03/04/2012
Há algum tempo venho defendido o quanto a Literatura Infantil pode contribuir na exploração de tantas outras linguagens, sejam elas, plásticas, musicais, corporais, oral, escrita, dentre outras. Todas essas linguagens possibilitam as interações das crianças com a natureza e com a cultura, construindo sua subjetividade e constituindo-as como sujeitos sociais. Diante desta concepção, entendo que o principal objetivo desta coleção é apresentar possibilidades de se trabalhar com a Educação Infantil tendo a literatura como suporte para o trabalho com as múltiplas linguagens a fim de desenvolver o hábito e o gosto pela leitura. Por isso, selecionei as aulas de 1 a 3 que introduzem a literatura em sala de aula e criam espaços para a presença permanente dessa linguagem no cotidiano da escola. Nessa perspectiva, os recursos complementares: De onde vem? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=4 e O parto de um livro [Viagens de leitura] -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18735, podem auxiliar os/as professores/as em sua formação na linguagem literária e dar subsídio para o início desse trabalho na escola. As aulas de 4 a 15 apresentam a exploração de diversas histórias aumentando o contato das crianças com a literatura promovendo a interdisciplinaridade. Nas aulas de 16 a 20, as propostas selecionadas, ampliam o trabalho com as crianças levando-as a conhecerem alguns autores e suas obras. As aulas sugeridas podem ser inspirações para o trabalho com outros autores. Por fim, as aulas de 21 a 26, reafirmam como o trabalho constante com a literatura na infância, contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura, com a formação do leitor e quem sabe, com o surgimento de pequenos e grandes autores.
Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG
hábito e gosto pela leitura, proposta pedagógica diferenciada, literatura infantil
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Caderno de Histórias: literatura e criatividade
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita § Despertar o gosto pela leitura; § Trabalhar com a literatura infantil; § Desenvolver a criatividade e a expressividade; § Criar hábitos de leitura; § Formar-se como um pequeno leitor; 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15870 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
Construindo “Caixas de Histórias” e conhecendo novas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Valorizar e familiarizar-se com a literatura Infantil; Confeccionar material de sua escolha para sua caixa de história; Utilizar uma forma diferenciada de vivenciar e contar histórias; Ampliar sua capacidade de produção plástica; Desenvolver e ampliar a expressão oral e escr... 14/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 22977 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Era uma vez.... caixas de histórias que cantam e encantam
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Desenvolver a linguagem oral: ouvir e contar histórias de diferentes modos e estilos; produzir textos individuais e coletivos utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o nosso sistema de escrita e os contos de fadas; ampliar as possibilidades de expressão e comunicação, ut... 17/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17619 acesso(s) |
Maria José Campos Ferreira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral; Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ... 26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 98963 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Viajando nas histórias: “BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Estudar as personagens da história: Branca de Neve, os sete anões (Dunga, Mestre, Zangado, Dengoso, Feliz, Atchin e Soneca), a Madrasta/Bruxa, o Príncipe compreendendo suas características físicas e emocionais e a sua representatividade na historia. • Trabalhar os conceitos ... 22/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33821 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Literatura Infantil e conto: Onde anda você
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Relacionar o tema do livro ao conto de fadas a que faz referência. Identificar o elemento complicador da narrativa. Identificar os personagens do livro. 17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6142 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
7 |
Fábulas.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar as características das fábulas Expor o seu ponto de vista Ler e interpretar textos 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15651 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
A magia dos contos de fada
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer alguns contos de fadas clássicos (a bela e a fera, cinderela, o patinho feio, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos) e familiarizar-se com a linguagem desse tipo de texto; Compreender a leitura e a escrita como prática social; Familiarizar-se com a escrita por meio... 07/02/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 29776 acesso(s) |
Maria José Campos Ferreira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
Contos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos Identificar a finalidade desse gênero textual. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação dos contos. Conhecer diferentes tipos de contos 10/01/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 335677 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Era uma vez... OS TRÊS PORQUINHOS!
