AULA | AUTORIA |
---|---|
Matemática Financeira: Séries Uniformes de Pagamentos
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática Entender o conceito de série uniforme de pagamentos; Determinar o valor atual e/ou valor nominal de uma série uniforme de pagamentos; Calcular o valor das prestações do financiamento mais comum utilizado no mercado atualmente; Calcular o valor futuro de uma série de pagamentos... 14/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 29265 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Planejamento Financeiro
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Introdução ao planejamento financeiro: organização de despesas e receitas Elaboração de um orçamento familiar, utilizando conceitos de entradas e saídas. Analisar um orçamento familiar, detectando áreas com mais gastos e pensando no comportamento de consumo da família. Analisa... 31/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 25668 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira: problemas da nossa realidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Modelar e resolver situações-problema aproximando matemática financeira e progressões aritmética e geométrica. 24/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 23525 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Matemática Financeira no CAp UFRJ: Análise Financeira
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática • Realizar análises financeiras. 24/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2490 acesso(s) |
PRISCILA MARQUES DIAS CORREA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira: analisando situações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática - Compreender elementos da matemática financeira - Modelar e resolver situações-problema em diferentes contextos e, em especial de matemática financeira, utilizando função exponencial. 20/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 32435 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Matemática Financeira: Séries não-uniformes de pagamentos
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática Entender o conceito de série não-uniforme de pagamentos; Determinar o valor atual e/ou valor nominal de uma série não-uniforme de pagamentos; Avaliar pequenos investimentos com apoio a tomada de decisões financeiras simples. 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19752 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Comércio na Fronteira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática - Compreender a matemática financeira e sua aplicação nos diversos ramos da atividade humana. - Interpretar textos e resolver problemas. - Realizar a escrita de uma situação problema na linguagem matemática. 08/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7533 acesso(s) |
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Matemática Financeira e o cotidiano: resolvendo problemas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Sociologia Resolver situações-problema relativos à matemática financeira utilizando ou não de calculadora. 23/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16161 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Juros: compreendendo, analisando e comparando transações financeiras.
Ensino Médio | Matemática - Compreender a diferença entre a utilização de juros simples e de compostos em uma transação financeira; - Analisar diversas formas de pagamento ofertadas atualmente; - Conhecer, a partir do cálculo de juros compostos, o quanto se paga a mais em um empréstimo ou se ganha em u... 07/02/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 5041 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012 |
Matemática Financeira: O valor do dinheiro no tempo
Educação Profissional | Gestão e Negócios Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática que o valor do dinheiro se transforma no tempo; como essa transformação ocorre, a partir das taxas e do conceito de equivalência de capitais. como decidir racionalmente entre comprar à vista ou a prazo. 10/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18101 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira: aproximações com funções exponenciais
Ensino Médio | Matemática - Modelar e resolver situações-problema em diferentes contextos e, em especial de matemática financeira. - Propiciar aos alunos atividades que permitam aproximações entre os conteúdos da matemática financeira e as funções exponenciais. - Utilizar calculadora e planilhas eletrô... 20/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12411 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Função exponencial: sistema financeiro e meia-vida de um remédio, algumas de suas aplicações.
Ensino Médio | Matemática Compreender o significado de um crescimento exponencial em um contexto de operações financeiras; Identificar graficamente um crescimento exponencial; Perceber a utilização de funções exponenciais para o cálculo da meia-vida de um remédio; 19/02/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14336 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA 2012 |
Poupar na Previdência ou Prevenir na Poupança?
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | Matemática Caracterizar o cálculo da contribuição e do benefício relacionado à Previdência Social; Caracterizar o cálculo de rendimentos da Caderneta de Poupança; Desenvolver senso crítico para avaliar vantagens e desvantagens de uma determinada forma de cálculo financeiro; Desenvolver a... 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6249 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira - Taxa real e taxa aparente
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática a diferença entre taxa real e aparente que uma taxa está sempre referida a um período. Taxa e tempo são inseparáveis. que a rentabilidade proporcionada pelos investimentos é afetada pela inflação, por exemplo, e como matematicamente isso acontece. a analisar o impacto da infla... 27/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14807 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira - Descontos: quando as aparências enganam?
Ensino Médio | Matemática os dois tipos de descontos mais praticados no Mercado: Desconto composto e desconto bancário. que o desconto bancário é uma forma de iludir sobre o real valor do desconto realizado. situações financeiras, como antecipação de prestações, recebimento de duplicatas e cheques, etc... 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13326 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Taxa nominal e taxa efetiva
Educação Profissional | Gestão e Negócios Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática a diferença entre taxa nominal e efetiva. que uma taxa está sempre referida a um período. Taxa e tempo são inseparáveis. que em algumas situações, há um péssimo hábito por parte de instituições financeiras de comunicar taxas proporcionais como se fossem equivalentes. Uma taxa ... 13/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 31347 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Aprendendo a lidar com dinheiro na infância!
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática · Identificar o que é planejamento financeiro e a sua importância. · Efetuar cálculos com foco na importância de economizar. · Desenvolver o consumo consciente. · Aprender noções de peso, quantidade e volume através de receitas. · Reconh... 28/11/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13901 acesso(s) |
PAMELA FARIA OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Linguagem oral e escrita |
A matemática financeira no dia-a-dia e as taxas maiores que 100%.
Ensino Médio | Matemática Interpretar encartes e propagandas de compra e venda. Identificar diferentes taxas utilizadas pelo mercado. 13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6525 acesso(s) |
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática na Bolsa de Valores
Ensino Médio | Matemática - Identificar as aplicações da matemática e da probabilidade nos diversos ramos da atividade humana. - Compreender o funcionamento da bolsa de valores. - Reconhecer e interpretar dados da bolsa de valores, por meio da resolução de problemas. 18/06/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15672 acesso(s) |
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
Matemática Financeira no CAp UFRJ: Equivalência de Capitais
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática • Equivalência de Capitais. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5238 acesso(s) |
PRISCILA MARQUES DIAS CORREA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira no CAp UFRJ: Sistemas de Amortização
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática • SAC – Sistema de Amortizações Constantes; • Tabela Price – Sistema de Prestações Constantes. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5214 acesso(s) |
PRISCILA MARQUES DIAS CORREA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira no CAp UFRJ: Cálculo de Prestações
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática • Calcular prestações, dados o preço à vista, a taxa de juros desejada e a duração do pagamento. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9164 acesso(s) |
PRISCILA MARQUES DIAS CORREA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira no CAp UFRJ: Opções de Pagamento
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática • Comparar opções de pagamento. 07/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8768 acesso(s) |
PRISCILA MARQUES DIAS CORREA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira no CAp UFRJ: Equivalência de Taxas
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática • Equivalência de Taxas. 24/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7402 acesso(s) |
PRISCILA MARQUES DIAS CORREA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Matemática Financeira no CAp UFRJ: Juros Compostos
Educação Profissional | Gestão e Negócios Ensino Médio | Matemática • Juros Compostos. 24/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5795 acesso(s) |
PRISCILA MARQUES DIAS CORREA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |