a caixa como recurso;  • Experimentar novos enredos para a mesma história;  • Compartilhar de um espaço de expressão entre crianças e adultos,...

01/12/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 45196 acesso(s)

Ligia Mara Santos

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

24 Vamos construir um livro?

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos aprenderão como um livro infantil é feito, isto é, como os escritores e os ilustradores o fazem, e como é o processo de idealização do livro. Poderão também, por meio destas aulas, criarem seus próprios livros!

19/06/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 56574 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

25 A História do Livro

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Conhecer a origem e evolução do livro.  Identificar as funções do livro.  Conhecer alguns tipos de livros.

19/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18931 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

26 Nós, autores de livro

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Observar os elementos necessários à construção de um livro: capa, texto, ilustrações; páginas... Adaptar o texto coletivo sobre a história dos meios de transporte para o livro. Ilustrar o livro. 

08/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5480 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações - 6736 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • margarete ledur, C.E.I Criança Feliz , Santa Catarina - disse:
    margarete_ledur@hotmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    É muito bom ter o abito de leitura já desde a educação infantil, pois assim que vamos dramatizando, contando uma história para as crianças elas entram no mundo da imaginação e ficam cada vez mais curiosas e interessadas pela leitura.


  • Marlene das Gracas Souza, E M E F ADALTINO PARAENSE , Pará - disse:
    marlene-prof22@hotmail.com

    17/04/2012

    Duas estrelas

    é muito importante desprtar na criança o hábito de ler,por meio da leitura ela adquire novos conhecimentos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.