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita * Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação; * Promover o hábito da leitura; *Estimular a linguagem oral; *Promover a socialização; *Desenvolver o pensamento reflexivo; *Trabalhar a coordenação motora, atenção e raciocínio. 17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 38836 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
CONTOS POPULARES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades. - Conhecer a cultura brasileira. 24/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 87296 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
LITERATURA DE CORDEL
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Promover o acesso à literatura de cordel através de autores nordestinos; Conhecer a origem da litertura de cordel e sua influência no universo da cultura nordestina; Identificar que o cordel tem origem na oralidade; Perceber os principais temas da literatura de cordel nordesti... 21/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20368 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
13 |
UCA: Romeu e Julieta: um amor impossível
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Primeiro Objetivo Conhecer a história de Romeu e Julieta. Segundo Objetivo Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta. Terceiro Objetivo Produzir texto narrativo Quarto Objetivo Conhecer outras versões da história de Romeu e J... 02/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11620 acesso(s) |
JULIANO VARELLA DE CARVALHO Centro Universitário Feevale NOVO HAMBURGO RS Informação e Comunicação |
14 |
“Pessoas são diferentes”: trabalhando a diferença em sala de aula
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Construir noções corporais; • Perceber-se como diferente do outro; • Respeitar as características de cada um; • Ampliar o conhecimento de letras do alfabeto; 23/06/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 183901 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Ovos misteriosos: abordando as relações familiares a partir da literatura infantil.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Com esta aula propõe-se: - abordar os diferentes laços afetivos e sanguíneos na constituição familiar; - trabalhar elementos infantis referentes à vivência familiar; - despertar o gosto pelas histórias do universo literário. 13/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6096 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
16 |
A LITERATURA DE RUTH ROCHA.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Com esta aula, o aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a: Conhecer vida e obra de Ruth Rocha; Conhecer o contexto social de São Paulo no ano de nascimento da autora, 1931; Contar sua obras utilizando as caixinhas de história. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12067 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
17 |
MONTEIRO LOBATO E SEUS PERSONAGENS.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Com esta aula a criança, na faixa de cinco anos de idade, poderá: Conhecer a vida e a obra de Monteiro Lobato; Conhecer um pouco a sociedade de São Paulo na época do escritor; Conhecer alguns elementos da cultura paulista (músicas, festas típicas e pontos turísticos); Contar s... 08/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 36861 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
18 |
Sítio do Pica Pau Amarelo: viajando pelo cenário da cultura brasileira
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita § conhecer a cultura brasileira a partir das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo; § conhecer a obra e a vida de Monteiro Lobato. 12/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22395 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
19 |
MARIA CLARA MACHADO: O TEATRO INFANTIL
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá: Conhecer a vida e a obra de Maria Clara Machado; Conhecer o contexto social de Minas gerais na época em que o autora nasceu; Conhecer a culinária mineira; Encenar uma de suas peças. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14065 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
20 |
ANA MARIA MACHADO, CONTANDO HISTÓRIAS.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a: Conhecer vida e obra de Ana Maria Machado; Conhecer o contexto histórico do Rio de Janeiro nos anos de 1941 (nascimento da autora); Localizar o Brasil, Rio de Janeiro e Santa Tereza no mapa mundi/ globo terrestre e Goo... 08/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 64979 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
21 |
No mundo dos contos de fada: elementos estruturantes dos contos de fada
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Perceber os contos de fadas como uma narrativa em que algo mágico acontece e transforma a realidade; Reconhecer as características dos contos de fadas; Conhecer alguns dos recursos lingüísticos dos contos de fadas (era uma vez, de repente, certo dia, num lugar muito distante, ... 07/02/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14654 acesso(s) |
Maria José Campos Ferreira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
Quem conta um conto aumenta um ponto
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: • Aprender a gostar de ouvir histórias; • Desenvolver a habilidade de narrar histórias; • Apropriar-se da estrutura da narrativa; • Produzir texto oral narrativo; 27/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16750 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
23 |
Vamos fazer uma "Casa Sonolenta" e brincar de contar histórias?
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Ouvir e contar histórias; • Construir coletivamente uma caixa de histórias para o grupo; • Brincar de contar histórias utilizando a caixa como recurso; • Experimentar novos enredos para a mesma história; • Compartilhar de um espaço de expressão entre crianças e adultos,... 01/12/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 45196 acesso(s) |
Ligia Mara Santos NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
24 |
Vamos construir um livro?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos aprenderão como um livro infantil é feito, isto é, como os escritores e os ilustradores o fazem, e como é o processo de idealização do livro. Poderão também, por meio destas aulas, criarem seus próprios livros! 19/06/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 56574 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
25 |
A História do Livro
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer a origem e evolução do livro. Identificar as funções do livro. Conhecer alguns tipos de livros. 19/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18931 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
26 |
Nós, autores de livro
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Observar os elementos necessários à construção de um livro: capa, texto, ilustrações; páginas... Adaptar o texto coletivo sobre a história dos meios de transporte para o livro. Ilustrar o livro. 08/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5480 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Três estrelas 2 classificações - 6736 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Quatro estrelasÉ muito bom ter o abito de leitura já desde a educação infantil, pois assim que vamos dramatizando, contando uma história para as crianças elas entram no mundo da imaginação e ficam cada vez mais curiosas e interessadas pela leitura.
17/04/2012
Duas estrelasé muito importante desprtar na criança o hábito de ler,por meio da leitura ela adquire novos conhecimentos.