Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Aulas
Aulas do(a) Professor(a) .
Aula Autoria Acessos Comentários Status Tipo Excluir
“Vamos construir um pião gigante?”.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

24/11/2013 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 4279 1 Aula pública Aula Individual
"Vamos brincar com a audição de forma interativa?"

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

25/11/2013 Cinco estrelas 2 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 3649 2 Aula pública Aula Individual
“Vamos construir um bilboquê gigante de material reciclável?”

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

16/11/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 4898 0 Aula pública Aula Individual
Como brincar de saltos de uma forma divertida e desafiadora.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

16/11/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 3005 0 Aula pública Aula Individual
“Vamos fazer uma revista em quadrinhos com as crianças?”.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

28/10/2013 Quatro estrelas 5 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 4111 5 Aula pública Aula Individual
“Vamos fazer um experimento com resíduos orgânicos e materiais recicláveis?"

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza

20/10/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 4708 0 Aula pública Aula Individual
“Vamos jogar uma partida de Vôlei com um grande lençol?”.

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas

20/10/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 4661 0 Aula pública Aula Individual
“Vamos construir um boneco de papelão para vermos o caminho da água no corpo humano?”.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo

17/10/2013 Quatro estrelas 1 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 4408 1 Aula pública Aula Individual
Vamos construir com as crianças um espaço com material reciclável para discussão sobre o meio ambiente.

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

17/09/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 6201 0 Aula pública Aula Individual
“Vamos organizar uma peça teatral com a participação dos pais e crianças do nosso grupo!”.

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

14/09/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 9884 0 Aula pública Aula Individual
“Vamos aproximar os familiares da Instituição por meio de uma oficina de marcenaria?”.

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

14/09/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 2020 0 Aula pública Aula Individual
“Vamos fazer um passeio ciclístico e de “motoquinhas” com as crianças e refletir sobre o trânsito!”.

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

12/09/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 4489 0 Aula pública Aula Individual
“Vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre os costumes indígenas!"

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

22/08/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 6142 0 Aula pública Aula Individual
Como propor uma atividade com a problemática do trânsito com crianças pequenas.

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

18/08/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 3914 0 Aula pública Aula Individual
" Vamos viver um dia de índio na nossa escola!"

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico

Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade

18/08/2013 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 9429 1 Aula pública Aula Individual
Vamos construir "um barquinho” de bambus para navegarmos?

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

18/08/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 3143 0 Aula pública Aula Individual
"Professores, vamos instigar a interação entre crianças, através de um acantonamento na Instituição?"

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Sensações

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

18/08/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 4928 0 Aula pública Aula Individual
Como organizar um momento coletivo com vários grupos de crianças.

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

11/07/2013 Cinco estrelas 1 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 6649 1 Aula pública Aula Individual
Vamos fazer uma aula de pulos e saltos em uma bola suiça?

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

11/07/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 7472 0 Aula pública Aula Individual
Vamos construir "um mensageiro do vento" de bambus com as crianças?

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual

11/07/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 3884 0 Aula pública Aula Individual
"Uma partida de futebol": como propiciar uma atividade interativa entre crianças e professores.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

11/07/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 10738 0 Aula pública Aula Individual
Professores, vamos fazer um filme com as nossas crianças?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

14/06/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 4471 0 Aula pública Aula Individual
Como propor uma atividade com a problemática do meio ambiente com crianças pequenas.

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens

Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites

Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

13/06/2013 Quatro estrelas 1 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 6579 1 Aula pública Aula Individual
Como fazer um “Acampamento da Amizade” com dois grupos de crianças?

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

13/06/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 3505 0 Aula pública Aula Individual
Vamos brincar com outras crianças da nossa escola ?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo

Educação Infantil | Movimento | Coordenação

Educação Infantil | Movimento | Expressividade

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita

Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico

Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação

13/06/2013 Sem estrelas 0 Comentário(s)

GILBERTO LOPES LERINA 3664 0 Aula pública Aula Individual
de 2
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.